Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

    Fiquei admirado com os comentários feitos por Pikolina sobre a Empatias. Há já algum tempo que consulto este Fórum, e consultei antes um outro que parece ter desaparecido e, se não me engano, é a primeira vez que vejo acusações de falta de seriedade à empresa. Não haverá algum mal-entendido? Devo dizer que também fiquei preocupado, pois aquela empresa era uma das que eu tinha em mente para a construção de uma casa em madeira. Dos poucos contactos que fiz, fiquei com boa impressão do senhor da Empatias. Estarei enganado? É mesmo possível encomendar as madeiras directamente ao produtor no estrangeiro? E há empresas que saibam trabalhar com madeira, para além da Rusticasa?
    Cumprimentos a todos.
  2.  # 202

    Há imensas empresas de casas de madeira em Portugal, a Rusticasa, a Casema, a imowood, etc.

    Cada uma tem a sua forma de fazer as coisas, os seus fornecedores (algumas têm fábrica, outras mandam vir de fora o kit), etc.
    Concordam com este comentário: raulschone
  3.  # 203

    Em relaçao ao comentariio feito, continuo a aguardar que o sr Empatias cumpra com as suas obrigaçoes que tambem constam em contrato, ja que o sr me garante de que vou ter a casa apesar de ter alguns atrasos.
  4.  # 204

    continuo com a esperança de que nao tenha sido enganada... bem sei que a construçao em portugal esta mal, mas ele sempre se mostrou honesto e serio e vi uma casa a ser construida, a da aroeira, e dai que confiei o meu dinheiro senao nunca o teria feito sem ver algo concretizado.
  5.  # 205

    Colocado por: CíceroFiquei admirado com os comentários feitos por Pikolina sobre a Empatias. Há já algum tempo que consulto este Fórum, e consultei antes um outro que parece ter desaparecido e, se não me engano, é a primeira vez que vejo acusações de falta de seriedade à empresa. Não haverá algum mal-entendido? Devo dizer que também fiquei preocupado, pois aquela empresa era uma das que eu tinha em mente para a construção de uma casa em madeira. Dos poucos contactos que fiz, fiquei com boa impressão do senhor da Empatias. Estarei enganado? É mesmo possível encomendar as madeiras directamente ao produtor no estrangeiro? E há empresas que saibam trabalhar com madeira, para além da Rusticasa?
    Cumprimentos a todos.


    Gostaria de saber onde viu mais comentarios e opinioes sobre o funcionamento da Empatias, em que clientes tenham feito mesmo as casas com este sr e que tenham partilhado a sua experiencia, tambem como forma de me tranquilizar sobre o que está a acontecer.
    Estou a falar que é possivel fazer encomenda directamente à fabrica, pois sei que as proprias fabricas confirmaram-me essa situaçao.
    A mim nunca me passou pela cabeça faze-lo directamente porque se contratei o trabalho com a empresa portuguesa, era com ele que eu queria fazer tudo, para ter a certeza que tudo corria bem do principio ao fim.
    Nao foi por acaso que ate escolhi o arquitecto que me recomendou, a empresa de projectos de especialidades recomendada pelo arquitecto, e ate a base e muros do terreno com os conhecimentos tambem da empatias, porque queria que tudo corresse bem do principio ao fim, pois estas pessoas ja estariam habituadas a lidar com este tipo de construçao.
  6.  # 206

    Vivam

    Estou a pensar construir uma casa em madeira. Vindo aqui, pode ser que me possam tirar algumas dúvidas.

    Construção? Preferem chave na mão ou ir construindo por diferentes empreitadas?
    Preparação de terreno, base é sempre à parte?

    O projecto para a área envolvente (muros, jardim...) é sempre mais uma coisa a somar, não?

    Cumprimentos,
  7.  # 207

    Mais uma pergunta, se alguém quiser ajudar, não se envergonhe :)

    Quando uma pessoa lê - chave na mão, as casas vêm com sanitários e cozinhas, ou a coisa é só chão, paredes, portas e janelas?
    •  
      FD
    • 16 março 2012

     # 208

    Supostamente, chave na mão é pronta a usar. Não existe uma definição legal e a que todos estejam obrigados.
    É melhor ter um papel na mão a dizer o que é para o construtor/fabricante "chave na mão".
  8.  # 209

    bom dia,


    A minha opinião à cerca das casa de madeira é a melhor, são ecológicas e muito mais quentes de inverno que as casas de tijolo e também a sua construção fica muito mais em conta.

    Elas têm uma duração de 200 anos, pelo que me parece mais que suficiente :D.

    Na minha rica terra existe uma casa de madeira que já está construída à pelo menos 10 anos e está como nova.

    Só tenho ouvido coisas boas sobre essas casa.

    Além disso as casas nos países mais frios da Europa e nos Estados Unidos da América as casas na sua maioria são em madeira, se não fosse uma boa construção certamente não haveria tantas.

    Pode acontecer ter algum azar, mas isso também se tem nas casas construídas em tijolo.

    Cumprimentos
  9.  # 210

    Colocado por: bianafica muito mais em conta.

    Permita-me discordar com este argumento que só é válido se comparar uma boa casa em alvenaria com uma má casa de madeira (daquelas que nem passam no licenciamento). Caso conheça uma boa casa de madeira que tenha ficada "muito mais em conta" desafio-o a colocar aqui os respectivos valores.
  10.  # 211

    Tenho a impressão que é "desafio-a".

    Se a Biana não é dona de uma e apenas uma curiosa com anspirações a tal (como eu), ainda não tem noção dos custos (como tu). Na verdade acho que ninguém tem a noção dos custos reais de construir uma casa até o fazer.
    Concordam com este comentário: Juliana Fortes, Marlene Silva
  11.  # 212

    eu não tenho nenhuma casa em madeira para lhe puder dizer qual o preço.

    Esse casal que vive na minha terra disse que a casa ficou barata.

    Não é uma casa muito grande, mas é bastante bonita.

    E como já disse a casa tem pelo menos 10 anos e está como nova.

    Claro que não vou perguntar às pessoas qual o preço da sua casa.

    Então e porquê que nos outros países as casas são em madeira?
  12.  # 213

    Biana, há muita forma de construir em madeira. Por exemplo a casa do Raul é do género Post e Beam. Há outros métodos construtivos usando madeira tais como: casas de troncos maciços (com paredes simples ou duplas com isolamento entre panos), casas com madeira lamelada-colada, tens as casas à "americana" em wooden-frame...há mesmo muita coisa.


    E acima de tudo Biana, nos outros países as casas são em madeira, como em alvenaria, como em betão, como...há casas para todos os gostos.
  13.  # 214

    Boa tarde,

    Como parte interessada em construir, estou em dúvida, se construirei em madeira ou em alvenaria, apesar de me inclinar mais para a madeira. Gostaria de saber, para uma construção em parede dupla (madeira), afinal de contas, ficará mais cara a alvenaria ou a madeira, para acabamentos semelhantes no interior? Ou seja, para as diferentes fases da obra, qual ficará mais barata?
    Estrutura;
    Paredes exteriores duplas com isolamento na caixa de ar;
    Pavimentos (penso que aqui será semelhante, pois posso colocar cerâmica no chão numa casa de madeira e vice-versa);
    Paredes interiores;
    Telhado de águas (penso que aqui também será semelhante);
    Electricidade e ITED (semelhante)?;
    Águas e saneamento;
    Instalações Sanitárias e Cozinha.

    Obrigado.

    António Nogueira
  14.  # 215

    Pelo que eu li aqui, é ela por ela ou um pouco mais cara. A grande vantagem é ser construida bem mais rápidamente e se for bem construida dá uma melhor qualidade de vida (conforto térmico e sonoro).
    Concordam com este comentário: raulschone
  15.  # 216

    Mas em que é que fica mais cara?
    Se demora menos tempo, temos menos mão de obra. Necessitamos de considerar o tempo de fábrica, mas mesmo assim, pergunto-me, a diferença de preço vem em que fase?
    É a matéria prima que é mais cara?
    Não estou a colocar nada em causa, apenas pretendo saber para onde irá o meu dinheiro assim que construir, se chegar a construir.
    Como em tudo, se nos disserem que determinada coisa é de uma certa forma, eu gosto de saber porquê, para poder entender melhor.
    Qual o preço por metro quadrado de uma parede dupla "normal" para casas de madeira? Já sei que depende da espessura de isolamento, do tipo de madeira, etc, etc, mas alguém me pode dar valores para uma determinada parede?
    E a estrutura?
    Obrigado
  16.  # 217

    Não tenho opinião informada, mas se me é permitido mandar um bitaite, o que me parece é que as casas de madeira em Portugal estão um pouco inflacionadas pelo facto de serem a excepção e não a regra. Havendo menos construção deste tipo há menos competição, menos economias de escala, mão-de-obra especializada mais cara, etc.

    Digo isto pelo parco conhecimento empirico que tenho do mercado dos EUA, onde para construções em wood framing conseguem construir por menos dinheiro com mão de obra 2 a 3x mais cara que cá.
    Concordam com este comentário: anainacio, raulschone
  17.  # 218

    Colocado por: antonionogueira70É a matéria prima que é mais cara?

    Havendo poucas ou quase nenhumas empresas com fabrico próprio (só conheci a Rusticasa) já que o nº de casas de madeira construidas anualmente em Portugal é quase insignificante. Não existindo um grande mercado, tem como consequência que existe pouca concorrência. Sem nunca fugir do princípio da lei da oferta que é sempre proporcional à procura, para que as casas de madeira, casas modulares, aço galvanizado ou outra que requer menos mão de obra e que sendo "seca" demora muito menos tempo tenho preços mais baixos, será necessário aumentar significativamente a procura. Imagine que de um dia para o outro toda uma nova geração passaria a preferir casas em madeira (tipo moda como acontece p.ex. com as actuais linhas rectas, o uso do microcimento, enfim como uma nova onda). Aposto que estariamos a plantar árvores numa proporção semelhante aos países escandinavos (e se eles começassem todos a preferir casas em alvenaria aposto como o nº de árvores plantadas, serrações e restantes industria madeireira baixaria significativamente). Costumo comparar com o que se passou no tempo dos nossos "cueca-avós", antes da substituição da madeira pelo aço nos barcos quando D.Dinis mandou plantar o pinhal de Leiria (decerto não foi para realizar um super piquenique pois ainda não existia o Tony Carreira e o Continente ;).
    Concordam com este comentário: branco.valter, itchy
  18.  # 219

    Outro bom triste exemplo foi o que se passou a parir dos anos 60 quando à semelhança dos australianos começámos a encher o país de monoculturas de eucaliptos para a produção de pasta de papel ( mostra bem a nossa tendência para o negócio de lucro relativamente rápido sem olhar a consequências a longo prazo). Não tenho quaisquer dúvidas que iremos continuar a ter cada vez mais e maiores fogos dessas monoculturas e que dentro de poucas décadas teremos exactamente a mesma cor amarela dos desertos de areia quando os nossos filhos viajarem pelo google earth. Tenho 44 anos agora e quando tinha 14 o nosso professor de geografia explicou-nos que: A cor de Portugal visto do espaço ainda era perdominantemente verde e que dentro de cerca de duas gerações (50anos) a cor perdominante seria o amarelo. Previsão essa baseada apenas no seguinte: ...ao ritmo com que se estava a substituir as matérias primas NATURAIS em que destacou a madeira por outras transformadas em que destacou o pó de pedra (vulgo cimento)e o plástico(entre milhares de exemplos destacou os sacos de papel que foram substituidos pelos de plástico e agora começa-se a estudar todas as formas possíveis de voltar a trás e procurar lidar com a NATUREZA como os nossos antepassados fizeram, ou seja, aceitá-la e deixar de desafiá-la. Lembrem-se sempre que o planeta tem milhões de anos, passaram por cá milhões de diferentes espécies que mais cedo ou mais tarde desaparecem sempre devido às alterações da NATUREZA e que, de todas as espécies, o Homem é a única que não aceita a NATUREZA, pelo que é obviamente também a única que conseguiu, consegue e conseguirá apressar a sua própria extinsão. é.....................................................................................................................................
    Concordam com este comentário: DEEPblue, branco.valter
  19.  # 220


    Digo isto pelo parco conhecimento empirico que tenho do mercado dos EUA, onde para construções em wood framing conseguem construir por menos dinheiro com mão de obra 2 a 3x mais cara que cá.


    Mas o wood framing não tem nada a haver com uma casa de madeira de casas de troncos maciços. A primeira vais ter que andar sempre em manutenção e substituição de partes, a outra dura-te uma vida. Uma usa pouca madeira e muito "pladur", a outra usa acima de tudo madeira (importada normalmente do norte da europa ou do Brasil).
 
0.0678 seg. NEW