Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 381

Boas,

Colocado por: luisvvPela descrição, assumimos que se trata de recibos verdes, ou empresários em nome individual, recorrendo a subterfúgios. Isso suscita varias interrogações:

Nem um nem outro.

Colocado por: luisvv1) Nada impede essas pessoas de procurarem outro emprego. Com tal produtividade, seguramente serão capazes de encontrar quem lhes pague mais ou lhes ofereça melhores condições - alguém que lucre só 8 vezes o que lhes paga, digamos...

É um trabalho que "qualquer um" faz ...

Colocado por: luisvv2) Por esse preco, a alternativa nem tem que ser trabalho muito especifico ou diferenciado: qualquer empresa que os contrate para outra função pagará o SMN ...

Presumo eu que estão lá por falta de alternativas (e é aqui que a livre negociação deixa de ser livre).

Colocado por: luisvv3) nao deixa de ser espantoso haver quem esteja disposto a trabalhar por um preco que todos nos garantem que é indigno.

Quando não há alternativas...

Divirtam-se,
    João Dias e seu gato psicanalista
  2.  # 382

Eu não acho espantoso, compreendo perfeitamente que prefiram a sobrevivência à dignidade - a deles, que a de quem lhes paga um salário abaixo do limiar de pobreza não tem nem teve nunca dignidade, pelo menos da maneira como eu a concebo.

Pois eu acho espantoso. Para mais, sabendo que podem sempre procurar outro emprego.
  3.  # 383

É um trabalho que "qualquer um" faz ...

Presumo eu que estão lá por falta de alternativas (e é aqui que a livre negociação deixa de ser livre).

Quando não há alternativas

Estranho: um trabalho que qualquer um faz, rende 10 vezes o seu custo, e os trabalhadores nao tem alternativa?

Espantoso..
    (a ideia de que nao há alternativa é extraordinária, e uma das que mais confusão me faz: o coitado do trabalhador foi contratado, nao suporta as condições mas vai ter que aguentar para o resto da vida, a nao ser que venha um cavaleiro de armadura brilhante libertá-lo de tal destino...)
  4.  # 384

Boas,

Colocado por: luisvvEstranho: um trabalho que qualquer um faz, rende 10 vezes o seu custo, e os trabalhadores nao tem alternativa?

É um caso muito particular.

Colocado por: luisvv(a ideia de que nao há alternativa é extraordinária, e uma das que mais confusão me faz: o coitado do trabalhador foi contratado, nao suporta as condições mas vai ter que aguentar para o resto da vida, a nao ser que venha um cavaleiro de armadura brilhante libertá-lo de tal destino...)

Sim, eu sei que te faz confusão, a única coisa que não te faz confusão é alguém aproveitar-se da miséria alheia (que aposto que até deves dizer que é um acto de gestão fantástico e digno de registo).

Divirtam-se,
  5.  # 385

Note to self: elaborar um bocadinho sobre os malefícios e efeitos colaterais e indesejados da promoção da compra de casa; da legislacao que "protege" os trabalhadores;
  6.  # 386

Sim, eu sei que te faz confusão, a única coisa que não te faz confusão é alguém aproveitar-se da miséria alheia (que aposto que até deves dizer que é um acto de gestão fantástico e digno de registo).

Lá vamos nós: se o que produzem rende 10 vezes mais, é espantoso. Mais espantoso é, com uma situação que nao desejam, dizer que nao há alternativa. Alternativa há sempre: procura outro emprego. Aparentemente as condições são suficientemente atractivas para conseguirem ter interessados.
    Sendo trabalho nao especializado,nem se pode dizer que nao queiram perder especialização ...
  7.  # 387

Boas,

Colocado por: luisvvda legislacao que "protege" os trabalhadores;

Sim, de facto é a legislação que promove este tipo de situações.

Colocado por: luisvvse o que produzem rende 10 vezes mais

Eu não falei em produção.
    (por acaso não se produz nada)

Colocado por: luisvvMais espantoso é, com uma situação que nao desejam, dizer que nao há alternativa.

Tu que sabes os números todos:
    Quantos desempregados há?
    Quantos desempregados há que não recebem sequer o subsídio de desemprego?

Colocado por: luisvvAparentemente as condições são suficientemente atractivas para conseguirem ter interessados.

Enquanto houver pessoas no limite da sobrevivência há sempre interessados.

Divirtam-se,
    • luisvv
    • 12 agosto 2012 editado

# 388

Sim, de facto é a legislação que promove este tipo de situações.

Em parte, sim.

Eu não falei em produção.
    (por acaso não se produz nada)

É igual: o trabalho que fazem rende 10 vezes o que custa..

Tu que sabes os números todos:

Quantos desempregados há
    Quantos desempregados há que não recebem sequer o subsídio de desemprego?

Bastante menos do que os que constam dos números oficiais.
    E ? Nao me diga que isso surgiu do nada, ontem? E mesmo com desemprego elevado, todos os dias são contratadas pessoas, todos os dias nascem novas empresas, etc.
  8.  # 389

Colocado por: j cardoso
    Eu não acho espantoso, compreendo perfeitamente que prefiram a sobrevivência à dignidade - a deles, que a de quem lhes paga um salário abaixo do limiar de pobreza não tem nem teve nunca dignidade, pelo menos da maneira como eu a concebo.

E para que é para aqui chamado o limiar de pobreza? O salário que a empresa paga ao trabalhador é o valor que resulta da negociação entre as duas parte e que corresponde ao valor da venda dos serviços do trabalhador ao empregador. Não cabe aos empregadores determinarem níveis mínimos dignos de salários, isso é responsabilidade de cada um dos trabalhadores, que não aceitarão trabalhar abaixo de certo valor ou que procurarão alternativas mais bem pagas.

Decretar níveis salariais, só tem um efeito: o desemprego. Até podem subir o salário mínimo para 1500€, que isso não vai melhorar em nada a vida dos trabalhadores portugueses. Pelo contrário, pioraria, porque nesse momento quem tivesse por exemplo 30 trabalhadores a ganhar 500€, tinha de despedir 20 para manter os mesmos custos salariais.
  9.  # 390

ó luisvv

não me faça perder o bocadinho de respeito que ainda possa ter por si
    ENTÃO se uma pessoa não está satisfeita com a miséria de trabalho que tem diz voce que APENAS tem é de ir procurar outro??? É QUE PARECE que há por ai trabalho a pontapes, muitos desempregados sem qualquer especie de subsidio estão com a corda ao pescoço sem trabalho por opção??? estão sem conseguir garantir a subsistencia dos seus lares por gosto???
    opa defenda lá o que quiser mas não passe o limiar da obscenidade.
  10.  # 391

E para que é para aqui chamado o limiar de pobreza?

Porque assim o entendi. É a minha opinião mesmo não sendo a sua que, tanto quanto sei, ainda não foi constituída em palavra da salvação. Vale o que vale, para quem vale.

O salário que a empresa paga ao trabalhador é o valor que resulta da negociação entre as duas parte e que corresponde ao valor da venda dos serviços do trabalhador ao empregador.

Conheço essa cassete, passa muito por aqui: é o lado B da cassete do Jorge Rocha. A letra é outra mas a música e as certezas são as mesmas.
  11.  # 392

«A Economia é a nova religião no sentido de haver uma Verdade Revelada nas instituições universitárias que a disseminam e de ser preciso fé para acreditar nela, porque quando a realidade por vezes aparentemente a desmente os verdadeiros crentes sabem que o longo prazo (convenientemente desconhecido) lhes dará razão. Os resultados das medidas que tomam não precisam de ser comparados com o que se esperava porque se sabe que ou são já bons ou sê-lo-ão na eternidade que espera por nós.

O comentário da semana
  12.  # 393

Colocado por: j cardosoConheço essa cassete, passa muito por aqui: é o lado B da cassete do Jorge Rocha. A letra é outra mas a música e as certezas são as mesmas.

Não é música, são factos. Você é que é o artista das cantigas de embalar, você é que acha que se os ricos deixarem de ser maus e egoístas, podem aumentar os salários, contratar os desempregados e pagar mais impostos, isto é, se quiserem podem resolver de uma vez todos os nossos problemas.
  13.  # 394

Não é música, são factos.

Não são factos, são a sua interpretação dos factos. E, pelo exemplo junto, a sua capacidade de interpretação não está nas melhores das formas:

você é que acha que se os ricos deixarem de ser maus e egoístas, podem aumentar os salários, contratar os desempregados e pagar mais impostos, isto é, se quiserem podem resolver de uma vez todos os nossos problemas.

Uma interpretação curiosa do que eu penso; apenas isso, uma interpretação - errada, claro - dá-lhe jeito para responder nesse tom. por favor não venha dizer que estou errado, afinal de contas saberei melhor qual é exactamente a minha opinião por muito que isso possa contradizer a sua cassete - lado A ou lado B.
    • luisvv
    • 12 agosto 2012 editado

# 395

não me faça perder o bocadinho de respeito que ainda possa ter por si
    ENTÃO se uma pessoa não está satisfeita com a miséria de trabalho que tem diz voce que APENAS tem é de ir procurar outro??? É QUE PARECE que há por ai trabalho a pontapes, muitos desempregados sem qualquer especie de subsidio estão com a corda ao pescoço sem trabalho por opção??? estão sem conseguir garantir a subsistencia dos seus lares por gosto???
    opa defenda lá o que quiser mas não passe o limiar da obscenidade.

Exactamente: se o trabalho nao lhe convém, procura outro. Um contrato de trabalho pode ser rescindido a qualquer momento pelo funcionário, sem grandes chatices.
    Nao há trabalho? Pois, isso deve ser sinal de alguma coisa, nao lhe parece? Eu tenho uma ou duas ideias, mas talvez o chocassem.
    Por estranho que seja, o SMN é um valor arbitrário, que nao representa nenhum valor essencial.
    Tambem por mais estranho que lhe pareça, os desempregados sem subsidio nao são vitimas da falta de trabalho - além de muitos trabalharem na clandestinidade ( há sectores de actividade como limpeza e construcao onde isso é flagrante ), são vitimas da proibição de trabalhar abaixo de um valor arbitrariamente definido.
  14.  # 396

Colocado por: j cardoso

Questões que o j Cardoso talvez me possa explicar:

Consegue definir esse conceito de limiar da pobreza que utiliza?
    Como se deve estabelecer um salário?
  15.  # 397

Boas,

FMI: Resgate à Islândia tem lições a dar aos países em crise

Chefe da missão do FMI na Islândia diz que o país é um exemplo para as nações em dificuldades. Forte recuperação da economia islandesa tem lições a dar aos países resgatados.

De acordo com o chefe da missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) na Islândia, o país tem lições importantes a dar aos países que estão a ser submetidos a programas de resgate financeiro, uma vez que, no seu caso, o programa de ajuda resultou numa recuperação “surpreendentemente” forte e consistente.

O comprometimento da Islândia com o seu programa, a decisão de imputar as perdas aos obrigacionistas e não aos contribuintes, de manter blindado o sistema social e de protecção aos desempregados, ajudou a impulsionar a nação do colapso para a recuperação, segundo o FMI.

“A Islândia atingiu grandes metas desde a crise”, afirmou em entrevista Daria Zahkarova, chefe da missão do FMI para a Islândia, citada pela Bloomberg. “Temos uma perspectiva muito positiva de crescimento, especialmente para este ano e para o próximo”.

A Islândia recusou-se a proteger os credores dos bancos, quando estes passaram por uma grave crise em 2008, e as suas dívidas dispararam para um valor que corresponde a dez vezes o tamanho da economia.

A subsequente decisão de evitar a saída de capital, restringindo a moeda, permitiu ao governo da Islândia evitar os ataques especulativos e “estancar a hemorragia” que pesava sobre a economia do país. Por seu turno, isso ajudou as autoridades a focarem-se no apoio às famílias e às empresas.

O facto de a Islândia ter conseguido manter um sistema de bem-estar social face a uma consolidação fiscal muito significativa é um dos maiores feitos do governo da Islândia”, referiu Zakharova.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=573099

Divirtam-se,

PS: Para o caso de escapar a alguns: É o FMI que o diz e não o Louçã ou o Jerónimo ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Erdnaxela
  16.  # 398

Boas,

Itália admite não cumprir as metas do défice deste ano
    http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=573159

Olli Rehn: Países têm de cumprir para garantir ajuda nos mercados financeiros
    http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=573155

King: Crise da Zona Euro "não tem um fim à vista óbvio"
    http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=573091

Alemanha ameaça bloquear nova ajuda à Grécia em caso de incumprimento
    http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=573027

Bancos alemães preparam-se para uma potencial saída da Grécia da Zona Euro
    http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=573093

Economia grega cai 6,2% no segundo trimestre
    http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=573125

Divirtam-se,
  17.  # 399

.
  18.  # 400

Colocado por: oxelfeR (RIP)Boas,

Eu que ainda estava preocupado ... sou mesmo tótó ...

Passos anuncia o fim da recessão em 2013
    http://www.publico.pt/Pol%C3%ADtica/passos-anuncia-o-fim-da-recessao-em-2013-1559096

Divirtam-se,

Não era para ser já este ano?
    Pelo menos tiveram a inteligência de fazer a festa do pontal em lugar privado... Não fossem chover tomates ou pedradas do lado de fora.
    Alexandre

0.0841 seg. NEW