Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 221

    Mas que grandes filmes josexy.
    Acrescente a possibilidade da lata de spray nas câmaras ... fica tudo tramado.
    Qualquer ladraozeco sabe que após o toque do alarme tem meia hora para fazer o que quiser nas calmas. Os vizinhos não se metem pois já estão fartos dos alarmes falsos. A polícia quando chega, se chegar, é depois de tudo já passado. Se eles chegam atrasados aos bancos assaltados ...
    Na prática esses esquemas complexos caem todos pela base por razões das mais corriqueiras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
  2.  # 222

    Bom dia, muito obrigado pelas informações josexy!!

    O modulo que isto diz ser incorporado é este da foto. Parece haver ali o local para o cartao SIM. mas acho estranho o kit custar quase tanto como apenas alguns modulos de GSM... mas é uma questao de perguntar.

    Esses detectores (e centrais) com filmagem já nao devem custar nada que se pareça com isto certo? e depois como visualizo as imagens? manda para o telemovel a mesma? ou tenho de estar ligado a uma central (o que nao quero)?

    O que me interessa mais e a possibilidade de dissuasão e saber se ha disparo ou nao. principalmente quando estamos dentro de casa... pq de resto temos seguro e nao me preocupa. e a policia é a 500m...
      Mod.png
  3.  # 223

    e a policia é a 500m...


    Não se esqueça de registar o alarme/sirene.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
  4.  # 224

    Exacto, também estou a contar com isso :)

    mas que acham da central em si? parece fazer quase tudo que acho importante e tem um visual apelativo. e o preço tambem é estranhamente competitivo com outras marcas que já aqui mostrei os orçamentos sendo que este é da bosch.

    já possuo os manuais e ja estive a ler...
  5.  # 225

    Colocado por: pedromdfMas que grandes filmes josexy.
    Acrescente a possibilidade da lata de spray nas câmaras ... fica tudo tramado.
    Qualquer ladraozeco sabe que após o toque do alarme tem meia hora para fazer o que quiser nas calmas. Os vizinhos não se metem pois já estão fartos dos alarmes falsos. A polícia quando chega, se chegar, é depois de tudo já passado. Se eles chegam atrasados aos bancos assaltados ...
    Na prática esses esquemas complexos caem todos pela base por razões das mais corriqueiras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:dedao


    O spray nas câmaras só resulta se conseguirem chegar às câmaras... e se tiver spray nas câmaras, tem a certeza absoluta que não é falso alarme! Logo a polícia vai mesmo.

    A proteção da caixa da central do alarme é fundamental, assim como o intruso ter de ativar obrigatoriamente algum sensor antes de chegar à mesma (venha de onde vier!), é que eu já estive numa oficina de carros onde o(s) intruso(s) sabiam onde estavam os sensores e a central, e então destruíram uma parede, chegaram à central do alarme local sem ativar nenhum sensor e destruiram-na toda... depois levaram tudo o que quiseram nas calmas.
    Logo não ando a fazer filmes, os ladrõezecos do dia a dia usam estes truques! E eventualmente muitos outros. Prevenir é melhor que remediar.

    Quanto à meia hora... se tiver as coisas preciosas dentro de um cofre certificado e bem preso ao chão e ou parede que aguente pelo menos 45 minutos a um ataque de um especialista, certamente que o alarme vai compensar. E pode sempre associar a sistemas de névoa de segurança que quando o alarme dispara enche o espaço com uma névoa espessa que não consegue ver mais que uns centímetros à frente... podem roubar na mesma, mas vai ser mais demorado, trabalhoso e perigoso.

    Esse módulo realmente parece de um sistema GSM/ GPRS. Lembre-se de ligar a uma antena exterior se puder, para aumentar o sinal... a antena e o cabo devem estar protegidos... ou um intruso poderá tentar destruí-los / cortar. Normalmente custam à volta de 150€, mas depende da marca, etc.

    Não fala de uma sirene exterior, mas é boa ideia colocar uma com flash, para que a polícia possa localizar mais facilmente o local de onde vem o alarme. Só deve tocar 2 ou 3 minutos... mas se o flash continuar a piscar até que alguém desligue o sistema de forma correta ainda melhor, pois permite à polícia/ empresa de segurança/ a si/ etc. localizar melhor o sítio e saber que a mesma foi ativada. Proteger a sirene com a tal proteção igual à da caixa da central, é boa ideia... pois não é assim tão raro destruírem/ sabotarem a sirene exterior... para não chamar a atenção e não permitir identificar tão facilmente de onde vem o som (se o alarme chegar a tocar).

    É muito importante toda a gente que frequenta a casa saber usar bem o sistema. Se tiver cães/ gatos/ hamsters... usar sensores preparados para animais. E ligar sempre o sistema, quer esteja em casa quer não (modo total/ parcial conforme as situações). É incrível a quantidade de pessoas que tem alarme e não o liga!

    A central é o que está dentro da caixa branca... o teclado é que é "giro". Se para si tens as funções necessárias é o que interessa.
    Pessoalmente não gosto que possa ativar/ desativar com chaves de aproximação e comandos remotos, não tenho muita confiança na segurança delas, e mesmo que sejam muito seguras, se lhe roubarem as chaves certamente levam também a chave de aproximação/ comando remoto.
    Comando remoto só seria útil se servi-se para ligar o temporizador do alarme, e em vez de disparar logo o alarme mal entra, dar uns X segundos para desativar usando um código... mesmo que o roubem (comando) passado uns segundos o alarme dispara na mesma se não introduzirem o código. Mas não tenho conhecimento de algum sistema que faça isso, embora admita que possa existir.

    Já li aqui pelo fórum parece-me que alguns sensores da Bosh dão problemas... mas acho que se referiam aos modelos sem fios, se for com fios devem funcionar bem, espero.

    Não quer ligar a uma central de alarme... é compreensível... gastar entre 10 e sabe-se lá quantos euros para um serviço de monitorização parece uma perda de dinheiro, quando não passam de telefonistas... lembre-se, se for alvo de um ataque e obrigarem a desativar o sistema, muitos alarmes (eventualmente este da bosh não) permitem desativar o sistema ao mesmo tempo que enviam um alerta para a central de alarme a informar que um utilizador autorizado foi forçado sob ameaça a desligar o sistema de alarme... e normalmente mandam a polícia, que nesses casos já costuma levar muito a sério e já não é com uma tanga qualquer que se vão embora. Fora este caso... sim, poderá ter pouca utilidade.

    As câmaras ligadas a gravadores profissionais, muitas vezes associadas a sensores de alarme/ sistemas de alarme, ou por elas próprias que detetam movimento, podem enviar para si (e-mail, mms, etc.), central de alarmes, ou algures para a internet as imagens captadas no local e depois através de um computador ou smartphone acede às mesmas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
  6.  # 226

    Mais uma vez obrigado pela pronta resposta :)


    Colocado por: josexylembre-se, se for alvo de um ataque e obrigarem a desativar o sistema, muitos alarmes (eventualmente este da bosh não) permitem desativar o sistema ao mesmo tempo que enviam um alerta para a central de alarme a informar que um utilizador autorizado foi forçado sob ameaça a desligar o sistema de alarme...


    Dado que este sistema permite o envio para diversos números basta um outro familiar confirmar por telemóvel se estamos bem ou não, com uma palavra passe para bem e outra palavra para MAL :) pelo menos é assim que algumas centrais de alarmes funcionam e penso que já ajuda.

    Excelente ideia essa do flash, mas todas possuem pelo menos as luzes não? ou era isso que estavas a falar?

    Vou esperar por mais respostas da parte da loja a ver o que dizem... só estou a pensar instalar em novembro que é quando vou estar desempregado :)

    Quanto às câmeras, estou a pensar futuramento colocar no exterior. mas uma coisa de cada vez :)

    Colocado por: josexyJá li aqui pelo fórum parece-me que alguns sensores da Bosh dão problemas...

    já um instalador disse-me que so trabalha com estes, por isso devo seguir a dica.


    A central fica dentro de um armario na despensa, mas depois vou ver essa caixa metalica.


    Colocado por: josexyligar sempre o sistema, quer esteja em casa quer não (modo total/ parcial conforme as situações). É incrível a quantidade de pessoas que tem alarme e não o liga!


    Isto é mais dificil cumprir, nao vou ter sensores de portas e janelas. :S

    Quando tiver mais desenvolvimentos publico.

    Já instalaste o teu josexy?
  7.  # 227

    Colocado por: jmachado

    Não se esqueça de registar o alarme/sirene.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:dedao


    Viva!
    Registar onde e porquê?
  8.  # 228

    Isto é extenso, mas vou resumir a: sirene exterior com luz é boa ideia; Sensores nas portas e janelas podem ser super úteis e poupar alguns amargos de boca; ter um quarto na casa especialmente reforçado pode proteger a sua vida e a dos seus se alguém entrar; vidros protegidos por película de segurança podem fazer intrusos desistir de entrar, ou pelo menos dar-lhe mais tempo para ir para um local mais seguro na casa; portas de segurança certificadas podem até fazer com que um intruso desista de entrar na casa, ou pelo menos pode ter mais tempo para ir para um local mais seguro e chamar ajuda; a sua ideia de mandar a mensagem para os familiares é boa, mas não sei se os sistemas de alarme fazem isso, e mesmo que façam está sempre dependente da sorte... porque podem não ver por vários motivos... embora no geral possa ser boa ideia se o sistema permitir; as sirenes devem ser registadas para que a polícia saiba quem contactar para que desliguem a sirene, e eventualmente possam entrar no espaço para ver se está tudo bem mesmo.

    Agora que resumi, cá vai disto:

    Já vi casas (sobretudo sistemas antigos, e casas no estrangeiro) onde metem só sirene sem flash no exterior. Faz muito barulho... mas muitas vezes é difícil localizar sem a luz a piscar... e um vizinho mais curioso que veja a sirene a tocar/ piscar e alguém a meter a tv gigante dentro de uma carrinha, vai certamente chamar a polícia se for bom vizinho, claro.

    Não ter sensores de portas e janelas é que é má política porque existem imensos assaltos feitos com as pessoas em casa, e na maior parte das vezes a dormirem... podem só ir roubar... mas e se não quiserem só roubar? Muitas vezes a sua vida, e a dos que estão próximos vale mais que tudo o que possam levar.
    É verdade que podem entrar pelas paredes (e entram!) mas na maioria dos casos é mesmo por portas e janelas... logo proteger estes é fundamental.
    Muitas vezes é impossível convencer as pessoas da casa a fechar as janelas, pelo que o ideal até é colocar os sensores nos estores... porque quase toda a gente fecha os estores, ou pelo menos aceita essa possibilidade, porque quase todos permitem que o ar passe. Portanto nos estores, mais portas, e provavelmente já tem um bom sistema de alerta noturno, juntamente com os sensores de movimento que pode ativar nas áreas que durante a noite não costumam ser utilizados/ frequentados.
    Quando associado a um quarto seguro (pode ser uma porta mais resistente com uma boa tranca e vidros mais resistentes) pode evitar até uma desgraça, porque pode chamar ajuda e manter-se em segurança. Câmaras dentro de casa nos espaços comuns podem ajudar a verificar se há motivo para preocupação, ou não. Alguém viu o filme "Sala de Pânico" com a Judie Foster? A maior parte de nós não pode ter um quarto seguro tão resistente... mas algo mais resistente que o normal, quase toda a gente consegue.

    Não tem haver com alarmes, mas proteger os vidros todos das janelas da casa com película de proteção contra vandalismo, poderá ser boa ideia. Se associado a sistemas de deteção de quebra de vidro ainda melhor! E sim estes sistemas de deteção de quebra de vidro podem estar sempre ligados mesmo com pessoas em casa, porque os melhores até destingem a queda de um copo de vidro, de um vidro da janela a partir... logo os falsos alarmes são reduzidos. Para quê? Normalmente partem os vidros e segundos depois estão dentro de casa... assim sempre demoram mais tempo, e ainda não entraram e o alarme já disparou. Pode também ser o suficiente para alguns desistirem da ideia... porque começam a ver que alguém se deu ao trabalho de proteger e alguns assaltantes admitem que quando um proprietário se dá ao trabalho de proteger eles respeitam que a pessoa não quer mesmo lá ninguém e vão embora... outros simplesmente começam a ficar nervosos porque está a demorar imenso tempo a entrar, o alarme já disparou, e ainda nem entraram. É preciso não esquecer que alguns querem simplesmente partir o vidro, tirar o que estiver ali à mão e fugir... não querem ficar por ali muito tempo, porque não tem feitio para isso. Para quem mora no local protegido, se aperceber-se de que estão a tentar entrar, tem mais tempo para ir para um local seguro da casa... com sorte já tem um previamente preparado...

    Boas fechaduras... existem fechaduras para centenas de euros... e a maior parte excepto uma que é a Fichet 787.Z são consideradas fáceis de abrir. Poderão haver outras difíceis mas não posso afirmar. Dito isto, qualquer quer que seja a fechadura garanta que não fica nenhuma parte saída da porta do lado de fora e se sim coloque uma rosácea blindada ou placa de proteção para evitar que partam o canhão (que é uma técnica já com mais de uma década de sucesso entre os malandros que gostam de fazer as coisas pela força bruta). Se tiverem múltiplos pontos de tranca (3, 5, 7, etc.) ainda melhor! O trinco não deve ter a parte curva que desliza para dentro da placa exposta (ou seja quando a porta está fechada a parte em triângulo que serve para encaminhar o metal para dentro da caixa, deve desaparecer e só a parte quadrada é que poderá estar exposta uma vez que mesmo que tentem empurrar para fora da posição com os métodos a seguir referidos não funcionará)... de outra forma podem empurrar o trinco para dentro da fechadura (com um cartão de crédito, radiografia...) e abrir assim a porta (não esquecer que muita gente nunca tranca a porta, ou deixa a porta no trinco imensas vezes... e numa dessas vezes pode ser quando o intruso está na área.

    Como já sei que alguém virá dizer que se quiserem entrar pela porta, qualquer um entra sempre... aqui vai um link para provar que uma boa porta de segurança pode fazer toda a diferença: https://www.youtube.com/watch?v=Mxqc6xIiwLY (podem ver as portas normais, e de suposta segurança... e de segurança a sério... na realidade outras marcas tem portas ainda mais seguras e mais caras!) e sim, mesmo por essa porta podem entrar... mas não vai ser qualquer um... porque já é uma porta blindada certificada (e certificam que pelo menos para aquele nível de segurança, ninguém a vai abrir com um pé de cabra ou um martelo (e outras ferramentas) pelo menos em pouco tempo... os testes representam para aí uma hora, e normalmente as portas resistiriam bastante mais tempo).

    Realmente mandar o alerta de que está sob ameaça para os familiares de confiança é boa ideia.. claro que depende de que algum deles veja a mensagem... e se tiverem todos a dormir, ou com os telemóveis desligados, ou não virem logo a mensagem ou telefonema porque estava sem som... enfim é um risco maior que corre... mas sim, no geral deve funcionar... se a central permitir essa função... sei que para centrais de alarme funciona, mas nunca vi em lado algum dizer que sem ser para centrais de alarme também dava.

    Registar as sirenes, penso que é na esquadra/ quartel de polícia da área de residência, porque se o alarme tocar, e eles apanharem lá alguém... ou não apanharem lá alguém, querem ter um contacto para falar com alguém que possa desligar o alarme, para não incomodar os vizinhos... e eventualmente para que possa ver se está tudo bem dentro do local protegido.


    O sistema de alarme é um dissuasor fraquinho.... serão as portas blindadas e as janelas bem protegidas que fará com que a maior parte dos intrusos amadores desistam e partam para um alvo mais fácil... porque infelizmente todos os assaltantes sabem que a polícia demora entre 5 minutos... e nunca aparecer... já para não dizer que se não existir sinais evidentes de arrombamento a polícia muitas vezes nem entra na propriedade se tiver que saltar vedações ou assim, porque acho que é ilegal, se não puderem ver da rua que algo está errado nem avançam para o interior... a menos que tenham sido informados pelo proprietário, vizinho ou empresa de segurança que está de facto a acontecer um assalto e com uma descrição dos supostos criminosos.
    Para além disso já deve ter visto manifestações ou catástrofes no estrangeiro onde milhares de pessoas partem lojas e casas... a polícia está por todo o lado e não conseguem apanhar quase ninguém... é um bom exemplo para pensar que um alarme não servirá para nada, e só mesmo se não conseguirem arrombar as portas ou janelas é que muitas vezes não entram... logo estas tem de ser mesmo resistentes a sério! ... se quiser estar minimamente seguro dos intrusos amadores.


    Fechar as portas, janelas, estores... também já é um bom começo, muitos assaltos não ocorreriam se os donos tivessem estes cuidados básicos... muitos ainda pensam que o 1.º andar ou para cima são seguros só porque estão mais altos... escadas e gruas também chegam à maior parte dos andares... e os intrusos também as usam... até porque muitos poupam no alarme e não metem sensores nos andares superiores ou desligam-nos.


    Finalmente se tiver todos estes cuidados... e houver provas evidentes de intrusão, e de que da sua parte fez os possíveis por se proteger, pelo menos a companhia de seguros não o poderá considerar negligente tão facilmente. A lista está atualizada, tem fotos, recibos/ faturas (ou cópias) das coisas mais cara e está guardada num local seguro como um cofre bancário por exemplo ou cofre do seu advogado (alguns tem bons cofres)? Se tiver dentro de casa, mesmo num cofre da casa e o levarem, ou arrombarem... lá se vai a lista.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
  9.  # 229

    Colocado por: josexyAlguém viu o filme "Sala de Pânico" com a Judie Foster?


    É esse o problema, devia parar de ver filmes. Você já alguma vez chamou a polícia por causa de um alarme? Eu já tive várias vezes por causa do alarme de um vizinho. Não fui só eu fomos vários a chamar. Acabou por passar um carro de patrulha que nem sequer sabia da chamada e que nos disse que não podiam fazer mais do que confirmar que estava a tocar sem terem o contacto da pessoa.
    Agora este vizinho, farto de alarmes falsos e da nossa pressão, é daqueles que já não liga o alarme. Ai dele ...

    Aqui há uns tempos espalhou-se a informação de um roubo em que abriram a porta com uma "chave mestra" do tipo patilhão. Começaram a aparecer as casas da especialidade a propor porta a porta as novas fechaduras invioláveis. Faziam referência a esse roubo e às fechaduras que eram facilmente violadas sem vestígio de abertura.

    o assalto tinha sido num dos prédios aqui das proximidades. No dia seguinte fui a esse prédio e perguntei no andar referido e a pessoa afirmou que não tinha sido assaltada e que estranhava porque já outra pessoa lhe tinha perguntado. Pensei, enganei-me no prédio e resolvi perguntar em toda a fiada. Ninguém, felizmente tinha sido assaltado. O melhor amigo do vendedor de fechaduras e alarmes é o ladrão ...
    Concordam com este comentário: drodrigues
  10.  # 230

    É esse o problema, devia parar de ver filmes. Você já alguma vez chamou a polícia por causa de um alarme? Eu já tive várias vezes por causa do alarme de um vizinho. Não fui só eu fomos vários a chamar. Acabou por passar um carro de patrulha que nem sequer sabia da chamada e que nos disse que não podiam fazer mais do que confirmar que estava a tocar sem terem o contacto da pessoa.
    Agora este vizinho, farto de alarmes falsos e da nossa pressão, é daqueles que já não liga o alarme. Ai dele ...


    O filme é bom na medida em que mostra o que as pessoas podem fazer para se proteger... e uma das vulnerabilidades dos alarmes.

    Os falsos alarmes são um problema sério! Para ter uma ideia entre 95% e 99,9% dos alarmes recebidos pelas centrais de alarmes de todo o mundo, são falsos alarmes. Dito isto, o que o dito senhor deveria ter feito é chamar de imediato a empresa de segurança que lhe montou o sistema para repará-lo. Entretanto se o sistema faz notificações remotas para o telemóvel do dito senhor, ou para uma central de alarmes, deveria desligar a sirene no local até o problema ser solucionado... na pratica passa a ser um alarme silencioso... de eficácia duvidosa. E pode até o dito senhor, se conseguir perceber qual o detetor defeituoso, mudar-lhe a pilha (se for desses) ou desligá-lo por completo.

    Alguns sistemas de alarmes mais modernos são melhores porque obrigam a que dois sensores disparem antes que o alarme dispare a sirene, visto que em muitas instalações era frequente haver um sensor defeituoso ou não adequado para o local, e então só essa medida diminui os falsos alarmes (relativos a equipamento defeituoso) em muito.

    O alarme não deveria tocar mais que 1 ou 2 minutos... claro que se está sempre a tocar algo está mal.

    A polícia deveria ter o contacto da pessoa, a menos que a mesma não tenha registado a sirene na polícia.

    Aqui há uns tempos espalhou-se a informação de um roubo em que abriram a porta com uma "chave mestra" do tipo patilhão. Começaram a aparecer as casas da especialidade a propor porta a porta as novas fechaduras invioláveis. Faziam referência a esse roubo e às fechaduras que eram facilmente violadas sem vestígio de abertura.

    o assalto tinha sido num dos prédios aqui das proximidades. No dia seguinte fui a esse prédio e perguntei no andar referido e a pessoa afirmou que não tinha sido assaltada e que estranhava porque já outra pessoa lhe tinha perguntado. Pensei, enganei-me no prédio e resolvi perguntar em toda a fiada. Ninguém, felizmente tinha sido assaltado.


    Sim, é verdade que andam a efetuar assaltos nas casas que tem fechaduras tipo palhetão... pode não ter sido no dito vizinho, mas é verdade, e uma pesquisa no Youtube pode encontrar diversos vídeos a mostrar o quão fácil e rápido é. Algumas marcas como a Dierre (aparentemente uma das muitas afetadas) já lançaram novos modelos de fechaduras tipo palhetão que resistem a esses ataques com gazuas.
    Infelizmente quem tem canhões tipo europeu está sujeito a tantos mais tipos de ataque que nem faço ideia de como é legal a sua venda... a começar pelo facto de o corpo do canhão sair da porta deixando-o exposto a ser partido com um alicate ou algo parecido (também tenho saído... mas coloquei uma placa de proteção à volta para tornar mais difícil partir o mesmo), mas podemos continuar com o "bumping" que é meter uma chave parecida, dar umas cacetadas na chave e rodá-la e fechadura roda, outra que é meter o berbequim e a fechadura cede logo sem dificuldades, ou o facto dos artistas meterem lá umas pecas finas para alinharem o segredo e abrirem a fechadura... enfim... algumas fechaduras resistem a alguns tipos de ataques mas quase todas são vulneráveis a algum tipo de ataque +/- fácil para os artistas das fechaduras... se demorarem 3 minutos a abri-las é uma boa fechadura... para se ver o nível de dificuldade que este tipo de fechadura costuma representar... enfim.

    O melhor amigo do vendedor de fechaduras e alarmes é o ladrão ...

    Em boa verdade se não houvesse ladrões, nem era preciso fechaduras, quanto mais alarmes de intrusão... os de incêndio seriam sempre úteis (em especial associados a sistemas de extinção automática). Mas como os ladrões existem, boas fechaduras são realmente úteis. Os alarmes de intrusão por si só tem uma eficácia duvidosa... mas associados a outros mecanismos podem ser muito úteis.
  11.  # 231

    Visto que andam sempre a escrever que ando a ver demasiados filmes, aqui vai uma série com 77 episódios disponíveis online:

    Série 1: https://www.youtube.com/playlist?list=PLc7mVBABUGE5IITXKHvnXC6CKb-AWorMp
    Série 2: https://www.youtube.com/playlist?list=PLc7mVBABUGE5EUMnSOZrd96ND1IF45Bcj
    Série 3: https://www.youtube.com/playlist?list=PLc7mVBABUGE4PCaA5tlhAVjuV2hIWAMYo
    Série 4: https://www.youtube.com/playlist?list=PLc7mVBABUGE7sNFfjtDGUDxxjjiaQJ1d_
    Série 5: https://www.youtube.com/playlist?list=PLc7mVBABUGE6_HrYItMIx8YNdO8lCoBVz

    Chama-se "It Takes a Thief" (mostra a realidade nos EUA, mas com algumas adaptações poderia ser perfeitamente em Portugal) e mostra um ou mais ladrões a efetuar assaltos em diversos tipos de casas, lojas e até numa esquadra da polícia. E mostram o óbvio... quase sempre entram por portas ou janelas abertas, ou dão um pontapé com força na porta, ou partem um vidro, ou entram com o auxílio de um comando remoto de uma garagem que acham no carro destrancado junto da casa. Também mostram como alguns sistemas de alarme são umas inutilidades que podem ser facilmente desligados se não estiverem adequadamente implementados, protegidos, tecnologicamente atualizados e LIGADOS... sim, muitos estão simplesmente desligados. Os cofres quase sempre estão soltos... logo eles costumam ou parti-los no local ou simplesmente levá-los.
    Mostram perto do final como pode cada pessoa, dependendo das suas especificidades, melhorar a sua segurança... e voltam a tentar entrar algum tempo depois de novo nos locais onde entraram anteriormente... demasiadas vezes com sucesso, porque as pessoas mantêm os seus hábitos de segurança relaxados... mesmo para se protegerem de ladrões de "meia-tigela".
    • MIBS
    • 29 setembro 2013

     # 232

    Desculpem a pergunta, mas depois de acompanhar este post, sugiram-me algumas dúvidas.

    Que tipo de fechadura é mais segura? Cilindro europeu ou palhetão duplo?

    Sabem onde posso comprar componentes Visonic Power G. Só mesmo os componentes, sem instalação?

    Obrigada,
    MIBS
    • josexy
    • 30 setembro 2013 editado

     # 233

    Colocado por: MIBSDesculpem a pergunta, mas depois de acompanhar este post, sugiram-me algumas dúvidas.

    Que tipo de fechadura é mais segura? Cilindro europeu ou palhetão duplo?

    Sabem onde posso comprar componentes Visonic Power G. Só mesmo os componentes, sem instalação?

    Obrigada,
    MIBS


    Componentes Visonic Power G pode encontrá-los à venda por exemplo na StockSensor (nos itens assinalados com "Power G" à frente da descrição), ou por exemplo na Casa Automática.


    O tipo de fechadura mais segura... em termos de levar o máximo de tempo possível a arrombar (de alguma maneira) pelo que tenho visto não é nem cilindro Europeu, nem de palhetão duplo... mas sim a Fichet 787.Z. A Fichet F3D também parece ser bastante complicada de ser ultrapassada... embora não tenha encontrado informação de alguém ter conseguido abri-la tal certamente não será impossível... mas pelo desenho, parece ser bastante complicada de abrir com os métodos normais... pelo menos de forma não destrutiva (que mesmo assim e pelo desenho seria complicado). Em relação às fechaduras Fichet normalmente é necessário ter uma porta deles, ou pelo menos aplicar algo à porta existente onde encaixe o canhão de segurança.

    No caso de ser só adaptado algo, não esquecer no mínimo de dois conjuntos de cavilhas anti-encurvamento (ou pino de segurança) no lado das dobradiças (se não sabe o que é, veja aqui, aqui ou aqui) normalmente à venda em casas de ferragem e de material para obras, mas deve ser instalado por alguém habilidoso ou habituado à bricolage. Serve para manter a porta no lugar mesmo que tentem removê-la pelo lado das dobradiças com um pé de cabra por exemplo. As portas de segurança/ blindadas costumam trazer.

    As de duplo palhetão... a menos que instale um modelo recente já com proteção anti-gazua (exemplo) será um mau investimento pois não parecem ser muito difíceis de se abrir (já o foram em tempos, mas agora que o método é conhecido, deixaram de ser a menos que o fabricante já tenha colocado proteções extra... a maioria não colocou!... se colocou estará explícito na embalagem).

    Devem sempre ter além da fechadura também as trancas que entram pelo chão a dentro e que se fixam em cima... para que com um pontapé não salte tudo.
    Este tipo de fechaduras deve estar sempre fechada e trancada completamente (quer esteja em casa ou não)... no trinco não oferecem segurança nenhuma, e as chaves não alcançáveis a partir da porta... podem abrir um buraco na porta e abrem com a chave que está colocada do lado de dentro ou nas proximidades.

    As de tipo Europeu, aparentemente só umas de ímans é que são seguras o suficiente para se considerarem de "segurança" ainda assim precisam de espelhos de proteção (tipo isto) para não partirem o canhão do lado de fora com um alicate ou similar... e nunca é uma protecção uau... é só por dizer que dão mais trabalho a abrir.

    Dito isto, se já foi assaltada(o) algumas fechaduras melhores tem dois tipos de canhão incluídas no mesmo sistema.. não serão impossíveis de abrir... em especial se não incorporarem as defesas mais recentes contras os ataques já conhecidos, mas que farão demorar mais o ataque, lá isso poderão fazer... se utilizar ambas as fechaduras, sempre!

    Para o caso de pensar em comprar uma porta blindada veja o exemplo de portas de suposta segurança... e de segurança a sério: https://www.youtube.com/watch?v=Mxqc6xIiwLY
    Como pode ver as portas blindadas deve ser certificadas EN 1627:2011 pelo menos RC3 (escala de RC1 a menos segura, até RC6 a mais segura) para oferecer alguma proteção contra criminosos normais. Pode ver alguma informação (em inglês) sobre a certificação num fabricante aqui. Algumas podem oferecer proteção contra alguns tipos de balas.

    == Dica: ==
    Qualquer que seja a fechadura e o tipo de chave é importante não deixar as chaves escondidas perto da porta (os intrusos conhecem todos os esconderijos de que se possa lembrar!)... não deixar que ninguém mexa na chave nem que a possa ver (muitas vezes basta fotografá-la para ser possível duplicá-la). Se tiver que dar a chave a terceiros (empregadas domésticas, reparadores, etc.) deve ter duas fechaduras por exemplo canhão tipo Europeu (as tais de ímans) e outra tipo duplo palhetão, ou fichet.... e empresta as de canhão Europeu... mas como sabe que em teoria todas as chaves podem ser copiadas, só se "fia" na outra fechadura, e vai trocando aquela cuja chave emprestou... de preferência depois de a pessoa que prestou o serviço deixar de necessitar de acesso e/ ou de tempos a tempos (exemplo de 6 em 6 meses), para limitar a utilização de cópias no tempo.

    Se tiver de emprestar chaves para que possam aceder temporariamente, deve colocar alarme de intrusão com câmara de filmar, com possibilidades de códigos temporários, limitar o tempo durante o qual pode ser utilizado (exemplo empregada doméstica à quarta-feira entre as 12h e as 18h... não precisa de ir ao sábado às 22h a sua casa...) para saber sempre quem está e a que horas... e poder revogar os códigos temporários, mal a pessoa deixa de ter autorização para permanecer. O alarme não servirá para impedir que alguém entre com uma cópia da chave, apenas para (se tiver bem montado o alarme) limitar o tempo que lá passa dentro.
    == ==

    Mas podem ver mais informações neste blog: http://locksportportugal.blogspot.pt/ que encontrei, que tem muita informação interessante sobre as fechaduras e canhões... e a sua (falta de) segurança.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MIBS
    • MIBS
    • 1 outubro 2013

     # 234

    Muito obrigada!

    Quanto ao PowerG, a Stocksensor só vende a profissionais, pelo menos assim me informaram por email. Vou tentar a outra.

    Quanto à fechadura e respectiva porta (estamos a renovar uma moradia e precisamos de substituir a porta), temos orçamento da AFRS com canhão europeu e da Portrisa com canhão europeu ou palhetão duplo. A da Fichet será dentro dos mesmos valores?

    Obrigada pelos links. Vou dar uma olhadela!

    MIBS
  12.  # 235

    Colocado por: MIBS

    Quanto à fechadura e respectiva porta (estamos a renovar uma moradia e precisamos de substituir a porta), temos orçamento da AFRS com canhão europeu e da Portrisa com canhão europeu ou palhetão duplo. A da Fichet será dentro dos mesmos valores?



    Como abaixo é muito extenso, vou resumir e lê o resto se quiser:
    - A Fichet pode ser um pouco mais cara, mas a fechadura acho que é melhor. Pelo que preferia esta marca se o orçamento fosse limitado.
    - A AFRS com canhão europeu parece-me uma má escolha porque as normas de segurança que seguem/ indicam são umas antigas e não as Europeias mais recentes, e o canhão Europeu na minha opinião deveria ser proibido nas portas blindadas de tão fraca proteção que costumam proporcionar (excepto umas de ímanes... mas que quase ninguém usa).
    - Portrisa, se a fechadura for a da marca "CISA" modelo "New CambioFacile" (este modelo exato!!! que protege contra os ataques recentes neste tipo de fechaduras) com chave de duplo palhetão, então poderá ser a melhor opção a nível de segurança dos dois orçamentos que já pediu.
    - Como não sei qual o seu orçamento, pode ser uma pessoa abastada... se for o caso a Dierre ou a EuroSegur poderão ser muito melhor opções visto que proporcionam um nível de segurança de 5. A nível de preços a Eurosegur indica 2054,00€ com IVA incluído mas sem transporte e instalação incluídos (sabe-se lá em quanto poderá ficar, sem perguntar à empresa... que neste caso é espanhola), mas teriam de colocar fechadura de duplo palhetão com a tal proteção anti-gazua, que canhão europeu nem pensar... a Dierre não indica preços, mas deve rondar os mesmos valores. A Dierre está presente em Portugal pode ver aqui a morada da sede, e perguntar-lhes por representantes na sua área.

    Cara MIBS,

    A Portrisa tem modelos de portas certificados a nível 3... e esse é mesmo o nível mínimo que recomendo, para ter o mínimo de proteção... algumas empresas (como a Dierre ou a EuroSegur) já vendem com nível 5 (mais elevado) mas o preço é muito superior naturalmente... claro que se um dia arrombarem essa porta de nível 3, talvez tenha de na altura pensar numa porta com um nível de segurança mais elevado. Pois quem é assaltado uma vez, normalmente tem 4 vezes mais probabilidades de voltar a ser assaltado.

    No caso de optar pela Portrisa com uma porta blindada com certificação de nível 3, sob hipótese nenhuma aceite o canhão Europeu... apenas uns de ímans são minimamente seguros (e não se sabe até quando) e duvido que eles coloquem desses. Todos os outros canhões europeus sejam ditos de alta segurança. ou não. podem ser todos abertos (diga o que o vendedor diga... entre segundos e menos de 4 minutos em média... o que não é exatamente muito tempo!) e terem chaves patenteadas e com cartões de segurança e tal não faz qualquer diferença. Canhão Europeu só se for como uma segunda fechadura... nunca como a única!

    Por tanto na porta deve colocar no caso da Portrisa uma fechadura de palhetão duplo. Confirme junto da empresa que é um modelo da CISA chamado "New CambioFacile" com a nova proteção contra a manipulação e picking ativo (Patente Europeia EP 2212493 B1)... se não for esse modelo especifico, mas outro, recuse, porque os outros modelos não protegem contra um ataque recente contra esse tipo de fechaduras de duplo palhetão.

    As portas da AFRS falam de certificação de nível 3, mas a dita certificação diz respeito a uma norma antiga: UNE-ENV-1630:2000, e não à norma Europeia mais recente e mais exigente: EN 1627:2011, pelo que à partida não garantem níveis iguais de segurança... pelo menos com base na certificação da porta.
    Além disso a AFRS aparentemente só utiliza canhões Europeus... os tais cuja segurança deixa, no mínimo, demasiado a desejar... pelo menos para uma porta de segurança. De certeza que dirão que as fechaduras deles são maravilhosas, seguríssimas e até tem certificações, patenteadas e tal... mas a realidade é que um ladrão especializado nas fechaduras (e parecem haver bastantes infelizmente) irá abrir em questão de segundos a muito poucos minutos e o resto é conversa. Eu não ia pelas portas deles.

    Suponho que as portas Fichet, com fechaduras Fichet, sejam mais ou menos dentro do mesmo preço para o mesmo nível de proteção... talvez um pouco mais caro, mas não será certamente muito... contudo as fechaduras acho que são muito mais complicadas de ser ultrapassadas que as duplo palhetão e perfil Europeu então nem se compara.
    Pode ver os modelos Fichet aqui. Todos as indicações de nível de segurança se referem à norma de segurança Europeia mais recente EN 1627:2011 (nível 1 é o nível mais baixo e nível 6 é o mais elevado da norma).
    O modelo "Spheris S" é de nível de segurança 3. Inclui uma fechadura de 3 pontos com certificação A2P*. Cilindro de alta segurança Fichet F3D. O ponto fraco é a fechadura por ter poucos pontos de fixação.
    O modelo "Spheris HiS" é de nível de segurança 4. Inclui uma fechadura de 5 pontos de bloqueio com certificação A2P*** (nível máximo). Cilindro de alta segurança Fichet F3D. Aqui a fechadura já apresenta uma boa protecção assim como a porta é ainda mais resistente.
    O modelo "Spheris XP" é de nível de segurança 4. Inclui uma fechadura de 7 pontos de bloqueio com certificação A2P*** (nível máximo). Cilindro de alta segurança Fichet F3D. A fechadura aqui é ainda mais segura pois tem mais pontos de bloqueio.
    Qual modelo escolher? Se optar pela Fichet, todos os modelos tem várias personalizações possíveis segundo o site... deve ver qual o representante mais próximo de si, do lado direito do site em cima onde diz "Point Fort Fichet" tem uma listagem com cidades e escolhe a que lhe parecer mais próxima/ conveniente e contacta uma das empresas listadas para mais informações.

    Pessoalmente, houvesse dinheiro e ia pela Dierre ou EuroSegur de nível 5 de segurança, com chaves de duplo palhetão (com tecnologia anti-gazuas), ou mas se o orçamento for apertado ia pela Fichet "Spheris S" ou "Spheris HiS". Da Portrisa só se fosse com a fechadura CISA modelo "New CambioFacile" com chave de duplo palhetão (talvez aquilo que eles supostamente chamam de "Matrix"). Eles tem vários modelos... claro que quantos mais pontos de fixação mais segura (e mais cara) será.
    No fundo depende do seu orçamento e gosto... ainda que (quase) todas as empresas personalizem o exterior das portas ao gosto do cliente.

    ---

    Por último, é óbvio, mas colocar uma super porta e depois não a deixar sempre trancada, deixar a chave "escondida" ali por perto, deixar a chave num vizinho que não a guarda num bom cofre fixo ao chão e sempre fechado, deixar a janela aberta... ou a janela ser fácil de partir, ou a porta de trás ser de madeira fraquinha... deixará sempre uma segurança algo a desejar... mas já que uma porta é algo que normalmente fica para sempre, vale a pena investir na melhor que poder adquirir... e ir melhorando o resto conforme pode.

    Algumas pessoas pensam que não vale a pena gastar muito dinheiro na porta... mas certamente que pode evitar muitos furtos/ assaltos/ homicídios... porque nem conseguem entrar. A maioria entra pelas portas (e janelas). Se os intrusos ficarem do lado de fora irão certamente causar menos prejuízo do que se roubarem/ destruírem o que está no interior. Basta pensar que em sítios de guerra as pessoas não apostam normalmente em alarmes, mas em boas portas (as metálicas mais resistentes que conseguirem) e em boas proteções para os vidros (grades, placas metálicas para taparem os vidros do lado de fora...).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MIBS
  13.  # 236

    Colocado por: macal

    Viva!
    Registar onde e porquê?

    Alguma info que pode estar desactualizada.
    Mais o formulário.
    Penso que é suficientemente esclarecedor.
    • Gex
    • 2 outubro 2013

     # 237

    • dedao
    • 2 outubro 2013 editado

     # 238

    Já ai vem o Expert falar dos Via radio :) Mas eles fazem todos basicamente o mesmo... não encontro muitas diferenças.

    mas já mandei mail para esse site e só perguntaram se seria eu a instalar e a zona :D e nunca mais se ouviu falar...

    No site da bosch tens os manuais para mais informações.

    Na zona centro ou mesmo no Porto alguém conhece lojas que vendam este material da Bosch?
  14.  # 239

    Colocado por: GexO que vos parece isto?

    http://www.jolarme.pt/epages/266971.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/266971/Products/ICP-CC488-6CT


    Isso é uma loja em Viana do Castelo... já lá comprei umas coisas.
  15.  # 240

    Colocado por: GexO que vos parece isto?

    http://www.jolarme.pt/epages/266971.sf/pt_PT/?ObjectPath=/Shops/266971/Products/ICP-CC488-6CT


    Não aconselho.

    Agora vai aqui por baixo o porquê e possíveis alternativas.

    Bosh via rádio na frequência de 433 Mhz... onde basicamente funcionam (quase) todos os comandos de garagem, comandos de alarmes dos carros, monitores de som para bebés, comandos remotos via rádio, vídeo-porteiros via rádio, campainhas via rádio... não é nada boa ideia!!!
    A interferência no sistema de alarme (mesmo não intencional) é quase garantida! O que pode significar muitos falsos alarmes. Para além de que interferir no alarme é muito fácil, e é quase impossível saber se é de propósito ou não.

    Sei de um caso de uma campainha sem fios, na banda dos 433 Mhz, que estava avariada aos meses em curto-circuito e tinha o sinal no ar (era alimentada por energia elétrica mas transmitia o sinal via rádio)... e nenhum comando de garagem e de alguns carros funcionava nos arredores... só depois de chamarem um especialista em telecomunicações via rádio com um analisador de espectro e localizador de potência de sinal... é que ficaram a saber do que era, isto não sem antes andarem durante meses a pensar que a culpa era de um rádio amador da zona... que nada tinha haver com o problema... e até o obrigaram a desmontar tudo sem que mesmo assim o problema tivesse desaparecido.


    Bosh sim, mas só se for tudo por cabo. Convêm também trazer o módulo GSM/ GPRS... que cortar a linha telefónica é uma pratica demasiado comum entre os larápios.


    O que aconselho então?
    Visonic PowerMaster "Power G" ou seja com a tecnologia "Power G". Disponível, entre eventuais outros locais na Casa Automática.

    O sistema também é via rádio, mas como salta 64 vezes por segundo entre frequências (8 frequências na banda dos 433-434MHz, 4 frequências na banda dos 868-869MHz e 50 frequências na banda dos 912-918MHz) de diversas bandas, se o sistema der o alerta de interferência a probabilidade de ser algum larápio de propósito é quase 100%! Além de outras proteções como o envio de sinal ser encriptado com AES128, e mais.


    Numa comparação +/- direta o sistema da Visonic sai muito mais caro...

    208.17 € Powermaster-10 G2 JADE alarme sem fios de alta fiabilidade (Central de alarme Powermaster10, tecnologia sem fios bidirecional PowerG com menus em Português)
    45.20 € x 6 unidades = 271,20€ MC-302 PG2 (Contacto magnético sem fios bidirecional PowerG)
    35.56 € KF-234 PG2 (comando remoto miniatura de 4 botões para a gama PowerG)
    160.52 € KP-160 PG2 teclado tátil (Teclado tátil portátil sem fios bidirecional para sistemas PowerG)
    149.88 € SR-730 PG2 (Sirene de exterior sem fios bidirecional PowerG)
    Total: 825,33€ (c/IVA)

    O da Bosh custa 499,00 €, por tanto menos 326,33€.

    Mas isto foi uma comparação direta... pode no seu caso necessitar de menos detetores magnéticos e mais de movimentos por exemplo... tudo depende do local que pretende proteger, da utilização que lhe dão, quem o usa, etc. Se achar muito dinheiro pode ir comprando aos poucos por exemplo. Pode querer a central mais sofisticada "Powermaster-30 PG2" já com o módulo "GSM-350 PG2" para transmitir via gsm/ gprs sinais de alarme, caso a linha fixa seja cortada... ou inexistente.

    A segurança na transmissão do sinal via rádio entre componentes, na minha opinião justifica perfeitamente a diferença de preço.

    Sou mais pelas instalações por cabo, pois a longo prazo são mais baratas (os sem fios tem baterias para trocar de X em X anos em todos os componentes, dependendo da utilização e do tipo de detetor)... e normalmente basta trocar a bateria de reserva da central e das sirenes anualmente para que os sistemas por cabo continuem a funcionar bem durante mais tempo... e geralmente por cabo os sistemas não ficam obsoletos tão rapidamente.

    Mas se no seu caso só dá sem sem fios (casas alugadas por exemplo) então Visonic com tecnologia "Power G" parece-me a melhor escolha de momento.
 
0.0651 seg. NEW