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  1.  # 341

    Colocado por: albergCabeças termoestáticas são as que controla a temp. do fluxo da agua. Tem a sua sonda colocada no colector de envio para o piso que regulada deixa "entrar" agua mais quente vindo da caldeira que depois vais misturar com a do retorno para circular novamente no piso. Ou seja alguma agua do retorno volta a entrar no piso, o restante volta para a caldeira. A unica coisa que acho e por isso ando a gastar muito é que demora muito tempo a subir 1ºc na divisão quando o termostato pede.


    Ok, Julgava que o seu sistema estava a ser alimentado directamente pela caldeira, mas agora reparei que faz uso de águas quentes sanitárias, e nesse caso sim precisa de usar essa misturadora. No entanto, pode baixar a temperatura da caldeira para os 60ºC ou mesmo 50ºC, pois com um depósito de 300l terá AQS suficiente para todos tomarem banho com essas temperaturas (60ºC) reduzindo significativamente o consumo de gás.

    Devo lembrar que o sistema radiante deverá ser alimentado com temperaturas não superiores a 45ºC, o que julgo pertinente baixar a regulação de temperatura 50ª para 45ºC ou menos (40º) dessas cabeças termostáticas, pois está a permitir (misturar) a entrada de água do circuito a 50ºC.

    Concluindo,
    no meu ponto de vista, pode reduzir alguns consumos de gás. Tente fazer estas modificações ( Caldeira para 60º + torneira termostática misturadora 45º).

    Cumprimentos
  2.  # 342

    Calma isso nao é assim, nao se pode baixar a temperatura de ida da caldeira assim dessa maneira, se o sistema que tem é da giacomini voçe tem entao um sistema com regulaçao a ponto fixo isto é, a temperatura que entra no piso é regulada na caixa de colectores, é a versao mais economica que a giacomini tem isto em contrapartida ao sistema com regulaçao electronica bem mais cara.

    Esse sistema usa-se bastante em habitaçoes onde vai trabalhar em conjunto com radiadores a alta temperatura e mesmo sem eles, a agua tem de chegar á valvula misturadora entre a 70 e 80º nem mais nem menos é o necessario para o bom funcionamento, para alem disso as valvulas de retençao e misturadoras (valvula c cabeça termoestatica com sonda á distancia) sao calculadas com estas temperaturas de funcionamento assim como os diametros das alimentaçoes dos colectores, se baixar a temperatura vai estar a viciar o sistema e de certeza nao vai funcionar correctamente.


    Essa divisao que voçe fala, que demora bastante a subir 1º, o aquecimento nessa zona esta sempre ligado? isto é todo o dia?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo.mrd
  3.  # 343

    Resumindo siga e mantenha as indicaçoes e especificaçoes que estao no projecto da GIACOMINI, caso a temperatura do primario fosse mais baixa o dimensionamento seria diferente.
  4.  # 344

    caramba falaram em giacomini vim logo a correr lololol =)
  5.  # 345

    Boas,

    Sim, a divisão em causa está sempre ligada com o set point da temp. a 18ºc. Fiz hoje as contas e gastei 300l de combustível no mês de Janeiro. 1/3 da instalação encontra-se desligada.
  6.  # 346

    verifique se esse circuito esta a funcionar, pode ter ar na instalaçao e dificultar a circulaçao da agua. "Ponha a mao no retorno, e verifique se esta morno"
    Quando diz 1/3 esta desligado isto é permanentemente ou liga ocasionalmente?
  7.  # 347

    Não, tenho termostato na cozinha que toma conta da temp. na cozinha e sala de jantar, só ligou 2 ou 3 vezes durante o mês por isso desliguei. Nas wc´s, que são 3, tenho toalheiros por isso também desliguei o chão. Na suite, visto que ainda não tirei a tela especial da FINSA para piso radiante, tenho também desligado. Tenho tentado fazer alguns ensaios ao circuito e neste momento meti todas as bombas circuladoras no minimo. Caldeira liga +- 1min 30s e fica parada 6minutos. No caso da minha casa já reparei que se ponho a temp. numa divisão a 19ºc nota-se que está "demais", é óbvio que tendo a temp. exterior mais alta nota-se que é pouco. Mas como tem estado frio durante a noite e durante o dia ninguém se encontra em casa tudo ok. Andei a ver outras marcas e não percebo porque é que tendo dois colectores e estando um ao serviço, agua também circula somente pelo colector, não devia de ter uma válvula eléctrica que fechava a entrada no colector, pena que custa 60 ou 70€ senão colocava uma.
  8.  # 348

    Andei a ver outras marcas e não percebo porque é que tendo dois colectores e estando um ao serviço, agua também circula pelo colector que não efectuo qualquer chamada, não devia de ter uma válvula eléctrica que fechava a entrada no colector, pena que custa 60 ou 70€ senão colocava uma. Para mim a quantidade de agua que circula no retorno faz a dif. no consumo.
  9.  # 349

    Também fiz outra alteração eléctrica. A bomba circuladora do colector só liga quando um termostato liga. Estando nada activo a bomba circuladora encontra-se parada. esta situação não é por norma. Por norma a bomba encontra-se sempre a trabalhar que r em vazio ou em carga.
  10.  # 350

    Pois eu começo a ficar contente com o radiante (e ainda o ando a estudar! Pois é um sistema que requer grande domínio...)

    https://forumdacasa.com/discussion/7568/aquecimento-por-piso-radiante-questoes-e-duvidas/#Item_42

    Bem, após algum tempo, medindo e controlando muito bem isto há que admitir que é uma solução mais económica...andava assustado no inicio do inverno!

    Os gastos médios que tenho tido são cerca de 150 m3 de gás natural por mês (+-90 euros): tenho a casa toda a uma temperatura média de 18~19 graus (a sala está sempre a 19. De referir que estou numa das zonas mais frias de Portugal a temperatura média durante o dia é de 4~5 graus e durante a noite anda perto do zero.

    Devo referir também que este gasto já inclui o gasto de gás com aquecimento de aguas para banhos e cozinha.

    Comparando com a casa em que estava antes onde utilizava fogão a gás e só um radiador a óleo para aquecer a sala ou o quarto (era uma casa alugada):
    Gás: 30 euros
    Electricidade: 80 euros
    Total: 110 euros

    Agora; com sistema de aquecimento por piso radiante, placa vitrocerâmica, e acumulador de aguas aquecidas pelo painel solar:
    Gás: 90 euros
    Electricidade: 40 euros
    Total: 130 euros
    Convém dizer que na maioria da Primavera, Outono e todo o Verão não gasto gás nenhum, nesta situação - pois normalmente estão sempre quentes 200 litros de agua (aquecimento pelo painel - até agora, há dias que chega aos 35 graus - em dias de sol)

    Comparando
    Antes: ~110 euros mês; conforto de 1 a 10: 3/4
    Agora: ~130 euros mês; conforto de 1 a 10: 7/8
    (Isto para uma altura de inverno)

    Compensa claramente.

    E acho que se afinar isto melhor o consumo ainda vai descer...tenho de continuar a estudar!
    • LuB
    • 2 fevereiro 2010 editado

     # 351

    Agora; com sistema de aquecimento por piso radiante, placa vitrocerâmica, e acumulador de aguas aquecidas pelo painel solar:
    Gás: 90 euros
    Electricidade: 40 euros
    Total: 130 euros
    Convém dizer que na maioria da Primavera, Outono e todo o Verão não gasto gás nenhum, nesta situação - pois normalmente estão sempre quentes 200 litros de agua (aquecimento pelo painel - até agora, há dias que chega aos 35 graus - em dias de sol)



    Esse consumo é muito bom!

    - Diga-me por favor:
    Qual a área que tem de aquecer?

    Pelo que entendi os painéis solares servem para aquecer o piso radiante e nos dias frios fazem-no com a ajuda da caldeira Junkers. Mas pensava que essas caldeiras eram de muito sustento, por isso estranho os seus consumos de gas... Mas talvez o segredo esteja no tal piso radiante.
    O Gaz natural que usa é o gaz de cidade?
    De que tipo são os paineis solares? Simples ou de circulação forçada?

    Tenho radiadores de parede hidraulicos, portanto não poderei aplicar a sua solução, :((( Não posso rebentar a casa toda, para por um piso radiante.
    Penso recorrer a uma bomba de calor Ar- àgua, vamos lá ver se é o + acertado...
    Só não sei se valerá a pena ligar o sistema aos painéis solares para aproveitar a energia solar quando houver sol.
    Quem me dera saber qual a factura que vou ter ao fim do mês...
  11.  # 352

    - Qual a área que tem de aquecer?
    Cerca de 110 m2 (media de 18 graus na casa toda - sala com 19 graus normalmente, quartos e cozinha com 17) - isto tá quase nos mínimos; posso subir até 24, 25, mas o consumo aí...ui ui!!!!!

    - Nos dias frios como consegue por os painéis solares a aquecer o piso radiante?
    O Painel não aquece agua para o piso radiante, só para banhos e cozinha.

    - Consegue-o apenas com a ajuda da caldeira Junkers?
    O radiante é só aquecido por uma Junkers Euroline, e aqui é que a "porca torce o rabo"! Pois se em vez desta caldeira o construtor pusesse uma de condensação o consumo era bem menos! Esta caldeira é uma boa ****. Bebe gás natural que é uma coisa maluca!

    - De que tipo são os painéis solares? Simples ou de circulação forçada?
    Só tenho um painel e para a primavera, verão e parte do outono dá perfeitamente para estarem sempre 200 litros de agua a +-45 graus. Para banhos e cozinha. É de circulação forçada, aquece um termo acumulador de 200 ltrs; tenho pré instalação para por mais...e adicionar para ajuda ao radiante.

    - Atenção que para se gastar pouco com isto, tem de se controlar muito bem (tem de se tirar quase um curso!), e tem de estar sempre nos mínimos...e já estive para mudar a caldeira: mas tinha de entregar esta e dar mais cerca de 1200 euros!

    É interessante porque estou numa zona fria. E é pouco porque também somos só dois...e os gastos são muito bem controlados (gás e electricidade)...

    Uma coisa é certa é muito mais confortável a minha sala com os 18 graus do radiante, do que salas onde já estive com 20 e tal graus de aquecedores, ou AC...

    Ahhh e para o pessoal que liga o radiante a varizes: essa gente deve ser alucinada! O meu piso (flutuante de carvalho nos quartos, hall e sala, e tijoleira nos WCs e cozinha) nunca passa dos 20, 21 graus...

    P.S.: estava a esquecer-me de um aspecto importantíssimo para isto tudo resultar! O isolamento! Parece-me bom: ETICS (capoto); e também janelas e portas com vidros duplos - as exteriores (as interiores é vidro simples; sempre são 2 vidros, a persiana e depois mais um vidro a proteger do frio exterior). E é engraçado, que no verão até é fresco - acho que também tem a haver com o ETICS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuB
    • LuB
    • 3 fevereiro 2010

     # 353


    P.S.: estava a esquecer-me de um aspecto importantíssimo para isto tudo resultar! O isolamento! Parece-me bom: ETICS (capoto); e também janelas e portas com vidros duplos - as exteriores (as interiores é vidro simples; sempre são 2 vidros, a persiana e depois mais um vidro a proteger do frio exterior). E é engraçado, que no verão até é fresco - acho que também tem a haver com o ETICS.


    Fogo, esse seu isolamento foi mesmo a sério.
    Pelo que percebi colocou 2 vidros, a persiana e outro vidro exterior? (3 vidros?)
    Pode ser que os seus consumos sejam mto mais baixos do que os meus o eram, precisamente por causa desse isolamento todo.. E, é claro do piso radiante.

    Tb isolei a minha casa mas o empreiteiro que a fez não teve esses requintes, como deve calcular... E o idiota do arquitecto voltou-me a casa para o mar, na altura achei lindo... mas agora, que as vistas já estão vistas, mal consigo parar na varanda com o vento que faz... Nem no verão...
    Entretanto, parece que se esqueceu que o calor vinha do lado sul e colocou umas janelinhas pequenitas desse lado...
  12.  # 354

    Colocado por: albergNão, tenho termostato na cozinha que toma conta da temp. na cozinha e sala de jantar, só ligou 2 ou 3 vezes durante o mês por isso desliguei. Nas wc´s, que são 3, tenho toalheiros por isso também desliguei o chão. Na suite, visto que ainda não tirei a tela especial da FINSA para piso radiante, tenho também desligado. Tenho tentado fazer alguns ensaios ao circuito e neste momento meti todas as bombas circuladoras no minimo. Caldeira liga +- 1min 30s e fica parada 6minutos. No caso da minha casa já reparei que se ponho a temp. numa divisão a 19ºc nota-se que está "demais", é óbvio que tendo a temp. exterior mais alta nota-se que é pouco. Mas como tem estado frio durante a noite e durante o dia ninguém se encontra em casa tudo ok. Andei a ver outras marcas e não percebo porque é que tendo dois colectores e estando um ao serviço, agua também circula somente pelo colector, não devia de ter uma válvula eléctrica que fechava a entrada no colector, pena que custa 60 ou 70€ senão colocava uma.


    Nao necessita de valvula porque a agua que vai a esse colector que esta desligado volta logo para a caldeira nao chega sequer a dissipar o calor pelo radiante, tem este site que mostra o que tem em casa na pag. 4 tem la o esquema de funcionamento http://www.giacomini.pt/notept/r557.pdf
  13.  # 355

    Bom Dia,

    Em março vou iniciar a construção de uma moradia unifamiliar no conselho de oeiras.
    Tenho andado às voltas no fórum, relativamente a diversos assuntos que tenho dúvidas. Dado que neste momento tenho de tomar decisões, a escolha do sistema de aquecimento/arrefecimento da moradia é uma das que tenho de pensar já.
    No entanto se me puderem ajudar relativamente às minhas dúvidas ficaria agradecido, com o compromisso de divulgar as minhas decisões futuras, assim como a eficácia das mesmas.

    Dados da moradia:
    Tipologia:T4 (4 wc)
    Área de Implantação 178,35m2
    Área Bruta de Construção por piso:
    Piso 0 : 178,35m2
    Piso 1: 162,42m2
    Área de Habitação 311,96m2 (em principio área a aquecer)

    ____________________________________________________________________
    Sistema pensado:
    AQS - Energia solar térmica com um esquentador em série, em vez da resistência no depósito (será lógico?) - O depósito de 300l mas como vamos ter uma banheira de hidromassagem com 1300X1800X60 pensei que por vezes pode a água quente não chegar, alem disso como vamos ter gaz o investimento num esquentador é pouco significativo

    Aquecimento - Pavimento radiante hidráulico nos 2 pisos. e em todos os compartimentos com recurso a bomba de calor ar-água

    Arrefecimento - Usar o mesmo sistema, no entanto como a casa é virada a Norte/Sul, em principio de verão uma ventilação natural pode ser mais eficiente, por isso estou a ponderar se usamos ou não o pavimento para arrefecimento. Falaram-me dos problemas de condensação, etc.. mas tb já vi aqui no fórum que existem soluções, como sondas de condensação. No entanto para mim parece-me um pouco descabido gastar energia eléctrica para arrefecer, o que o vento norte muito bem faz se o conseguirmos fazer circular pela casa durante o dia. (sugestões são bem vindas)
    _________________________________________________

    Agora as Dúvidas:

    1º Tenho visto os meus futuros vizinhos (terreno inserido num empreendimento) a colocarem pavimentos radiantes hidráulicos com bombas de calor geotérmicas - num clima ameno como Oeiras faz sentido essa solução, uma vez que o custo quase duplica quando comparado com um sistema de bomba de calor aerotermica?

    2º Preparar a instalação para a possibilidade de arrefecer de verão. Sei que tem de ser pensado logo de inicio, por causa da distribuição das tubagens no chão, extiste alguma estimativa de % de aumento nos custos da instalação?

    3º Pisos - No piso 0 vou colocar porcelana a imitar ardósia em todo o piso incluindo cozinha e WC, este material é aconselhável para pavimentos radiantes?
    No Piso 1 tenho definido para o piso Soalho macheado de Riga Standard - Jular, com 110mm de largura e 20mm de espessura.
    Segundo o Empreiteiro, este soalho ñ é aconselhado para pavimentos radiantes, sugerindo ele, um soalho flutuante de um material compósito de resina a imitar madeira. Ora aqui é q a eu não sei afinal o que dizer. O preço orçamentado para o referido pavimento da Jular com aplicação ronda os 72€/m2, este tipo de pavimento alternativo, deve ser significativamente mais barato, mas quanto? Ou será um pavimento normal, mas encarecido pelo empreiteiro, pelo facto de ser o recomendado para pavimentos radiantes???

    4º Num dos sistemas propostos para aquecimento a bomba de calor tem um depósito de inércia, é necessário, ou é só mais uma forma de venderam mais equipamentos?

    5º Alvenarias Exteriores vai ser o sistema convencional de paredes duplas (Tijolo 15cm no interior, poliuretano projectado 40mm, caixa de ar 20mm, tijolo 15cm), sei que de momento o sistema Capotto é o mais eficiente, mas o projecto já tem alguns anos e não faz sentido neste momento alterar isso. No entanto a minha dúvida prende-se com uma sugestão??? do empreiteiro. Ele mostrou-me q nas casas que está a fazer, no empreendimento, está a colocar entre as 2 paredes (caixa-de-ar) umas telas coladas com fitas de alumínio que me parecem francamente fracas (TRIPOLUX 3000). Ele elabora um sanduíche de 2 películas tipo alumínio com 3 camadas de filme de polietileno no interior, ficando com uma espessura de pouco mais de 8mm. Segundo ele é melhor para evitar pontes térmicas(????). O sistema que no projecto aparece é poliuretano projectado. Sinceramente que acham da suposta solução? qual a melhor? - o meu felling é que estamos mais uma vez a tentar reduzir custos de construção.

    bem tenho mais dúvidas, mas isso seria abusar da boa vontade do forum.

    Desde já agradeço imenso, se me puderam ajudar nas presentes.

    Muito obrigado
    Paulo
  14.  # 356

    Colocado por: ptorresogr1º Tenho visto os meus futuros vizinhos (terreno inserido num empreendimento) a colocarem pavimentos radiantes hidráulicos com bombas de calor geotérmicas - num clima ameno como Oeiras faz sentido essa solução, uma vez que o custo quase duplica quando comparado com um sistema de bomba de calor aerotermica?

    Em termos de retorno do investimento? Não!
    Colocado por: ptorresogr2º Preparar a instalação para a possibilidade de arrefecer de verão. Sei que tem de ser pensado logo de inicio, por causa da distribuição das tubagens no chão, extiste alguma estimativa de % de aumento nos custos da instalação?

    Ainda é consideravel. Um sistema de piso radiante so para aquecimento, pode ser bastante simples, principalmente se usar uma boa bomba de calor, que são capazes de "per si" regular todo o sistema. Para aquecimento/arrefecimento, os sistemas de controlo sao bem mais complexos.
    Eu acho interessante colocar o sistema para arrefecer...
    Colocado por: ptorresogr3º Pisos - No piso 0 vou colocar porcelana a imitar ardósia em todo o piso incluindo cozinha e WC, este material é aconselhável para pavimentos radiantes?
    No Piso 1 tenho definido para o piso Soalho macheado de Riga Standard - Jular, com 110mm de largura e 20mm de espessura.
    Segundo o Empreiteiro, este soalho ñ é aconselhado para pavimentos radiantes, sugerindo ele, um soalho flutuante de um material compósito de resina a imitar madeira. Ora aqui é q a eu não sei afinal o que dizer. O preço orçamentado para o referido pavimento da Jular com aplicação ronda os 72€/m2, este tipo de pavimento alternativo, deve ser significativamente mais barato, mas quanto? Ou será um pavimento normal, mas encarecido pelo empreiteiro, pelo facto de ser o recomendado para pavimentos radiantes???

    Madeiras maciças não são de facto o mais recomendado. Veja soluções de piso de madeira "estratificados", ou seja, com várias camadas de madeira, em que a superior é de madeira nobre (3 a 4mm). São muito mais estáveis dimensionalmente, e também podem ser mais "finas" (com 14mm, por exemplo), o que facilita a transmissão térmica.
    Depois podem ser instaladas flutuantes, ou (algumas) coladas à betonilha, o que me parece a solução ideal.
    Colocado por: ptorresogr4º Num dos sistemas propostos para aquecimento a bomba de calor tem um depósito de inércia, é necessário, ou é só mais uma forma de venderam mais equipamentos?

    Se só vai ter piso radiante (numa solução mista, de piso radiante + radiadores era diferente), e para uma área de mais de 300m2, não faz falta qualquer depósito de inércia!

    Colocado por: Sergio Rodrigues
    5º Alvenarias Exteriores vai ser o sistema convencional de paredes duplas (Tijolo 15cm no interior, poliuretano projectado 40mm, caixa de ar 20mm, tijolo 15cm), sei que de momento o sistema Capotto é o mais eficiente, mas o projecto já tem alguns anos e não faz sentido neste momento alterar isso. No entanto a minha dúvida prende-se com uma sugestão??? do empreiteiro. Ele mostrou-me q nas casas que está a fazer, no empreendimento, está a colocar entre as 2 paredes (caixa-de-ar) umas telas coladas com fitas de alumínio que me parecem francamente fracas (TRIPOLUX 3000). Ele elabora um sanduíche de 2 películas tipo alumínio com 3 camadas de filme de polietileno no interior, ficando com uma espessura de pouco mais de 8mm. Segundo ele é melhor para evitar pontes térmicas(????). O sistema que no projecto aparece é poliuretano projectado. Sinceramente que acham da suposta solução? qual a melhor? - o meu felling é que estamos mais uma vez a tentar reduzir custos de construção.

    Isso é banhada! Fique com o P.U. projectado (na parede interior). Nem tenha dúvidas quanto a isso. Se colocar o P.U. não se esqueça de depois de colocado ir com uma agulha ver as espessuras colocadas! É que eles gostam de poupar....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ptorresogr
  15.  # 357

    <.
    • LuB
    • 16 fevereiro 2010

     # 358

    Boas tardes
    Alguem me sabe dizer se um furo normal de captação de água, que tem a profundidade de 100 metros e já fornece água a uma casa, poderá ser de alguma forma utilizado no caso de se pretender instalar uma bomba de calor geotermica. Ou são furos distintos, os geotermicos e os de captação de água e um furo não pode servir para ambos os fins?
    Ehhhh, desculpem a minha ignorância...
  16.  # 359

    1º Tenho visto os meus futuros vizinhos (terreno inserido num empreendimento) a colocarem pavimentos radiantes hidráulicos com bombas de calor geotérmicas - num clima ameno como Oeiras faz sentido essa solução, uma vez que o custo quase duplica quando comparado com um sistema de bomba de calor aerotermica?


    Tudo vai depender das garantias e Coeficientes de performance do equipamento, assim como da sua disponibilidade financeira. Por exemplo, se o equipamento fizer as permutas de calor com uma eficiência 2 ou 3 vezes superior do que um sistema de aerotermia, certo que o valor de aquisição poderá ser muito superior mas como tudo terá um prazo retroactivo, e poderá justificar…

    2º Preparar a instalação para a possibilidade de arrefecer de verão. Sei que tem de ser pensado logo de inicio, por causa da distribuição das tubagens no chão, extiste alguma estimativa de % de aumento nos custos da instalação?


    4º Num dos sistemas propostos para aquecimento a bomba de calor tem um depósito de inércia, é necessário, ou é só mais uma forma de venderam mais equipamentos?


    Uma vez que a fonte de alimentação permita a dupla função será pertinente sim acondicionar a tubagem para aquecer/arrefecer. Há sistemas onde a mesma tubagem é usada tanto para o arrefecimento como o arrefecimento. Quando se faz uso de um piso radiante a frio, deverá ser usado um sistema de controlo de humidade, algumas marcas usam sondas de humidade, no entanto existem alguns equipamentos(bombas de calor ) portadores de uma central de regulação de humidade que são autónomas no comportamento a frio, fazendo leituras no exterior e interior do edificio e na própria circulação de água, quando estes três factores acusam fenómenos de condensação o próprio equipamento desliga.
    Quando da instalação das bombas de calor deve-se colocar um depósito de inércia de 100l para segurança do seu grupo de impulsão, pois, no caso em que circulação do sistema radiante estiver totalmente “interrompido” ( por exemplo todas as electrovávulas fechadas ou uma anomalia do sistema) a circulação de água se faça para esse deposito permitindo desta forma o on/off do equipamento.


    3º Pisos - No piso 0 vou colocar porcelana a imitar ardósia em todo o piso incluindo cozinha e WC, este material é aconselhável para pavimentos radiantes?
    No Piso 1 tenho definido para o piso Soalho macheado de Riga Standard - Jular, com 110mm de largura e 20mm de espessura.
    Segundo o Empreiteiro, este soalho ñ é aconselhado para pavimentos radiantes, sugerindo ele, um soalho flutuante de um material compósito de resina a imitar madeira. Ora aqui é q a eu não sei afinal o que dizer. O preço orçamentado para o referido pavimento da Jular com aplicação ronda os 72€/m2, este tipo de pavimento alternativo, deve ser significativamente mais barato, mas quanto? Ou será um pavimento normal, mas encarecido pelo empreiteiro, pelo facto de ser o recomendado para pavimentos radiantes???


    O uso de madeiras maciças de grande espessura terá sempre de ser bem ponderado, pois para que realmente exista uma correcta eficiência, os vulgares 20mm de isolamento não serão suficientes, mas tudo depende dos estudos efectuados nas condutibilidades térmicas dos materiais envolventes ás zonas ascendentes e descendentes da lage flutuante.

    cumprimentos
    • DMG
    • 19 abril 2010

     # 360

    Bom dia,

    Quais serão os preços médios para uma caldeira mural a gás natural de gama média/alta e radiadores e respectiva mão de obra de instalação, ou seja, aquecimento central completo, para uma moradia com cave com 100 m2, R/C com sala de estar/jantar com 45 m2, WC com 3 m2, escritorio com 11 m2 e cozinha com 16 m2 e 1ºandar com 3 quartos de 15 m2, 20 m2 com WC privativa e 13 m2 e WC comum com 8 m2, sendo que a cave não levará aquecimento?

    Por outro lado, quais os preços para paineis solares de boa qualidade e respectiva instalação, para fornecer águas quentes para as áreas supra-mencionadas?

    Cmps,
    DMG
 
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