Colocado por: albergCabeças termoestáticas são as que controla a temp. do fluxo da agua. Tem a sua sonda colocada no colector de envio para o piso que regulada deixa "entrar" agua mais quente vindo da caldeira que depois vais misturar com a do retorno para circular novamente no piso. Ou seja alguma agua do retorno volta a entrar no piso, o restante volta para a caldeira. A unica coisa que acho e por isso ando a gastar muito é que demora muito tempo a subir 1ºc na divisão quando o termostato pede.
Agora; com sistema de aquecimento por piso radiante, placa vitrocerâmica, e acumulador de aguas aquecidas pelo painel solar:
Gás: 90 euros
Electricidade: 40 euros
Total: 130 euros
Convém dizer que na maioria da Primavera, Outono e todo o Verão não gasto gás nenhum, nesta situação - pois normalmente estão sempre quentes 200 litros de agua (aquecimento pelo painel - até agora, há dias que chega aos 35 graus - em dias de sol)
P.S.: estava a esquecer-me de um aspecto importantíssimo para isto tudo resultar! O isolamento! Parece-me bom: ETICS (capoto); e também janelas e portas com vidros duplos - as exteriores (as interiores é vidro simples; sempre são 2 vidros, a persiana e depois mais um vidro a proteger do frio exterior). E é engraçado, que no verão até é fresco - acho que também tem a haver com o ETICS.
Colocado por: albergNão, tenho termostato na cozinha que toma conta da temp. na cozinha e sala de jantar, só ligou 2 ou 3 vezes durante o mês por isso desliguei. Nas wc´s, que são 3, tenho toalheiros por isso também desliguei o chão. Na suite, visto que ainda não tirei a tela especial da FINSA para piso radiante, tenho também desligado. Tenho tentado fazer alguns ensaios ao circuito e neste momento meti todas as bombas circuladoras no minimo. Caldeira liga +- 1min 30s e fica parada 6minutos. No caso da minha casa já reparei que se ponho a temp. numa divisão a 19ºc nota-se que está "demais", é óbvio que tendo a temp. exterior mais alta nota-se que é pouco. Mas como tem estado frio durante a noite e durante o dia ninguém se encontra em casa tudo ok. Andei a ver outras marcas e não percebo porque é que tendo dois colectores e estando um ao serviço, agua também circula somente pelo colector, não devia de ter uma válvula eléctrica que fechava a entrada no colector, pena que custa 60 ou 70€ senão colocava uma.
Colocado por: ptorresogr1º Tenho visto os meus futuros vizinhos (terreno inserido num empreendimento) a colocarem pavimentos radiantes hidráulicos com bombas de calor geotérmicas - num clima ameno como Oeiras faz sentido essa solução, uma vez que o custo quase duplica quando comparado com um sistema de bomba de calor aerotermica?
Colocado por: ptorresogr2º Preparar a instalação para a possibilidade de arrefecer de verão. Sei que tem de ser pensado logo de inicio, por causa da distribuição das tubagens no chão, extiste alguma estimativa de % de aumento nos custos da instalação?
Colocado por: ptorresogr3º Pisos - No piso 0 vou colocar porcelana a imitar ardósia em todo o piso incluindo cozinha e WC, este material é aconselhável para pavimentos radiantes?
No Piso 1 tenho definido para o piso Soalho macheado de Riga Standard - Jular, com 110mm de largura e 20mm de espessura.
Segundo o Empreiteiro, este soalho ñ é aconselhado para pavimentos radiantes, sugerindo ele, um soalho flutuante de um material compósito de resina a imitar madeira. Ora aqui é q a eu não sei afinal o que dizer. O preço orçamentado para o referido pavimento da Jular com aplicação ronda os 72€/m2, este tipo de pavimento alternativo, deve ser significativamente mais barato, mas quanto? Ou será um pavimento normal, mas encarecido pelo empreiteiro, pelo facto de ser o recomendado para pavimentos radiantes???
Colocado por: ptorresogr4º Num dos sistemas propostos para aquecimento a bomba de calor tem um depósito de inércia, é necessário, ou é só mais uma forma de venderam mais equipamentos?
Colocado por: Sergio Rodrigues
5º Alvenarias Exteriores vai ser o sistema convencional de paredes duplas (Tijolo 15cm no interior, poliuretano projectado 40mm, caixa de ar 20mm, tijolo 15cm), sei que de momento o sistema Capotto é o mais eficiente, mas o projecto já tem alguns anos e não faz sentido neste momento alterar isso. No entanto a minha dúvida prende-se com uma sugestão??? do empreiteiro. Ele mostrou-me q nas casas que está a fazer, no empreendimento, está a colocar entre as 2 paredes (caixa-de-ar) umas telas coladas com fitas de alumínio que me parecem francamente fracas (TRIPOLUX 3000). Ele elabora um sanduíche de 2 películas tipo alumínio com 3 camadas de filme de polietileno no interior, ficando com uma espessura de pouco mais de 8mm. Segundo ele é melhor para evitar pontes térmicas(????). O sistema que no projecto aparece é poliuretano projectado. Sinceramente que acham da suposta solução? qual a melhor? - o meu felling é que estamos mais uma vez a tentar reduzir custos de construção.
1º Tenho visto os meus futuros vizinhos (terreno inserido num empreendimento) a colocarem pavimentos radiantes hidráulicos com bombas de calor geotérmicas - num clima ameno como Oeiras faz sentido essa solução, uma vez que o custo quase duplica quando comparado com um sistema de bomba de calor aerotermica?
2º Preparar a instalação para a possibilidade de arrefecer de verão. Sei que tem de ser pensado logo de inicio, por causa da distribuição das tubagens no chão, extiste alguma estimativa de % de aumento nos custos da instalação?
4º Num dos sistemas propostos para aquecimento a bomba de calor tem um depósito de inércia, é necessário, ou é só mais uma forma de venderam mais equipamentos?
3º Pisos - No piso 0 vou colocar porcelana a imitar ardósia em todo o piso incluindo cozinha e WC, este material é aconselhável para pavimentos radiantes?
No Piso 1 tenho definido para o piso Soalho macheado de Riga Standard - Jular, com 110mm de largura e 20mm de espessura.
Segundo o Empreiteiro, este soalho ñ é aconselhado para pavimentos radiantes, sugerindo ele, um soalho flutuante de um material compósito de resina a imitar madeira. Ora aqui é q a eu não sei afinal o que dizer. O preço orçamentado para o referido pavimento da Jular com aplicação ronda os 72€/m2, este tipo de pavimento alternativo, deve ser significativamente mais barato, mas quanto? Ou será um pavimento normal, mas encarecido pelo empreiteiro, pelo facto de ser o recomendado para pavimentos radiantes???