Iniciar sessão ou registar-se
  1. Essa agora... a RTP não pode decidir mostrar ou dar as imagens de livre e boa vontade? Não entendo o filme à volta disto.
  2. Pelo que sei as imagens foram entregues voluntariamente pela RTP ou por alguém da RTP que se considerou a si próprio com autonomia para o fazer. Ou seja, é um problema da RTP, se não quisesse entregar as imagens não o fazia e esperava que um mandato judicial o exigisse, se foi alguém que tomou decisões para as quais não estava habilitado, que tomem as devidas medidas disciplinares se assim o entenderem.
  3. Ah então o culpado não é a Policia nem a direcção da policia e muito menos quem mandou a policia la ir??
    Hipocrisia
  4. Colocado por: jpvngHipocrisia

    Não é hipocrisia nenhuma. Se a polícia pede as imagens, a RTP pode aceitar (parece que foi o que fez), ou pode recusar argumentando que só o faz perante um mandato judicial.
  5. Colocado por: danobregaEssa agora... a RTP não pode decidir mostrar ou dar as imagens de livre e boa vontade? Não entendo o filme à volta disto.


    No tempo do Salazar faziam isso e muito mais. Mas se você não entende.
    Eu entendo
  6. Colocado por: jpvngNo tempo do Salazar faziam isso e muito mais.

    Esqueça lá o Salazar. Para muitos o Salazar continua a ser o único recurso argumentativo que têm. A questão aqui não tem nada a ver com delitos de opinião, tem a ver com pequena criminalidade comum - roubar carteiras, ou cobre dos postes eléctricos, ou roubar autorádios não é muito diferente de atirar pedras à polícia.
  7. Se eu fosse um ladrão de carteiras,ou de autorádios;sou obrigado a ceder passagem à polícia em minha casa e para que ela leve provas em como eu andei nessas ****???Claro que não!Só com um mandato judicial!
  8. Colocado por: Jorge RochaSe eu fosse um ladrão de carteiras,ou de autorádios;sou obrigado a ceder passagem à polícia em minha casa e para que ela leve provas em como eu andei nessas ****???Claro que não!Só com um mandato judicial!



    Colocado por: J.FernandesSe a polícia pede as imagens, a RTP pode aceitar (parece que foi o que fez), ou pode recusar argumentando que só o faz perante um mandato judicial.
  9. A polícia não tem nada que pedir imagens...e muito menos levar filmes entrando nas instalações da RTP...pior é haver algum mentecapto entregar documentos dessa ordem sem consultar os seus superiores!Um mentecapto ou um incompetente não é a RTP.
  10. No fundo esta a tentar pôr em causa a lei? é isso? e que tal respeitar a lei? existe ou não existe uma lei que diz que para ver imagens em bruto tem que ser um Juiz a permiti-lo, tal como existe outra que diz que escutas só com a autorização de um juiz


    Nao, nao existe. Existem analogias mais ou menos conseguidas entre essas imagens e um bloco de notas.
    Mas um bloco de notas é do jornalista e nao do jornal, enquanto as imagens são da RTP e nao do jornalista...
  11. Então esta resolvido. Nem sei porque o Macedo se deu ao trabalho de pedir um parecer à PGR. Hipocrisia à parte ou não.
  12. Nao esta nem deixa de estar. Fez uma pergunta, teve uma resposta. Nao lhe agrada, azar. Mas se tem duvidas, remeto para o dn de ontem, na coluna da filomena qualquer coisa.,
  13. http://www.publico.pt/portugal/noticia/rtp-violou-a-lei-se-nao-pediu-aval-dos-jornalistas-para-divulgar-imagens-1574903

    Se há opinião aqui que não vale um chavo é a sua. Estou farto de dizer isto.
  14. Colocado por: jpvngSe há opinião aqui que não vale um chavo é a sua. Estou farto de dizer isto.


    Repare na diferença das palavras, as primeiras parecem ser citadas de uma hipotética lei que não referem qual, as segundas são a "explicação do jornalista":

    O mesmo artigo também estipula que nem os jornalistas nem as empresas podem ser "desapossados" ou "obrigados a exibir os elementos recolhidos no exercício da profissão, salvo por mandado judicial e nos demais casos previstos na lei".


    Este Código também torna infractores os elementos da PSP envolvidos neste caso. Porque pela lei as autoridades só podem pedir o acesso a este tipo de conteúdos com um mandado judicial


    Portanto parece o que lhe disse. Exigir/obrigar não podem, pedir duvido que não possam.
  15. Os gajos da PSP para evitarem este tipo de polémicas, deviam fornecer câmaras de filmar a alguns dos seus membros que ficariam com a tarefa de fazer os vídeos caseiros com as caras dos manifestantes.Mais que isso, poderiam até fornecerem-nos ás TV´s a pedido destas.
  16. Colocado por: danobregaPortanto parece o que lhe disse. Exigir/obrigar não podem, pedir duvido que não possam


    Porque pela lei as autoridades só podem pedir o acesso a este tipo de conteúdos com um mandado judicial (uma autorização de um juiz) - o que não sucedeu.
  17. Pedro Passos Coelho acredita que quem mais contesta o Governo é quem mais tem. A convicção foi manifestada no encerramento do Congresso do PSD-Madeira. O presidente social-democrata e primeiro-ministro disse ainda que o Executivo vai cumprir o mandato até ao fim e que os socialistas sofrem de amnésia ao não assumirem os erros que, no seu entender, conduziram o país à situação actual.


    Este mentiroso, aldrabãozito que nunca trabalhou na vida tem lata para tudo.
  18. jpvng, "não pode pedir" é o que o jornalista diz. "Não pode obrigar" é o que está na suposta lei. São duas coisas distintas.
  19. Há outra questão secundária mas igualmente importante. As imagens, quaisquer umas, captadas pelos repórteres, são-no ao serviço de uma empresa. E é à administração dessa empresa que cabe dar a autorização para a sua cedência.
    O terceiro ponto é o mais controverso: as imagens captadas são ou não comparáveis a um bloco de notas de um jornalista? Podem até sê-lo em alguns casos. Neste, não vejo como: estavam no arquivo geral (e não nos computadores/arquivos pessoais), não foram transmitidas por não serem consideradas relevantes (quero acreditar que assim foi) e não colocam os jornalistas em causa (os protestos passaram em direto, tudo foi filmado, a reportagem mostrou as agressões dos dois lados).
    A missão dos media não é colaborar com a justiça, é informar. E a proteção das fontes é um direito absoluto dos jornalistas. Mas esta é a regra geral. Fazer dela uma doutrina absoluta é um erro. Cada caso é um caso, e deve ser decidido como tal. A polémica em torno deste, em concreto, é um manifesto exagero.
    • J.C
    • 25 novembro 2012
    Não deram as fotos?
    Então no proximo ano o Ladrão Estado corta-lhes a mama!
 
0.4891 seg. NEW