Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: gfrmartinsPara que é que foi assinado um contrato?

O seu contrato está assente noutro. No outro contrato as minhas poupanças sustentam o seu. Devolvo-lhe a pergunta.
  2.  # 82

Colocado por: danobrega

O risco -> actual <- das duas pessoas "gémeas" é igual.

O risco -> actual <- das duas pessoas "gémeas" é igual.

Se eu pedir 50.000€ emprestados e hipotecar 300.000€ qual é o risco do banco perder 1€?

eh pá você é teimoso :)

Mas o calculo do risco para calculo do spread não é calculado aquando da assinatura do contrato? Está a ser assinado na mesma altura?

Além de que um já está a pagar sem problemas à uns anos, o outro é um contrato novo, por mais que queira não são duas situações iguais.

Quem é que lhe diz a si que o bem vale 300 000€ amanha? Quais são os custos de vender o bem? O banco vai conseguir vender o bem?

Não existe risco zero.
    • AXN
    • 24 outubro 2012

# 83

Danobrega, não tente comparar o incoparável.

1º Anos atrás aá divida de Portugal eram muito mais Baixa;
    2º As avaliações das agencias era muito mais favorável quer aos bancos, quer ao país;
    3º A economia não estava em profunda recessão;
    4º O desemprego estava em níveis muito mais baixos;

Por aí fora

E agora, estes pressutos agora já não se mantem. Portugal está entre os paises do mundo com maior risco de falência
    O crédito mal parado está em níveis históricos...Acha que um banco pode manter o spread?
  3.  # 84

Colocado por: danobregaNão é a situação actual que é idêntica à de uns anos atrás...

Já começamos a evoluir.

Colocado por: danobregaSe o risco actual de default de uma pessoa A que tem determinado empréstimo é X, então o risco de uma pessoa B na mesma situação para um novo contrato nas mesmas situaçõestambém é X.

O senhor, que disse que preferiu fazer poupança, recebe o mesmo de juros actualmente do que recebia na década passada?
  4.  # 85

Colocado por: loverscout

afirmar que a crise é culpa dos bancos é nao fazer puto de ideia do que diz.....ou que se passa no país!

!

Pois e vc não saber ler. Eu disse que os bancos têm a maior quota de responsabilidade, não disse "que a crise é exclusivamente culpa dos bancos"
  5.  # 86

Colocado por: AXNAcha que um banco pode manter o spread?

Não. Acho que todos os argumentos que coloca são válidos e aplicáveis a todos os contratos atuais.

Colocado por: gfrmartinseh pá você é teimoso :)

Já somos dois. :-)

Colocado por: gfrmartinsMas o calculo do risco para calculo do spread não é calculado aquando da assinatura do contrato? Está a ser assinado na mesma altura?

Acha que faz sentido calcular o risco de um investimento a 40 anos e fixar uma taxa de juro permanente baseada nisso? Com todos os argumentos que estão a dar a conclusão devia ser óbvia, não, e o spread devia ser renegociado todos os anos.

Onde eu quero que cheguem é aqui:

Existe um mecanismo que faz variar a taxa final que o banco cobra de acordo com a conjuntura. Esse elemento é a taxa de referencia, na situação actual é a EURIBOR. O spread tipicamente é a margem de lucro. Agora, o problema é que a EURIBOR é um mecanismo Europeu que não reflecte a realidade portuguesa, e o sistema está completamente torcido. Se estivéssemos no escudo ou tivéssemos uma taxa de referencia portuguesa os bancos podiam subir as taxas de juro de acordo com o seu custo de financiamento, e não teríamos esta disparidade entre contratos com riscos actuais idênticos. E tudo isto sem quebrar o contrato que assinou, já viu?
  6.  # 87

danobrega;

Vou tentar explicar porque não é a mesma coisa.

O banco à uns anos atrás financiou-se a um determinado custo para emprestar o dinheiro ao sujeito x, que tendo em conta a situação da altura decidiu praticar um spread x.

Enquanto o sujeito x cumprir as suas obrigações e não alterar as condições, o seu risco de credito não aumenta, corre tudo como o previsto, pois o dinheiro já não está no lado do banco está sim do lado do sujeito x, e o banco recebe exactamente o que estava à espera.

Se o sujeito y for pedir um empréstimo AGORA, o banco vai ter que se financiar AGORA, o custo do dinheiro, o risco de incumprimento, etc é maior agora.

Enquanto o sujeito x cumprir as suas obrigações o seu risco não aumenta, agora se não cumprir ou alterar alguma das condições do contrato ai sim, o spread aumenta
  7.  # 88

Colocado por: gfrmartinsSe o sujeito y for pedir um empréstimo AGORA, o banco vai ter que se financiar AGORA, o custo do dinheiro, o risco de incumprimento, etc é maior agora.

Se o custo de se financiar AGORA é maior, não deviam usar a EURIBOR como referência, ponto final.

Colocado por: gfrmartinsEnquanto o sujeito x cumprir as suas obrigações o seu risco não aumenta

Como sabe não é verdade. A conjuntura actual aumentou o risco de incumprimento de quase todos os contratos de crédito à habitação. Se o spread é suposto reflectir o risco, deixou de o fazer com honestidade. Como tal não faz sentido que os bancos subam os spreads de novos contratos ao ponto de compensar os antigos, que é o que está a acontecer.
  8.  # 89

Como sabe não é verdade. A conjuntura actual aumentou o risco de incumprimento de quase todos os contratos de crédito à habitação. Se o spread é suposto reflectir o risco, deixou de o fazer com honestidade. Como tal não faz sentido que os bancos subam os spreads de novos contratos ao ponto de compensar os antigos, que é o que está a acontecer.

Tem que olhar para todos os items que constituem o custo de financiamento não é só para o que lhe interessa

Diga-me qual é para si o spread justo sff
  9.  # 90

Colocado por: gfrmartinsDiga-me qual é para si o spread justo sff

Não é uma questão de UM spread ser justo, é uma questão de quando compara as condições entre duas pessoas que estão exactamente na mesma situação actual e serem brutalmente diferentes. Ai é que pode estar alguma injustiça. Até podíamos estar a falar de um ser 20% e o outro ser 40%.
  10.  # 91

Não é uma questão de UM spread ser justo, é uma questão de quando compara as condições entre duas pessoas que estão exactamente na mesma situação actual e serem brutalmente diferentes. Ai é que pode estar alguma injustiça. Até podíamos estar a falar de um ser 20% e o outro ser 40%.

Irra não vamos sair daqui...

Ponha na cabeça, NÃO estão exactamente nas mesmas condições
  11.  # 92

Colocado por: marco1Danobrega

na altura em que o banco emprestou a 0.3 de spreed tambem ele "obteve" esse dinheiro com um spreed mais baixo, deu para entender??
  12.  # 93

Colocado por: marco1na altura em que o banco emprestou a 0.3 de spreed tambem ele "obteve" esse dinheiro com um spreed mais baixo, deu para entender?

Sim marco1 deu, mas não param de falar em risco e tal. E se sabe disso devia saber que a taxa de referência não faz sentido.

Colocado por: gfrmartinsPonha na cabeça, NÃO estão exactamente nas mesmas condições

Vá ao banco e peça para renegociar o empréstimo. É exactamente a mesma pessoa exactamente na mesma situação actual, mas o spread vai subir.
  13.  # 94

Sim marco1 deu, mas não param de falar em risco e tal. E se sabe disso devia saber que a taxa de referência não faz sentido.

Vá ao banco e peça para renegociar o empréstimo. É exactamente a mesma pessoa exactamente na mesma situação actual, mas o spread vai subir.

Lol,

Ou seja está-me a dar-me razão?

O spread vai subir porque está a negociar HOJE, Às condições de HOJE.
  14.  # 95

Colocado por: gfrmartinsOu seja está-me a dar-me razão?

Em que sentido? Devemos estar a falar chinês um para o outro. :-)
    • AXN
    • 24 outubro 2012

# 96

Voce não quer entender...
  15.  # 97

Colocado por: AXNVoce não quer entender...

Sou burro e teimoso, é feitio, não é defeito.
  16.  # 98

Negoceia hoje tem as condições de hoje,

Negociou à 3 anos teve as condições de à 3 anos,

Negociou À 25 anos teve as condições de à 25 anos,

etc.

Hoje as condições são menos favoráveis, porque? Porque como você concordou a economia mudou, está pior, o risco é maior, etc.

Sinceramente ainda não consegui perceber o que é que quer que aconteça. Quando foi tudo negociado e contratualizado em alturas do tempo diferentes, pessoas diferentes, etc.
    • AXN
    • 24 outubro 2012

# 99

Pela sua lógica Portugal deveria ter os mesmo juros que a 10 anos atras?
  17.  # 100

Colocado por: moealmas

Pois e vc não saber ler. Eu disse que os bancos têm a maior quota de responsabilidade, não disse "que a crise é exclusivamente culpa dos bancos"

a maior quota de responsabilidade é dos clientes....ou algum cliente foi obrigado a assinar contractos?

0.0230 seg. NEW