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  1.  # 61

    Colocado por: tobSe reparar, a maior parte dos carros das escolas de condução circulam sempre na via mais à direita nas rotundas, quando ministram o ensino...está certo??...não!!...mas o que é certo é que, quem circular sempre na via da direita nas rotundas, se tiver um acidente, nunca é o culpado, porque se apresenta pela direita!!


    Realmente é um facto bastante frequente.. o que é curioso quando o IMTT tem isto no site:
    http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/EnsinoConducao/ManuaisEnsinoConducao/Documents/Fichas/FT_CirculacaoemRotundas.pdf
    • eu
    • 28 maio 2013

     # 62

    Colocado por: Picareta195Km/h nos Açores!!!!...à mínima distracção mudava de ilha :))

    S. Miguel não é assim tão pequena como isso... e tem auto estrada !
  2.  # 63

    Colocado por: eu
    S. Miguel não é assim tão pequena como isso... e tem auto estrada !
    lol não é auto estrada mas sim via rápida e de alta qualidade !!!! tem alguns km de estrada do melhor ... mas concordo quando se diz que são Miguel é pequeno !!!! mas por vezes se fica com a ideia errada ....
  3.  # 64

    Quantas rotundas querem onde não é possível cumprir as regras do CE?

    P. S. - Nos Açores não há auto-estradas, nem na Madeira.
  4.  # 65

    Colocado por: macalQuantas rotundas querem onde não é possível cumprir as regras do CE?

    P. S. - Nos Açores não há auto-estradas, nem na Madeira.



    Construiram-se vias rapidas nos Açores (com 2 vias e 4 faixas com separador central, Ponta Delgada - Nordeste em São Miguel e Hangra do Heroismo - Praia da Vitoria, na Ilha Terceira), para quem nunca tinha tido uma via rapida com estas caracteristicas, é uma auto-estrada.

    Cumprimentos
  5.  # 66

    Colocado por: empenho


    Construiram-se vias rapidas nos Açores (com 2 vias e 4 faixas com separador central, Ponta Delgada - Nordeste em São Miguel e Hangra do Heroismo - Praia da Vitoria, na Ilha Terceira), para quem nunca tinha tido uma via rapida com estas caracteristicas, é uma auto-estrada.

    Cumprimentos


    não é essa que temos por cá , tem a de Lagoa -Ribeira grande , Ponta Delgada- Vila Franca , Ribeira Grande -Nordeste ... por acaso são de duas faixas mas muito largas e todas elas estão interligadas por certos ramais de entrada e de saída ... esta de Ponta Delgada - Nordeste ainda não conheço lol é como digo é muito generalizado...
    • tob
    • 29 maio 2013

     # 67

    Colocado por: hangas

    Realmente é um facto bastante frequente.. o que é curioso quando o IMTT tem isto no site:
    http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/EnsinoConducao/ManuaisEnsinoConducao/Documents/Fichas/FT_CirculacaoemRotundas.pdf


    Isso é tudo muito bonito, mas a questão é que quem circular na via da direita não tem problemas em caso de acidente...por isso é que as escolas para se salvaguardarem nessa situação, muitas vezes não ensinam como devia ser...mas o que é certo é que não é proibido...
  6.  # 68

    Colocado por: tobem relação às rotundas não é proibido circular sempre na via mais à direita.

    Cuidado que pode levar com uma multa se apanhar um policia bem instruído.

    Artigo 14

    2 – Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via
    de trânsito mais conveniente aoseu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas pre-
    cauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar.
    3 – Ao trânsito em rotundas, situadas dentro e fora das localidades, é também aplicável o dis-
    posto no número anterior, salvo no que se refere à paragem e estacionamento.
    4 – Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 60 a
    (euro) 300

    Portanto:
    1. O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:
    • Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando antecipadamente quando pretender sair.

    2. Se pretende tomar qualquer das outras saídas, deve:
    • Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em função da saída que vai utilizar;
    • Aproximar‐se progressivamente da via da direita;
    • Fazer sinal (pisca) para a direita depois de passar a saída imediatamente anterior à que pretende utilizar;
    • Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída, sinalizando (pisca direito) antecipadamente quando for sair.
    3. Sinalização de manobras:
    • Todas as manobras que impliquem deslocação lateral do veículo decorrente da mudança de via de trânsito ou saída da rotunda devem ser previamente sinalizadas (piscas).

    Cumprimentos.
  7.  # 69

    já tive a oportunidade de ter um acidente destes e digo é muito complicado resolver , realmente é triste como as coisas estão paralelas neste sentido das rotundas ... quem entra na rotunda por fora em caso de acidente pela companhia de seguro é sempre salva guardado e quem faz o que aprende na escola e está na lei é sempre prejudicado ...

    no meu caso que tive a oportunidade de escrever sobre ele noutro tópico em que aconteceu com contra uma advogada de sinistros e coisas do género , em que por lei da estrada ela deveria ser culpada porque entrou pela direita e não saiu na sua próxima saída e em que até me ultrapassava em excesso pela direita dentro da rotunda em que batemos lateralmente porque iríamos sair na mesma saída mais á frente e depois me provocou o acidente na traseira do carro dela porque lhe dei um apito .... em que a senhora me fez questão de dizer que a nível de seguro eu é que perdia sempre lol mas fui mais macaco !!!! disse-lhe para chamar a policia , desviei o meu carro para fora da rotunda e disse -lhe que no crokite da bófia não ia aparecer o local do acidente lol

    moral da historia ela foi montar um sensor novo no para-choques traseiro do seu BM e pintar o guarda lama traseiro ... e eu não tive prejuízo nenhum ...

    a minha reacção foi esta porque a Srª disse que sabia o que fazia e que tava mal mas se alguém a batesse é que pagava !!!!!
    • tob
    • 29 maio 2013

     # 70

    Colocado por: fernandoR
    Cuidado que pode levar com uma multa se apanhar um policia bem instruído.

    Artigo 14

    2 – Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via
    de trânsito mais conveniente aoseu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas pre-
    cauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar.
    3 – Ao trânsito em rotundas, situadas dentro e fora das localidades, é também aplicável o dis-
    posto no número anterior, salvo no que se refere à paragem e estacionamento.
    4 – Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 60 a
    (euro) 300

    Portanto:
    1. O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:
    • Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando antecipadamente quando pretender sair.

    2. Se pretende tomar qualquer das outras saídas, deve:
    • Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em função da saída que vai utilizar;
    • Aproximar‐se progressivamente da via da direita;
    • Fazer sinal (pisca) para a direita depois de passar a saída imediatamente anterior à que pretende utilizar;
    • Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída, sinalizando (pisca direito) antecipadamente quando for sair.
    3. Sinalização de manobras:
    • Todas as manobras que impliquem deslocação lateral do veículo decorrente da mudança de via de trânsito ou saída da rotunda devem ser previamente sinalizadas (piscas).

    Cumprimentos.


    OK...se calhar a expressão «não é proibido» é muito forte...mas o que eu pretendo dizer é que é um tipo de infração que é impossivel de averiguar...porque quando o condutor circular na via exterior da rotunda, e não pretende sair na proxima saida, deve circular sempre com o pisca da esquerda ligado!!...por isso ele pode alegar que está a tentar mudar de via, devido ao seu destino tambem ter mudado!!!...nos exames de condução, a grande maioria dos examinadores querem que o examinando circule na parte exterior da rotunda...o que é certo, é que no caso de acidente nunca são culpados!!!...os condutores que circulam na parte interior da rotunda é que têm de se preocupar antes de pretender sair, e verificar se tem algum veiculo à sua direita!!!
  8.  # 71

    o que está mal aí é que dentro de uma rotunda não se encontra o culpado e como tal bastaria um simples linha continua para se resolver a questão ...
    • tob
    • 29 maio 2013

     # 72

    Colocado por: rafaelisidoroo que está mal aí é que dentro de uma rotunda não se encontra o culpado e como tal bastaria um simples linha continua para se resolver a questão ...


    Não estou a ver como é que uma linha continua ia resolver a questão...
  9.  # 73

    Colocado por: tob

    Não estou a ver como é que uma linha continua ia resolver a questão...


    simples a regra diz que quem sai pela direita deve sair a primeira saída logo se esse percurso for feito por uma linha continua e descontinua de dentro para fora fica resolvido , se pisar a linha ou seja se não sair na primeira saída é automaticamente culpado no acidente , percebe contudo que os carros que circulam numa segunda faixa tem o traço descontinuo para a mesma saída e sendo assim o sinal de via com prioridade resolve o resto ...

    o que não há é interesse de resolver o problema porque no governo só á burros lol
  10.  # 74

    Colocado por: rafaelisidorobastaria um simples linha continua para se resolver a questão ...


    Tipo isto?
    Estes tipos vão mais longe.. metem mesmo uma especie de lancil.
    • tob
    • 29 maio 2013 editado

     # 75

    Colocado por: hangas

    Tipo isto?
    Estes tipos vão mais longe.. metem mesmo uma especie de lancil.


    AH!!...assim já está melhor(mas não chegou apenas uma linha continua...foi preciso linhas descontinuas e ainda setas de seleção de vias)...mas apenas para evitar acidentes(ou não)...porque eu acho essa rotunda uma grande confusão!!!...se essa rotunda estiver num local com grande intensidade de transito(como parece)...vai criar grande congestionamento de transito, e possivelmente mais acidentes!!!

    Para isso na vez de criar todo esse aparato, não seria mais simples e eficaz regular essa rotunda com sinalização luninosa???

    P.S-Para alem disso essa sinalização existente no pavimento está imcompleta, porque nada me impede de nos espaços demarcados por traço descontinuo eu mudar de via.
  11.  # 76

    sim claro que assim é funcional e evita muito acidente mas o importante lembrar é que actualmente não é possível pela lei da estrada concluir um culpado pelas mesmas regras , uma simples linha continua e descontinua , continua da direita para a esquerda e descontinua da esquerda para a direita resolve o problema actual ... é mais barato em tempo de crise e acho que ninguém gosta de ser culpado assumido num acidente ...acho eu ?
  12.  # 77

    Onde está o carro vermelho a seta está muito bem...indicar esquerda...ou seja..eu iria em sentido contrario...ehehehehe...depois dizia que era o sinal que indicava...depois aqui só estão rotundas com duas entradas...e só com uma...depois não se esqueçam que os pesados raramente ou quase nunca conseguem cumprir como dizem...imaginem a gincana com uma coisa que pesa 40 toneladas e o comprimento...
    Isto foi feito para uma certas coisas que são os famosos 50/50 e assim lucram as seguradoras....portanto querem um conselho não batam principalmente nas rotundas...
  13.  # 78

    Colocado por: carlosfbmanuelOnde está o carro vermelho a seta está muito bem...indicar esquerda...ou seja..eu iria em sentido contrario...ehehehehe...depois dizia que era o sinal que indicava...depois aqui só estão rotundas com duas entradas...e só com uma...depois não se esqueçam que os pesados raramente ou quase nunca conseguem cumprir como dizem...imaginem a gincana com uma coisa que pesa 40 toneladas e o comprimento...
    Isto foi feito para uma certas coisas que são os famosos 50/50 e assim lucram as seguradoras....portanto querem um conselho não batam principalmente nas rotundas...

    mas Carlos ( a muito que não falávamos ) as linhas continuas que eu falo podem ser pisadas em caso de manobra está na lei das linhas , para pesados serve como qualquer outra linha actual na estrada em que os pesados podem pisar , depois a rotunda de uma via só não tem esse problema tem outro em que se bate na frente um é culpado e depois se bate por trás em que o outro é culpado se me faço entender ... esta aí dificulta claro os pesados !!!
  14.  # 79

    Já algum tempo que não falávamos...pois isto das portas levou-me muito tempo e ainda não estão...desculpem o offtopic...
    E depois também aparece a parte da porta para traz e da porta para a frente...isto quem faz os códigos por vezes faz para que as seguradoras possam escapar...mas as multas para os condutores...essas não deixam duvidas...
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  15.  # 80

    Colocado por: carlosfbmanuelJá algum tempo que não falávamos...pois isto das portas levou-me muito tempo e ainda não estão...desculpem o offtopic...
    E depois também aparece a parte da porta para traz e da porta para a frente...isto quem faz os códigos por vezes faz para que as seguradoras possam escapar...mas as multas para os condutores...essas não deixam duvidas...
    Concordam com este comentário:rafaelisidoro


    é como costumo dizer , não há leis neste país... todas elas são contornadas e no transito acontece ao mesmo ... mas o que me incomoda mais é que em alguns casos salta a vista a solução e por vezes a origem do problema e simplesmente não querem ver!!!!!!!!
    vou contar uma engraçada por detrás do meu serviço existe um beco no qual tem as traseiras de alguns edifícios assim como o local do meu trabalho são portões de garagens ... havia sempre alguma confusão no estacionamento de carros mas era quase como reservado aos trabalhadores das empresas que tinham os portões... também existe as traseiras do banco de Portugal em que ali ficava um policia 24h ora com os carros bem guardados pelo policia ficavam abertos e todos se serviam para manobrar como desse mais jeito ou então se batia á porta e se dizia pode dar um jeito vizinho... preciso tirar o meu carro , de lembrar que existe garagens no meu caso arrumo o carro no seu interior bem como o meu colega de trabalho ... caricato a câmara decidiu colocar lugares marcados , e sabe aonde os marcou eu explico ... em frente aos portões de garagens lol num lugar aonde ficava mais de 20 carros amigavelmente agora só leva 7 e só dois lugares é que estão fora dos portões mas mesmo assim não respeitam a distancia de manobra e mais ainda nem a policia os pode multar porque estão bem estacionados ... contudo uma rua para ser ou ter parque tem que ter certos requisitos como lugar de cargas e descargas nem isso acontece lá lol agora actualmente ainda está pior porque o Policia só faz a ronda e por vezes já tem carros em frente ao nosso portão e chamamos o reboque da Policia para retirar o carro das pessoas para que possamos sair ... enfim é de ficar de boca aberta um horror como está a ser tratado o nosso transito .
 
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