Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 321

    Colocado por: josecerejoEm relação à condensação, obrigado pela resposta. Por acaso eu pintei os tectos com tintas especificas anti humidade e os bichos pequenos "não sei o nome deles" que me apareciam durante o inverno já não apareceram mais. Onde há pontes térmicas é nas janelas que fica tudo molhado durante o Inverno. Pelo que entendi não irei ter problemas então. Obrigado

    Boa tarde, tenho um problema semelhante com esses bichinhos, sabe-me dizer que tinta utilizou?
  2.  # 322

    Boa tarde, sou novo membro neste fórum mas tenho vindo a acompanhar alguns tópicos e aproveito para "desenterrar" este, a procura de esclarecimentos.

    Comprei uma moradia com +-30 anos que não tem qualquer isolamento, no entanto as paredes são grossas, parece-me que de tijolo duplo e o sótão é em telha de cimento preta assente em placa de tijolo de cimento.

    Pretendo investir faseadamente no isolamento e eficiência energética da casa começando pelo sótãoque não é habitado.
    É grande, 4 águas, no meio tem pé direito suficiente para se andar em pé, tem paredes a meio. Tenho instalado no sótão o termoacumulador e um depósito de água, passam alguns tubos das águas e tenho também um tubo do recuperador de calor a praticamente todo o comprimento. De salientar que não dou utilidade a lareira (que está no 1° piso) pois tenho AC nos quartos. A Sala fica no R/C, sendo que no verão é fresca e uso aquecedor a gás no inverno só quando está muito frio.
    O 1° piso é quente no verão e frio no inverno, pelo que estou na dúvida entre colocar lã de rocha na laje do sótão ou XPS na face interior da placa de cobertura?

    Trocar toda a inificiente caixilharia de alumínio por uma de PVC oscilo-batente de vidro duplo será o objetivo seguinte...



    Agradeço vossos comentários.
    Cumprimentos
  3.  # 323

    Colocado por: Joseh24Comprei uma moradia com +-30 anos que não tem qualquer isolamento, no entanto as paredes são grossas, parece-me que de tijolo duplo e o sótão é em telha de cimento preta assente em placa de tijolo de cimento.


    Tenho uma moradia praticamente com essas características que também comprei recentemente, e fiz as seguintes intervenções, até ao momento todas elas se revelaram excelentes opções, tanto a nível térmico, acústico como económico.

    - Substituição da caixilharia por PVC oscilo batente com vidro duplo 6-18-4 com argon e warmedge.
    - Ar Condicionado Daikin na Sala e Quartos, essencialmente para o aquecimento da casa.
    - Isolamento de laje do sótão com insuflação de 20cm de lã mineral URSA PULSR'47.

    Tendo acesso facilitado ao sotão, pode sempre optar por duas camadas de mantas de lã de 80mm cruzadas que produz o mesmo efeito.
    Se puder e conseguir , coloque você mesmo, os valores que pedem por este trabalho é qualquer coisa de alucinante.
    Eu optei pela insuflação pq não tinha acesso facilitado ao meu, não aprecio alturas, e ficou em metade do valor que me pediam para colocar as mantas.

    Proxima intervenção será a colocação de paineis solares... mas os preços andam upa upa, e os apoios estão suspensos para já.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joseh24
  4.  # 324

    Colocado por: Joseh24Boa tarde, sou novo membro neste fórum mas tenho vindo a acompanhar alguns tópicos e aproveito para "desenterrar" este, a procura de esclarecimentos.

    Comprei uma moradia com +-30 anos que não tem qualquer isolamento, no entanto as paredes são grossas, parece-me que de tijolo duplo e o sótão é em telha de cimento preta assente em placa de tijolo de cimento.

    Pretendo investir faseadamente no isolamento e eficiência energética da casa começando pelo sótãoque não é habitado.
    É grande, 4 águas, no meio tem pé direito suficiente para se andar em pé, tem paredes a meio. Tenho instalado no sótão o termoacumulador e um depósito de água, passam alguns tubos das águas e tenho também um tubo do recuperador de calor a praticamente todo o comprimento. De salientar que não dou utilidade a lareira (que está no 1° piso) pois tenho AC nos quartos. A Sala fica no R/C, sendo que no verão é fresca e uso aquecedor a gás no inverno só quando está muito frio.
    O 1° piso é quente no verão e frio no inverno, pelo que estou na dúvida entre colocar lã de rocha na laje do sótão ou XPS na face interior da placa de cobertura?

    Trocar toda a inificiente caixilharia de alumínio por uma de PVC oscilo-batente de vidro duplo será o objetivo seguinte...



    Agradeço vossos comentários.
    Cumprimentos


    Quanto ao sotão, sem dúvida isolamento da laje com lã de rocha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joseh24
    • RSP
    • 14 dezembro 2022

     # 325

    Colocado por: taunusQuanto ao sotão, sem dúvida isolamento da laje com lã de rocha.
  5.  # 326

    E por cima faça um caminho com umas lajetas do mais barato do Leroy para andar a vontade ou tábuas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joseh24
  6.  # 327

    É exatamente isso que pretendo fazer, tenho acesso pelo interior e pretendo ser eu a fazer, mas tenho mais uma dúvida relativamente a condensação que poderá ou não eventualmente aparecer. Sendo que o a cobertura é em placa, isolando a lage com lá de rocha haverá arejamento suficiente?

    Estou a pensar colocar a primeira camada de lá com Kraft assente na lage e a segunda camada ao contrário para proteger do pó. Ou então, lá com mais espessura e um revestimento por cima que já li algures mas não me recordo do nome...
  7.  # 328

    Colocado por: RicardoPortoE por cima faça um caminho com umas lajetas do mais barato do Leroy para andar a vontade ou tábuas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Joseh24
  8.  # 329

    Com algum apoio ou só assentar direto em cima da lá?
  9.  # 330

    Tenho uma situação parecida e também já pensei em isolar melhor o sótão porque é frio no inverno e aquece no verão, passo a explicar.
    Uma moradia de 2004 de dois pisos em que posteriormente abriram a placa para aproveitar o sótão, apesar de não se conseguir andar em pé. Colocaram chão cerâmico e estuque na placa do telhado. O telhado inclinado tem isolamento roofmate (azul) entre as telhas e a placa.
    O frio/calor acaba por passar para o piso de baixo. Já pensei colocar lã de rocha ou xps na placa do telhado mas como não se consegue andar em pé no sótão era menos espaço que ia ter, apesar de não ser preocupante que é mais para arrumação.
    Que sugerem neste caso?
    Obrigado
  10.  # 331

    Colocado por: Joseh24Com algum apoio ou só assentar direto em cima da lá?

    Direto, pois é apenas para distribuição da carga do seu pisar.

    Umas pranchas de madeira fica bem.

    Como tem acesso fácil, querendo usar o espaço restante para arrumar tralha, é meter umas placas de osb 3 (se calhar, 1cm de espessura chega) em cima da lã.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joseh24
  11.  # 332

    Colocado por: b3dukes

    Tenho uma moradia praticamente com essas características que também comprei recentemente, e fiz as seguintes intervenções, até ao momento todas elas se revelaram excelentes opções, tanto a nível térmico, acústico como económico.

    - Substituição da caixilharia por PVC oscilo batente com vidro duplo 6-18-4 com argon e warmedge.
    - Ar Condicionado Daikin na Sala e Quartos, essencialmente para o aquecimento da casa.
    - Isolamento de laje do sótão com insuflação de 20cm de lã mineral URSA PULSR'47.

    Tendo acesso facilitado ao sotão, pode sempre optar por duas camadas de mantas de lã de 80mm cruzadas que produz o mesmo efeito.
    Se puder e conseguir , coloque você mesmo, os valores que pedem por este trabalho é qualquer coisa de alucinante.
    Eu optei pela insuflação pq não tinha acesso facilitado ao meu, não aprecio alturas, e ficou em metade do valor que me pediam para colocar as mantas.

    Proxima intervenção será a colocação de paineis solares... mas os preços andam upa upa, e os apoios estão suspensos para já.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Joseh24


    Apenas para ficar com uma ideia, que valores rondam uma janela sacada com essas características?
  12.  # 333

    Colocado por: b3dukes

    Tenho uma moradia praticamente com essas características que também comprei recentemente, e fiz as seguintes intervenções, até ao momento todas elas se revelaram excelentes opções, tanto a nível térmico, acústico como económico.

    - Substituição da caixilharia por PVC oscilo batente com vidro duplo 6-18-4 com argon e warmedge.
    - Ar Condicionado Daikin na Sala e Quartos, essencialmente para o aquecimento da casa.
    - Isolamento de laje do sótão com insuflação de 20cm de lã mineral URSA PULSR'47.

    Tendo acesso facilitado ao sotão, pode sempre optar por duas camadas de mantas de lã de 80mm cruzadas que produz o mesmo efeito.
    Se puder e conseguir , coloque você mesmo, os valores que pedem por este trabalho é qualquer coisa de alucinante.
    Eu optei pela insuflação pq não tinha acesso facilitado ao meu, não aprecio alturas, e ficou em metade do valor que me pediam para colocar as mantas.

    Proxima intervenção será a colocação de paineis solares... mas os preços andam upa upa, e os apoios estão suspensos para já.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Joseh24


    Apenas para ficar com uma ideia, que valores rondam uma janela sacada com essas características?
  13.  # 334

    Colocado por: OliveirafabioApenas para ficar com uma ideia, que valores rondam uma janela sacada com essas características?


    Ui o ano passado, posso-lhe dizer que paguei cerca de 3K por 8 janelas + 1 sacada de 3 portas (valor na imagem).
    Mas entretanto isto levou um rombo, que já tenho visto por aqui orçamentos para a mesma coisa por praticamente o triplo do preço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Oliveirafabio
      sacada.JPG
  14.  # 335

    Muito obrigado. Pois também tenho essa ideia que isto subiu muito. No meu caso serão, 5 sacadas de 2 folhas e 1 janela.
    Até tenho medo...
  15.  # 336

    Colocado por: OliveirafabioMuito obrigado. Pois também tenho essa ideia que isto subiu muito. No meu caso serão, 5 sacadas de 2 folhas e 1 janela.
    Até tenho medo...


    Em todo o caso, peça muitos orçamentos, eu pedi uns 13, é chato, mas recebi orçamentos para a mesma configuração entre os 2,9K e os 7K, depois optei pelo que dentro do que pretendia gastar me inspirou mais confiança e competência.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Oliveirafabio
  16.  # 337

    Foi sugerido pelo empreiteiro a colocação de isolamento adicional entre o gesso cartonado e a lage.
    Será que se justificam os euros extra ?
    No projecto termico a cobertura tem estes valores :
    Designação: CobE1 - Coeficiente de transmissão térmica superficial (U): 0,34 W/(m²·ºC) ( não faço ideia se é muito , pouco, bom ou mau , para mim tenho que o que está no projecto é o que está bem) . Dos métodos que tem visto qual é a "boa" prática ?
      Pormenor Construtivo.png
  17.  # 338

    Colocado por: H Alves.Será que se justificam os euros extra


    Como tem painel sandwich, é altamente recomendável que tenha manta de lã, com papel kraft, e fita cola a selar bem, por cima do teto falso. Para (tentar) evitar condensações no painel sandwich.

    Também pode aplicar algum tipo (eficaz) de barreira ao vapor, sobre a lage (e antes das placas de XPS)

    E, mesmo assim, não seria estranho que tivesse que ventilar o espaço abaixo dos painéis sandwich, caso apareça água decorrente de condensação.
    • VCG
    • 12 janeiro 2023

     # 339

    ricardo.rodrigues, ainda ontem estava a "discutir" a problemática das condensações no uso de painel sandwich com um instalador. A susgestão que ele me referiu foi colocar girândolas inox de forma o ar circular entre o painel e a placa com neste caso do H. Alves. Concorda com essa abordagem?
  18.  # 340

    Nesse caso em concreto a mais valia do isolamento será em termos acústicos.
    Eu não descurava isso.
 
0.0639 seg. NEW