Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

Colocado por: taunusSó pousar não é bem assim. Elas vão ser todas coladas e presas com os respectivos parafusos.

Mas para quê!?
  2.  # 262

Colocado por: Pedro Barradas
    Mas para quê!?

Para quê o quê? Os parafusos? São redundantes?
  3.  # 263

Isso é asneira, não as coloque no telhado, coloque no chão
  4.  # 264

Colocado por: NTORION

Ainda n percebi se é para colar em cima ou em baixo... ou seja onde pretende isolar o sotão? São trabalhos diferentes.
    Pelas imagens que mostra, apesar de ser mais trabalhoso preferia colar acima, pq esse piso n parece muito regular.

Posso lhe dizer, que sem perceber nada, fiz esse trabalho para uma área sensivelmente idêntica, só que assentei em baixo que é mais simples, por outro lado tive de limpar tudo, picar rebocos velhos q por lá ficaram etc... ou seja tirei umas boas sacas de masssas velhas. Demorei 3 dias, 2 meus e 1 de 1 ajudante.

A diferença de preço do xps de 4cm para 8cm são cerca de 5€/m2...
    https://www.obras360.pt/loja/tec/loja/tec/0010020452tc-xps-poliestireno-extrudido-isolamento-rooftec-sl-floortec-300

A opção inicialmente dada tinha sido em colocar na cobertura inclinada. Solução que não me agradava muito pelo que tenho lido no forum de que o isolamento da laje é mais eficaz.

O Sótão já está mais limpo, já não existe depósito nem cilindro, nem metade das tubagens que se vêm. Entretanto já pedi novo orçamento para colocar floormate e já me foi dado. Considerando que se reduzem as áreas para cerca de 100m2 e que o trabalho pode eventualmente ser feito num dia, para aplicar floormate de 60 mm2 o orçamento reduziu para 15€/m2. Seriam cerca de 1500€ no total.
  5.  # 265

Colocado por: RicardoPortoIsso é asneira, não as coloque no telhado, coloque no chão

Entretanto já publiquei novamente acima. Já tenho proposta para o chão. Só tenho de ter cuidado com a tubagem do AC a ver se consigo passar as placas por baixo da dita.
  6.  # 266

Colocado por: RicardoPortoIsso é asneira, não as coloque no telhado, coloque no chão

Quais são os cuidados a ter para colocar no chão? Por cuidados quero dizer essencialmente se convém colocar algum tipo de película antes, como se podem fazer os remates na parede, etc, etc
  7.  # 267

Viva, não sendo um expert no assunto, coloquei poliuretano projectado (5cm) na laje do meu sotão e fiquei satisfeito com o resultado. O preço foi idêntico ao que referiu para o floormate.
  8.  # 268

Colocado por: simaoguimViva, não sendo um expert no assunto, coloquei poliuretano projectado (5cm) na laje do meu sotão e fiquei satisfeito com o resultado. O preço foi idêntico ao que referiu para o floormate.

Qual o aspecto disso no final? Tem fotos? De que zona é?
  9.  # 269

Colocado por: taunus
    Qual o aspecto disso no final? Tem fotos? De que zona é?

Seguem algumas fotos. O sotão não é utilizado. Zona litoral oeste.
      ec106bde-a93a-4354-9c69-9f0b242c1b42.jpg
      acfb5fd8-dc57-4461-9031-27bdb08afe83.jpg
      89bbb99f-70d4-4557-bd81-e027ad75c09d.jpg
  10.  # 270

Quais são os cuidados a ter para colocar no chão? Por cuidados quero dizer essencialmente se convém colocar algum tipo de película antes, como se podem fazer os remates na parede, etc, etc

É colocar no chão, desbastar por baixo se tiver tubos, encher as juntas com poliuretano e cortar certo no fim. Os remates nas paredes faz igual. As placas mete uns cordões de cola e veda próprio para xps.

Basta varrer bem e aspirar o chão.
    Não leva nenhum plástico
  11.  # 271

Colocado por: RicardoPorto

É colocar no chão, desbastar por baixo se tiver tubos, encher as juntas com poliuretano e cortar certo no fim. Os remates nas paredes faz igual. As placas mete uns cordões de cola e veda próprio para xps.

Basta varrer bem e aspirar o chão.
    Não leva nenhum plástico

Nos encaixes das placas é recomendado colocar o poliuretano?
  12.  # 272

Existem placas macheadas.
  13.  # 273

14.  # 274

Macheado é isto?

Sim. Facilita o isolamento contínuo.
  15.  # 275

Colocado por: ricardo.rodrigues

Sim. Facilita o isolamento contínuo.

Sim, é destas que iria colocar. Tem encaixe macho e fêmea
  16.  # 276

Mais uma vez venho pedir a vossa ajuda. Acabei de subir ao sótão e verifiquei que a laje tem mais irregularidades do que aquelas que eu tinha em lembrança da última vez que subi lá. O que está em causa são as tubagens da eletricidade que estão cravadas no solo com cimento, visto que o PPR e os tubos de AC têm folga para levantar. Ora desta forma não poderia pousar as placas de XPS que ficaria uma grande porcaria.

Tive a ideia de regularizar o pavimento com leca, ideia essa que partilhei com o senhor que me vai ajudar a fazer o trabalho e que também achou boa ideia. Já estive a fazer umas contas e para levantar a laje toda com 90m2 em 5cm seriam necessários cerca de 4,5m3 de leca.

Acham boa ideia? Existe melhor material para este efeito? Soluções?
      IMG_20220122_172355.jpg
      IMG_20220122_172129.jpg
      IMG_20220122_172113.jpg
  17.  # 277

A leca, com uma leitada de cimento para agregar pode resolver, sim.
  18.  # 278

Colocado por: ricardo.rodriguesA leca, com uma leitada de cimento para agregar pode resolver, sim.

Não tinha pensado nisso. Tinha pensado em despejar, regularizar e pousar o XPS.
    •  
      taunus
    • 23 janeiro 2022 editado

# 279

A questão da lã de rocha ainda não está encerrada, até porque seria uma solução mais barata para mim, por ser de mais fácil aplicação.

Já estive a fazer as contas à leca e seriam cerca de 500€ a mais para cerca de 5m3. O trabalho em XPS 60mm ficaria em 2000€.

Também estive a fazer as contas a duas camadas de lã de rocha da Volcalis Easy Kraft 80mm e seriam cerca de 760€ já com transporte, isto no Leroy Merlin. Aqui faria eu o trabalho.
    Tenho duas questões:
    - Existe vantagem no Easy Kraft Alumínio em detrimento do Easy Kraft?
    - Outros locais onde possa comprar lã de rocha mais barata no Grande Porto (do que no leroy Merlin)
  19.  # 280

Outros locais onde possa comprar lã de rocha mais barata no Grande Porto (do que no leroy Merlin)

Comprei recentemente aqui:
    Ponto Placa Matosinhos
    22 995 5490
    https://maps.app.goo.gl/wJMsB1c1aPuqRKSLA

0.0564 seg. NEW