Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 821

o estado não tem que necessariamente ser um pai protector, tem é que zelar pela perfeita racionalização dos recursos exigindo a cada um dos filhos o cumprimento das suas responsabilidades sem ter que destruir o seio familiar, ou não é isso que os países nórdicos fazem??

já agora J.Fernandes

quais são para si os portugueses mal comportados? será que defende que quem não foi mal comportado não tem que ser posto no olho da rua??
  2.  # 822

Eu não considero que pertenço a essa "família" coisíssima nenhuma. :-)
  3.  # 823

Os países nórdicos, já perceberam há muito a insustentabilidade do seu modelo. A Suécia nos últimos anos tem desmantelado muito do seu Estado Social e a na Dinamarca discute-se cada vez mais se se podem dar ao luxo de pagar rendimentos mínimos altíssimos a pessoas que, racionalmente, escolhem não trabalhar.

Na analogia que estávamos a usar, quando o marco1 se referiu a filhos que são postos fora de casa, eu entendi como uma referência a pessoas que perderam os seus rendimentos. Da mesma forma, quando eu me refiro a filhos que não contribuem para o bem da família e continuam a usufruir das amenidades da casa dos pais, estava a referir-me a subsídio-dependentes, a empresas várias que conseguem contratos via amiguismo de governantes e tantas outras situações similares.
    Concordam com este comentário: two-rok
  4.  # 824

no meio disso tudo aonde para as vacas lol os peixes, as hortaliças , os grandes empresários , a construção , as empresas publicas !!!!! aonde param estes dinheiros todos ? há que lembrar que um lavrador recebe muito dinheiro mas muito mesmo do governo !!!!! não é um rendimento mínimo também ? as empresas que contratam do fundo de desemprego que só pagam uma pequena parte do ordenado também não é um rendimento mínimo ? os que gastam demais e não gerem riqueza também não é um rendimento mínimo ? os que nada fazem para usufruir de certas regalias também não é um rendimento mínimo ?

o que está mal é o sistema por completo ???? e a distribuição de riqueza pelas pessoas através do seu ordenado !!!! eu pergunto se é bom estar sem trabalhar e receber um rendimento porque não ficamos todos em casa ? porque não temos todos vacas , ou porque não vamos todos pescar ???? ou porque não abrimos todos uma multi nacional ?????

porque precisa um dos homens mais ricos de Portugal de subsídios para manter as suas empresas ?
    porque precisam os lavradores de gasóleo barato e maquinas a fundo perdido ?
    porque precisam os deputados de condutores particulares ????? e carros pagos por nós ????
    eu não tenho nada disso e ainda tenho que pagar para quem tem !!!!!!! será justo?
  5.  # 825

O rendimento mínimo é um conceito estapafúrdio, não me entra na cabeça, é um incentivo à improdutividade. Não foi com esse intuito que foi criado. Já à muito tempo que deveria ter sido completamente alterado, teria de ser algo temporário, nunca por tempo indefinido.

Colocado por: marco1two-rok

eu penso que o que as pessoas querem é que se trate do assunto como se fosse por exemplo na sua casa/ família

ou seja cortava-se o que se cortasse mas com certeza que não iria por um filho fora de casa ou coisa do género de criar restrições apenas a um dos seus filhos. Dá trabalho? é difícil? claro que é mas isso chama-se governar e cuidar bem da sua família.

As pessoas querem gestores de topo a governar o país, mas a ganhar menos do que qualquer médico ganha mensalmente. É uma autêntica falácia, é lógico que assim só vai para lá quem não tiver competências para ganhar mais noutro lado... Ficamos à mercê de jotinhas que toda a vida lamberam as botas a alguém para chegar "lá acima" e que não têm qualquer tipo de experiência profissional, simplesmente começaram como governantes de um país... Para qualquer entrevista de emprego é preciso um CV, mas para ir para o governo nem tanto...
  6.  # 826

Colocado por: two-rokAs pessoas querem gestores de topo a governar o país

Eu ficava-me por: As pessoas querem quem os governe. :P
  7.  # 827

O mesmo argumento pode ser usado para dar as melhores condições aos FP.
    Porque não haveria eu de querer o melhor varredor de rua do país na minha rua?
    E se quero o melhor tenho de lhe pagar e garantir melhores condições que qualquer outra entidade ...
    Concordam com este comentário: treker666
  8.  # 828

Colocado por: PeSilvaPorque não haveria eu de querer o melhor varredor de rua do país na minha rua?

Porque a sua rua não é o país... O facto da sua rua ser bem ou mal limpa, pouco interessa para a economia do país...
  9.  # 829

Colocado por: PeSilvaE se quero o melhor tenho de lhe pagar e garantir melhores condições que qualquer outra entidade ...

Os FP's são livres de irem procurar as melhores condições onde bem entenderem...
  10.  # 830

Colocado por: two-rok

Os FP's são livres de irem procurar as melhores condições onde bem entenderem...

Portanto, só lhe interessa ter professores, médicos, varredores do lixo, engenheiros, arquitetos, enfermeiros, cozinheiros, etc, etc, que mais ninguém queira?
  11.  # 831

becas

não vale a pena o debate sobre a reforma do estado está inquinado e reduzido aos números

a bandeira nacional é garantir a toda a pressa condições ir aos mercados fazer mais divida para alimentar o pote upss o estado.
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  12.  # 832

Colocado por: two-rok

E pelo menos duas colegas fizeram isso mesmo. As pessoas estão desanimadas e as que têm oportunidade estão a ir-se embora. Eu próprio se tivesse um curso que permiti-se ir para o estrangeiro, era isso mesmo que faria.
    • eu
    • 14 maio 2013

# 833

Colocado por: marco1não vale a pena o debate sobre a reforma do estado está inquinado e reduzido aos números

Está muito na moda criticar "os números", mas o nosso problema fundamental são mesmo os números.

É muito bonito dizer: "as pessoas não são números", mas é uma grande falácia, porque do ponto de vista de gestão orçamental, as pessoas são mesmo números.
  13.  # 834

Colocado por: euporque do ponto de vista de gestão orçamental, as pessoas são mesmo números.

As pessoas até podem não ser números, mas o artifício que se usa para fazer a economia funcionar tem lá um número escarrapachado. Mas podíamos fazer umas notas com que tivessem impresso: "Vale o que o senhor quiser".
  14.  # 835

Colocado por: two-rokAs pessoas querem gestores de topo a governar o país, mas a ganhar menos do que qualquer médico ganha mensalmente.

Colocado por: two-rokOs FP's são livres de irem procurar as melhores condições onde bem entenderem...

Então explique lá porque haveríamos de querer gestores de topo a ganhar bem e para as restantes áreas serviria qualquer um a ganhar mal.
  15.  # 836

eu
    falacia é muita coisa, não vá por ai
    ou é tão ingenuo que pensa que não há politica nenhuma no processo??
    é pena os números não serem bem analisados mas apenas contabilizados
    mas deixe lá que pelo andar da carruagem até aqueles que ainda tem ovos vão ser atingidos pela própria estratégia.
    o gaspar e a desculpa dos números deu muito jeito mas acabando os ovos vão chegar á conclusão que foi errado acabar com muitos galinheiros.
  16.  # 837

Colocado por: marco1falacia é muita coisa, não vá por ai

Um exemplo "interessante":
    Há professores a mais?
    http://www.ionline.pt/iOpiniao/ha-professores-mais
  17.  # 838

O mesmo argumento pode ser usado para dar as melhores condições aos FP.
    Porque não haveria eu de querer o melhor varredor de rua do país na minha rua?
    E se quero o melhor tenho de lhe pagar e garantir melhores condições que qualquer outra entidade ...

Verdade. Segue-se que, desejavelmente, havendo determinado número de ruas e um número finito de potenciais varredores, nem todas terão o mesmo, e poucas terão o melhor varredor. Algumas não terão sequer um bom varredor, e quiçá outras não terão sequer um mau, porque pura e simplesmente não terão.

não vale a pena o debate sobre a reforma do estado está inquinado e reduzido aos números

Os "números" são fundamentais. Sem o constrangimento dos "números", não existiria sequer qualquer ideia de "reforma".

Então explique lá porque haveríamos de querer gestores de topo a ganhar bem e para as restantes áreas serviria qualquer um a ganhar mal.

Ganhar bem ou mal é um conceito largamente subjectivo, mas do meu ponto de vista não há qualquer justificação objectiva para valores de salários que não o resultado das forças de mercado.
  18.  # 839

Colocado por: luisvvGanhar bem ou mal é um conceito largamente subjectivo

De acordo (mal escrito), era uma resposta a isto:

Colocado por: two-rokmas a ganhar menos do que qualquer médico ganha mensalmente
  19.  # 840

luisvv
    lá vem chuva...

são precisos três limões, o luisvv vai arranja-los onde quiser e vou arranja-los onde eu quiser ou vai-me dizer que só há uma forma, um pomar onde há limões???

0.2458 seg. NEW