Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Sim, existem muitos privados que o estado lhes arranjou emprego, alias isso já vem de longa data, o estado é "amigo" e arranja emprego.
    Isso é culpa dos políticos para enganarem a malta.
    Por isso estamos como estamos, e nada tenho contra os certificados energéticos pois acho que , se bem feitos são uma ajuda importante para o consumidor, mas que necessidade havia de existir a taxa para a ADENE?? Ainda mais caríssima?? Isso já é mama!!

    Colocado por: danobregaVocês prendem-se muito na discussão dos salários da FP vs Privado. O problema é outro... o problema é a distorção do que um ganha pela intervenção do estado e isso existe em muitas vertentes.

    Um funcionário público até pode ganhar pouco. Por exemplo, pelo que se ganha num hospital privado VS o que se ganha num hospital público, diria que os médicos em média estão prejudicados. Mas um funcionário público também pode ganhar muito, comparado com o privado.

    Mas dou outro exemplo, privado. Os certificados energéticos. Se não fosse o estado, ou se amanhã se anulasse a lei que obriga ao consumo deste serviço, estes senhores ficavam sem emprego. São privados, mas tem trabalho garantido por decreto de lei.
    Concordam com este comentário:eu,staker
  2.  # 2

    Se é seu porque desconta para ele, então também é meu porque também desconto, o que faz de mim patrão de mim próprio.... :D


    Colocado por: system32A resposta é simples , tirando cunhas que também existem pelo privado:
    Um dia a colega da sua mulher vai para o olho da rua! Simples! Na FP são promovidas as duas !!

    Também tenho o mesmo problema em casa.

    Mas com os dinheiros dos outros posso eu muito bem, agora o estado também é meu, logo, como "accionista" tenho o direito a ver o meu dinheiro bem empregue!




    • ze79
    • 6 fevereiro 2013

     # 3

    nem mais;-)))

    Quem paga o estado são os privados, os vossos impostos são apenas um retorno ao bolo de onde já tinha saído o vosso ordenado.

    O zé parvinho paga e não bufa , os Fp revoltados dizem e nos não pagamos ,pagamos .

    Temos depois de dizer que é com o nosso dinheiro (dos contribuintes )do privado;-)))
  3.  # 4

    Não se preocupem com os ordenados dos funcionários públicos.... Preocupem-se é com os ordenados que o estado paga a quem não trabalha, não produz, não desconta e tem tudo o que quer do estado.... Rendimentos mínimos, rendimentos de reinserção, rendimentos + abonos que juntos fazem mais que o ordenado do FP e que a juntar a isso vivem em casas do estado onde pagam rendas de 15 e 20 eur, com infantários de borla e etc.... com isso é que se haviam de revoltar, esses que levam 400, 500, 600, 700, 800 eur de subsídios e que nada fazem a não ser andar naquelas vidinhas do bairro. Contra esses ninguém se manifesta nem ninguém se revolta e ainda acham muito bem.
    Concordam com este comentário: A. Madeira, system32, two-rok, Monteiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ze79, lovesong
  4.  # 5

    Deviam-se era revoltar com os chineses que vieram para cá e arrebentaram com o nosso comércio tradicional e como se não chegasse ainda não pagam impostos
    Concordam com este comentário: branco.valter
    • ze79
    • 6 fevereiro 2013

     # 6

    mau quer dizer que pagamos grandes salários a fiscais das finanças ,estrangeiros e fronteiras e eles estão a dormir , rua já com esse bando de incompetentes;-(
  5.  # 7

    Concursos publicos?? Isso normalmente é tudo cunhas, mas mesmo que não seja, qual a diferença quando 200 pessoas se candidatam a uma vaga no privado??

    ADSE não é autónoma, o que vocês pagam não chega, nós, todos os contribuintes contribuem para vocês a usarem!!
    Se já trabalhou para o belmiro sabe que hoje se ainda lá estivesse ganharia bastante mais , mas trabalharia muito mais , e não me refiro a "estar no emprego". Refiro-me a trabalho efectivo, orientado a objectivos.Isso pouco ou nada existe no publico.

    Trabalho garantido sim, assim foi todos estes anos e reforma maior e antes dos privados. Se vai mudar?? Espero que sim, mas até lá (e se acontecer) os privados têm motivo para protestar.


    Pois vocês querem que nivelemos por vocês , até não seria mau , o problema é que o pais não produz para isso, por isso temos de nivelar por baixo, um esboço do que o coelhinho anda a tentar fazer.

    Ressabiados?? Claro imagine por Ex que a sua empregada domestica ganhava mais que você (se isso fosse possível) também ia gostar disso??
    Se eu pago pelo serviço não quero que vivam melhor que eu,


    Colocado por: branco.valterMeus caros confesso que só li a primeira página deste tópico e eu já sei por alto o que se escreveu nas páginas a seguir.

    Como o tio Hannibal diria:

    -Comecemos por partes!

    Eu sou FP, como tal tive que ir a concurso público para conseguir entrar. Na altura tinha o 11.º ano completo, faltando uma disciplina do 12.º ano. Já tinha a tropa feita e estava a trabalhar para o tio Belmiro. Fui ganhar o salário mínimo nacional e com a perspectiva de subir na carreira. No segundo ano de contracto e incentivado pela minha chefia, fui tirar um curso técnico-profissional de ano e meio com seis meses de estágio. Gastei milhares de euros do meu bolso em transportes, propinas (ia quase metade do meu salário) e outros extras. Depois de todo o meu esforço foi prometido uma reclassificação na carreira. Estive dois anos à espera, mas finalmente tornei-me Técnico. Com isso tive direito à ADSE e um salário de seiscentos e poucos euros. Eu fui dos últimos a ter direito à ADSE, pouco tempo depois todos os novos funcionários a tornarem-se efectivos já não tinham direito a esse sub-sistema. Passado 10 anos de carreira, continuo exactamente na mesma posição, não tendo progredido nada na mesma. Se ganho mais é graças aos aumentos anuais nos salários, ganhando a loucura de 650 euros (limpos). Estou constantemente a ir de um lado para o outro (porque há falta de funcionários) e uso sempre a minha viatura. Oficialmente só trabalho 7 horas, no entanto passo mais tempo no trabalho que a minha mulher que trabalha 8. Dizem que eu tenho muitas regalias...eu só queria saber quais?

    ADSE? Desconto para ela!

    Menos horas de trabalho? Só oficialmente, na prática é outra coisa.

    Trabalho garantido? Até agora, mas para isso tive que ir a concurso público e entre mais de 200 pessoas a quererem entrar, só entraram 20 (e eu não tenho qualquer tipo de cunha). Para além disso tenho que cumprir com os objectivos delineados superiormente, senão pode haver consequências.

    As pessoas queixam-se, mas depois vejo-as a ganhar tanto ou mais do que eu. Quantas pessoas passaram por dois concursos públicos? Eu tive, um para entrar e outro para passar a efectivo.

    Se as pessoas dissessem que todos deveriam ter os mesmos direitos (para cima), tudo bem. O problema é que eu vejo é muito ressabiamento, muita mesquinhez e em vez de lutarem para terem os tais direitos que os FP têm, preferem acabar tudo e nivelar por baixo.

    Isso é mesquinhez, pura e dura, mais nada!
  6.  # 8

    Quando até existem objectivos estipulados, não existem pelalizações para quem não os cumpre, muitas vezes são marcados por quem não sabe sequer o que está a fazer, por isso é tudo uma anedota pegadas; sangan-se ascomadres , mas fica tudo em aguas de bacalhau. Ou seja não rolam cabeças como deviam!

    Colocado por: branco.valter

    Está certo e errado ao mesmo tempo. Não não somos motivados, até porque não há progressão nas carreiras (ao contrário do que se diz). E sim, cada serviço tem objectivos muito bem delineados e cada um tem também os seus objectivos muito bem estabelecidos.
  7.  # 9

    ADSE não é autónoma, o que vocês pagam não chega, nós, todos os contribuintes contribuem para vocês a usarem!!
    Se já trabalhou para o belmiro sabe que hoje se ainda lá estivesse ganharia bastante mais , mas trabalharia muito mais , e não me refiro a "estar no emprego". Refiro-me a trabalho efectivo, orientado a objectivos.Isso pouco ou nada existe no publico.


    Estaria a ganhar um pouco mais, não muito mais. O tempo dos ordenados de milhares de euros para cargos de chefia já foram o tempo. E sim trabalharia mais e ganharia um pouco (não muito) mais. Estudei e consegui um emprego que recebo um pouco menos, mas tenho vida própria. E já agora, eu volto a frisar, EU TENHO OBJECTIVOS para cumprir!

    Trabalho garantido sim, assim foi todos estes anos e reforma maior e antes dos privados. Se vai mudar?? Espero que sim, mas até lá (e se acontecer) os privados têm motivo para protestar.


    Qual é a diferença entre o emprego da minha mãe que não tem objectivos para cumprir, está no mesmo local de trabalho à décadas e recebe de aumentos mais do que eu todos os anos? Há sim...muita coisa.


    Pois vocês querem que nivelemos por vocês , até não seria mau , o problema é que o pais não produz para isso, por isso temos de nivelar por baixo, um esboço do que o coelhinho anda a tentar fazer.


    Então lutem por isso. Há pois, é mais fácil mandar os outros abaixo do que lutar pelos próprios direitos. Isso dá trabalho (trabalho esse que foi feito pelos FP).

    Ressabiados?? Claro imagine por Ex que a sua empregada domestica ganhava mais que você (se isso fosse possível) também ia gostar disso??
    Se eu pago pelo serviço não quero que vivam melhor que eu,


    Isso na minha terra chama-se exactamente de ser-se ressabiado. Já agora ganha menos do que os meus 650€?

    PS: eu não tenho empregada doméstica, mas a minha mulher limpa umas escadas para ganhar mais algum, isso conta?
  8.  # 10

    Colocado por: system32Quando até existem objectivos estipulados, não existem pelalizações para quem não os cumpre, muitas vezes são marcados por quem não sabe sequer o que está a fazer, por isso é tudo uma anedota pegadas; sangan-se ascomadres , mas fica tudo em aguas de bacalhau. Ou seja não rolam cabeças como deviam!



    Existir existe, a penalização é a não progressão na carreira, mas como à muitos anos que estão congeladas, estão à partida todos penalizados.
    Da mesma maneira que também não há recompensas para que atinja ou supere os objectivos.
    • ze79
    • 6 fevereiro 2013

     # 11

    Colocado por: staker

    Existir existe, a penalização é a não progressão na carreira, mas como à muitos anos que estão congeladas, estão à partida todos penalizados.
    Da mesma maneira que também não há recompensas para que atinja ou supere os objectivos.


    Tretas ,Tretas não adianta , ser FP é o mesmo que ser dependente do sistema ( como os drogados ) da droga ,os FP dependem do estado e compadres (comadres ), cunhas .

    Uma rapariga da minha terra alegou estar gravida só para não a despedirem no fim do contrato e assim passar ao quadro ;-((( assim esta o pais ,depois coitada nunca lhe cresceu a barriga para a frente.
    Concordam com este comentário: two-rok
  9.  # 12

    Colocado por: system32Concursos publicos?? Isso normalmente é tudo cunhas, mas mesmo que não seja, qual a diferença quando 200 pessoas se candidatam a uma vaga no privado??

    ADSE não é autónoma, o que vocês pagam não chega, nós, todos os contribuintes contribuem para vocês a usarem!!
    Se já trabalhou para o belmiro sabe que hoje se ainda lá estivesse ganharia bastante mais , mas trabalharia muito mais , e não me refiro a "estar no emprego". Refiro-me a trabalho efectivo, orientado a objectivos.Isso pouco ou nada existe no publico.

    Trabalho garantido sim, assim foi todos estes anos e reforma maior e antes dos privados. Se vai mudar?? Espero que sim, mas até lá (e se acontecer) os privados têm motivo para protestar.


    Pois vocês querem que nivelemos por vocês , até não seria mau , o problema é que o pais não produz para isso, por isso temos de nivelar por baixo, um esboço do que o coelhinho anda a tentar fazer.

    Ressabiados?? Claro imagine por Ex que a sua empregada domestica ganhava mais que você (se isso fosse possível) também ia gostar disso??
    Se eu pago pelo serviço não quero que vivam melhor que eu,




    Xiiiii conheço tanta gente do privado que estão nas empresas por conhecimento, por serem amigos do amigo do patrão, ou por serem da familia do patrão, ou familiares do amigo do patrão..... Não se pode ir por aí.... Cunhas há em todo o lado, a cunha é um curriculum universal quer seja público ou privado
  10.  # 13

    Colocado por: ze79

    Tretas ,Tretas não adianta , ser FP é o mesmo que ser dependente do sistema ( como os drogados ) da droga ,os FP dependem do estado e compadres (comadres ), cunhas .

    Uma rapariga da minha terra alegou estar gravida só para não a despedirem no fim do contrato e assim passar ao quadro ;-((( assim esta o pais ,depois coitada nunca lhe cresceu a barriga para a frente.


    Todos estamos dependentes de alguém, de alguma entidade, de qualquer coisa.
    Óbvio se trabalhamos para o estado, estamos dependentes dele, assim como o Sr. está dependente do seu patrão, assim como o seu patrão está dependente dos clientes.... é um ciclo e todos dependemos de todos.
  11.  # 14

    Existem bons e maus funcionários tanto na função pública como no privado, existem parasitas por todo o lado, considero que sempre desempenhei as minhas funções com inteligência e sabedoria, tenho o 12º ano de escolaridade e tardiamente tirei um bacharel muitas horas de estudo e dedicação, dei o meu melhor ao Estado, neste momento o meu vencimento e acho que convém salientar que tenho cerca de 30 anos de trabalho não chega aos 1.000,00Euros mensais será isto um grande ordenado?

    Não tenho quaisquer mordomias nunca tive, sempre dei o meu melhor, aturei gente mal educada, chefes sem capacidades, não coloquem veneno entre o público e o privado mas concerteza não querem que usufrua de o ordenado minimo tenho conhecimentos, sempre fiz os meus descontos, paguei os meus impostos.

    Quantos são os do privado que fogem aos impostos, que não declaram nas finanças o verdadeiro valor dos rendimentos, exploram os funcionários, querem os lucros todos para si não se importam com mais nada só com o enriquecimento rapido e fácil.

    Estamos na mão de meia dúzia de politicos e de outros tantos empresários que nos estão a conduzir para um buraco sem retorno.
    Concordam com este comentário: branco.valter, cinderela
  12.  # 15

    Volto aqui apenas para salientar alguns pormenores que considero importantes, quando entrei para a função pública foi pela porta da frente e não pela dos fundos, fiz concurso e as provas revelaram que tinha conhecimentos.
    Sempre cumpri horários dei o melhor que sabia, não me sinto culpada por algumas pessoas do privado ganharem menos do que eu, muitas delas e refiro-me ao que vejo na pequena ilha onde vivo, passam o dia á porta dos estabelecimentos falando com quem passa, não tem estudos nem habilitações, sou alheia ás razões que os levaram a não optar por continuarem com a vida académica.
    A minha sugestão juntem-se público e privado porque chega de sermos roubados!
  13.  # 16

  14.  # 17

    Boa tarde!
      angel dog.jpg
  15.  # 18

    Colocado por: branco.valterE depois são os FP os sangue-sugas da pátria!

    http://www.tvi24.iol.pt/economia---negocios/bpi-cgd-recapitalizacao-ajuda-estatal-banca-bancos/1416670-6379.html
    Concordam com este comentário:staker,lovesong


    Nem mais....
  16.  # 19

    Colocado por: branco.valterE depois são os FP os sangue-sugas da pátria!


    Os da pátria não sei quem são, os do meu bolso sei bem quem são. É o estado, e o estado são todos. A esmagadora maioria dos Portugueses quer um estado. Podem querer mais medidas aqui e menos ali, mas querem um estado. O estado é por natureza uma grande sangue-suga. :-)
    Concordam com este comentário: two-rok
  17.  # 20

    Colocado por: branco.valter
    Está certo e errado ao mesmo tempo. Não não somos motivados, até porque não há progressão nas carreiras (ao contrário do que se diz). E sim, cada serviço tem objectivos muito bem delineados e cada um tem também os seus objectivos muito bem estabelecidos.


    Valter,

    Eu disse "tem pecado", logo referia-me ao passado, mas também presentemente as coisas não são muito objectivas.

    Sem querer meter-me em terrenos movediços, dou o exemplo da avaliação de desempenho, que foi implementada na FP há 4 ou cinco anos e que tanto alarido causou no caso dos professores.

    Quer ver a diferença??

    Eu sou sujeito a duas avaliações anuais, uma de desempenho, outra de competências, num processo algo complicado, com auto-avaliações, avaliações de pares, de chefias e subordinados. Quantas vezes o Valter foi chamado a avaliar a sua hierarquia?

    Da avaliação de competências, deriva o plano de formação para o ano seguinte, com um leque de opções que me permite adquirir (habilidades) competências, porventura até fora da minha área. Por exemplo: ter formação em Chefia e liderança sem ter cargo de chefia.
    Da avaliação de desempenho (objectivos), deriva o valor do montante correspondente à remuneração variável do meu ordenado anual. Quer melhor motivação?

    Para a maioria de nós já é demasiado tarde para sonhar com um cargo de administrador ou mesmo de director geral, mas há mais na vida do que ser chefe de qualquer coisa. Sou técnico, tenho 54 anos, estou na maior empresa não financeira Portuguesa há 4 anos, não temo pela minha sobrevivência dentro ou fora da empresa. A minha zona de conforto é precisamente a minha capacidade de trabalho e o meu conhecimento, não a empresa para quem trabalho.

    Da minha experiência, a FP (finanças, conservatórias, registo civil, saúde, etc.) melhorou muito nos últimos anos, e tende a melhorar ainda mais á medida que aqueles que referi no primeiro post, forem mudando de atitude.

    Monteiro,
    Concordam com este comentário: two-rok
 
0.0553 seg. NEW