Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

Colocado por: tostexNão são propriamente termos leigos

vai ser um grande desafio explicar isto sem usar termos técnicos específicos (aquele artigo da wikipedia já é uma forma simplificada sem preciosismos e correcta), deixe ver se consigo encontrar uma forma simples de explicar isto para leigos,
  2.  # 162

Colocado por: jorgealves
    não esquecer que o aparelho indica a potencia util e se entrar com o factor de potencia de 0,77 nas contas vai ficar com um consumo efectivo de +23%( não, não é o IVA), ou seja fica em 84,1+23%=103,441W,
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pjovp

Por acaso, não. O factor de potência em instalação residencial pouco interessa, a não ser para calculo de diametro de condutores ( a energia reactiva não é contabilizada.) Além disso, o que o medidor indicou está em watt, se fosse em VA, aì sim, daria os tais 103.44.

Um factor de potência inferior a 1 implica uma maior corrente do que seria ideal. Mas isso não se reflecte no consumo em watts, apenas ficas com maior potência aparente.
  3.  # 163

Colocado por: pjovp
    Gostava era de passar das media de €90 de conta da Luz para €50/€60. Era muito bom

Pode começar a ponderar a utilização que faz da iluminação...

Mais testes, na Cozinha tenho no tecto 4 spots de luzes, cada um com 2 lâmpadas G24d-2 de 18W cada. Portanto vezes 8 daria 144w, mas não. Quando ligo as luzes o consumo sobe sempre para os 190/220w. Cada spot tem um transformador, poderá ser isto que produz o aumento de potência?
    Consequência, tirei uma lâmpada de cada spot, ficando 4 lâmpadas no tecto.
    Poupança de 50%

O exautor tem 4 lâmpadas G4 de 20W. Parece uma central. Tirei 2.
    Já tinha tirado 2 anteriormente, por não se justificar visto que por baixo dos armários tenho 2 tubos de luz T5 com 28W cada.

É preciso isto tudo acesso? A iluminação por baixo dos armários, que presumo ser fluorescente, não é mais que suficiente?

Reparo que num dos corredores tenho 9 lampadas que são accionadas com sensor de presença e quando ligam o consumo dispara uns 150w

Chega a este corredor às escuras? A iluminação da divisão de onde vem não é suficiente para que não tropece nos rodapés?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pjovp
  4.  # 164

Em relação à iluminação, os focos de lâmpadas GU10 já estão todos com led e temos andado a fazer um melhor aproveitamento da iluminação em geral, obviamente, sem provocar privações, pois tudo o que quero, quero mas sem criar um regime ditaturial aqui em casa. Mas a verdade é que a minha casa chegava a parecer uma central.

Agora, quanto à arca, já percebi que se a temperatura estiver no 2 ela está sempre é funcionamento e ao reduzir para 1,5 já vai funcionando intercaladamente. Tem o termostato avariado, deduzo eu. Mesmo assim acabou de completar um ciclo de 48 ligado à tomada medidora e o consumo neste período foi de 2,4kwh. O que é bastante, mas inferior do que anteriormente regulada para o n.2.

Em relação à máq. da louça, cada lavagem no programa mais pequeno consome à volta de 1,2kwh.

Ou seja, com o aparelho já tenho conseguido identificar muitos consumos e tenho conseguido gerir mais ou menos.

Este ano a factura mais baixa que tive foi de €88 e picos, hoje era o dia de dar a contagem e a factura será de €78. Cachim dinheirinho poupado.

Fazendo a soma dos kwh em todas as facturas e depois dividir por 30dias, deu-me um consumo médio de 12kwh/dia, na melhor factura, pois elas andaram sempre na ordem dos 13/14 e chegou mesmo a 16kwh.
    Desde que tenho o aparelho e bem mais consciente, a medida anda abaixo dos 9kwh por dia. Sempre 7 e tal ou 8 e tal. Isto no final do mês vai ser muito bom e acho que irei conseguir uma poupança na ordem dos 30/40%
    Concordam com este comentário: Rodri12, sergio_pintas
  5.  # 165

Quero corrigir a minha anterior afirmação, em que disse que o medidor de energia estava a marcar diferente do quadro elétrico. Tenho tirado a contagem todos os dias às 00:00 e o quadro elétrico marca sempre 2kwh a mais do medidor. Está diferença deve-se ao facto de eu ter feito um reset, por engano, ao medidor no dia seguinte ao tê-lo adquirido. Portanto está a marcar correctamente a contagem de eletricidade.

Vou ainda mais longe nesta experiência, isso devia ser um dispositivo "obrigatório" em todos os lares.
    Aliás, quando contratamos o serviço, o prestador dia mesmos deviam facultar um dispositivo idêntico aos clientes. Já que falam tanto em consciencialização, deviam dar o exemplo providenciando este serviço como oferta. À semelhança do que fazem os operadores de tv Cabo, que entregam as boxes, routers, etc.
    É que isto é mesmo um abre olhos
  6.  # 166

Colocado por: pjovpbem, discussões de poquês e afins à parte acabei de encomendar o eFergy E2 Classic por €69 já com portes. Não encontrei mais barato em PT.
    Optei por esta solução em vez do OWL CM160 unicamente porque o software de PC do efergy é muito superior e está sempre em constante evolução.
    O OWL em si tem algumas funcionalidades a mais, como temperatura ambiente e outras coisas sem expressão, mas tem um software de PC arcaico.
    Deixo aqui um site onde é possível efectuar uma pequena comparação entre alguns dispositivos do género:
    http://www.electricity-monitor.com/energy-monitor-comparison-chart-i-26.html

Boas! Vim parar a este topico pois estou interessado num OWL CM160

Mantem a opiniao que o efergy é muito superior ao OWL . E esta satisfeito ?

Sabe se algum deles permite medir as varias fases de uma forma indepente, ou fazem sempre o somatorio?

Obrigado
      owl-usb-standard-3-phase-1_2[1].jpg
    • pjovp
    • 18 novembro 2014 editado

# 167

Se o efergy é superior ao owl, em termos de dispositivo, não posso afirmar, visto que nunca vi nem usei o owl.
    No entanto na altura da escolha, optei pelo efergy devido ao software e este sim é de longe superior ao do owl, sem qualquer sombra de dúvida.
    Além do mais o efergy parece-me muito melhor divulgado e neste sentido mais "user friendly".
    Estou extremamente contente com a aquisição, de tal forma que vou comprar o efergy hub, para complementar e para poder controlar isto via pc, tlm ou tablet, em qualquer local.
    Mais uma vez sublinho o facto de que este deveria ser um dispositivo obrigatório em todas as casas e até deveria ser disponibilizado pelos prestadores do serviço de eletricidade.
    Eu estou à espera da factura deste mês para ver a poupança que obtive e estou à espera de um resultado deveras ambicioso ;)
    Não tenho hesitações em recomendar este tipo de dispositivo. Torna-nos mais despertos e cientes e é desta forma que sabemos efectivamente onde gastamos e onde desperdiçamos. Fica muito mais fácil fazer as contas e obter a poupança.
  7.  # 168

Colocado por: pjovpdeveria ser disponibilizado pelos prestadores do serviço de eletricidade.

Acha mesmo que é do interesse do fornecedor de energia que você poupe nos kWh?
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 18 novembro 2014

# 169

Colocado por: pjovpe até deveria ser disponibilizado pelos prestadores do serviço de eletricidade.

Os contadores deviam estar ligados online ao fornecedor e este devia fornecer gráficos com o consumo. Talvez um dia...
  8.  # 170

Eu sei que é uma hipocrisia, mas eles é que tenham consciencializar as pessoas para um consumo energético moderado e eficiente, recomendam eletrodomésticos mais eficientes, bla bla bla
    Mas isto é como os vistos dourados, é mesmo só para inglês ver...
  9.  # 171

Estes medidores de energia sao fiaveis?

Por ex, no caso do efergy o valor da contagem bate certo com o teu contador , ou tem os erros provados por ler mal a energia reactiva ?

Por ultimo, sabe se o efergy permite medir as varias fases de uma forma indepente, ou faz sempre o somatorio como é o caso do OWL ?
  10.  # 172

Colocado por: civismoPor ultimo, sabe se o efergy permite medir as varias fases de uma forma indepente, ou faz sempre o somatorio como é o caso do OWL ?

o Efergy faz o somatório.

se quiser saber o consumo só de uma fase, mete só um sensor, nessa fase.
  11.  # 173

Colocado por: civismoEstes medidores de energia sao fiaveis?

Já tenho o meu à mais de 2 anos e ele nunca acerta no consumo real. O mais engraçado é que o que ele mostra no histórico do aparelho, não bate certo com o que é depois descarregado no software... E diferenças brutais... Aquilo a mim só serve para saber se tenho algo ligado que não devia...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  12.  # 174

Colocado por: civismoPor ex, no caso do efergy o valor da contagem bate certo com o teu contador , ou tem os erros provados por ler mal a energia reactiva ?

Para uma maior precisão terá que escolher o sensor óptico, mas este só funciona com os novos contadores que emitem impulsos ópticos. Desta forma consegue que o sensor obtenha a informação directamente do contador. Se o contador estiver no exterior poderá ser problemático trazer a ligação ao elemento emissor que deverá ser colocado no interior.
    • pjovp
    • 19 novembro 2014 editado

# 175

Colocado por: nandogonca
    Já tenho o meu à mais de 2 anos e ele nunca acerta no consumo real. O mais engraçado é que o que ele mostra no histórico do aparelho, não bate certo com o que é depois descarregado no software... E diferenças brutais... Aquilo a mim só serve para saber se tenho algo ligado que não devia...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:electrao

Cá para mim isso deve estar mal configurado...
    O meu está a funcionar impecável sendo que nos primeiros dias tirava a leitura do contador, sempre às 00:00, e comparava com o dispositivo e as diferenças/discrepâncias são perfeitamente aceitáveis (+/- 10%). Tudo o que for acima de 90% está muito bom e estou à espera da factura deste mês para fazer as contas exactas e tirar as provas dos 9.
    Uma coisa é indiscutível, isto ajuda a implementar hábitos de consumo e aqui está a grande mais valia da sua utilização.
    As leituras do aparelho e do software de facto não batem certo imediatamente após a sincronização, já reparei nisso. Mas passados segundos, aquilo acerta.
    Não há um dia que passe que não ande cima das coisas e da minha parte só posso dizer bem e não tenho nenhum interesse em vendas, nem tenho comissões ou participações em qualquer empresa deste género. É bom e ponto final!
  13.  # 176

Colocado por: pjovpUma coisa é indiscutível, isto ajuda a implementar hábitos de consumo e aqui está a grande mais valia da sua utilização.

Sim nos primeiros tempos... Ainda comprei umas tomadas que desligam os aparelhos de standby, sempre que estão a consumir uma ninharia. Tenho apenas uma ligada.
  14.  # 177

Colocado por: pjovpAs leituras do aparelho e do software de facto não batem certo imediatamente após a sincronização, já reparei nisso. Mas passados segundos, aquilo acerta.

Ainda não verifiquei isso...
  15.  # 178

É claro que todo esse controlo pode ser feito por leituras sucessivas do contador da EDP. Mais fácil nos actuais que são digitais e têm tudo descriminado.
    Agora os medidores de energia sem fios são muito mais cómodos e têm o software de análise já feito. Nada que uma folha Exel não faça.
    Daqui por uns tempos esses valores começam a ser repetitivos e deixa de olhar para o medidor.
  16.  # 179

Certo, mas daqui a um tempo já absorvi tudo o que havia para absorver, eduquei-me, de certa forma, pelo menos de forma a estar mais consciente e alerta.
    Estou mesmo curioso para receber as contas deste mês para saber se houve poupança e de quanto. Depois sim, tirarei as conclusões
    Concordam com este comentário: pedromdf
  17.  # 180

Eu tenho um Owl há cerca de 2 meses. a precisão do mesmo é cerca de +15% (+-5%), (provavelmente porque não compensa o consumo indutivo).

Como medi: Andei a medir quase todos os dias e a comparar com o da EDP. Fiz um gráfico com a diferença e tudo.

Comprei este porque me saiu a cerca de 30€ e os outros que vi eram muito mais caros. o SW é básico mas para o efeito serve!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, pjovp

0.0946 seg. NEW