Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

luisvv quem viveu insuflado que se esvasie

E nao é isso que está a acontecer? O que acha que se está a passar?

Mal comparado, é como as forcas armadas depois do fim da guerra colonial: gente e meios a mais em actividades sem procura.
  2.  # 22

luisvv

já nem paciência tenho para o contradizer

apenas lhe digo que pouco é diferente de nada, não sei se consegue alcançar.
  3.  # 23

Colocado por: rafaelisidoro

eu não sei o que você faz mas posso afirmar que existe gente sem estudos que fazem o mesmo ou melhor que você ... ou melhor que eu ...
    não sou contra uma pessoa que sabe fazer algo mas não tem formação para tal ... é livre e faz o que quer.
    sinceramente quem contrata é que deve saber o que quer e infelizmente nem sempre é possível chegar ao cimo da qualidade e pagar pagar por ela .
    também existe os que estudaram tanto e são formados na área e não percebemos como é que conseguiram !!!!
    viu a reportagem da inauguração da rotunda do Marquês ainda há uns meses atrás , a engenheira da câmara esqueceu dos bueiros para sumir a agua ...
    quem reparou em directo foi um velhote ...
    tanto estudo , tanto dinheiro , tanto mestre, tanto doutorados , especializados e um velho ( boca santa) é que viu o defeito ...
    é preciso realçar que dois dias começaram a partir tudo novamente para fazer o escoamento de águas na rotunda do Marquês !!!!!

O Rafael não percebeu nada do que eu disse. Eu nem sequer me referia aos estudos que as pessoas têm ou deixam de ter! Existe muita gente com canudo e que na realidade sabe zero ou perto disso! Estamos de acordo relativamente aos canudos "obtidos" por tantos doutores!
    Antigamente as pessoas aprendiam profissões, existiam escolas profissionais e existiam pessoas disponiveis para ensinar e aprender!
    Agora existe muita gente que recebe para não fazer nada e que deveriam no mínimo dar algum retorno à sociedade!
    Também acredito que existem pessoas que conseguem fazer igual ou melhor que eu ou que você, ninguém sabe tudo, nem todos nós fazemos o trabalho da mesma forma!
    Agora ainda existem algumas excepções, aquelas pessoas que de facto nasceram para a arte em que estão envolvidas, ah e não precisam de ter estudos, têm mesmo jeito e vontade!
    Estou é contra os curiosos, que chegam a determinado sítio e dão orçamentos para tudo e no final não sabem fazer nada!
    Normalmente até recebem adjudicações e desaparecem sem deixar rasto, passando para a "próxima vitima".
    Revolta-me empresas com muitos anos, sempre cumpridoras e honestas terem de fechar portas sobrecarregadas de impostos pelos nossos "desgovernantes", enquanto que "outros" em 2 ou 3 anos abrem "x" empresas para receberem rios de dinheiros e ninguém ser responsabilizado pelo desvio de verbas!
    Relativamente a obras, enquanto os nossos "politicos/mestres" não começarem a ser levados à barra do tribunal, o nosso país não vai evoluir, isto parece o salve-se quem puder!
    Só no dia em que eles forem responsabilizados pelas decisões que tomam, é que vão finalmente começar a zelar pelo povo, até lá resta-nos "remar" e tentar "sobreviver"!
  4.  # 24

5.  # 25

Colocado por: marco1danobrega, talvez deva emigrar o danobrega tambem, não o digo com certeza porque meta na cabeça que cada caso é um caso cada vida é uma vida e olhe que eu até nasci em moçambique

Farto-me de pensar nisso marco... Mas como o marco deve entender é difícil de decidir qual será a melhor opção. De qualquer maneira não entendo a hostilidade, não havia necessidade. :-|
  6.  # 26

danobrega

hoje em dia com todos os diagonosticos mais que feitos etc, etc, já me esforço é por sintetizar
    assim vejamos, numa casa com muitos filhos e muita confusão há que por ordem na mesma mas atenção a forma mais fácil será dar um pontapé em metade dos filhos e po-los da porta para fora. não tenhamos duvidas da grande opção que está na mesa, ou concordamos com isso ou não, tudo o resto são cantigas que apenas encobrem imcompetências, interesses e faltas de vontade.
    • adias
    • 8 março 2013 editado

# 27

Colocado por: luisvvE nao é isso que está a acontecer? O que acha que se está a passar?

Mal comparado, é como as forcas armadas depois do fim da guerra colonial: gente e meios a mais em actividades sem procura.

Durante décadas construiu-se mal e porcamente. Selvaticamente. Milhares de milhoes de lucros foram feitos a converter terrenos e a construir mamarrachos de péssima qualidade vendidos a preços de ouro.
    Com isso, como nem todo o dinheiro podia ser mandado para offshores, obviamente milhares de empregos foram criados. Durante décadas, toda uma indústria foi tendo dinheiro para pagar salários decentes a uma "linha de produção".
    Agora há milhões de casas vazias. As familias estão enterradas para o resto dos seus dias em dividas que nunca poderão pagar. Obviamente essa linha de montagem teve de fechar. Fica o páis com o escarro que produziu.
    Claro que individualmente a larga maioria de quem tinha emprego nesta industria participava honestamente num emprego, num trabalho. Quem efectivamente cometeu o crime-mor da nossa história foram uns poucos. Foram os promotores, os banqueiros, os autarcas.
    Claro que os arquitectos, os serralheiros, uma boa parte dos contrutores eram "funcionários"/empresários honestos, com salários mais ou menos baixos.
    Não tenho razão nenhuma para pensar que o Marco ou a esmagadora maioria de quem aqui escreve, esteve diretamente envolvido em crimes, muito menos dos vergonhosos.

Mas a realidade é que todos "beneficiaram" com uma indústria que assentava em larga escala num crime. Mês a mês, com a existência de um salário (mau ou bom) em troca do seu trabalho. Não tenho pudor em dizer que em segunda linha muitos beneficiaram das migalhas que sobravam. Seja em contratos de segunda linha ou porque pura e simplesmente a "concorrência" mais "agressiva" estava entretida a fazer milhões nesses crimes e "deixava fugir" trabalho suficiente.
    Mas muito desse trabalho nunca devia ter existido!!!!!!!! Mais ou menos 2 milhões de casas, 1000 km de autoestrada, outros milhares de estradas, estádios do euro.... nunca deviam ter existido. Foram pura e simplesmente construção inútil, que gerou muito postos de trabalho honestos, que resultou de corrupção e leis de urbanização absurdas.

Agora, acabou! Por muito duro que seja, dizer e ouvir, é mais sincero tomar consciencia já, para que se reaja racionalmente e se procure soluções duradouras. Não vale a pena culpar o vizinho ou os "politicos" (sem duvidar que a generalidade deles sejam parte lucrante e motivadora do crime das décadas passadas).
    A indústria da construção em larga escala está acabada em Portugal pelo menos por uma década ou duas. Resta a muitos dos profissionais honestos re-educar noutro oficio, procurar clientes no exterior ou ir vivendo à mingua entre lágrimas.

Sem qualquer intenção paternalista: Sou filho de agricultores. Há alguns anos eu e o meu irmão tivemos de enfrentar a mesma realidade, ainda que pela boca e razão dos nossos pais. Há 2 décadas era óbvio que a "indústria" agricola estava condenada. Depois de enfrentar essa realidade tivemos de decidir outras opções de vida.
    Ironicamente somos ambos, hoje, agricultores em pequena escala, porque a realidade se alterou significativamente e os contactos que outras vidas profissionais nos deram são garante da viabilidade do que sempre nos correu no sangue.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, jorgealves, JPN761, HMAF2008
  7.  # 28

Sempre que leio um artigo sobre "jovens agricultores", lá vem a mencionar que há não sei quantas novas explorações agrícolas a abrir todos os meses e que muitos têm canudo de sô doutor, mas que por causa da crise decidiram-se por essa área.

Vamos ser sinceros, muitos vão fechar as portas porque não sabem, não querem fazer ou porque não têm "jeito" para a coisa. Mas se pelo menos uns 25 % continuarem na área e expandirem-se, já é muito bom.

Sim é importante ter "serviços" e turismo, mas se não produzimos os bens mais essenciais, mais vale fechar a loja. Também sei que muitos começam a produzir coisas a pensar no mercado do centro e norte da Europa, por isso não vão semear batatas, mas nem é isso que defendo. Desde que tenham explorações agrícolas produtivas, que dêem emprego às pessoas, descontem para o estado e melhorem a nossa balança comercial, já estão a fazer a sua cota parte.
  8.  # 29

adias

acho que embora diga algumas verdades, tem uma visão um pouco enviesada da questão da construção civil e afins

por exemplo os seus pais doam-lhe um terreno acha que será um crime o adias querer construir lá uma casa?? é que afinal até já há casas a mais.

continuo a insistir num ponto, pouco é diferente de nada. com nada é que não há mesmo nada. e não se fala apenas num sector.
  9.  # 30

muitos vão fechar porque não sabem e outros porque a certificação, água de rega, mao de obra, embalagem e aramzenamentos têm custos exorbitantes!
    Mas se forem espertos e se juntarem aos vizinhos e utilizem o trator de um , o armazem de outro e dividam uma camara frigorifica e se agrupem nas vendas mesmo ponde de parte que tira 2 toneladas da terrra e outro tire meia tonelada ... se souberem gerir a coisa bem todos têm margem e interesse em se safar!

Voltando a um topico atrás os subsidios são distribuidos mas depois falha a fiscalização para ver se são bem aplicados!
    Esse é o mal é tudo disponibilizado á cabeça e nao há seguimento de processo! talvez haja interesses nisso mesmo pois em varias forças politicas nenhuma fez algo para mudar.

A ver se realmente a europa tiira conclusoes do que aconteceu em italia onde 2 "palhaços" venceram eleiçoes e a põe em causa a permanencia daquele pais na europa.... todos devem tirar conclusoes neste tempos modernos, nestes tempos de desemprego generalizado devido ás fabricas automatizadas devido ao fecho de concorrência etc.
  10.  # 31

A ver se realmente a europa tiira conclusoes do que aconteceu em italia onde 2 "palhaços" venceram eleiçoes e a põe em causa a permanencia daquele pais na europa.... todos devem tirar conclusoes neste tempos modernos, nestes tempos de desemprego generalizado devido ás fabricas automatizadas devido ao fecho de concorrência etc.

Made in China, esse é o grande problema das industrias não só na Europa, mas em todo o mundo ocidental.
    Concordam com este comentário: electrao
  11.  # 32

continuo a insistir num ponto, pouco é diferente de nada. com nada é que não há mesmo nada. e não se fala apenas num sector.

Sim, pouco é diferente de nada. Mas na verdade continua a haver construção, apenas houve uma diminuição.
  12.  # 33

Isto esta mesmo muito mau...

A única coisa que podemos fazer é aqueles que ainda têm condições para isso comprar o que é fabricado em Portugal,
    comprar produtos portugueses para que a nossa industria não vá toda pelo cano abaixo.
    Ao comprar o que é nosso estamos a ajudar os outros e a nós mesmos e todos nós temos que pensar assim,
    não são os de fora que nos vão tirar da miséria isso é certo.
    Claro que há pessoas que não têm possibilidades, mas aquelas que tiverem por favor apostem nos nossos produtos, porque nós somos bons no que fazemos e os produtos nacionais são de grande qualidade.

Eu faço o que posso.
  13.  # 34

Estas imagens não necessitam de texto. Elas são a realidade dum país deserto de gente. Até o pequeno cachorro parece ficar admirado com estranhos...
      fotos 2010 058.jpg
  14.  # 35

Mais estas..
      fotos 2010 064.jpg
  15.  # 36

Casa típica de granito, algures numa aldeia do Douro Vinhateiro. Recuperada, mas não habitada. Só ficaram os velhos, os reformados e alguns (poucos) casais jovens. Tudo partiu, poucos regressam, alguns voltam no Verão, outros nem tanto.
      ferias 2012 027.jpg
    • Nia_
    • 8 março 2013

# 37

Colocado por: silviaoliveiraIsto esta mesmo muito mau...

A única coisa que podemos fazer é aqueles que ainda têm condições para isso comprar o que é fabricado em Portugal,
    comprar produtos portugueses para que a nossa industria não vá toda pelo cano abaixo.
    Ao comprar o que é nosso estamos a ajudar os outros e a nós mesmos e todos nós temos que pensar assim,
    não são os de fora que nos vão tirar da miséria isso é certo.
    Claro que há pessoas que não têm possibilidades, mas aquelas que tiverem por favor apostem nos nossos produtos, porque nós somos bons no que fazemos e os produtos nacionais são de grande qualidade.

Eu faço o que posso.

Concordo.
    No entanto pergunto, se são os nossos produtos realmente bons(e são) se são produzidos cá, como podem ter o preço exorbitante que a maioria tem?
    A qualidade pagasse, é uma verdade, mas neste momento económico acho que deveriamos ser um bocadinho mais humildes para que mais pessoas pudessem lá chegar, pois só a intenção de compra não consegue combater a falta de vendas.
    Tento sempre ir por essa via, mas o preço é na maioria das vezes determinante!
    Concordam com este comentário: JPN761, bel99
  16.  # 38

Colocado por: Nia_como podem ter o preço exorbitante que a maioria tem?

Porque será?

Porque é que tudo o que é feito na China é muito mais barato?

Porque é que a UE anda a dormir?
  17.  # 39

Colocado por: HMAF2008

O Rafael não percebeu nada do que eu disse. Eu nem sequer me referia aos estudos que as pessoas têm ou deixam de ter! Existe muita gente com canudo e que na realidade sabe zero ou perto disso! Estamos de acordo relativamente aos canudos "obtidos" por tantos doutores!
    Antigamente as pessoas aprendiam profissões, existiam escolas profissionais e existiam pessoas disponiveis para ensinar e aprender!
    Agora existe muita gente que recebe para não fazer nada e que deveriam no mínimo dar algum retorno à sociedade!
    Também acredito que existem pessoas que conseguem fazer igual ou melhor que eu ou que você, ninguém sabe tudo, nem todos nós fazemos o trabalho da mesma forma!
    Agora ainda existem algumas excepções, aquelas pessoas que de facto nasceram para a arte em que estão envolvidas, ah e não precisam de ter estudos, têm mesmo jeito e vontade!
    Estou é contra os curiosos, que chegam a determinado sítio e dão orçamentos para tudo e no final não sabem fazer nada!
    Normalmente até recebem adjudicações e desaparecem sem deixar rasto, passando para a "próxima vitima".
    Revolta-me empresas com muitos anos, sempre cumpridoras e honestas terem de fechar portas sobrecarregadas de impostos pelos nossos "desgovernantes", enquanto que "outros" em 2 ou 3 anos abrem "x" empresas para receberem rios de dinheiros e ninguém ser responsabilizado pelo desvio de verbas!
    Relativamente a obras, enquanto os nossos "politicos/mestres" não começarem a ser levados à barra do tribunal, o nosso país não vai evoluir, isto parece o salve-se quem puder!
    Só no dia em que eles forem responsabilizados pelas decisões que tomam, é que vão finalmente começar a zelar pelo povo, até lá resta-nos "remar" e tentar "sobreviver"!

sabe o que sempre acabo por dizer , Portugal é um país sem leis !!!!
    Concordam com este comentário: HMAF2008
    • eu
    • 8 março 2013

# 40

Colocado por: PicaretaPorque é que a UE anda a dormir?

Na minha opinião, a extinção em massa de áreas industriais (e respetivos empregos) na Europa e nos EUA deve-se à forma como os respetivos políticos "abriram as pernas" à vontade do capital em produzir barato no terceiro mundo para vender caro no ocidente.

Este modelo de globalização só interessa ao grande capital. Pareço o Louçã a falar, mas acredito mesmo nisso...

0.0284 seg. NEW