Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: eu
    Não é nada, varia imenso com a temperatura...

Pois...
    lol logo tu que já levaste tanta informação , o que eu disse foi que viscosidade só ha uma medida a 100graus , também disse ou contradisse que até o monograduado tem varias viscosidades !!! Ou não leu tudo ou não quis perceber !!!! Mas pronto ...
  2. Colocado por: Bricoleiro

Um pouco de informação gratuita:

"Características[editar | editar código-fonte]

Óleo lubrificante sendo colocado num motor com o auxílio de um funil.
    As principais características dos óleos lubrificantes são a viscosidade, o índice de viscosidade (IV) e a densidade.

A viscosidade mede a dificuldade com que o óleo escorre (escoa), quanto mais viscoso for um lubrificante (mais grosso), mais difícil de escorrer, portanto será maior a sua capacidade de manter-se entre duas peças móveis fazendo a lubrificação das mesmas.

A viscosidade dos lubrificantes não é constante, ela varia com a temperatura. Quando esta aumenta a viscosidade diminui e o óleo escoa com mais facilidade. O Índice de Viscosidade (IV) mede a variação da viscosidade com a temperatura. Quanto maior o IV, menor será a variação de viscosidade do óleo lubrificante, quando submetido a diferentes valores de temperatura

Densidade indica a massa de um certo volume de óleo a uma certa temperatura, é importante para indicar se houve contaminação ou deterioração de um lubrificante."

Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93leo_lubrificante
    lol tao o que é que isso confirma ? A informação aí é pouca e até pedem mais lol quando eu aprendi ha alguns anos atrás , o wimter e bem foi concebido para uma questão de marketing e produto de prateleira de modo a ajudar na escolha do lubrificante , consuante o clima e a sua viscosidade , daí ser um multi grau ou graduado , nada mais que isso , o resto é só badaladas que não vão a lado nenhum ... Multiviscosos são todos os lubrificantes ... Como diz e bem o eu ... Ninguém usa um 20w50 na Rússia mas a Rússia é o maior importador de mobil 1 0w40 do mundo ... Mas pera ???? 40 na Rússia , nop é o 0w que tem uma capacidade de trabalhar no gelo dando um maior grau de viscosidade ... Só isso .
  3. Colocado por: rafaelisidoroo que eu disse foi que viscosidade só ha uma medida a 100graus ,

Errado, a viscosidade a quente é medida a 100Cº e a frio é medida a -10Cº
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  4. Colocado por: Bricoleiro

Errado, a viscosidade a quente é medida a 100Cº e a frio é medida a -10Cº
    e aonde leu isso !?
  5. http://www.cepsa.com/stfls/CepsaPt/O%20Que%20Oferecemos/Lubrificantes/Ficheros_Lubrificantes/EVOLUTION%20900%20SXR%205W40.pdf
    Uma ficha técnica para ver se se entendem.

Para quem diz que os franceses são peritos em fugas de óleo que venham procurar fugas no meu 1.5dci de 2007 com 270k kms e que me mostrem um Mercedes do mesmo ano com os mesmos quilômetros com o motor tão seco :-)
  6. Colocado por: rafaelisidoroe aonde leu isso !?

Em qualquer companhia de lubrificantes que indique como são feitas as medições.

Por exemplo pegando na Cepsa:

http://www.cepsa.com/cepsaPt/O_Que_Oferecemos/Lubrificantes/Glossario_lubrificacao/

"SAE
    É uma escala de viscosidade seguida em todo o mundo, estabelecida pela Sociedade de Engenheiros de Automóvel, para todos os óleos automotive. Esta classificação inclui graus para motores (SAE: OW, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W, 20, 30, 40, 50 e 60), enquanto que para as caixas manuais, diferenciais ou transmissões, inclui: SAE 70W, 75W, 80W, 85W, 90, 140, 250. Os valores da viscosidade SAE são medidos a 100º C. Se forem seguidos da letra W, indicam-nos que são medidos a temperaturas negativas. Exemplo: SAE 15W-40. O 15W indica a viscosidade a baixa temperatura. O 40 indica a viscosidade a alta temperatura (100ºC)."

Outro exemplo:

http://portalclassicos.com/foruns/index.php?threads/a-escolha-do-%C3%B3leo-do-motor.4609/

"A viscosidade de inverno é medida a -10ºC na maioria dos casos, e é o valor indicado antes do "W" (para Winter, ou inverno). A viscosidade de verão é o segundo valor, e é medido a 100ºC."

....e já agora não sou só eu que indico o 20W50 para carochas:

no mesmo site:
    "Multigraduados (20W50 ou 20W60)serão adequados para a maioria dos carros produzidos nas décadas de 60 e 70, mas alguns modelos desportivos destas eras poderão beneficiar de um semi-sintético destas viscosidades;"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  7. Colocado por: manelvcPara quem diz que os franceses são peritos em fugas de óleo que venham procurar fugas no meu 1.5dci de 2007 com 270k kms

Está com sorte!! :)
    Mas os renaults 1.5 dci são a ovelha ranhosa, porque até é bom, de todos os renault diesel com turbo é o mais fiável e o mais limpinho.
    Os PSA são bem piores nas fugas...
  8. Para quem tem Audis, fica a informação:
    http://observador.pt/2016/06/13/recall-nao-falte-a-esta-chamada/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: larkhe
  9. Colocado por: BricoleiroPara quem tem Audis, fica a informação:
    http://observador.pt/2016/06/13/recall-nao-falte-a-esta-chamada/
    Estas pessoas agradeceram este comentário:larkhe

Embora não tenha um Audi, estou na lista dos afectados

Obrigado
  10. Colocado por: larkhe

Embora não tenha um Audi, estou na lista dos afectados

Obrigado

Pois, a notícia fala em Audi mas creio que também serve para todos os VAG.
  11. Colocado por: Bricoleiro

Pois, a notícia fala em Audi mas creio que também serve para todos os VAG.

Para todos os VAg representados pela Siva, A Seat tem Representante propria.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  12. Colocado por: larkhe

Para todos os VAg representados pela Siva, A Seat tem Representante propria.
    Concordam com este comentário:Bricoleiro

Exacto.
  13. Colocado por: Bricoleiro

Em qualquer companhia de lubrificantes que indique como são feitas as medições.

Por exemplo pegando na Cepsa:

http://www.cepsa.com/cepsaPt/O_Que_Oferecemos/Lubrificantes/Glossario_lubrificacao/

"SAE
    É uma escala de viscosidade seguida em todo o mundo, estabelecida pela Sociedade de Engenheiros de Automóvel, para todos os óleos automotive. Esta classificação inclui graus para motores (SAE: OW, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W, 20, 30, 40, 50 e 60), enquanto que para as caixas manuais, diferenciais ou transmissões, inclui: SAE 70W, 75W, 80W, 85W, 90, 140, 250. Os valores da viscosidade SAE são medidos a 100º C.Se forem seguidos da letra W, indicam-nos que são medidos a temperaturas negativas. Exemplo: SAE 15W-40. O 15W indica a viscosidade a baixa temperatura. O 40 indica a viscosidade a alta temperatura (100ºC)."

Outro exemplo:

http://portalclassicos.com/foruns/index.php?threads/a-escolha-do-%C3%B3leo-do-motor.4609/

"A viscosidade de inverno é medida a -10ºC na maioria dos casos, e é o valor indicado antes do "W" (para Winter, ou inverno). A viscosidade de verão é o segundo valor, e é medido a 100ºC."

....e já agora não sou só eu que indico o 20W50 para carochas:

no mesmo site:
    "Multigraduados (20W50 ou 20W60)serão adequados para a maioria dos carros produzidos nas décadas de 60 e 70, mas alguns modelos desportivos destas eras poderão beneficiar de um semi-sintético destas viscosidades;"
    bricoleiro , podes abrir tabelas de viscosidade , o 20w não é igual a um 20 nem tanto usar esta ideia ... Existe estudos que informam o que é a SAE e como é que ela classifica os óleos ... Depois ha quadros a dar as medidas das viscosidades e o que elas manifestam ... No caso dos graus seguidos pela letra w tem a ver com temperaturas a baixo grau ... Indicam ao consumidor a capacidade do óleo trabalhar a temperatura ambiente ...
    • zeto
    • 16 junho 2016 editado
    Colocado por: rafaelisidoro , ao dono do carocha que arranje um mecânico pró em relíquias ou então cague no pingo de óleo ...

- em primeiro lugar caro rafaelisidoro o dono do carocha tem nome chama-se "zeto"
    -em segundo lugar, da maneira com escreve não deve entender muito de motores
    (não quero ofender ninguém atenção)
    - em terceiro lugar não é verdade como disse ou dizeram que o carocha foi mal reparado, para ter uma ideia, já fui tanto em portugal como no estrangeiro a varios encontros de carros antigos, fui a uma concentração no estrangeiro que envolvia mais de 4000 carros antigos, desde o ano 1900 até 1980, quer que lhe diga o que vi nestes carros todos?? cada carro tinha por baixo do motor um cartão cerca de meio m2, para os oléos do motor ao "pingar" e não sujar a via publica,, então estes carros todos tb foram mal reparados??
    -em terceiro lugar o meu carocha tem um mecánico que está responsavél por ele o ano inteiro.
    -em quarto lugar esqueça de uma vez por todas, os carros antiguissimos quase todos pingam, mas quem ouve falar até parece que estão a pingar constantemente, isso é mentira
    Concordam com este comentário: two-rok
  14. Continuação: Tópico dos carros (2)

0.5760 seg. NEW