Colocado por: eulol logo tu que já levaste tanta informação , o que eu disse foi que viscosidade só ha uma medida a 100graus , também disse ou contradisse que até o monograduado tem varias viscosidades !!! Ou não leu tudo ou não quis perceber !!!! Mas pronto ...
Não é nada, varia imenso com a temperatura...
Pois...
Colocado por: Bricoleirolol tao o que é que isso confirma ? A informação aí é pouca e até pedem mais lol quando eu aprendi ha alguns anos atrás , o wimter e bem foi concebido para uma questão de marketing e produto de prateleira de modo a ajudar na escolha do lubrificante , consuante o clima e a sua viscosidade , daí ser um multi grau ou graduado , nada mais que isso , o resto é só badaladas que não vão a lado nenhum ... Multiviscosos são todos os lubrificantes ... Como diz e bem o eu ... Ninguém usa um 20w50 na Rússia mas a Rússia é o maior importador de mobil 1 0w40 do mundo ... Mas pera ???? 40 na Rússia , nop é o 0w que tem uma capacidade de trabalhar no gelo dando um maior grau de viscosidade ... Só isso .
Um pouco de informação gratuita:
"Características[editar | editar código-fonte]
Óleo lubrificante sendo colocado num motor com o auxílio de um funil.
As principais características dos óleos lubrificantes são a viscosidade, o índice de viscosidade (IV) e a densidade.
A viscosidade mede a dificuldade com que o óleo escorre (escoa), quanto mais viscoso for um lubrificante (mais grosso), mais difícil de escorrer, portanto será maior a sua capacidade de manter-se entre duas peças móveis fazendo a lubrificação das mesmas.
A viscosidade dos lubrificantes não é constante, ela varia com a temperatura. Quando esta aumenta a viscosidade diminui e o óleo escoa com mais facilidade. O Índice de Viscosidade (IV) mede a variação da viscosidade com a temperatura. Quanto maior o IV, menor será a variação de viscosidade do óleo lubrificante, quando submetido a diferentes valores de temperatura
Densidade indica a massa de um certo volume de óleo a uma certa temperatura, é importante para indicar se houve contaminação ou deterioração de um lubrificante."
Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93leo_lubrificante
Colocado por: rafaelisidoroo que eu disse foi que viscosidade só ha uma medida a 100graus ,
Colocado por: Bricoleiroe aonde leu isso !?
Errado, a viscosidade a quente é medida a 100Cº e a frio é medida a -10Cº
Colocado por: rafaelisidoroe aonde leu isso !?
Colocado por: manelvcPara quem diz que os franceses são peritos em fugas de óleo que venham procurar fugas no meu 1.5dci de 2007 com 270k kms
Colocado por: BricoleiroPara quem tem Audis, fica a informação:
http://observador.pt/2016/06/13/recall-nao-falte-a-esta-chamada/
Colocado por: larkhe
Embora não tenha um Audi, estou na lista dos afectados
Obrigado
Colocado por: Bricoleiro
Pois, a notícia fala em Audi mas creio que também serve para todos os VAG.
Colocado por: larkhe
Para todos os VAg representados pela Siva, A Seat tem Representante propria.
Colocado por: Bricoleirobricoleiro , podes abrir tabelas de viscosidade , o 20w não é igual a um 20 nem tanto usar esta ideia ... Existe estudos que informam o que é a SAE e como é que ela classifica os óleos ... Depois ha quadros a dar as medidas das viscosidades e o que elas manifestam ... No caso dos graus seguidos pela letra w tem a ver com temperaturas a baixo grau ... Indicam ao consumidor a capacidade do óleo trabalhar a temperatura ambiente ...
Em qualquer companhia de lubrificantes que indique como são feitas as medições.
Por exemplo pegando na Cepsa:
http://www.cepsa.com/cepsaPt/O_Que_Oferecemos/Lubrificantes/Glossario_lubrificacao/
"SAE
É uma escala de viscosidade seguida em todo o mundo, estabelecida pela Sociedade de Engenheiros de Automóvel, para todos os óleos automotive. Esta classificação inclui graus para motores (SAE: OW, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W, 20, 30, 40, 50 e 60), enquanto que para as caixas manuais, diferenciais ou transmissões, inclui: SAE 70W, 75W, 80W, 85W, 90, 140, 250. Os valores da viscosidade SAE são medidos a 100º C.Se forem seguidos da letra W, indicam-nos que são medidos a temperaturas negativas. Exemplo: SAE 15W-40. O 15W indica a viscosidade a baixa temperatura. O 40 indica a viscosidade a alta temperatura (100ºC)."
Outro exemplo:
http://portalclassicos.com/foruns/index.php?threads/a-escolha-do-%C3%B3leo-do-motor.4609/
"A viscosidade de inverno é medida a -10ºC na maioria dos casos, e é o valor indicado antes do "W" (para Winter, ou inverno). A viscosidade de verão é o segundo valor, e é medido a 100ºC."
....e já agora não sou só eu que indico o 20W50 para carochas:
no mesmo site:
"Multigraduados (20W50 ou 20W60)serão adequados para a maioria dos carros produzidos nas décadas de 60 e 70, mas alguns modelos desportivos destas eras poderão beneficiar de um semi-sintético destas viscosidades;"
Colocado por: rafaelisidoro , ao dono do carocha que arranje um mecânico pró em relíquias ou então cague no pingo de óleo ...