Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Olhe isso até é uma boa ideia. À partida até pode ser que se consiga fazer, sempre ajuda a ventilar mais um pouco a casa.
  2.  # 22

Será que dá para ligar a um programador e simultaneamente ao interruptor da luz?

Ou seja estar ligado ao programador para trabalhar em diversos períodos e ao mesmo tempo ligado ao interruptor da luz de forma a que caso se tome banho fora dos horários programados se possa ligar também?
  3.  # 23

tudo é possivel, com mais ou menos trabalho e despesa... fale com um electricista
    • staker
    • 15 março 2013 editado

# 24

O único electricista-pedreiro-mecânico-canalizador-aplicador de pladures-etc- disponível de momento lá em casa sou eu e a internet :D
    Mas vou pensar nesse assunto e pesquisar sobre o tema.
  4.  # 25

Há muitos temporizadores que têm um selector manual que permite que se force o funcionamento do aparelho independentemente da programação.

Estou a falar de coisas deste tipo:

http://www.aki.pt/produto.aspx?categoryid=100028&productid=12028&sid=0
  5.  # 26

Para fazer uma coisa dessas possivelmente seria da seguinte forma:

2 positivos e 2 negativos, 1positivo e 1 negativo ligado à luz conforme está e os outros dois ligados ao programador que ficaria situado no sotão e que controlava os extractores das 2 casas de banho do primeiro andar.... assim talvez funcione....
  6.  # 27

Voltando à conversa sobre o "combo" do isolamento XPS + Lã mineral. Não sei se estou certo, mas depreendo que o XPS é porque é um material "normalmente" de menor condutibilidade térmica, digo normalmente porque há lãs minerais que também tem a condutibilidade térmica baixa. Mas o normal vá diga-se entre 0,036 e 0,038, e o XPS entre 0,034 e 0,036. Por isso creio eu que o XPS será para o tal "isolamento térmico" e a Lã mineral além de isolamento térmico fazer também de isolamento acustico.

Então eu agora pergunto uma coisa, este combo XPS + Lã mineral não pode ser "mudado/trocado" por EPS grafite + Lã mineral?

EPS Grafite tem 0,031 e 0,032 de condutibilidade térmica, pelo que sei, os preços são baixos, se calhar mais baixos que os preços do XPS, se for EPS Grafite de 60 apesar de ser "só" 0,032 já é melhor que o XPS e o preço ainda é mais baixo, e depois combinar então com a Lã mineral. Sendo que também uma das coisas, caso não optasse por Lã mineral com BPV, o EPS é mais "permeável" ao vapor que o XPS...

Não tem mais vantagens este combo "EPS Grafite + Lã mineral" do que o "XPS + Lã mineral"?

Abraço
  7.  # 28

Uma das razões que também tenho lido por aqui é o "problema" de aplicar directamente a lã de rocha na parede de alvenaria, com o "medo" (não sei se "lógico") de esta ao ficar em contacto com a parede de alvenaria poder humedecer por capilaridade do "exterior", e aí ficaria a não funcionar correctamente, acho que foi isto que li em alguns tópicos, não sei se com razão mas li isto.

Por isso "creio" que o XPS será para essa "capilaridade" não acontecer... Se isto tem razão de ser não sei.

E o meu combo? Também acha que é "salgalhada"? Deveria ser Lã mineral + Lã mineral? com juntas desencontradas etc etc?

Abraço
  8.  # 29

Mas com as placas Heraklith ele nunca conseguiria obter a mesma resistencia térmica, isto é, ele vai colocar 60 mm XPS + 60 Lã mineral ora isto dá algo como 1 / (1,764 + 1,578) = 0,299 o U já, isto com valores que não sei se estão certos por isso poderão variar entre os 0,30 e 0,35 de U, com as Placas Heraklith não se consegue isto, ou consegue?
  9.  # 30

Pois mas isso é certo do dobro que consegue daquela forma, isto é a outra forma é duas vezes "melhor".

Ou eu não percebi bem: será que o que você disse foi: as placas Heraklith "substituírem" o XPS?

Isto é, o combo em vez de ser XPS + Lã mineral, ser Heraklith + Lã mineral? Ou se apenas e só Heraklith?
  10.  # 31

CERTO! :) ACERTEI!!!

Fico contente por acertar!! hehehe

Pois, essas placas estão, algumas, bem preparadas, pelos ficheiros que tenho, para essas situações, que aqui no caso estão a colocar o XPS para essa situação.

Mas então depois dos 60mm de Heraklith colocar outros 60 mm de Lã mineral, neste caso com BPV ou sem BPV?
  11.  # 32

Pois, depende do que o caro utilizador queira, ou tenha em mente... Caso queira um pouco "mais" (U de menor valor) teria de colocar certo?

Esses 60 mm de Heraklith são só heraklith? é só fibras de madeira? Isso bastava então a sua fixação à parede, projectar gesso e tá andar de mota era isso?
    • staker
    • 16 março 2013 editado

# 33

Boas

Então é assim, o objectivo do XPS além do isolamento térmico, será também criar uma barreira entre a humidade da parede e a lã que se apanhar humidade creio que comece a empapar...

Mas como ainda não encomendei o material vou sempre a tempo de puder mudar o sistema.
    No entanto:
    Ponto nº1 - EPS Grafite segundo pesquisei rapidamente, pois não conhecia, segundo vi tem 60mm de espessura, pelo que não é bem o que eu quero pois 60 do EPS + 48 dos perfis + 15 do gesso cartonado x 3 paredes vai-me roubar montes de espaço ao quarto, em relação ao que eu tinha optado seriam mais 3 cm x as 3 paredes.

O espaço roubado é outra das minha preocupações

No entanto tive a ver no site as heraklith e têm com espessuras de 25mm e 35mm. Alguém me sabe dar preço deste material? é que ainda não encontrei.
    Como se comporta em contacto com a parede com humidade??

E em termos de comportamento térmico heraklith 35mm x XPS 30mm ? Qual o melhor?
    • staker
    • 16 março 2013 editado

# 34

Colocado por: Anonimo16062021
    15 x 600 x 2000 ★ 9,07 €/m2
    25 x 600 x 2000 ★ 10,74 €/m2
    35 x 600 x 2000 ★ 12,01 €/m2
    50 x 600 x 2000 ★ 14,45 €/m2

O contrario do XPS,s e das LM,s os isolamentos feitos com fibras de madeira podem absorver e libertar uma grande quantidade de humidade,para perderem as suas propriedades de isolamento apenas acontece com um teor de água superior a 20% em peso

35 mm Heraklith..U=1,06 W/m²K (condutividade térmica 0,045)
    30 mm XPS..U=1,09 W/m²K (condutividade térmica 0,040)

Ou seja em termos de prestações térmicas andam ela por ela para a mesma espessura, com a diferença que a heraklite custa 4 vezes mais...
    Não vejo qual o beneficio em optar por essa solução...

Ou estarei errado?
    •  
      alv
    • 16 março 2013

# 35

Vivam!
    Será que tudo o que se tem escrito e dito por aqui não é suficiente?
    Mas será que já fizeram contas?
    Declaro-me vencido, aliás, normalmente deixo-me vencer quando não vale a pena lutar!
    "Fassam" parte.
    • staker
    • 16 março 2013 editado

# 36

Colocado por: alvVivam!
    Será que tudo o que se tem escrito e dito por aqui não é suficiente?
    Mas será que já fizeram contas?
    Declaro-me vencido, aliás, normalmente deixo-me vencer quando não vale a pena lutar!
    "Fassam" parte.

Tio Patinhas como eu sou faço contas a tudo.... :D

No entanto estudo todas as hipóteses e sugestões. Posso não utilizar mas fico com o conhecimento que nunca é demais.
  12.  # 37

É uma pena ver estas discussões desvirtuadas e transformadas numa espécie de campeonato em que se defende um sistema só porque é esse com que se trabalha. Lamentável.
  13.  # 38

Calma fui eu próprio que disse que estou aberto a sugestões....

E são todas bem vindas pois eu não conheço todos os sistemas, materiais e preços, pelo que quanto mais informação tiver melhor e depois no fim escolho a que me agradar mais.

Neste momento a minha ideia inicial leva vantagem. No entanto poderá haver uma solução melhor e mais económica que eu não conheça, daí eu ter pedido sugestões.
    É claro que cada um puxa a brasa a sua sardinha e ao material com que mais trabalha.
    Mas entre andar de loja em loja a perguntar para todos me dizerem o mesmo, que o sistema e soluções deles é que são as melhores, prefiro perguntar aqui.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
    • staker
    • 16 março 2013 editado

# 39

com fibras de madeira podem absorver e libertar uma grande quantidade de humidade...

E por sua vez passar essa humidade para a lã mineral.... ou não?
    • staker
    • 16 março 2013 editado

# 40

Colocado por: Anonimo16062021
    alv,as (minhas) contas são boas de fazer..ou seja,placas de isolamentos com fibras de madeira 35mm 12,01 €/m2 + reboco de gesso 6 €/m2..Total 18,01€/m2..agora chute lá as suas contas com o seu sistema SCPGL para podermos avaliar as diferença de preços..oupa:-))

Pois mas assim para mim não dá porque não sei fazer reboco de gesso....
    Eu entendi que seria essa a sua sugestão... mas como vou ser eu a fazer ao utilizar essas placas seria na substituição das XPS

No entanto pelo orçamento que tenho do material penso que ficará um pouco mais barato

0.0252 seg. NEW