Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

STAKER, não te esqueças de forrar com isolamento termico as laterais da janela, bem como essas cantaria (?)
    Essa caixa de estore, também necessita de um upgrade.
  2.  # 62

Sim Pedro

Ainda não está acabado, vai levar XPS nas laterais das janelas e dentro da caixa de estore e também no encontro da parede com o tecto.
    O tempo ontem não deu para tudo.

E as juntas todas vão levar espuma de PU....

Na 5ª F já leva outro adiantamento...
    Concordam com este comentário: alv
  3.  # 63

Olá a todos,

Sou nova por estas bandas, mas tenho lido imensas threads sobre isolamento e esta pareceu-me mais adequada. Ora bem, tenho uma moradia de 2005, com R/C mais sótão habitado.
    Tenho um problema, infelizmente muito comum em construções lusas: salitre. A casa é em Coimbra, a menos de 1km do rio Mondego, tenho uma parede contígua com um vizinho que tem um quintal mesmo por trás dum quarto e a casa parece estar a nivel ligeiramente mais baixo do que o terreno dele. Disseram-me que, em tempos, foi um terreno onde se plantava milho...que estava sempre cheio de água....

Não tenho humidade, nem salitre no exterior, a não ser na garagem que não foi repintada e, parece-me, levou com material mais barato.
    É no interior que tenho problemas, mesmo no quarto voltado a sul :S É pouco ainda, não vai muito além dos 15cm acima do rodapé. Na altura disseram-me que tinha problemas devido a capilaridade, humidades ascendentes, falta de respiração. E com os inquilinos que mal abriam as janelas, a humidade por condensação piorou nos cantos das paredes ...o salitre já estava à espera. A maioria da humidade nos cantos, junto ao tecto, saiu com lixívia, mas se tivesse sido feito na altura em que começou, mais teria saído. Lembro-me de no Inverno, os inquilinos mostraram-me as gotas de água que se formavam, mesmo por cima da cama, no quarto voltado a sul.

Supostamente, e segundo os documentos da casa, as paredes:
    - Exteriores são em alvenaria dupla de tijolo vazado 30x20x15 e 30x20x11, assentes com argamassa de cimento, formando caixa de ar com isolamento térmico (duvido muito e vários me disseram que não, mas duvido que seja XPS...);
    - Interiores são em alvenaria de tijolo vazado 30x20x11 assentes com argamassa de cimento.

A casa foi pintada toda em 2010 com tinta de borracha (senão me engano) por fora. Levou também mosaicos para fazer uma espécie de rodapé, facilitar limpezas e...evitar o depósito de salitre. Continua impecável por fora, sem verdetes nem nada, tirando o telhado que tem isolamento tipo folha de alumínio por dentro (não percebo nada disto, mas disseram-me, sei o que é, mas não sei o nome técnico!).

Por dentro, sei que as tintas não resolvem, mas pergunto-me qual será a melhor solução? Quem picou as paredes diz que o salitre não é assim tão superficial e que já atingiu o tijolo. Já tinha levado reboco novo em 2010 e isso viu-se desta vez.

Deixo-vos uma planta da casa (geral e + detalhada), para terem uma ideia das dimensões. Sei que deverá passar por XPS, pladur e lãs ... mas não sei exatamente quais...
    A cozinha não tem janelas por ser contígua com o quintal do vizinho, mas tem uma porta para o pátio 1. No entanto, também sofreu de alguma humidade por condensação no sítio onde não há exaustor e chaminé para os fumos do esquentador.

No sótão não tenho humidades, a não ser o sítio por cima da cozinha, que é arrumo e não tem sol, nem ventilação (infelizmente), mas há de se fazer uma janela e isolar pelo menos com XPS tb. Contudo, se não o arejar, cria aquele cheiro a mofo, mas isso penso que qualquer casa não habitada sofre desse mal, não?

Não coloco mais fotos para não sobrecarregar, mas se desejarem, tenho fotos do exterior antes e depois. Do interior não tenho, pelo menos que se veja bem, mas é salitre ...paredes descacadas, mas nada com coloração diferente (beje ou esverdeada).
      planta_detalhada_v2.jpg
      planta_01.jpg
      planta_02.jpg
  4.  # 64

Um conselho, vá à Armar, peça para falar com o João Roque, e que lhe explique como ele está a resolver esse problema nos Açores e Madeira.
    •  
      alv
    • 28 março 2013

# 65

Vivam!
    PC, Coimbra, Armar, tudo meus vizinhos, mas diga PC como e quais problemas é que o João Roque está a resolver? Os condensados, sabemos que é falta de isolamento. Típico. O salitre, resultado de infiltrações por capilaridade por falta de isolamento das fundações, linteis ou lá o que for, típico, também.
    Portanto dos térmicos, sabemos das várias soluções disponíveis, as minhas, as suas e as restantes, todas resolvem de uma forma ou de outra.
    Das infiltrações, humidades ascensionais, também as escondemos, melhor ou pior, com um argumento ou com outro, mas escondemos e minoramos em alguns casos. Mas as ascensões por capilaridade, além daquelas soluções de catálogo, caras, como valas drenantes, injecções de impermeabilizantes, barreiras químicas, etc.,tem alguma solução que recomende em especial, económica, viável para este tipo de construção?
    "Fassam" parte.
  5.  # 66

Colocado por: pc ferreiraUm conselho, vá à Armar, peça para falar com o João Roque, e que lhe explique como ele está a resolver esse problema nos Açores e Madeira.

PC Ferreira, e sabe-me dizer se eles fazem orçamentos e, já agora, se levam por isso? É que há estabelecimentos que não.
  6.  # 67

Bem a coisa já levou mais uns avanços dentro do pouco tempo que tenho tido, mas aqui fica

Alguns pormenores talvez não tenham sido os mais correctos ou os mais indicados, mas foi dentro daquilo que me ocorreu na altura.

Concordam com este comentário: htavares73
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alv
    •  
      alv
    • 1 abril 2013 editado

# 68

Vivam!
    Vá lá, pelo menos os parafusos são bons:)
    Agora mais a sério. A menos que seja ou cuidadoso ou experiente, utilizar parafusos PM, isto é, placa - metal em sistema de perfilaria MM, isto é metal -meta, é errado; deveria utilizar uns parafusos próprios com3.5x9mm especiais para metal metal.
    Estes pretos, como temos tendência para os apertar na totalidade, passam a rosca e deixam de fazer pressão caso houvesse necessidade disso, A sorte é que a seguir ao cão, a PGL é mesmo a melhor amiga do homem e como vai levar placa por cima isso fica tudo a funcionar.
    Outro reparo, ou pergunta é saber se também está a colocar essa banda nos encontros das paredes existentes. Pelo menos no contorno da caixa de estore não colocou. Não que seja importante, mas nestas coisas todos os pormenores contam.
    Bom trabalho e "fassa" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: staker
  7.  # 69

Viva alv

Epá esse pormenor dos parafuso.... enfim desconhecia... para mim é tudo parafuso... lol mas ficou anotado para os quartos seguintes.

Quanto à banda, sim levou em tudo o que ficou em contacto com as paredes, tectos e chão. Realmente não coloquei na caixa de estore, passou-me...
  8.  # 70

Isto de montar os perfis revelou-se mais complicado do que eu pensava.... um autentico puzzle... pensava que iria fazer para aí numa manhã e acabei por levar 2 dias... lololol
  9.  # 71

Boa noite,

Entro na discussão um bocado tarde, mas a obra que o staker está a fazer é de grande valia e vai sentir as diferenças no conforto.

Em breve desejo fazer o mesmo no meu apartamento, depois de um colega meu também já ter feito, tal e qual como o staker está a fazer. Antes já tinha colocado apensa o teto falso em algumas divisões. Tive um problema com os focos embutidos, com os dicoicas halogéno a 12V, depois com compactas fluorescente a 220V e depois com as LED, e a explicação foi o espaço entre o gesso cartonado e o teto antigo (cerca de 5 cm) não ser suficiente para a dissipação de calor das lâmpadas e dos transformadores. Já tive de trocar algumas lampadas e alguns transformadores entretanto.

Na minha futura obra estou a pensar em colocar Isofloc na vez do XPS, um material que não é mais que uma papa de papel de jornal com aditivos para a tornar mais resistente ao fogo. É um bom isolante térmico e acústico. Uns amigos meus usaram esta solução num anexo onde fazem muito barulho (um deles é baterista) e teve muito bom resultado.

Estou também a estudar reforçar a rede de televisão e estruturada (internet) no espaço entre o gesso cartonado e a parede e o teto.

Cumprimentos,
  10.  # 72

Ainda só tenho o XPS e a temperatura do quarto já está totalmente diferente.... estou desejoso de acabar para ver o resultado final. Mas acredito que vai ser bastante positivo.
  11.  # 73

Viva

Este fim de semana não tive muito tempo mas ainda assim fiz mais qualquer coisita, como passar tubos, fios, etc e comecei a aplicar a lã e as primeiras placas de gesso cartonado.

Só um pormenor, a lã mineral acabou por ser de 80mm e não de 60mm, pois quando fui comprar só tinham esta disponível....

Aqui vai:

Estas pessoas agradeceram este comentário: alv
    •  
      alv
    • 8 abril 2013

# 74

Viva!
    O Staker vai ter de levar um puxão de orelhas, ou então paga as meninas no próximo almoço. Mau aluno!
    Então o que é que se faz ao assentar essas placas? T~em de ficar elevadas do pavimento cerca de 1cm!
    Portanto fica a repreensão e se for em tempo o castigo: Com um X Acto corta uma tirinha com o que puder para que a placa não fique em contacto com o pavimento. É difícil, mas é para castigo. Quanto ao afastamento dos parafuso, também não há necessidade, mas antes a mais que a menos. Basta que sejam de 25 a 30cm.
    Parabéns e continuação de boa obra. Vai ver que vale a pena.
    "Fassam" parte.
  12.  # 75

Ah Ah Ah bem reparado, você é de "olhão" Alv

No entanto não parece mas, ficaram a 0.5 cm do chão, não me lembrava bem qual era a altura e ficou com 0.5 cm.

Quanto aos parafusos também tem razão. Os últimos já ficaram mais espaçados... só no fim é que reparei que as placas até trazem a marcação e tudo... É da maneira que não cai.... ah ah ah
  13.  # 76

Não sabia que a lã ia dar tanta luta a meter, primeiro porque empurra os montantes tirando-os do sitio, segundo porque nos intervalos onde não há tubos nem nada cai sozinha.... aquilo deu trabalho e luta.
    •  
      alv
    • 8 abril 2013 editado

# 77

Vivam!
    Ou são 5mm muito curtos ou é erro da foto. Alguém tem de ser culpado e desta está desculpado. Para as próximas coloca um pedaço de placa no pavimento e depois assenta a placa contra esse calço que retira antes de aparafusar o fundo da placa que é para a gente, daqui deste lado possa ver a coisa como deve ser!
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: staker
  14.  # 78

Bons dias staker.

Acompanho o seu projecto atentamente, pois tenho que fazer algo muito semelhante ...

Preciso no entanto da sua ajuda para perceber:
    a) faz alguma diferença real (ou é só uma questão de perfeição) ter arrancado a sanca para pôr o isolamento da parede até ao tecto original?
    b) como é feita a fixação das calhas? percebo que por baixo tem o XPS de 30... as calhas estão aparafusadas à parede? Como foi feito esta parte? Como evitou "esborrachar" o XPS?

Muito obrigado (e desculpe lá as dúvidas de nabo)
  15.  # 79

Viva

Então vou esclarecer:
    Colocado por: Interrogativo
    a) faz alguma diferença real (ou é só uma questão de perfeição) ter arrancado a sanca para pôr o isolamento da parede até ao tecto original?

A sanca arranquei por 2 motivos, isolar até ao tecto e porque estava no local onde ia aparafusar o canal.

Colocado por: Interrogativo
    b) como é feita a fixação das calhas? percebo que por baixo tem o XPS de 30... as calhas estão aparafusadas à parede? Como foi feito esta parte? Como evitou "esborrachar" o XPS?

Os canais estão aparafusados ao tecto (não à parede) e as placas de XPS estão fixas na parede através de buchas proprias.

As duvidas não são de nabo.... são de que não sabe... eu também já as tive e foi neste excelente forum que as tirei com a ajuda desta malta porreira.
  16.  # 80

Obrigado pelos esclarecimentos; apenas para confirmar (porque só de ler parece uma estrutura com pouco apoio) ... A estrutura metálica SÓ é fixa ao tecto e depois entre si? não é fixa em mais lado nenhum? Isto é... a sua rigidez advém da "estrutura global", das várias "paredes" metálicas...

0.0314 seg. NEW