Iniciar sessão ou registar-se
    • staker
    • 14 março 2013 editado

     # 1

    Vivam,

    Vou aqui dar inicio ao meu pequeno/grande "projecto" (pequeno para os profissionais, grande para mim...) de isolamento térmico dos meus quartos.
    Espero deixar assim um testemunho das soluções por mim aplicadas para alguém futuramente poder tirar ideias em caso de interesse.
    Pretendo também assim tirar aqui algumas duvidas que me possam ir surgindo durante o desenrolar da coisa.

    Não sou profissional, sou um curioso e gosto sempre que possivel ser eu a fazer as coisas.

    Bem passando ao que interessa:

    Já ando à muito tempo a reunir informações e varias soluções de entre as quais optei pelas que irei descrever.

    Vou fazer um quarto de cada vez e com calma para tentar que não falhe nada, documentando aqui tudo o que for possivel e colocando fotos de todos os passos.
    Tenho por objectivo a aplicação de XPS directamente nas paredes cobrindo totalmente as mesmas fixas com buchas daquelas que normalmente se utiliza para fixar EPS em ETICS.
    Imediatamente a seguir farei uma estrutura de canal e montante onde aplicarei manta de lã mineral com papel de 60mm.
    Irei aplicar placas de gesso cartonado KNAUF de 15mm.
    Os montantes terão um espaçamento de 40cm. Os canais irão levar junta acustica.
    Será assim em 3 das paredes. Na outra não farei nada, trata-se de uma parede interior, eventualmente levará um barramento caso a textura fique muito diferente.

    Irei aproveitar um roupeiro que já tenho e farei uma espécie de roupeiro de parede, fazendo a estrutura exterior em pladur, tipo uma caixa onde vou encastrar o meu roupeiro e onde irei aplicar 2 portas de correr. A parede onde vai ficar o roupeiro tem uma porta de acesso ao wc.

    Para o tecto, tenho programado, o comum perfil T47 revestido a gesso cartonado e com focus embutidos com LED.