Iniciar sessão ou registar-se
    • staker
    • 14 março 2013 editado

     # 1

    Vivam,

    Vou aqui dar inicio ao meu pequeno/grande "projecto" (pequeno para os profissionais, grande para mim...) de isolamento térmico dos meus quartos.
    Espero deixar assim um testemunho das soluções por mim aplicadas para alguém futuramente poder tirar ideias em caso de interesse.
    Pretendo também assim tirar aqui algumas duvidas que me possam ir surgindo durante o desenrolar da coisa.

    Não sou profissional, sou um curioso e gosto sempre que possivel ser eu a fazer as coisas.

    Bem passando ao que interessa:

    Já ando à muito tempo a reunir informações e varias soluções de entre as quais optei pelas que irei descrever.

    Vou fazer um quarto de cada vez e com calma para tentar que não falhe nada, documentando aqui tudo o que for possivel e colocando fotos de todos os passos.
    Tenho por objectivo a aplicação de XPS directamente nas paredes cobrindo totalmente as mesmas fixas com buchas daquelas que normalmente se utiliza para fixar EPS em ETICS.
    Imediatamente a seguir farei uma estrutura de canal e montante onde aplicarei manta de lã mineral com papel de 60mm.
    Irei aplicar placas de gesso cartonado KNAUF de 15mm.
    Os montantes terão um espaçamento de 40cm. Os canais irão levar junta acustica.
    Será assim em 3 das paredes. Na outra não farei nada, trata-se de uma parede interior, eventualmente levará um barramento caso a textura fique muito diferente.

    Irei aproveitar um roupeiro que já tenho e farei uma espécie de roupeiro de parede, fazendo a estrutura exterior em pladur, tipo uma caixa onde vou encastrar o meu roupeiro e onde irei aplicar 2 portas de correr. A parede onde vai ficar o roupeiro tem uma porta de acesso ao wc.

    Para o tecto, tenho programado, o comum perfil T47 revestido a gesso cartonado e com focus embutidos com LED.

    Darei inicio à coisa este Domingo próximo onde irei descolar os rodapés e tentar partir as sancas que foram feitas no sitio em gesso (portanto vai dar um pouco de luta).
    E no inicio da próxima semana irei encomendar o material que estimei precisar para arrancar com este quarto.

    Estou completamente aberto a sugestões principalmente nos pormenores mais técnicos.

    O quarto tem um pé direito de 2.66 portanto irei utilizar placas de 2.70 de modo a evitar ao máximo juntas.

    Já sei que existem mais tópicos sobre o assunto mas mais um não faz mal a ninguém e ajuda quem futuramente procura informação sobre o assunto, mas como caso é um caso vou aqui deixar o meu.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Interrogativo
  1.  # 2

    Colocado por: stakere tentar partir as sancas que foram feitas no sitio em gesso

    se descer o tecto já não precisa de partir as sancas
    não isola também o tecto?
  2.  # 3

    Sim esqueci-me dessa parte, irá levar também manta de lã mineral de 60mm com papel.

    As sancas tenho que partir porque se não tirar, não levo o XPS até cima e também estorvam na fixação dos canais. Irei levar a parede até ao tecto existente e só depois farei o tecto falso. Segundo tenho pesquisado será o método mais eficaz
    Concordam com este comentário: alv
    •  
      alv
    • 14 março 2013 editado

     # 4

    Vivam!
    Colocado por: staker
    ....Irei aplicar placas de gesso cartonado KNAUF de 15mm......
    .... fazendo a estrutura exterior em pladur,.....
    .....o comum perfil T47 ......

    Mais um "traidor" :), Melhor, meio "traidor" ou será apenas 1/3 de "traidor"?

    Estou mesmo a brincar, apenas lhe posso desejar a melhor sorte do mundo; Está bem como descreve, não se vai arrepender!
    "Fassa" parte.
  3.  # 5

    Só umas perguntas relativamente ao isolamento:

    - Porquê XPS? Que condutibilidade térmica tem esse xps? 0,034?
    - Qual a espessura?
    - Não pondera outra conjugação em vez do XPS + Lã mineral?

    Abraço, e estou atento a acompanhar.
  4.  # 6

    Colocado por: lfvmagalhaesSó umas perguntas relativamente ao isolamento:

    - Porquê XPS? Que condutibilidade térmica tem esse xps? 0,034?
    - Qual a espessura?
    - Não pondera outra conjugação em vez do XPS + Lã mineral?

    Abraço, e estou atento a acompanhar.


    Como por exemplo?

    XPS 3cm
  5.  # 7

    Colocado por: alvVivam!

    Mais um "traidor" :), Melhor, meio "traidor" ou será apenas 1/3 de "traidor"?

    Estou mesmo a brincar, apenas lhe posso desejar a melhor sorte do mundo; Está bem como descreve, não se vai arrepender!
    "Fassa" parte.


    :D

    traidor apenas por uma questão de logistica....

    Irei utilizar muitas das suas dicas aqui
  6.  # 8

    Quando eu escrever pladur, leia-se gesso cartonado. Apenas usarei o termo pladur por uma questão de ser mais pratico de escrever lol é o hábito...
    Todas as placas de gesso cartonado que irei usar serão à partida da marca Knauf....

    Agora uma duvida, jutifica-se usar placas de 15mm para o tecto?
    Ou usar placas de 13mm com espaçamento de perfis de 60cm chega? é que não me apetece que fique tudo ondulado....lol
  7.  # 9

    O esquema do roupeiro será mais ou menos isto mas com as medidas correctas e devidamente enquadrado....



    Desculpem lá o mau desenho lol o espaço à direita serve para poder abrir a porta do quarto
    •  
      alv
    • 14 março 2013

     # 10

    Vivam!
    Não, no tecto pode ou deve usar BA 13. É o suficiente. Quanto à estrutura deve , no mínimo ser a 50cm, se bem que 40cm era óptimo. Espero que tenha entendido que em paredes as placas são paralelas aos perfis, enquanto nos tecto são perpendiculares aos perfis e estes, devem se puder, ser aplicados no sentido de entrada da luz, isto é, perpendiculares à parede da janela, se só houver uma ou à que tem mais entrada de luz no caso de haver duas um em casa parede.
    "Fassa" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treker666
  8.  # 11

    3 cm de XPS com condutibilidade de 0,034?

    O XPS também é da Knauf?
    Lã mineral Knauf?
  9.  # 12

    o xps deve ser da eurofoam...
  10.  # 13

    Se vai utilizar placas de gesso knauf, lã mineral knauf (creio), poderia também usar o xps da knauf, assim era o verdadeiro sistema completo :P
  11.  # 14

    Sim, ou as placas Heraklith. E se for daquelas que já tem o isolamento incorporado é "2 em 1".
  12.  # 15

    Colocado por: alvVivam!
    Não, no tecto pode ou deve usar BA 13. É o suficiente. Quanto à estrutura deve , no mínimo ser a 50cm, se bem que 40cm era óptimo. Espero que tenha entendido que em paredes as placas são paralelas aos perfis, enquanto nos tecto são perpendiculares aos perfis e estes, devem se puder, ser aplicados no sentido de entrada da luz, isto é, perpendiculares à parede da janela, se só houver uma ou à que tem mais entrada de luz no caso de haver duas um em casa parede.
    "Fassa" parte.


    Pronto aqui já ia meter uma gafe...

    Já sabia que deveriam ser aplicadas as chapas perpendicularmente à estrutura, no entanto da maneira que estava a pensar fazer iriam ficar paralelas à janela, ou seja iria ficar o bordo mais curto para o lado da janela.

    Ou seja, os perfis devem ficar perpendiculares à parede da janela, certo? E as placas paralelas à parede da janela.

    Ok levará então perfis com espaçamento de 50, dá mais 2 ou 3, não é por aí que ficarei mais pobre
    Concordam com este comentário: alv
  13.  # 16

    Colocado por: lfvmagalhaes3 cm de XPS com condutibilidade de 0,034?

    O XPS também é da Knauf?
    Lã mineral Knauf?


    A lã é knauf, no entanto o XPS sinceramente não sei. Aquilo não é tudo igual?? lol
    • staker
    • 15 março 2013 editado

     # 17

    Colocado por: lfvmagalhaesSim, ou as placas Heraklith. E se for daquelas que já tem o isolamento incorporado é "2 em 1".


    Não conhecia essas placas, no entanto será um pouco ao estilo das Pladur therm penso eu... com preços upa upa daqueles que o tio Passos Coelho diz que não pode ser lol

    Passo a explicar um pouco os motivos da escolha deste sistema.

    Trata-se de uma moradia de R/c e 1º andar, tem ainda o sotão que no ponto central tem cerca de 2m de altura e vai baixando as águas até à placa. A cobertura é em viga e telha e não tinha qualquer isolamento térmico. No verão isolei o telhado todo com XPS de 4cm. Melhorou um pouco as temperaturas da casa mas não fez milagres.

    As paredes, segundo o projecto, são parede de alvenaria dupla com caixa de ar, mais uma vez sem qualquer isolamento térmico. As mesmas têm algumas humidades que já identifiquei de onde vêm.

    Já sei que me vão dizer que primeiro devo isolar as humidades, mas isso implica uma pipa de massa que agora não tenho, foi essa a minha primeira ideia, mas os orçamentos que me apresentaram não podem ser agora concretizados.

    No entanto estou farto de estar nos quartos a olhar para as paredes cheias de bolor, e sei que não é muito boa politica tapar o que está feio, mas..... estou mesmo farto de olhar para aquelas paredes lol.

    Ao fazer este tipo de isolamento acredito que a maioria das humidades por condensação deixarão de existir pois o choque térmico do ar com a parede será menor. penso eu de que....

    Sente-se também neste momento um ligeiro efeito de eco nos quartos, o qual eu também não gosto, pelo que a solução terá que passar também por isolamento acústico.
  14.  # 18

    e a ventilação da casa como é que é feita?
    e a extracção dos vapores dos banhos como é que é feita?
    • staker
    • 15 março 2013 editado

     # 19

    As casas de banho têm extractores no tecto, ligados à luz e o resto da casa é ventilada através da abertura das janelas. No entanto no andar dos quartos durante o inverno as janelas estão normalmente fechadas durante a semana e abro no fim de semana de dia. Durante a semana normalmente deixo o desumidificador a trabalhar de manhã quando saio e desligo à noite quando chego a casa. Retira cerca de 5 / 7 lt de água em dias de chuva e talvez uns 3 / 4 quando não chove.
  15.  # 20

    Colocado por: stakerAs casas de banho têm extractores no tecto, ligados à luz

    não consegue alterar isso de forma a ktrabalhagem com um programador horário? ligados á luz funcionam pouco tempo, a não ser que saia e deixe a luz ligada.
 
0.0201 seg. NEW