Colocado por: ScasaBoa tarde,
Eu e o meu namorado estamos a ponderar comprar casa. Já fomos ver algumas... todas com acordo com bancos, mas novas.
Falámos com um construtor e disse q o spread para aquela casa era de 2,5% no totta. Alguém conhece as outras condições destes acordos?
Outra questão: eu tenho bolsa de doutoramento (980€/mês - até ao final de 2015) e dou aulas (720€/mês), sendo que o contrato é renovavel de 6 em 6 meses. O meu namorado é efectivo e ganha mais ou menos 1000 e poucos euros por mês. A casa q gostariamos de comprar está à venda por 180.000 negociavel (depende da avaliação do banco) e podemos dar 20.000€ de entrada. Temos também fiadores já com casa paga e com rendimentos anuais de 35.000.
Acham possivel que seja aprovado? Alguém na mesma situação (com bolsa)?
Desde já agradeço as opiniões.
Cumprimentos,
Sandra
Colocado por: asdrubalSuponha que quando acabar a bolsa em 2015 tem uma proposta de trabalho a 200 km's de onde mora, o que faz ?
Colocado por: asdrubalE o banco permite o aluguer, caro picareta ?
Colocado por: Scasaeu tenho bolsa de doutoramento (980€/mês - até ao final de 2015)
Colocado por: adiasEste conselho é copiado de outro tópico e como todas as oponiões valem o que valem
-Investir em imobliário nesta altura é pouco menos que suicidio financeiro.
-Os preços estão a cair 10 a 20% ao ano no país. Os bancos vão inundar com uma torrente de casas o mercado até 2016: levam 3 anos a vender casas executadas e até ver 2013 vai ser o ano com mais execuções, portanto chegam em 2016-17 ao mercado. As estimativas indicam que os preços médios da habitação vão cair 85% em relação a avaliações de 2008.
-Olhe que vai estar a comprar uma casa por 180k que daqui a 5 anos nem 100k vale.
-Olhe que os tempos da casa "como valor seguro", em Portugal já foram. Estamos no rebentar de uma bolha Dantesca, como em Espanha e Grécia! Só que ninguém quer falar do monstro na sala.
Depois, a bolsa esta isenta de IRS. A menos que a queira declarar e pagar IRS sobre a dita(porque as finanças vão-se marimbar para a lei), vai ter declaração de IRS de 720/mes para o banco. Creio que -ninguém lhe vai emprestar 160k com esse rendimento, mesmo com o namorado.
Já agora, dado que tem bolsa fresquinha, prepare-se porque vai ter problemas com a FCT e provavelmente vai perder a sua bolsa. O contrato de bolsa exige exclusividade. Será uma questão de tempo até a FCT perceber que está a receber 720 euros "extra" pelas aulas. Mesmo que esteja a dar aulas na universidade de doutoramento, parece-me que são muito mais horas que aquelas que a FCT aceita (para lhe pagarem 720, devem ser 12 horas..... a FCT recusa mais de 4). Esclareça esse pagamento para evitar grandes dissabores. Não aceite respostas de ninguém excepto FCT a dizer que é aceite.Concordam com este comentário:Nocturna
Colocado por: Scasaboa noite,
obrigada pelas opiniões.
para esclarecimento: a bolsa é exclusiva mas permite que dê aulas, desde que não exceda o limite de 4h semanais. E a FCT já aceitou.
Colocado por: adias As estimativas indicam que os preços médios da habitação vão cair 85% em relação a avaliações de 2008.
Colocado por: loverscoutuma casa que em 2008 valia 250 mil euros, vai valer 37.500? entao e aquelas que valiam 60 mil? vao custar 9 mil? vamos ter casas a valer menos que carros?
voce cai no ridiculo so por nao pensar pela sua cabeça.....
Colocado por: loverscoutisto quase que poderia ser considerado como SPAM
Colocado por: goliveradias, esses tópicos que colocou têm como base o quê? Que fonte? Que entidade? É a sua opinião? Caso seja, baseada em que estudo?
É importante definir e esclarecer bem essas coisas.
Colocado por: adiasA única forma de suster os preços sem um colapso será pela inflação
Colocado por: danobrega
Num cenário de abandono de uma área habitacional não há qualquer forma de suster o preço real, que é o que interessa. No entanto as habitações nas zonas que continuem a atrair população, incluindo população que migre de uma zona em abandono para outra, podem manter o seu valor e até aumentar. Penso que não faz muito sentido pensar que o valor numa zona com procura desça muito abaixo do preço de construção.
Note-se que Detroit nem sequer teve uma bolha imobiliária com 45% das casas vazias...... Bastou contração da população para o preço colapsar.
Portugal vai ter contração populacional na sua maior força logo a seguir uma bolha Dantesca. Já temos mais de 50% população de velhinhos e milhões de emigrantes jovens! Já em 2001 havia excesso de casas! Até 2010 construíram-se mais 700 mil.
Os números são de fontes reconhecidas, a realidade é objectiva. A corrupção nem se tenta esconder e anda por aí a clamar que é "progresso".
As consequências não são muito dificeis de adivinhar.