Colocado por: zeto.
Colocado por: Entrecampos
Era para mim?
Não pertenço a nenhum partido, simpatizo contudo com Os Verdes e o PAN...
Nunca o PNR, não sou racista.Tanto vou com brancas,pretas ou asiáticas.
Colocado por: TyrandeNao entendo é como é que as pessoas morreram na estrada. Será que foi por inalacao dos fumos? Ou os carros, mesmo em velocidade, arderam? Ou será que estavam em marcha lenta e foram apanhados pelas chamas?
Colocado por: AmorinPortugal tem que assumir de uma vez por todas que não tem capacidade de gerir a floresta. É um mal com que teremos que conviver, não vale a pena dizer que tem que se limpar a floresta porque a floresta não gera rendimento suficiente para pagar tal trabalho. Tem que se ordenar mas isso é trabalho para ser feito ao longo de décadas, quiçá, séculos.
Colocado por: MarcopomPoderiam começar com a limpeza e criação de uma área de segurança em torno das vias públicas
Colocado por: emadPese todos os interesses em volta dos incêndios aproveito o tópico para no meio disto questionar a competencia da gestão dos meios existentes.
Ha cerca de dois meses andei pelos lados de ponte da barca. Quando vinha de vila verde em direcção a ponte da barca vi um incêndio a começar numa encosta. E vi um helicóptero a fazer o reconhecimento do mesmo. Disse a mim mesmo, se os bombeiros travarem já o incêndio isto pode causar poucos prejuizos. Eram cerca de 15h. Resumo, o incêndio avançou porque os bombeiros demoraram a ataca-lo. Durante a noite ardeu. Só no início da manhã é que ficou extinto.
Nao percebi. Tambem nao sou bombeiro e não sei que meios estavam disponíveis.
Nao percebo porque as autarquias em colaboração com os bombeiros, polícias e exército nao fazem nos 3 meses de verão um trabalho de patrulha intensivo para prevenir este massacre.
Eu se fosse o governo fazia ao contrario. Dava premios financeiros às autarquias e corporações de bombeiros para quem conseguisse minimizar ao máximo as areas ardidas. Estabelecia prémios por escaloes. Mas premios de 500k para cima.
Assim o dinheiro era canalizado para uma forte prevençao e nao para o combate.
Desta forma combatíamos os lobbys que estão por detras destes interesses.
As autarquias e os bombeiros podiam contratar piquetes para prevenir e actuar.
Investiam em mais formação e equipamentos com os prémios ganhos.
Tenho quase a certeza que se conseguia reduzir a despesa anual no combate aos incendios.
Passa a haver no orçamento adm interna uma verba equilibrada entre a prevenção e o combate.
Mas quem sou eu para dar opinioes quando temos políticos altamente qualificados.
Nota: Eu conheço muito bem as areas de floresta do meu concelho. E conheço porque já fiz mais btt do que faço agora. Será que todos os bombeiros conhecem todos muito bem as areas onde actuam?
Será que a protecçao civil tem formação suficiente para comandar e gerir os meios em caso de catástrofe de incendios?