Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 401

Colocado por: zeto
    1. Caro ktm333 explique-me melhor, 4 metros afast. entre copas o que é isso?? tenho pinheiral com mato a cerca de 6 m da minha casa

Abra o link, tem lá a imagem, tem de garantir 4 metros de terreno limpo entre a copa das árvores(entre a rama das árvores), para evitar que o fogo caso exista e arda uma árvore, se propague as outras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zeto
  2.  # 402

Colocado por: ktm333
    Tudo bem, exagerei, essa mata está limpa?

Quantas e quantas vezes foram os funcionários da câmara lá a aldeia cortar a erva das estradas e deixaram a mesma na estrada, sem nunca virem limpar, quer que lhe diga? Todos os anos..

Não tenho a certeza mas julgo que a maior extensão de mata do Estado é o conhecido pinhal de Leiria que se encontra relativamente bem tratado e raramente é afetado por incêndios. Tal como as matas das empresas de celuloses que também são devidamente tratadas e pouco ardem ( e quase todas de eucaliptos).
    Mas basta ler o tópico abaixo para perceber a mentalidade dos pequenos proprietários de terras por este País fora. Existem mais tópicos parecidos por aqui e no Correio da Manhã é comum a descrição de agressões e até mortes por causa deste tipo de discussão.
    https://forumdacasa.com/discussion/48781/3/eucaliptal-encostado-a-casa/#Item_13
    • zeto
    • 19 junho 2017

# 403

Abra o link, tem lá a imagem, tem de garantir 4 metros de terreno limpo entre a copa das árvores(entre a rama das árvores), para evitar que o fogo caso exista e arda uma árvore, se propague as outras.

Sim já entendi, mas neste caso não pode haver mato num raio de 50m das moradias certo??
  3.  # 404

Colocado por: CarvaiNão tenho a certeza mas julgo que a maior extensão de mata do Estado é o conhecido pinhal de Leiria que se encontra relativamente bem tratado e raramente é afetado por incêndios. Tal como as matas das empresas de celuloses que também são devidamente tratadas e pouco ardem ( e quase todas de eucaliptos)

As matas das celuloses pouco ardem não por estarem bem limpas, porque sim, estão, mas os afastamentos entre árvores são muito pequenos.. Simplesmente não ardem porque as empresas têm sapadores e meios próprios, tais como helicópteros, para atacar logo o foco e não o deixar desenvolver, apenas isto.. O pinhal de Leiria ardeu em 2003.
    Colocado por: CarvaiMas basta ler o tópico abaixo para perceber a mentalidade dos pequenos proprietários de terras por este País fora.

Está a baralhar as coisas, nesse caso as árvores já lá estavam quando construíram a casa, antes sequer de se iniciar a construção deveriam ter chegado ao pé do dono, no caso da câmara mandando limpar as árvores, e indemnizando o proprietário(Como se faz com terrenos por baixo de postes de Alta Media e Baixa tensão, telefónicos..), no lado do proprietário do terreno como referi no tópico, chegando ao pé do proprietário do terreno e pagando para arrancar as mesmas..
  4.  # 405

Sim já entendi, mas neste caso não pode haver mato num raio de 50m das moradias certo??
      Nem mato nem ervas, tem de estar completamente limpo, se quer a minha opinião e se tiver possibilidades, na altura do verão lavre, a terra felizmente ainda "não arde"...
    •  # 406

Leia o tópico do meu post acima e vai saber todas as leis alínea por alínea mas tentar cumprir isso é que vai ser um sarilho.
      Concordam com este comentário: zeto
    •  # 407

Opa a sério que vão nessa história da limpeza?

Uma coisa é a falta de limpeza potenciar o fogo oh ajudar na ignição mas com arvoredo denso e em altura, acham mesmo que é o que anda cá por baixo que arde, apenas?

Meios aéreos prontos. Sistemas de bombagem nas margens dos rios e tinham logo um fogo como este a ser atacado mais cedo e em mais frentes.
      Isto só a titulo de exemplo. Muito mais se poderia fazer na prevenção mas não serei eu a descobrir aqui a pólvora.
      • emad
      • 20 junho 2017 editado

# 408

A única coisa que me resta depois disto tudo é dedicar uma música às vítimas e sobretudo às crianças. Quem é Pai e Mãe sente isto de uma forma intensa. Nenhuma criança inocente merece este fim trágico.
      Esta música é toda ela tristeza, magoa e saudade.
      https://youtu.be/f_RjlIPuqyc
      Concordam com este comentário: eu
      • eu
      • 20 junho 2017

# 409

Colocado por: CarvaiTal como as matas das empresas de celuloses que também são devidamente tratadas e pouco ardem

Será que isto não passa de um mito ?
      • eu
      • 20 junho 2017 editado

# 410

Colocado por: JotaPSistemas de bombagem nas margens dos rios e tinham logo um fogo como este a ser atacado mais cedo e em mais frentes.

Naquelas condições de temperatura, humidade e vento, e com aquela carga de combustível, é impossível combater o incêndio.

O vento empurra as chamas a mais de 10 Km/h e incinera quase instantaneamente tudo o que aparece à frente. É como se fosse um tsunami de fogo.

Há testemunhos que referem que o incêndio estava a 4 Km deles e em poucos minutos apareceu à frente deles.

É impossível combater um monstro destes.
      Concordam com este comentário: Bricoleiro
    •  # 411

Colocado por: euÉ impossível combater um monstro destes.
      ora bem , era isso que eu dizia ... é um crime enviar homens para estes fogos ...
    •  # 412

Vivo em Lisboa, a minha avó tem quase 80 anos, mal consegue cuidar do quintal, é viuvá, tem uma reforma de pouco mais de 300€ onde é que vai buscar dinheiro para limpar terrenos?!

Nesse caso pergunta-se: Para que quer o terreno? Para pagar impostos? Que o venda! Que o dê! Que o distribua por herdeiros....esta situação é um dos principais factores do abandono das matas. Se o estado aumentar os impostos sobre propriedades abandonadas, os proprietários seriam obrigados a tomar decisões. Ou cuida ou aliena.
    •  # 413

Colocado por: nmex2isto é a sua opinião pessoal, e DESIMFORMADA, certo?

Não, é a minha opinião com base no que me dizem bombeiros que eu conheço.
    •  # 414

Colocado por: nmex2enquanto o "povo" anda no seu "achismos" - desculpe Bricoleiro por ter pegado no seu exemplo - o empurra das culpas daqui para ali, alivia as costas a muita coisa e muita gente...

Eu dou-lhe razão nisto e também acho o mesmo, eu não atribui culpas a ninguém e já até critiquei isso aqui mesmo, diferente é o facto de haver negócio nas empresas privadas de combate aéreo aos fogos. Se acha que não o desinformado é você, não sou eu.
      • eu
      • 20 junho 2017

# 415

Colocado por: BelhinhoQue o venda!

Mas pensa que alguém quer comprar?

Atualmente, não há qualquer interesse em comprar terreno florestal, principalmente pequenas áreas no **** de judas. Os terrenos florestais não dão rendimento relevante, nem sequer para pagar a sua própria limpeza, por isso ninguém quer comprar este tipo de terrenos...

No interior, até terras agrícolas estão abandonadas, quanto mais o mato... acho que por aqui há muita gente a escrever que desconhece a realidade do interior...
      Concordam com este comentário: RCF, Bricoleiro, treker666, branco.valter, Alexluxx
    •  # 416

•  # 417

• eu
      • 20 junho 2017

# 418

Colocado por: simplesOs subsídios nunca trouxeram nada de bom a este país.

Houve casos de abusos e erros graves, mas os subsídios por si só não são um demónio.

Se forem bem usados podem contribuir para implementar políticas públicas de interesse geral que de outra forma nunca seriam postas em prática.
    •  # 419

Colocado por: euOs terrenos florestais não dão rendimento relevante, nem sequer para pagar a sua própria limpeza, por isso ninguém quer comprar este tipo de terrenos...

No interior, até terras agrícolas estão abandonadas, quanto mais o mato... acho que por aqui há muita gente a escrever que desconhece a realidade do interior...
      e porque é que não se entrega ao estado , ou doa-se a quem quiser cuidar ? acho que vamos caminhar para algo muito grave e o Governo vai e tem que por preço nisso ...
      • eu
      • 20 junho 2017 editado

# 420

Colocado por: rafaelisidoroe porque é que não se entrega ao estado , ou doa-se a quem quiser cuidar ?

Ninguém quer estes terrenos florestais, nem dados!

0.1387 seg. NEW