Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 981

    Aparentemente uma das soluções é mudar a florestação para aquela que seria natural para esta zona do globo, em vez de eucaliptos e por aí em diante que não são apropriados e só criam problemas.

    Limpar os terrenos por completo realmente cria problemas novos, por outro lado, não seria demais exigir que pelo menos num raio aceitável em redor de habitações, estradas, linhas eléctricas, linhas de comboio tivessem realmente bem limpos para aquilo ser fácil de proteger até com a mangueira de casa.
    Existem soluções, podem ser criadas linhas defensivas com produtos retardantes ambientalmente compatíveis, podem criar linhas defensivas constituídas por redes... já que o fogo não passa pelas redes criadas para o efeito, que podem estar recolhidas e só serem activadas quando existem incêndios... existem muitas maneiras criativas para conter incêndios.

    Evitá-los como já foi debatido anteriormente, é bem mais difícil, mesmo que prendam e matem todos os incendiários ou responsável por incêndios, continuarão a ter os fenómenos naturais de quedas de raio e coisas parecidas (boa sorte com prender ou matar a natureza...)... por isso só a mudança de florestação, alguma limpeza preventiva, e eventuais sistemas de combate já integrados nas zonas florestais poderão limitar os estragos.

    Um serviço do estado como os Guardas Florestais no passado, mas com meios e pessoal mais que suficientes, bem treinados e motivados, também poderiam fazer o truque, mas os políticos já demonstraram há muito que não querem saber da floresta apesar de arder ano após ano há décadas... agora aprovaram umas coisas à pressa mas toda a gente incluindo os políticos que as aprovaram já admitiram que não terá efeitos práticos a curto ou mesmo médio prazo... talvez a longo prazo se tiverem muita sorte. Se contratassem para uma nova guarda da floresta com a missão de limpar, vigiar e prevenir problemas, com pessoas em quantidade, com formação e material necessário, e ainda ao mesmo tempo começassem a mudar a florestação, certamente poderiam começar a estancar a sangria... mas é mais fácil assobiar para o lado e fingir que não podem fazer mais nada.

    Tem sabe-se lá quantos milhões de euros ao serviços dos militares que não fazem nada e não conseguiriam de maneira nenhuma parar uma invasão se ela tivesse começado a semana passada (qualquer semana passada em que estejam a ler isto) por algumas centenas de milhares ou milhões de pessoas armadas do norte de África... ou mesmo por militares Espanhóis se eles tivessem decidido tomar Portugal a semana passada (qualquer semana passada em que estejam a ler isto). E contudo para resolver problemas reais, e perigos reais para a população como os furtos, roubos, incêndios, inundações.... isso nunca é uma prioridade.
  2.  # 982

    "Negócio da madeira queimada em Pedrógão. Quem ganha com os fogos?
    04 DE SETEMBRO DE 2017 - 06:24
    Preço pago pela indústria não para de cair. Autarcas pedem ao governo a definição de preços mínimos. Parlamento já aprovou lei nesse sentido que espera o fim das férias dos deputados."
    É claríssimo que não há qualquer interesse ...
    • eu
    • 4 setembro 2017

     # 983

    Colocado por: josexyAparentemente uma das soluções é mudar a florestação para aquela que seria natural para esta zona do globo, em vez de eucaliptos e por aí em diante que não são apropriados e só criam problemas.

    Até parece que só ardem eucaliptos...
    Concordam com este comentário: C. Lobo
  3.  # 984

    "Portugal contratou serviços a cartel espanhol para combate de incêndios"
    23/6/2017, 9:262.251
    58
    O jornal El Español avança uma investigação sobre um cartel de combate a fogos que o governo português contratou e que cobrava preços três vezes superiores ao custo do serviço.

    Interesses nos incêndios? Nahhh
    Concordam com este comentário: eu
  4.  # 985

    PJ está a investigar ligações a Portugal do Cartel do Fogo espanhol
    RTP 04 Set, 2017, 10:00 | País

    Um bocado atrasados não é? Já era manchete em 23/6!
    Vivemos ainda no mito de que a nossa pj é a melhor do mundo ...
  5.  # 986

    Colocado por: pedromdfUm bocado atrasados não é?

    Em Portugal só se investiga por decreto!
    http://expresso.sapo.pt/economia/2017-07-16-Juiz-proibe-buscas-em-casa-de-Manuel-Pinho
  6.  # 987

    "Donativos dos incêndios em parte incerta"
    Fonte: jornal i

    Outro grande interesse dos fogos para quem arrecada as doações que nunca chegam ao destino ...
  7.  # 988

    Sobre este assunto acho que ninguém tem dúvidas que 99% dos fogos são postos. Também acho que existe muita gente a lucrar com este negócio, mesmo que não aja mão criminosa e aqui são como os agentes funerários que dizem "eu não quero que ninguém morra mas quero que a vida me corra".

    Mas neste fim de semana ouvi uma conversa que não interessa dizer onde e onde dois tipos conversavam sobre as notícias sobre os incêndios, os donativos e as reconstruções, e um deles disse que quando quisesse remodelar a casa dos velhos, metia um fósforo no mato ao lado... acho que vocês conseguem imaginar todo o teor da conversa...

    Infelizmente até já há gentinha a imaginar como tirar proveito próprio dos incêndios.
    Concordam com este comentário: eu
  8.  # 989

    Colocado por: reginamaraté já há gentinha a imaginar como tirar proveito próprio dos incêndios.

    Um dos interesses dos incêndios bastante conhecido ...
  9.  # 990

    Pedro custa-me a acreditar nisso, mas como diz o outro, quanto mais conheço os homens mais gosto dos animais...

    E agora vou ser politicamente incoreta:

    1 - Porque carga de água é que se fazem donativos para se reconstruirem casas? Qualquer pessoa sabe que devemos ter um seguro de incêndio. Eu tenho um porque sou obrigada (por causa do crédito habitação) mas quando acabar de pagar a casa, vou manter o seguro para proteger aquilo que muito me custou a pagar.

    2 - Porque carga de água é que o governo e a união europeia vão "investir" milhões na reflorestação de matos, a grande maioria privados, de pessoas que não pagam impostos desses hectares e hectares de matos, e que não gastam um tostão a limpá-los para evitar incêndios?

    3 - Este ano bateu-se o recorde de área ardida? Não me importo, é mato. Os bombeiros finalmente ganharam juizo e já não se vão meter lá dentro para ficarem lá. Falam-se em milhões para apoiar casas e matos e os bombeiros que morreram no ano passado ou há dois anos, alguém ouviu falar de ondas de solidariedade para as famílias?

    4 - Este ano bateu-se o recorde de incendiários apanhados pela PJ. Porque carga de água não ficam em prisão preventiva até ao julgamento? Quantos foram condenados com pena efectiva? Quantos já foram reincidentes? Enquanto os aspirantes a incendiários virem este estado de coisas vão-se preocupar com o quê? Põem fogo dizem que são tolinhos ou estavam com os copos e vão para casa (se calhar com uns bons trocos no bolso)...
  10.  # 991

    "Incêndios. Seguradoras já pagaram 2,7 milhões de euros em indemnizações"
    25 DE JULHO DE 2017 - 16:53
    Metade dos prejuízos nas 300 habitações com seguro afetadas em Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos já foram compensados. Prejuízos globais ascendem a 21,7 milhões de euros.

    Afinal sempre há quem faça seguros ...

    "Indemnizações a bombeiros mortos no Caramulo ainda por pagar"
    Fonte: jn

    "Pai de bombeiro morto em serviço espera indemnização há dois anos"
    Fonte: rr

    As indemnizações foram definidas mas não são pagas ...

    As razões para as áreas ardidas têm sido aqui bastante abordadas, há uns que acreditam numas versões outros acreditam noutras ...

    Quanto aos incendiários raros são efectivamente presos, reina a maior das impunidades neste tipo de crimes, aliás como noutros na nossa sociedade. A justiça, na qual muitos dizem acreditar, é a nossa maior ovelha ronhosa ...
  11.  # 992

    - Os seguros de incêndio que cubram estragos provocados por incêndios florestais poderão não pagar às pessoas, em especial aquelas que não consigam provar ter limpo à volta das suas casas/ instalações conforme manda a lei.
    Mesmo que tenham limpo e a casa/ instalação ardeu na mesma, o seguro mesmo que pague a recuperação da estrutura da casa, não paga, na maior parte dos casos os bens no interior da mesma... em especial coisas com mais de 10 anos não pagam nadinha, e antes dos 10 anos pagam com descontos cada vez maiores quanto mais perto estiver dos 10 anos e é se tiver as facturas... senão não pagam nada.

    Os jornalistas deveriam ir junto de todas as pessoas cobertas pelos seguros, para verificar como é na realidade junto dos segurados e o que eles efectivamente receberam e qual o prejuízo total, e se tal corresponde exactamente ao seguro que contrataram... para depois se ver o quão muito ou pouco compensaram os seguros... porque lá porque as seguradoras já compensaram em muitos milhões não quer dizer que estejam a ressarcir os segurados nos valores realmente necessários... e quase que apostava que não, pois é bem conhecido que as seguradoras tudo fazem para não pagar incluindo ameaçar que vão para tribunal e arrastam aquilo até ao ano "3000".

    Daí que sem o dinheiro da solidariedade a maior parte das pessoas, mesmo as que têm seguro, provavelmente não conseguirão recuperar as condições de vida nos próximos tempos. Resta saber se algum desse dinheiro vai realmente chegar às pessoas e se elas de facto o mereciam, ou seja, se da sua parte tinham feito todo o necessário para prevenir em primeiro lugar, dentro do legalmente requerido, porque estar a premiar o descuido é receita para o desastre futuramente.


    - A União Europeia, enquanto conjunto, tem interesse em que exista o máximo de florestas possíveis pelo planeta inteiro, porque dá jeito ter ar respirável... mas é só por isso... e é certamente dinheiro melhor investido do que em missões espaciais para Marte. Daria jeito é que desta vez variassem mais nas espécies de árvores e que fossem maioritariamente originárias e adaptadas a esta zona do planeta, nomeadamente para não arderem tão facilmente e para também não consumirem tanta água.

    - Arde cada vez mais, porque realmente os bombeiros arriscam-se menos, e não os censuro, quem não limpa que vá lá! Por outro lado também arde mais porque os períodos de tempo quente são cada vez maiores e a chuva cada vez menos... e junta-se a isso uma má limpeza, má vigilância e dificuldade em combater as milhares de ignições que surgem dia após dia, na maioria criminosas ou por negligência, e têm-se a receita para o desastre.
    Os bombeiros supostamente tem um fundo social, achava que cobria este tipo de situações, mas devo estar enganado. E as tais indemnizações serem definidas mas não pagas é tão Portugal... alguém vai ter que ver os automóveis ou instalações penhoradas para se mexer.

    - Lá porque a PJ apanha muita gente não quer dizer nada. É preciso provar, que é muito fácil dizer que este ou aquele provocou o incêndio, mas sem prova não passa de difamação da pior espécie e ainda por cima retiram a liberdade à pessoa nem que seja temporariamente, por isso ainda sequestram a pessoa, sem qualquer prova, é só com conversa e depois nem pagam indemnizações nem nada que se pareça.
    Se os da PJ ou pelo menos os juízes fossem infalíveis ainda poderia aceitar estas prisões avulso, prendiam, apresentavam aos juízes e a pessoa era imediatamente considerada inocente ou culpada e depois saia logo em liberdade ou sofrias as consequências consideradas apropriadas para redimir o prejuízo provocado... mas isso era preciso que os juízes tivessem capacidades boas adivinhatórias e de boa ponderação para aplicar sempre uma sentença justa e útil para a pessoa e restante sociedade.... coisa que actualmente não existe.
    Entretanto na realidade prende-se muita gente porque sim, fica a suspeição sobre tais pessoas que podem muito bem não ter absolutamente nada haver com as situações nas quais são envolvidas, só porque alguém, algures, achou estranho andarem nas proximidades. E qualquer um(a) pode ser apanhado numa situação dessas.
    • ktm333
    • 10 setembro 2017 editado

     # 993

    Colocado por: pedromdfPreço pago pela indústria não para de cair. Autarcas pedem ao governo a definição de preços mínimos. Parlamento já aprovou lei nesse sentido que espera o fim das férias dos deputados."
    É claríssimo que não há qualquer interesse ...

    Veja onde está a minha madeira(uma parte dela)... e vai lá ficar!
  12.  # 994

    Nem teve tempo de crescer ...
    Não sabe quem foi o incendiário?
    • ktm333
    • 11 setembro 2017 editado

     # 995

    Colocado por: pedromdfNem teve tempo de crescer ...
    Não sabe quem foi o incendiário?

    Mais 4, 5 anos e já estavam prontos a vender a maior parte...
    Diga-me quem foi o incendiário do fogo que começou dia 23 na Sertã e dia 25 já vinha na extremidade mais a este do concelho de Mação, ai tem a resposta...
  13.  # 996

    Pergunte à pj e quando o juiz o cá puser fora fale com ele para lhe pagar o prejuízo ... ou duma maneira ou de outra.
  14.  # 997

    Colocado por: pedromdf
    1. Pergunte à pj e quando o juiz o cá puser fora fale com ele para lhe pagar o prejuízo ... ou duma maneira ou de outra.

    Pergunte a PJ quem foi o responsável pelo incêndio de Pedrogão(Ou você é daqueles que acredita nas "causas naturais"?) e vou la com mais uns... faze-lo pagar pelo prejuízo!
  15.  # 998

    ... eeeee... pumba.

    as primeiras chuvas já caíram.. problema resolvido até ao ano...
    • ktm333
    • 18 setembro 2017 editado

     # 999

    Colocado por: antonylemos
    1. as primeiras chuvas já caíram.. problema resolvido até ao ano...

    Resolvido nada, agora vêm o resto do problema para as áreas ardidas.. para onde é que vai a água? O que é que temos para reter a água? Se quer ver rios a correr por fora do leito, aproveite agora..
    Concordam com este comentário: zinna
  16. shhh... n levantes poeira...
 
0.4041 seg. NEW