Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    se a cota é mais baixa que o desvão, é só colocar uns tubos para fora a fim de retirar de lá essa água.
  2.  # 82

    então não fará mal que se forme lá água, desde que não chegue ao nível das tubagens? mesmo por pouca água que se forme no fundo, não subirá humidade pelo betão acima?
  3.  # 83

    não sou especialista disso, mas acho que se houver lá agua a mesma vai subir pelos pilares a cima...

    questione o arquitecto, eng, etc a ver qual é a opinião deles.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ElisabeteR
  4.  # 84

    Mesmo não sendo especialista está a ser uma grande ajuda! Obrigada.
    O engenheiro que fez o projecto tem vindo a revelar algumas limitações :(, o empreiteiro disse que não há problema. Mas, quanto a mim, não tem lógica impermeabilizar de um lado para evitar humidades e não o fazer do outro. Por isso, vou tratar de fazer a impermeabilização assim que aquilo estiver seco. Renovo a questão, pintura betuminosa apenas ou também tela? Tenciono pôr o marido a fazer o trabalho, não deve ser assim tão difícil e evito de estar a pagar mais ao empreiteiro para fazê-lo. Sei que normalmente ele já o deveria ter feito, mas por cá já vi outras casas e ninguém impermeabiliza por dentro, pelo menos nas obras que vi, por isso também não posso exigir muito e não me quero estar a chatear com ele só por causa disto...
  5.  # 85

    Colocado por: ultrahipermega

    Não pensaram na drenagem, e agora está á vista um problema.

    Motor de rega a trabalhar e toca a sacar de lá a água, pense rapidamente em solucionar esse problema, ou com dreno natural ou bomba submersível.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ElisabeteR


    Se ainda não encostou as terras, remova a tela pitonada e aplique uma lâmina asfaltica ou em pvc e volte a aplicar a lâmina drenante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ElisabeteR
  6.  # 86

    Por fora, para além da tela pitonada, tem pintura betuminosa. Acha que faz falta algo mais?
  7.  # 87

    Faz falta a impermeabilização. A pintura é um primário de aderência.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ElisabeteR
  8.  # 88

    Não sei o que é essa impermeabilização de que fala. Pode mostrar imagens/especificar? Obrigada
  9.  # 89

    Colocado por: ElisabeteRNão sei o que é essa impermeabilização de que fala. Pode mostrar imagens/especificar? Obrigada


    Tem aqui com o esquema de aplicação, em que inclusive pode ver que a pintura é como impregnante de aderência :

    http://www.imperalum.com/default.asp?s=86&sparent=80&sroot=79
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ElisabeteR
  10.  # 90

    Obrigada Pc Ferreira,

    Mas o esquema que indicou implica muitas camadas de muitas coisas, e pressuponho que muitos euros... pelo que li nalguns comentários aqui do forum e pesquisando no google as pinturas betuminosas podem ser consideradas impermeabilizantes.

    Só não consegui entender quando referem que devem ser colocados drenos para que a humidade não fique retida entre o betão e a tela, como colocar os drenos se vai ser tudo aterrado? não podem ficar em contacto com a terra, correcto?
      pintura_betuminosa.jpg
  11.  # 91

    Pois...melhorar a impermeabilidade, não quer dizer impermeabilizar. Pelo menos não é publicidade enganosa.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 92

    Colocado por: ElisabeteRObrigada Pc Ferreira,

    Mas o esquema que indicou implica muitas camadas de muitas coisas, e pressuponho que muitos euros... pelo que li nalguns comentários aqui do forum e pesquisando no google as pinturas betuminosas podem ser consideradas impermeabilizantes.

    >


    Pois a internet tem destes perigos, inclusivamente este fórum.

    A lâmina de drenagem serve para escoar a água de forma a que a pressão directa à impermeabilização não seja tão acentuada, e por outro lado para proteger mecânicamente a impermeabilização. Países há ( e aqui chegará) em que entre a tela e a lâmina drenante são obrigados a aplicar placas de isolamento térmico.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  13.  # 93

    Realmente a internet tem de tudo, a verdade e a mentira.
    A função da lâmina de drenagem já me tinha apercebido que era escoar água e proteger mecanicamente a impermeabilização (é a tela preta que puseram, correcto?). Agora que a pintura betuminosa não serve de impermeabilizante, peço desculpa, mas ainda não estou convencida... no forum, em várias discussões referem a pintura betuminosa como impermeabilizante...
  14.  # 94

    A partir de 1 de Julho os donos de obra estão mais protegidos, é obrigatório aplicar produtos com declaração de desempenho (não é o mesmo de conformidade). Se o produto tiver esse documento que confirma a adequabilidade do mesmo muito bem, se vierem com a história de já faço isto há 38694705845 anos...é com o dono de obra.
    Só se deixa iludir com histórias e fotografias quem quiser.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ElisabeteR
  15.  # 95

    Penso que o problema não é da água que vem do exterior para o interior, mas sim a água que "nasce", ou seja, os terrenos estão saturados de água e não absorvem, logo elas dirigem-se para os locais mais baixos e depois que estes estejam saturados vão para os seguintes mais baixos e assim sucessivamente. Penso que o ideal nestes casos seria fazer o desvão sanitário totalmente em betão tipo em U e impermeabilizá-lo por todos os lados tipo piscina, para a água não entrar, mas como isso não é possível, o melhor no seu caso é: como na imagem, bomba e uma manilha envolta em brita e deve estar também furada para que água possa entrar mais facilmente.

    É só uma ideia e mais barata do que tentar impermebilizar, pois a água vai continuar a "aparecer" pois nesses casos ela nasce, como se isso fosse um poço, pois os terrenos à sua volta estão mais altos que esse desvão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ElisabeteR
      desvão.png
  16.  # 96

    Obrigada Sergioajm,

    Eu também penso que o problema seja da água que "nasce" apesar de o empreiteiro achar que é por ainda haverem algumas aberturas para o local. Ainda hoje falei novamente com ele sobre o assunto e disse que acha que não vai voltar a aparecer lá água após fechar as ditas aberturas. Só que a água não está junto a essas aberturas, está espalhada por todo o lado, daí a minha opinião.
    Uma questão: sendo a água que "nasce" a bomba irá "chupar" a água no seu geral, mas a terra irá continuar húmida e essa humidade poderá "trepar" pelo betão acima, estou correcta? Em caso afirmativo, terei, de qualquer modo, de impermeabilizar.
  17.  # 97

    Na minha opinião não há nada que seja feito a 100%, agora teremos é de nos aproximar a esses 100%.

    Primeiro deve ter a certeza se "nasce" ou se entra, eu penso que "nasce", mas pode verificar se existirem poços aí por perto e ir verificar em que níveis está a água nos mesmos, se estiver a esse nível ou mais acima dessa terra do desvão, então pode concluir que a água "nasce", pode verificar se os terrenos ou vizinhos do lado estão mais altos que o seu desvão, pois se assim for a água procura sempre os níveis mais baixos em primeiro, logo ela "nasce" aí. Se verificar se isto não acontece (poços e vizinhos) é porque ela entra pelas aberturas (eu penso que não).

    Na minha opinião essa humidade nunca mais vai desaparecer, embora a água possa retirá-la como disse no post anterior. Pode é, ainda junto às paredes, do lado de dentro escavar aí 30 cm e colocar um tubo dreno com brita em todo o perímetro da casa e dirigi-lo para a manilha, logo toda a água que ele "apanhar" será extraída daí pela bomba.

    Questione o seu engenheiro se na obra antes de encher a laje, com as fundações, ele mencionou a colocação de uma membrana entre os dois, como no desenho (parte azul) Se sim estará precavida é só retirar a água em excesso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ElisabeteR
      desvão2.png
  18.  # 98

    Novamente obrigada sergioajm,

    Infelizmente, não tem nada entre a laje e as fundações, vou quase todos os dias à obra, por isso sei. Se fosse hoje já saberia estar atenta e na altura exigiria que colocassem. É assim, só se aprende "depois do mal estar feito".

    A sua ideia parece-me muito boa. Tem ideia de quanto poderá custar (o dreno a toda a volta e a manilha com a bomba e brita)?
  19.  # 99

    Tubo dreno à volta de 1,50 a 2,00 Euros/metro +-. Manilha 1,00m de altura X 0,60m diâmetro +-20 euros. Bomba tem desde 50 euros (para o que você quer serve). BRITA BAGO DE ARROZ (4/6) 23 Euros m3.

    1 manilha - 20 euros
    1 Bomba - 50-60 euros
    tubo dreno depende dos metros
    Brita deve chegar 3 m3 (mas só com contas).

    Entre 500 a 750 euros deve dar para tudo no máximo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ElisabeteR
  20.  # 100

    Muito obrigada Sergioajm.
 
0.0314 seg. NEW