Colocado por: maria rodriguesFicar a ver naviosé uma expressão popular que pode significar« não alcançar o que se deseja»; pode ser ainda, ver aqui:https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/ficar-a-ver-navios/15080
Colocado por: maria rodriguesFui à rua, envergonhei-me. Vim pra casa e governei-me.
Parece charada, mas não é! Fui à rua (à vizinha do lado) pedir emprestado algo (farinha, arroz, etc.) que, aparentemente, não tinha comigo. Por azar a vizinha também não tinha para emprestar; vim pra casa, procurei, rebusquei e encontrei o que precisava. Moral da história: antes de irmos bater à porta da (o) vizinha(o) é recomendável que tenhamos a certeza se precisamos, ou não, de pedir emprestado.Concordam com este comentário:Flica
Colocado por: maria rodriguesO tojo já nasce com o espinho com que há-de picar!
O tojo é um pequeno/médio arbusto que abunda, por pinhais e eucaliptais, nas matas portuguesas. Quando brota, já traz os espinhos que se fortalecem com o crescimento e são muito agressivos.
Ou seja: a personalidade do indivíduo reflecte-se quase à nascença, para o bem ou para o mal! Tanto pode demonstrar que vai ser um virtuoso, como pode indiciar que será um desastrado, um inábil, sem queda para habilidades do quotidiano.Estas pessoas agradeceram este
comentário:Flica
Colocado por: maria rodriguesNunca o invejoso medrou, nem quem ao pé dele morou!
Portanto, o melhor é esconder «sinais exteriores de riqueza» para não dar aso a invejas mesquinhas ou, então, mudar de ares, ir para outras paragens.
O dinheiro não é de quem o ganha, é de quem o poupa!