Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Bricoleiro

    Normalmente está lá nas letrinhas pequeninas que ninguém se dá ao trabalho de ler na composição do produto e com nomes que poucos percebem o que é.
    Bom era proclamarem a mesma indignação que fazem com o tabaco, se obrigassem as entidades produtoras a embalar os seus produtos de modo a "gritar bem alto" nos rótulos "CONTÉM SUBSTÂNCIAS NOCIVAS" ou "USO PROLONGADO PODE MATAR"
    Isso é que era...
    eu pelo menos nas alfaces não vejo nada escrito no hiper perto da minha casa , estão em sacos plasticos normais e frescas , eu é que não as compro ...
    • eu
    • 18 maio 2015
    Não deixa de ser irónico: os frutos e vegetais muito bonitinhos, sem imperfeições, sem manchas e sem bichos só podem ter essa aparência limpa se forem tratados com carradas de pesticidas.
    Concordam com este comentário: dutilleul, Bricoleiro
  2. Colocado por: euNão deixa de ser irónico: os frutos e vegetais muito bonitinhos, sem imperfeições, sem manchas e sem bichos só podem ter essa aparência limpa se forem tratados com carradas de pesticidas.
    ou com alternativas e muito trabalho ...
  3. Colocado por: euNão deixa de ser irónico: os frutos e vegetais muito bonitinhos, sem imperfeições, sem manchas e sem bichos só podem ter essa aparência limpa se forem tratados com carradas de pesticidas.
    Concordam com este comentário:Bricoleiro


    E não só, se repararem nas maças mais baratas que estão em promoção com preçários maiores a chamar a atenção são made in spain e a casca é sulfatada com um estilo de verniz para parecer fresco. Faço ideia a camada de porcaria que aquilo não tem!
  4. É por estas e por outras que faço ver ao meu pai que as batatas que produzimos não são iguais aquelas de 0,20€KG do supermercado com que ele está sempre a comparar e a dizer que não compensa semear.. Mas é que a qualidade, o sabor.. não tem NADA a ver!! Prefiro ter o trabalho e comer coisas como deve ser, do que andar a comprar químicos basicamente as hortaliças/legumes/frutas.. dos super's, é tudo sulfatos e vitaminas para crescer! Mete-me "medo" um dia destes ter de deixar de produzir e começar a comer dos super's, aquele sabor... É a mesma coisa que comparar uma sopa feita no lume e com as batatas.. esmagadas com passe-vite, e as sopas do fogão a gás, trituradas com a varinha mágica, é que não têm nada a ver, muito melhor a do lume.. ;)
    A fruta é outra coisa que... eu quando tenho fruta de lá, colhida diretamente das árvores, sem sulfatos nem adubos químicos nenhuns, dá vontade de estar sempre a comer, as dos supermercados algumas parece que não sabem a nada, comer aquilo ou comer gelo(Não dá para comer água.. mas água é a única coisa a que sabem!) é quase a mesma coisa, o ano passado trouxe maçãs cá para casa, no frigorífico, duraram 3 meses sem se estragar, tentem tal coisa com fruta dos supermercados!
    Concordam com este comentário: eu
  5. Colocado por: ktm333É por estas e por outras que faço ver ao meu pai que as batatas que produzimos não são iguais aquelas de 0,20€KG do supermercado com que ele está sempre a comparar e a dizer que não compensa semear.. Mas é que a qualidade, o sabor.. não temNADAa ver!! Prefiro ter o trabalho e comer coisas como deve ser, do que andar a comprar químicos basicamente as hortaliças/legumes/frutas.. dos super's, é tudo sulfatos e vitaminas para crescer! Mete-me "medo" um dia destes ter de deixar de produzir e começar a comer dos super's, aquele sabor... É a mesma coisa que comparar uma sopa feita no lume e com as batatas.. esmagadas com passe-vite, e as sopas do fogão a gás, trituradas com a varinha mágica, é que não têm nada a ver, muito melhor a do lume.. ;)
    A fruta é outra coisa que... eu quando tenho fruta de lá, colhida diretamente das árvores, sem sulfatos nem adubos químicos nenhuns, dá vontade de estar sempre a comer, as dos supermercados algumas parece que não sabem a nada, comer aquilo ou comer gelo(Não dá para comer água.. mas água é a única coisa a que sabem!) é quase a mesma coisa, o ano passado trouxe maçãs cá para casa, no frigorífico, duraram 3 meses sem se estragar, tentem tal coisa com fruta dos supermercados!
    a da panela no lume é que tem tudo a ver ahahahhahah mas o gosto da lenha no cozinhado é outra coisa sim senhor , principalmente no caldo verde e na caldeirada de peixe , nhame nhame ...
    • eu
    • 19 maio 2015
    Colocado por: BricoleiroE não só, se repararem nas maças mais baratas que estão em promoção com preçários maiores a chamar a atenção são made in spain e a casca é sulfatada com um estilo de verniz para parecer fresco. Faço ideia a camada de porcaria que aquilo não tem!

    Aquilo é cera! Não dá para comer com casca...
  6. Em relação a isso leiam:

    http://revistas.unisinos.br/index.php/estudos_tecnologicos/article/viewFile/ete.2012.81.02/1301
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  7. Colocado por: eu
    Aquilo é cera! Não dá para comer com casca...


    No entanto lê-se lá alguma informação a avisar que não pode ser comido com casca? Eu nunca vi...
  8. Boas,

    tenho as folhas na base dos meu tomateiros com este aspecto.


    O que poderá ser e como curar?

    Obrigado
      20150531_101852.jpg
  9. Aparentemente diria que é míldio. Deve limpar as plantas, retirando-lhe as folhas e o tomate estragados e queime-os, afastados de qualquer planta saudável .
    Pulverize os tomateiros com cinza peneirada, misturada com cal em pó. Em certos meios rurais vendem-se as enxofradeiras que são boas para aplicar esta mistura, nas plantas. Um passador de nylon também serve: é tudo uma questão de jeito (habilidade).

    Também tem este link. Não custa tentar: http://lpnet.blogspot.pt/2008/09/tratar-os-tomateiros.html

    aí vai mais esta : tenho no meu quintal uma boa plantação de tomateiros cujos frutos são um regalo para a vista e para o paladar. Ora, o tomateiro, bem como a batateira, a vinha e muitas outras plantas, podem sofrer de doenças tais como o míldio, que não é mais que um fungo que ataca a planta quando as condições climáticas são um misto de humidade e calor. A maioria dos produtores trata esta doença com fungicidas químicos eficazes mas por vezes agressivos, pois sendo sistémicos, entram na seiva da planta e obviamente nos frutos.

    Decidi procurar alternativas e achei. Pode tratar-se a planta com recurso a outras plantas. E vai de colher um molho de hortelã e coentros que depois de fervidos, dão uma calda bem cheirosa com a qual se pulverizam os ditos tomateiros. É mais barato, não é tóxico e resulta.
  10. Colocado por: maria rodriguesAparentemente diria que é míldio.

    Tenho 90% de certeza que é Míldio, muito comum quando o estado do tempo muda, de húmido(chuva) para calor, repentinamente, existem produtos químicos mesmo para isso, ou pode experimentar o que a Maria sugeriu..
  11. Não há mildio que resista à calda bordalesa, que deve ser aplicada de modo preventivo.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Calda_bordalesa
    Concordam com este comentário: eu, maria rodrigues
  12. Saudações caros amantes da terra,

    Como já há algum tempo não tenho postado nada no forum e ontem estive cá a pedir ajuda, resolvi hoje fazer uma visita ao tópico, pois também já tinha saudades do tópico e de todos os seus integrantes resolvi dar cá uma passada...

    Mais logo vou tirar umas fotos às novidades e posteriormente postarei!

    Com os melhores cumprimentos,
    Fernando
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  13. eu tambem já estou a ver se tenho coragem de tirar fotos , tanto trabalho !!!!!
  14. o meu cafezinho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: branco.valter, maria rodrigues
      010.JPG
      011.JPG
  15. Bons dias,

    Pensa que seja a primeira vez que vejo tal árvore!

    Entretanto aqui algumas fotos que tirei ontem, este ano o cebolo deu para nós e para dar, não sofreu como o ano passado que "queimou", mas mesmo assim ainda temos cebolas desse mesmo ano, graças a deus.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
      IMG_20150602_184018 (Small).jpg
      IMG_20150602_184312 (Small).jpg
 
0.9395 seg. NEW