Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 21 junho 2015
    Em primeiro plano são espinafres? E do lado direito, é alecrim?
  1. Colocado por: euEm primeiro plano são espinafres? E do lado direito, é alecrim?
    é , é para fazer um abrigo ao vento e aos coelhos ...
  2. Obrigada, Rafael, pelas belíssimas imagens campestres que aqui nos traz. É um verdadeiro regalo para os olhos. De facto essa terra é abençoada por Deus - como escreveria o músico brasileiro Jorge Ben - de tão farta que se apresenta.
    Concordam com este comentário: jorgand, branco.valter, Sabrina
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
  3. mas há mais , vou tirar mais fotos , de uma outra terra aonde estou a fazer plantio de vinha , e aonde tenho uns milheiros para comer cozido coisa pouca , tambem já vou poder mostrar uma estufa que agora é que ficamos a fazer( foi oferecida ) a estufa tem 240m2 com rega ...
    • ktm333
    • 21 junho 2015 editado
    Este fim de semana foi dedicado à agricultura, desta vez ainda deu tempo para tirar umas fotos(com o telemóvel que não tem lá grande camera) :P
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
      IMG296.jpg
      IMG295.jpg
      IMG294.jpg
      IMG291.jpg
      IMG288.jpg
      IMG287.jpg
      IMG286.jpg
      IMG285.jpg
      IMG284.jpg
      IMG282.jpg
      IMG281.jpg
      IMG247.jpg
      IMG246.jpg
      sssa.JPG
  4. Mais um oásis no meio do deserto. Lindos cachos de uvas! Foram sulfatados com calda bordalesa?
    O cebolal promete, embora me pareça relativamente basto.
  5. Tem ali uma horta de melancias, ou estou enganada? Engraçado, o milho à volta para ocultar a horta dos larápios, certo? Truques antigos que já eram usados pelos nossos pais e avós. Pela amostra parece-me que o terreno é de sequeiro, precisa de muita rega, ou é só impressão minha?
  6. Colocado por: maria rodriguesMais um oásis no meio do deserto. Lindos cachos de uvas! Foram sulfatados com calda bordalesa?
    O cebolal promete, embora me pareça relativamente basto.

    Um deserto com muita água!(felizmente) Este ano pareceu-me que é ano de uvas, e azeitona.. A unica coisa que levaram, foi enxofre e uma cura qualquer para o míldio, mas não é calda bordalesa, a cura como é logo quando os cachos ainda são pequenos, entretanto como ainda chove, acaba por "lavar" o "veneno", claro que fica sempre alguma coisa, mas tem de ser assim..
    As cebolas, podiam ter ficado mais afastadas, mas mais pequenas são melhores, mesmo assim não ficam nada pequenas, embora a terra também não seja grande coisa.
  7. Colocado por: maria rodriguesTem ali uma horta de melancias, ou estou enganada?

    A foto 6 e a 12 a contar de cima, são melancias, a 12 foram umas sementes que tinha guardado o ano passado, e espalhei quando fui lavrar a terra, foi a primeira vez que as reguei e provavelmente a ultima, o ano passado na mesma, nasceram menos mas ainda comi de lá umas 6 ou 7 melancias..
    Colocado por: maria rodriguesEngraçado, o milho à volta para ocultar a horta dos larápios, certo? Truques antigos que já eram usados pelos nossos pais e avós.

    Ali por enquanto não à problemas com roubos de hortaliça no quintal, por fora já houve quem ficasse sem cebolas, batatas.. O milho está ali porque é o meio da horta, e costuma ser o que se corta primeiro, para estorvar menos ao trator, algum(o mais pequeno) já foi arrancado ontem de manha..
    Colocado por: maria rodriguesPela amostra parece-me que o terreno é de sequeiro, precisa de muita rega, ou é só impressão minha?

    O milho é de sequeiro, foi semeado pela altura da Páscoa, como entretanto foi chovendo, não foi preciso regar, as vezes quando havia água a mais nos tanques lá se metia para lá a correr, mas pouco.. Só no quintal, existem 2 tanques e 2 poços, falta de água não temos :)
      IMG241.jpg
  8. Produz milho para forragens? Ou foi por outra razão que o arrancou, não o deixando criar espiga?

    Sabia que se não regar os melões (não os vi na horta) eles serão mais doces e terão a casca mais fina? Truques do meu pai no tempo em que as sementes eram guardadas, de uns anos para os outros. Conseguia produzir melões muito saborosos, principalmente de "casca de carvalho" e de "Almeirim"; naquele tempo não havia melões de casca branca nem melancias riscadas.
  9. Acabei de meter mais batata-doce no chão, aproveitando o terreno já trabalhado da batata "normal" que entretanto já foi apanhada. Vamos ver se dá...mas o chão já está seco e bem seco. Vou ter que ir regando se quero ter produção...
  10. Bom dia minha gente,

    Quantas vezes vocês costumam sulfatar as vossas videiras?

    Outra coisa, em relação ao capar o tomate é só retirar aqueles ladroes que aparecem no meio, ou vocês cortam mais canos?

    P.S: Parabéns pelas bonitas imagens, rafaelisidoro e ktm333!

    Aqui está tudo atrasado,ainda não há pimentos, pepinos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro, ktm333
  11. as videiras com sulfatos normais são tratadas uma vez por semana se a coisa for mais a serio poderá levar um sulfato sistemico e o prazo é maior entre 10 a 15 dias , com sulfatos naturais cobre , enxofre , etc etc pode realizar varios por semana dependendo dos tempos chuvosos e quentes ... uma das praticas boas para não alforrar através do solo é deixar uma capinha de erva .

    os tomateiros , só percebo de come-los lol basicamente não percebi o que disse , mas o que se tira são os netos ou seja basicamente a terceira vara ou seja tens as varas principais depois as varas laterais e destas é que saiem os netos ... podes tambem capar a planta com a altura da ramada pretendida .
  12. Nós usamos o milraz com enxofre(marca bayer), e já deitamos 3 vezes em intervalos de 15 em 15 dias.

    Perguntei isto porque nas embalagens diz não utilizar mais do que 3 vezes. Mas agora o tempo está meio húmido(nevoeiro), e a minha mãe sempre deitou de 15 em 15 dias será mesmo necessário?

    Por ano ela sulfata 7 vezes acham muito? estando ou não a favor de doenças sulfata na mesma.


    Então a esses ramos que crescem no meio vocês chamam de "netos", são esses que vocês cortam? (Imagem retirada da Internet)
      DSCF0315- (Small).jpg
  13. Colocado por: maria rodriguesProduz milho para forragens? Ou foi por outra razão que o arrancou, não o deixando criar espiga?

    O que foi arrancado, é milho que irá servir de alimento para as cabras, para além do feno.. Para espiga é o da 5ª foto a contar de cima, tudo o resto vai para o chão, para secar e depois no inverno dar de comer aos animais, algum que ainda não tenha espigado(Aquela "flor" no topo) fica até crescer mais e vai-se dando as cabras, um na veda onde andam com as galinhas, outro no palheiro..
    Colocado por: maria rodriguesSabia que se não regar os melões (não os vi na horta) eles serão mais doces e terão a casca mais fina? Truques do meu pai no tempo em que as sementes eram guardadas, de uns anos para os outros. Conseguia produzir melões muito saborosos, principalmente de "casca de carvalho" e de "Almeirim"; naquele tempo não havia melões de casca branca nem melancias riscadas.

    Sei, como levam menos água têm tendência a ficar mais doces, as da horta são regadas, mas as outras é só de vez em quando para não murcharem tanto, e ver se as melancias crescem mais alguma coisa, nós ali é só melancias não somos grandes apreciadores de melão... No tempo em que o meu avô cultivava um terreno nos terrenos da barragem(quando andou em obras e estava vazia), conta a minha avó, que encheram a casa de melancias, até debaixo das camas tinham melancias.. Melancias, feijão, milho.. terrenos muito férteis!
    Colocado por: JusticeiroQuantas vezes vocês costumam sulfatar as vossas videiras?

    Este ano, as minhas foram apenas uma vez, com um produto para o míldio, que não sei o nome, e enxofre, mas a minha avó costuma dar só quando aparece o míldio, mas este ano disse para fazer antes, ela fez, e até agora parece que está tudo a correr bem, nas batatas a mesma coisa!
    Colocado por: JusticeiroMas agora o tempo está meio húmido(nevoeiro),

    O mildio gosta muito de humidade, juntamente com calor..
    Colocado por: JusticeiroEntão a esses ramos que crescem no meio vocês chamam de "netos", são esses que vocês cortam? (Imagem retirada da Internet)

    Nós não cortamos nada, o que está, está.. No feijão é que se costumam arrancar algumas folhas, que até se costumam dar de comer as galinhas e cabras(não se desperdiça nada!).
  14. Colocado por: Justiceiro (...) em relação ao capar o tomate é só retirar aqueles ladroes que aparecem no meio, ou vocês cortam mais canos? (...)

    Não me consta que seja costume capar os tomateiros, apenas os pepinos.
  15. Eu capo os tomateiros... dá trabalho porque é preciso estar sempre em cima.
    Concordam com este comentário: Justiceiro
  16. Colocado por: branco.valterEu capo os tomateiros... dá trabalho porque é preciso estar sempre em cima.
    Concordam com este comentário:Justiceiro


    Exacto, uma pessoa até fica admirada! Como de um dia para o outro cresceu tanto, e depois se não forem capados afecta muito a sua produção!
  17. Eu notei logo uma grande diferença quando comecei a capar os tomateiros.
  18. 1
      100_1893.JPG
 
0.9195 seg. NEW