Iniciar sessão ou registar-se
  1. 2
      100_1887.JPG
  2. 3
      100_1892.JPG
  3. 4
      100_1895.JPG
  4. Caro Valter, estou a gostar de ver. A minha mãe dizia frequentemente: - Muito custa o que bem parece. E tinha razão! Falando da macieira, vê-se que está agradecida pelo trato. Que belos frutos! É, talvez, o segundo ano de produção? O aboboral dá abóboras iguais à da foto? Quando atingem a maturação ficam cor de laranja? Conheço umas, desse formato, que se chamam abóboras manteiga; olhando a foto quatro, se não estou enganada, tem aí uma pequena plantação de batata doce. Acertei? Ao lado do malmequer tem um grãozeiro com casulos, de bom tamanho, presumo que deem grados grãos-de-bico. Muito trabalhinho, sem dúvida.
  5. Acertou em tudo, isso é que é ter olho.

    A batata-doce que vê, é apenas um dos regos que tenho. Basicamente eu aproveitei o terreno da batata que entretanto já colhi, para não ter que cavar mais terreno.

    O grão e o feijão que semeei deu pouco, na verdade o que vê seria o primeiro do rego em questão e só nasceu um. Mais abaixo, tenho felizmente um rego inteiro, em que não falou nem uma única semente. Ainda estou a tentar perceber o que aconteceu... Eu acredito que tenha sido o tempo, já que desde Março a instabilidade impera. Temos picos de calor, seguidos de picos de mau tempo.

    Este ano a minha filhota só semeou abóbora manteiga porque percebemos que para nós é o perfeito. Só temos um combinado e o espaço não abunda e com estas abóboras dá para cortar, fazer uma sopa e guardar o restante para a refeição seguinte. A que está na fotografia deve dar para umas quatro sopas sem grande problema... é gigante!
  6. olá , oh Branco deves deixar curar as batatas doces ao sol ... mas cuidado com as horas de maior calor para não as pelar , vais ver que se transformam em torrões de açucar ... 4 a 5 dias devem bastar .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: branco.valter
    • eu
    • 7 julho 2015
    Este ano os meus tomateiros estão a ser uma desilusão. Não sei o que se passa com eles: as folhas estão secas e amareladas, não crescem e os tomates são pequenos e queimados... apresentam todos os sintomas de falta de água, mas não têm falta de água: são regados duas vezes por dia e o solo está sempre húmido.

    Não percebo. Foram tratados da mesma forma que no ano passado, mas este ano estão uma desgraça...
  7. Por aqui só se rega uma vez por dia, mas não é o único a queixar-se, este ano parece que está mau para os tomateiros.
  8. Colocado por: euEste ano os meus tomateiros estão a ser uma desilusão. Não sei o que se passa com eles: as folhas estão secas e amareladas, não crescem e os tomates são pequenos e queimados... apresentam todos os sintomas de falta de água, mas não têm falta de água: são regados duas vezes por dia e o solo está sempre húmido.

    Não percebo. Foram tratados da mesma forma que no ano passado, mas este ano estão uma desgraça...
    existe alguns factores no tomateiro que é preciso ter em conta , a plantação da mesma terra duas vezes seguidas não é aconselhada devido aos nemátodos , a terra muito compacta (duro ) se for o caso tambem dá cabo das plantas ... a hora da rega e o calor que se faz sentir é muito influente para não haver alforra ( deves regar sempre antes de amanhecer ,se molhar a planta claro ) ... a aplicação de sulfatos deve ser sempre antes do sol aquecer ...

    por exemplo os meus tomates tambem estão todos lixados a minha terra apertou-os bem mas entre a Ana e a Leonor lá vem algum com o melhor sabor ...
    Concordam com este comentário: branco.valter
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  9. apanhei estas maravilhas , são uns rabanetes ricos em ferro ... por estar habituado a coisas enormes na minha horta e já vos prendei com cenouras , espinafres entre outras coisas lindas eis que achei piada a estes amigos aonde só cabe 2 na minha mão , não pensem que estavam favados ou coisa do genero ... mostro-os abertos.
      082.JPG
      083.JPG
      084.JPG
  10. Confesso que não gosto de rabanetes, dito isso, já tive disso às carradas e como não gostava e os meus pais pouco tocavam... foi quase tudo para oferta e ainda houve uma parte que foi para a bicharada.

    Nós nunca plantamos/semeamos as mesmas coisas na mesma terra, fazemos rotação, por exemplo onde este ano está o milho e a abóbora, para o próximo ano terá tomateiros, pimenteiros, alfaces, etc.
  11. Colocado por: branco.valterConfesso que não gosto de rabanetes, dito isso, já tive disso às carradas e como não gostava e os meus pais pouco tocavam... foi quase tudo para oferta e ainda houve uma parte que foi para a bicharada.

    Nós nunca plantamos/semeamos as mesmas coisas na mesma terra, fazemos rotação, por exemplo onde este ano está o milho e a abóbora, para o próximo ano terá tomateiros, pimenteiros, alfaces, etc.
    eu gosto muito dos rabanetes ... mas existe doenças que permanecem muito tempo na terra , mesmo rodando a dita não é sufuciente .
  12. boa hora para investir em 3 ou 4 refinarias de agua salgada ... é o futuro .
  13. Rafael por enquanto ainda não temos necessidade, mas no futuro com o aquecimento global, vai ser quase obrigatório. Salvo erro no sul de Espanha os hotéis têm que ter centrais dessas.

    A agricultura (convencional/industrial) é uma actividade cada vez mais separada da natureza. As estufas, as hidroponias, os químicos sintéticos, os GMO, etc.; são as respostas do homem a estes fenómenos. O curioso é saber que tudo isto terá consequências e parece que os do topo nem querem saber.

    O mais interessante é saber que o Geoff Lawton chegou à Jordânia e num local desértico recorrendo a técnicas passivas conseguiu ter um centro altamente produtivo.

    https://www.youtube.com/watch?v=K1rKDXuZ8C0
    Concordam com este comentário: eu
  14. Caminhamos a passos largos para a verdadeira comida de plástico.
  15. Já agora, vejam o video e depois digam o que acham.
  16. Colocado por: rafaelisidoroboa hora para investir em 3 ou 4 refinarias de agua salgada ... é o futuro .



    Na argelia ja existe uma produçao diaria de agua dessalinizada superior a 1milhao de m3 dia, e continuam a investir neste tipo de captação


    para terem uma ideia uma central para produzir 150.000 m3 dia custa em media 100 milhões de euros.
  17. Argélia, Arábia Saudita, etc.

    O que não faltam são países com esse tipo de coisas.
 
0.6627 seg. NEW