Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: branco.valterVinagre é do melhor para tirar a ferrugem!


    só vinagre tambem não resulta ahahhahahahhhh tem que ter uma reação que é feita atravez da agua ésta é que mexe com a ferrugem o que leva o vinagre a soltar e queimar a mesma ... ou seja a agua e o vinagre em conjunto formam um autentico tira ferrugem ... para quem não tem pressas claro esta sertã tinha ferrugem daquelas que ninguem sonha em tirar coisa velha mesmo , levou quase um mês para ficar limpa já o ferro levou uns dias ... e existe peças que levam minutos ou horas depende do grau da ferrugem ... mas que funciona, funciona ...
  2.  # 2

    ácidos corroem os metais, logo limpa :)

    ainda ontem tive a limpar o calcário de um anodo de magnesio com acido muriatico e agua.

    claro que o calcio tbm reage...
  3.  # 3

    Colocado por: dedaoácidos corroem os metais, logo limpa :)

    ainda ontem tive a limpar o calcário de um anodo de magnesio com acido muriatico e agua.

    claro que o calcio tbm reage...

    mas no caso do vinagre não come a ferrugem por incrivel que pareça é um acido acetico mas só queima e faz cocegas , não solta ... se levar agua que é determinante na oxidação do ferro esta consegue activar melhor o efeito do vinagre ... é só fazer a experiencia para se ver a diferença isto com ferrugem que se pensa nunca mais sair .
  4.  # 4

    Colocado por: rafaelisidoroRoundup no milho ? por acaso esta nunca vi ...nem dá certo sequer .


    Em culturas normais, se pulverizar com Roundup vai queimar tudo em que toque, quer as infestantes quer a cultura.

    Em culturas OGM, pulveriza com Roundup e mata apenas as infestantes.
    Concordam com este comentário: branco.valter
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
  5.  # 5

    Colocado por: eu
    Ou seja, manipulação genética soft...


    Se colocar um pé de feijão catarino ao lado de um pé de feijão manteiga, vier uma abelha e andar lá de volta da flor de um e de outro irá obter uns feijões já meio cruzados.

    Pode chamar-lhe manipulação genética, mas é completamente natural.
    Concordam com este comentário: eu
  6.  # 6

    Colocado por: kapote

    Em culturas normais, se pulverizar com Roundup vai queimar tudo em que toque, quer as infestantes quer a cultura.

    Em culturas OGM, pulveriza com Roundup e mata apenas as infestantes.
    eu estava a falar porque já vendi a muito tempo estes produtos mas longe de mim pensar nisto ... contudo este tipo de produtos sintecticos e sistemicos estão dispensados ...
  7.  # 7

    Colocado por: rafaelisidoroeu estava a falar porque já vendi a muito tempo estes produtos mas longe de mim pensar nisto ... contudo este tipo de produtos sintecticos e sistemicos estão dispensados ...


    Entendido.

    E Rafael, deixe-me dar-lhe os parabéns pela sua horta, dá gosto ver a sua dedicação.
  8.  # 8

    Colocado por: kapote

    Entendido.

    E Rafael, deixe-me dar-lhe os parabéns pela sua horta, dá gosto ver a sua dedicação.
    obrigado é da familia , já agora o que faz nesse campo ?
  9.  # 9

    Colocado por: rafaelisidoroobrigado é da familia , já agora o que faz nesse campo ?


    Colocado por: rafaelisidoroi


    Sou mesmo agricultor de profissão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  10.  # 10

    Colocado por: kapote

    Se colocar um pé de feijão catarino ao lado de um pé de feijão manteiga, vier uma abelha e andar lá de volta da flor de um e de outro irá obter uns feijões já meio cruzados.

    Pode chamar-lhe manipulação genética, mas é completamente natural.
    Concordam com este comentário:eu


    E será que posso usar o milho hibrido que colher para semear no ano a seguir, ou é como os GMO que não dá? Atenção, digo isso mas dúvido que vá semear esse milho, já que a loja o que tem é milho mais para os animais e o que eu quero é milho para dar às galinhas e para consumo humano.


    http://www.epagro.pt/activeapp/wp-content/uploads/2011/11/BELGRANO-2012.pdf
  11.  # 11

    Colocado por: kapote



    Sou mesmo agricultor de profissão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu


    com que idade ?
  12.  # 12

    hoje acabou a sopinha de feijão com couves e repolho ,pão de milho migado e batatas a acompanhar ... coisa boa !!!!! agora vai uma de legumes frescos acabadinhos de chegar a casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
      DSCN5717.JPG
  13.  # 13

    http://gaia.org.pt/node/16584

    A proposta da Comissão Europeia sobre a produção e a disponibilização no mercado de material de reprodução vegetal, conhecida como "lei das sementes" foi hoje rejeitada no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.
    A proposta de Bruxelas foi rejeitada em plenário com uma esmagadora maioria: 650 votos contra, 15 a favor e 13 abstenções, por terem sido identificadas deficiências na avaliação de impacto e a criação de encargos administrativos desnecessários para os Estados-membros e os agricultores.
    Nos últimos anos, muitos foram os cidadãos que se dedicaram activamente a compreender e questionar os riscos desta legislação, e lançaram o debate público sobre as eventuais consequências de uma lei europeia para as sementes. Hoke, os eurodeputados consideraram ainda que a legislação europeia deve encorajar a preservação da biodiversidade na agricultura e na horticultura. Devido à sua ampla variedade, o material de reprodução vegetal é atualmente regulamentado por 12 diretivas que permitem adaptar as regras a cada caso específico e os eurodeputados discordaram que estas sejam substituídas por um regulamento único. O PE manifesta também preocupações em relação ao material de propagação vegetal destinado à venda a horticultores particulares e aos encargos administrativos desnecessários impostos aos Estados-membros e aos operadores.
    Mas a festa não acaba aqui, a proposta do PE será agora submetida à apreciação dos Estados-membros, através do Conselho de Ministros da União Europeia. E as directivas que vão na linha desta coerciva lei de sementes estão já em aplicação nalguns países, como é o caso de França, em que é já obrigatório o registo de variedades tradicionais, e em que por várias vezes já aconteceu em 1013 agricultores serem penalizados por coimas de 1000€ por venderem em mercadinhos regionais plantas de variedades não registadas.

    Uma semente na terra não é colheita certa.
    A lei das sementes foi rejeitada em plenário mas muitas ameaças existem ainda confrontando a possiblidade de liberdade para as sementes e de autonomia para os pequenos agricultores.
    No entanto, e porque os activistas são uma massa crítica de cidadãos mais ou menos anónimos que raramente recebem quaisquer compensações pelo seu trabalho e dedicação, hoje é o dia certo para dar os parabéns a tod@s @s que lutam activa e diariamente, e sem qualquer gratificação que não o estar ao serviço do bem comum e pela liberdade das sementes, dos agricultores e dos comensais.

    Pela biodiversidade, por uma soberania alimentar e da semente, e pela vida sem patentes e sem controlo da ganância das multinacionais, Continuar, continuar, continuar!
  14.  # 14

    Colocado por: rafaelisidorohoje acabou a sopinha de feijão com couves e repolho ,pão de milho migado e batatas a acompanhar ... coisa boa !!!!! agora vai uma de legumes frescos acabadinhos de chegar a casa


    Esse belo aspecto, ou seja sem bichos alguns é por causa do "beneno" que lhe mete ou é o veneno natural do ar do mar que mata os bichos antes deles picarem na fruta ?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 15

    o unico veneno que uso é o moluscicida em grao não toca na planta na terra uso cal viva uma vez de 3 em 3 anos +- e nas couves usava o Dipel para as lagartas (biologico) mas j´deixei á alguns anos agora mesmo faz-se uma limpeza manual lol

    outra coisa te tenho reparado é a erva que dá entre as couves , uma que parece salsa ... esta erva é um ninho de lesmas e caracois e enquanto ela estiver por entre as couves e os repolhos os bichinhos não atacam as culturas ...

    quanto ao ar do mar , a unica coisa que faz é espalhar alforra e doenças , a humidade por cá é muito elevada...
    tambem tem a questão de ser uma foto para o FDC não lhe ia espetar uns espinafres todos ratados né ahahhhahahahh
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Jorge Santos - Faro
    • 1234
    • 14 março 2014

     # 16

    Viva
    manda mais pois eu continuo a aprender alguma coisa.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 17

    Colocado por: branco.valterA proposta da Comissão Europeia sobre a produção e a disponibilização no mercado de material de reprodução vegetal, conhecida como "lei das sementes" foi hoje rejeitada no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.

    "Soromenho-Marques afirma que Comissão Europeia é dentro da troika o grupo mais talibã"
    http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=723334&tm=6&layout=123&visual=61

    Parece que o Parlamento Europeu já abriu os olhos e já descobriu que dali (Comissão Europeia) só vem bosta. Aquilo está a ficar ou já ficou totalmente num antro de corrupção, de lobbys e interesses que só nos levam à miséria. Há um ex-comissário europeu da industria, um alemão que hoje trabalha para uma associação de bancos alemães e para algumas industrias alemãs... não é de admirar que as políticas de comércio externo da U.E beneficiaram a industria alemã e borrifaram-se nas dos outros países.

    Voltando à "agricultura"... estou a pensar patentear cavalos e burros... a seguir crio um lobby aldrabão, compro um comissário ou 2 (se calhar são baratos) e crio uma legislação pateta em que só se pode vender equídeos patenteados, a partir daí ......... passo a vender machos e mulas (que para quem não sabe... são estéreis... uiiii hehe sou tão inteligente não sou? Até me rebolo na minha própria inteligência)

    PS: É curioso porque em 2009 a comissão europeia incentivou os estados a endividarem-se fazendo grandes obras públicas... e com tanta porcaria que o Sócrates fez no Alentejo e que hoje está as moscas... não acabaram o sistema de rega do Alqueva, uma zona onde chegam a morrer cabeças de gado quando há secas severas. Julgo que na altura a própria Comissão Europeia não queria avançar com a obra. Actualmente continua a não querer... foi o Parlamento Europeu que deu luz verde para a obra terminar. É que há uma diferença que algum pessoal da esquerda não sabe: Uma coisa é injectar dinheiro na economia, outra é injectar dinheiro nos bolsos dos empreiteiros e banqueiros quando se sabe que dinheiro vai acabar", isto foi o que o Sócrates fez, (parece-me que até desinvestiu nas energias renováveis nesta altura). Quanto aos outros A comissão europeia nunca quis injectar dinheiro na economia.

    É melhor parar. Como este tópico já tem muito esterco... não é preciso falar mais da comissão europeia
    Concordam com este comentário: de jesus mendes
  17.  # 18

    Isto é que é trabalhar...











    Estou a falar da minha pequena e do meu pai... eu hoje pouco ou nada fiz! LOL
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  18.  # 19

    mais um dia de verão !!!! as terras estão a suar e com isso a novidade cresce em estado de velocidade constante ...
  19.  # 20

    acho que as meninas ficam tão lindas quando acompanham os pais e os avós na quinta ... a minha menina tambem faz das suas quando está comigo ou com o meu pai ... compreendo o teu orgulho e sei o que vai na nossa cabeça " oxala corra tudo bem com as nossas mulheres " ...
    Concordam com este comentário: eu, branco.valter, maria rodrigues
 
0.0987 seg. NEW