Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    O post #13 fez-me lembrar um verso antigo.

    Ó meu Portugal,
    Tão bonito, tão belo
    Metade é do Jorge de Brito,
    Metade é do Jorge de Melo.
  2.  # 22

    Colocado por: danobregaLogo à partida, em nenhum momento da história, houve uma população tão envelhecida como agora. Antigamente não se tratava dos velhos, a esmagadora maioria morria antes sequer de ser preciso tratar deles. A esperança média de vida era muito mais baixa.
    Concordam com este comentário:A. Madeira
    olá os velhos de hoje são geração antiga antes do 25 de Abril ... comiam saudavel , agora morrem 2 anos após reforma ...e muitos nem chegam lá . é totalmente diferente .
  3.  # 23

    Dr Alter Ego
    O post #13 fez-me lembrar um verso antigo
    .

    Ó meu Portugal,
    Tão bonito, tão belo
    Metade é do Jorge de Brito,
    Metade é do Jorge de Melo.


    Para rimar faltou acrescentar um nome: António de Sommer Champalimaud. (É apenas um aparte para não desvirtuar o tópico). Também ele foi dono de metade de Portugal.
  4.  # 24

    A violência contra Idosos aumentou consideravelmente, segundo um relatório apresentado pela APAV. Um em cada quatro idosos é vítima de violência doméstica. De acordo com o mesmo relatório, quase 40% das situações de violência foram perpetradas pelos próprios filhos. Vão da agressão psicológica até aos maus-tratos físicos. Diz o ditado : Filho és, pai serás. Assim como fizeres, assim acharás! Oxalá não se aplique amanhã, aos filhos de hoje que praticam estas barbaridades. Não se concebe como são permitidos tais desmandos; o que sabemos é que os idosos não denunciam estes atropelos com medo de retaliações. Revolta-nos a impunidade desta gente e a indiferença dos vizinhos. O estado demarca-se ostensivamente. Vem aquele psitacídeo, o »ministro da mota«, dizer que as condições dos idosos e pensionistas estão a melhorar. É tudo propaganda política (estamos já em campanha pré-eleitoral) na caça ao voto! Deus nos livre, depressa, destes "falsos profetas"
    Concordam com este comentário: DOGMA
  5.  # 25

    Não confunda a falta de valores morais e éticos de muitos familiares de idosos - com os quais o estado nada tem a haver -, com condições materiais.
  6.  # 26

    Colocado por: J.FernandesNão confunda a falta de valores morais e éticos de muitos familiares de idosos - com os quais o estado nada tem a haver -, com condições materiais.

    Bom dia!
    Engano seu. Tem, tem! O Estado tem muito a ver com isso: se construísse mais equipamentos (lares que não sejam depósitos de velhos), fizesse mais vigilância de proximidade e criasse uma Comissão Nacional Para a Protecção do Idoso, com as mesmas funções da Comissão Nacional Para Protecção da Criança! Não sejamos ingénuos: »Em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão.« O Estado negligencia os seus idosos. Só não vê quem não quer ver. Felizmente que há honrosas excepções. Na província, especialmente, aos idosos são prestados cuidados básicos, apoio domiciliário e internamentos. Mas... (há sempre um mas...), além de se lhes exigir algum poder económico (nada é de graça), há grandes listas de espera para entrarem. Em solução de recurso, com a ajuda de familiares, entram em lares privados, alguns com instalações medíocres, com falta de equipamentos essenciais. Pagam mensalidades »puxadas« para o seu orçamento e, também aí, há listas de espera. Nos lares de algumas Misericórdias [com provedores instalados, cheios de vícios, e o que mais se subentenda (conheço um)], há listas de espera intermináveis. E não se pense que têm prioridade os mais carenciados. Entenda quem quiser! O »abelhudo« Estado mete-se em tudo, faz parcerias, mas não fiscaliza. Lava as mãos como Pilatos, e não é de agora, não senhor! Está pior porque fechou os cordões à bolsa, com o pretexto da crise.
    cumprimentos
  7.  # 27

    Colocado por: branco.valterPelo menos nas minhas bandas a norma eram eles morrerem em casa acompanhados pela familia, agora são despejados em lares.


    Isso também é verdade, em grande parte por culpa da sociedade de consumo que foi criada ! Hoje são bem tratados (Só que têm dinheiro como já foi dito) mas se possivelmente mesmo esses preferiam morar em piores condições mas junto da família.

    Colocado por: maria rodriguesPara rimar faltou acrescentar um nome: António de Sommer Champalimaud. (É apenas um aparte para não desvirtuar o tópico). Também ele foi dono de metade de Portugal.


    Esse, pelo penso doou, para da sua fortuna para a sua fundação ... Não foi como outros que usam as fundações para nos roubar a massa...

    Antes ainda sabíamos que eram os donos de Portugal como se pode ler no livro de Louçã ... Hoje é pior ainda pois não sabemos que é o nosso dono... Serão Alemães ? Chineses, Angolanos ?
  8.  # 28

    visitei um lar privado ai há uns tempos atras e o dono disse-me que efectivamente conseguia apresentar aquela qualidade e a um preço razoável pois os seus concorrentes públicos eram um cancro de funcionalismo instalado com grande má gestão de recursos humanos e consequente custos.
    enfim há de tudo
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  9.  # 29

    Colocado por: maria rodriguesO Estado tem muito a ver com isso: se construísse mais equipamentos (lares que não sejam depósitos de velhos), fizesse mais vigilância de proximidade

    Nos últimos 35/40 anos não tem acontecido outra coisa que não o estado criar e aumentar pensões de velhice, construir lares de idosos, promover a criação de empresas de cuidados domiciliários, etc., etc.


    Colocado por: maria rodriguescriasse uma Comissão Nacional Para a Protecção do Idoso, com as mesmas funções da Comissão Nacional Para Protecção da Criança!

    Mais uma comissão para garantir mais umas centenas de empregos para burocratas e funcionários públicos. Dizer que uma tal comissão preveniria crimes e abusos contra idosos, é o mesmo que ter a ilusão de que a comissão para a protecção das crianças tem prevenido casos de pedofilia entre as nossas crianças, por exemplo.
    Concordam com este comentário: eu, Estrumpf
  10.  # 30

    Precisamos é de menos estado e menos impostos. Se as pessoas não estivessem tão sobrecarregadas de impostos, um dos membros do agregado, poderia muito bem ficar em casa a cuidar das crianças e dos idosos.
  11.  # 31

    Jorge Santos - Faro
    Esse, pelo penso doou, para da sua fortuna para a sua fundação ... Não foi como outros que usam as fundações para nos roubar a massa...

    Tem toda a razão, caro Jorge! Valha-nos isso... Talvez para se redimir dos »pecados« da sua política económica, entre os anos 40 e os anos 70 do século XX. Diz o povo: »O dinheiro puxa dinheiro.« Sem grandes esforços, convenhamos, a fortuna caiu-lhe no colo. Faço-lhe uma vénia pelo seu altruísmo: a sua Fundação presta grande apoio na área da saúde, também aos idosos, é verdade; Mais do que o próprio sistema político.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
    • pgmat
    • 2 março 2014 editado

     # 32

    Colocado por: euA Troika ajudou-nos com juros muito mais baixos do que obteríamos no mercado, quando nós já estávamos desesperados...

    E depois ainda são insultados e considerados culpados pela crise... vamos lá perceber este povão...
    Concordam com este comentário:Jorge Santos - Faro


    Ora bem, vejamos... Tinhamos juros a praticamente 7% que eram vendidos aos bancos portugueses, alemães e espanhóis... A troika veio-nos "ajudar" com juros a 3,5%, a maior parte do dinheiro a vir da Alemanha e da França, e com medidas de delapidação da economia que veio fortalecer a economia de quem? A portuguesa não foi de certeza... De quem são agora a maior parte das empresas portuguesas?

    Serem culpados pela crise não são... Isso fomos e seremos nós no futuro... ninguém nos obrigou a pedir dinheiro emprestado... Foi como nos anos 80 quando se ia ao banco pedir dinheiro para a casa e ouvia-se "ah e tal, o dinheiro está barato, leve o empréstimo para a casa, para a mobilia, para o carro e para as férias! Não se preocupe que os juros não sobem"... E depois puff... Crise do subprime e vem tudo por aí abaixo...


    Colocado por: luisvv

    Eu acho fácil de perceber: quando vejo tantos criticar a "austeridade", enquanto se espantam e indignam por "a dívida continua a crescer", nada me soa estranho.
    Concordam com este comentário:eu,Jorge Santos - Faro,danobrega


    Eu ainda me admiro mais de quem defende tanta austeridade em termos de salários e de dizerem que estas medidas tinham de ser tomadas e depois não dizem nada em relação aos sitios onde verdadeiramente se devia poupar. Em 2011 estávamos assim:

    "O universo é grande, mas ninguém conhece a sua real dimensão. Não há listas oficiais. A compilação foi feita pela investigação do DN após consulta de várias fontes (e vai estar disponível por completo no site do DN - dn.pt - para consulta). São 10 500 entidades das administrações central, local e regional, 1500 empresas públicas, cerca de 350 institutos e 1100 fundações e associações que, no seu conjunto, empregam perto de 660 mil pessoas e consomem anualmente 81 mil milhões de euros - o equivalente a quase metade (48%) da riqueza nacional"

    O que mudou a Troika em relação a isto?

    Ah pois, aqui pouco ou nada se fala... Na altura disse-se que tinhamos de fundir, destruir, acabar com os apoios... Mas afinal é mais fácil cortar em ordenados e pensões do que acabar com os jobs for the boys...

    http://www.youtube.com/watch?v=3JhDJe_TOos

    Esta reportagem tem um ano... Alguém dúvida que continua atual?

    Querem falar da crise? Querem falar a sério? Então deixem-se de falsos moralismos sobre quem tem razão, o povo ou a troika... Os dois tem culpas, os dois têm razão... A minha opinião sincera é que andamos estes anos a penar para pagar uma dívida, mas que à custa disso destruimos a economia e a sociedade de uma maneira que será dificil de recuperar...

    Como diria Jorge Palma "Ai Portugal, Portugal, deque é que tu estás à espera?"
    Concordam com este comentário: Estrumpf
  12.  # 33

    Nem mais! A culpa em grande parte é de cada um de nós, mas quando começamos a analisar o problema dizemos que a culpa é dos politicos, os aficionados do PS dizem que a culpa é do PSD e os aficionados do PSD dizem que a culpa é do PS, e andamos nisto a enganarmo-nos a nós próprios.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  13.  # 34

    Colocado por: J.FernandesMais uma comissão para garantir mais umas centenas de empregos para burocratas e funcionários públicos. Dizer que uma tal comissão preveniria crimes e abusos contra idosos, é o mesmo que ter a ilusão de que a comissão para a protecção das crianças tem prevenido casos de pedofilia entre as nossas crianças, por exemplo.


    Bem se vê que não faz a mínima ideia como funcionam as Comissões de Proteção de Menores, que são compostas por pessoas que são funcionários, sim, mas de outras instituições - Câmaras Municipais, Tribunais, Segurança Social e até voluntários da sociedade civil. Poucos estarão exclusivamente afetos à Comissão e cada um valerá bem o que ganha, se exercer bem as suas competências.
    Por muitos defeitos que possam ter, estas comissões ajudam muito remediar - mais do que a prevenir, infelizmente - os maus tratos e negligência sobre crianças. Dada a escassez de meios e recursos humanos, já fazem muito. Claro que sobre a pedofilia têm um papel modesto - a maior parte dos casos passa-se em famílias estruturadas, sem sinais visíveis de alerta.
    Quanto a uma eventual comissão para os idosos, não me parece que a solução passe por aí. Mas médicos, enfermeiros, vizinhos, deveriam estar mais atentos e denunciar situações suspeitas.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  14.  # 35

    Colocado por: euA Troika ajudou-nos com juros muito mais baixos do que obteríamos no mercado, quando nós já estávamos desesperados...

    E depois ainda são insultados e considerados culpados pela crise... vamos lá perceber este povão...
    Concordam com este comentário:Jorge Santos - Faro


    Quem esta a sofrer com a austeridade foi quem menos a merece.
    A escravidão que se segue vai trazer beneficios a poucos.
    Concordam com este comentário: becas, maria rodrigues
  15.  # 36

    Colocado por: jpvngQuem esta a sofrer com a austeridade foi quem menos a merece.
    A escravidão que se segue vai trazer beneficios a poucos.


    Infelizmente isso é uma grande verdade !

    Mas é sempre assim, e vai continuar a ser !

    O que eu noto a nivel de trabalho é que certa classe deixou da fazer compras pura e simplesmente. (ordenados entre os 3.000 e 6.000 € casal) Quem não estava enterrado em dividas até vai sobrevivendo, pelo menos com cortes de 40% fome não passam.

    Mas os que tinham tinham contraído dividas, casas, carros etc... a maioria acabou por vender as casas ao desbarato pois estavam no limite antes de perderem 40% do ordenado.

    As pessoas não se aperceberam do que ia acontecer ... Confiaram demais na União Europeia e pensava que is ser sempre como estava....

    Ouvia muitas pessoas da direita à esquerda a avisar que os portugueses estavam a viver acima das possibilidades... Mas todos pensavam a boa maneira portuguesa "o ultimo que apague a luz"

    Não tenham ilusões ... Isto nunca mais vai ser como antes ! E quem vai "apagar a luz" são os jovens que não têm trabalho ou nós os que não vamos ter reforma como muitos que eu conheço que se reformaram com 50 anos com bons ordenados ! só porque trabalhavam no estado ou em bancos... Esses que nunca saíram à rua preocupados com os que tinham reformas de 400 €

    A única coisa que eu estou a ver de bom nesta crise é que finalmente as pessoas estão na sua maioria a preferir comprar fabricado em portugal... Até os estrangeiros reformados que por cá vivem preferem Português para ajudar Portugal .

    Se a nossa cultura continuar nesta linha aí sim poderemos melhorar mas muito lentamente .

    Quanto aos políticos a m* vai ser sempre a mesma, só as moscas é que vão mudando !
  16.  # 37

    Foram as pessoas foram.
  17.  # 38

    A única coisa que eu estou a ver de bom nesta crise é que finalmente as pessoas estão na sua maioria a preferir comprar fabricado em portugal... Até os estrangeiros reformados que por cá vivem preferem Português para ajudar Portugal .


    Sr Jorge pergunte á malta o que twnho dito por aqui ... infelizmente o que é do oriente europeu é que tem valor .
  18.  # 39

    Colocado por: rafaelisidoromalta o que twnho dito por aqui ... infelizmente o que é do oriente europeu é que tem valor .


    Sim... ainda se gasta muito material chinês ! Mas muitas pessoas já começam a perceber penso eu de que...
    Quem compra material do oriente não está preocupado com o que por lá se passa, onde trabalham como escravos para encher a gula dos gananciosos...
    Mas em muitos materiais já não temos e mínima hipotese de escolha ! É chines e mais nada !

    Colocado por: jpvngForam as pessoas foram.


    Olhe que noto mesmo o interesse mesmo da malta mais jovem por produtos portugueses e não é pelo preço pois falo de produtos muito mais caros nacionais mas obviamente melhores.

    Se todos preferirem produtos nacionais poderemos contribuir muito para a nossa melhoria !

    No que me toca já vendo 80 % Nacinoal contra 20 % importado quando a dois anos era ao contrario !

    As empresas também melhoraram muito os produtos é certo mas noto a preocupação no meu dia a dia...

    No Lidl já se vende muitos produtos nacionais quando antes nada tinha nosso !

    A maior loja de sapatos aqui de Faro, SEASIDE que antes se fartava de vender material do oriente hoje o que mais vende é nacional e até já se orgulham disso no seu site como podem ler :

    Cerca de 80% do calçado à venda nas lojas da marca é fabricado em Portugal, o que permite acompanhar a produção e assegurar a qualidade, além de privilegiar o desenvolvimento e crescimento da economia do País, mais especificamente o setor da indústria do calçado.
    2013 marca o nascimento de uma nova geração de lojas SEASIDE, com imagem renovada. Assim, a par da localização, sempre de fácil acesso, aspetos como a iluminação, som e decoração foram tidos em conta para trazer ao visitante maior funcionalidade e conforto


    Temos que mudar a mentalidade ...
  19.  # 40

    E as etiquetas dos sapatos ( e já agora do diverso vestuário) tem lá escrito o quê, made in Portugal? Não me parece, e não me parece sequer que a ASAE controle isto devidamente...
    Quando muito aposto que terá um "made in CE", que nada garante que um grossista mais matreiro não o tenho colocado em substituição do original "made in china"...


    Colocado por: Jorge Santos - Faro

    Sim... ainda se gasta muito material chinês ! Mas muitas pessoas já começam a perceber penso eu de que...
    Quem compra material do oriente não está preocupado com o que por lá se passa, onde trabalham como escravos para encher a gula dos gananciosos...
    Mas em muitos materiais já não temos e mínima hipotese de escolha ! É chines e mais nada !



    Olhe que noto mesmo o interesse mesmo da malta mais jovem por produtos portugueses e não é pelo preço pois falo de produtos muito mais caros nacionais mas obviamente melhores.

    Se todos preferirem produtos nacionais poderemos contribuir muito para a nossa melhoria !

    No que me toca já vendo 80 % Nacinoal contra 20 % importado quando a dois anos era ao contrario !

    As empresas também melhoraram muito os produtos é certo mas noto a preocupação no meu dia a dia...

    No Lidl já se vende muitos produtos nacionais quando antes nada tinha nosso !

    A maior loja de sapatos aqui de Faro, SEASIDE que antes se fartava de vender material do oriente hoje o que mais vende é nacional e até já se orgulham disso no seu site como podem ler :

    Cerca de 80% do calçado à venda nas lojas da marca é fabricado em Portugal,o que permite acompanhar a produção e assegurar a qualidade, além de privilegiar o desenvolvimento e crescimento da economia do País, mais especificamente o setor da indústria do calçado.
    2013 marca o nascimento de uma nova geração de lojas SEASIDE, com imagem renovada. Assim, a par da localização, sempre de fácil acesso, aspetos como a iluminação, som e decoração foram tidos em conta para trazer ao visitante maior funcionalidade e conforto


    Temos que mudar a mentalidade ...
 
0.0302 seg. NEW