Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

pera acho que tou a confudir com a Famel Casal!!
  2.  # 262

Colocado por: pc ferreira

Por questões patriotas não compraria Alemã?!?! Pode explicar!
    basta olhar um pouco para a tv e perceber como o povo Português foi enganado pelos nossos politicos , pelos Alemãs , compreender uma historia de um povo frio que não combina nada com o meu ser ... fora isso podem ficar por lá mas não gosto deles ...
    • pom
    • 2 abril 2014

# 263

Colocado por: FDPara quê insistir rafaelisidoro? Vai ficar a falar sozinho...

Como é normal...
  3.  # 264

Colocado por: rafaelisidorobasta olhar um pouco para a tv e perceber como o povo Português foi enganado pelos nossos politicos , pelos Alemãs , compreender uma historia de um povo frio que não combina nada com o meu ser ... fora isso podem ficar por lá mas não gosto deles ...

Isso é assunto para outro tópico, mas as agências de rating são alemãs??

Pese embora quando vi o seu comentário, a evidenciar o patriotismo, pensei que o arquipelago já fizesse parte dos e.u.a.
    Concordam com este comentário: eu
  4.  # 265

Colocado por: pom

Como é normal...

é , achas ?
  5.  # 266

Colocado por: pc ferreira

Isso é assunto para outro tópico, mas as agências de rating são alemãs??

Pese embora quando vi o seu comentário, a evidenciar o patriotismo, pensei que o arquipelago já fizesse parte dos e.u.a.
    não é mas é a unica parte Portuguesa que consegue sair do Euro quando quiser e até consegue sair de Portugal quando achar que não deve ser mais Portuguesa ... segundo dita a historia e as regras tal como o acordo que existe ... quem for politico sabe do que falo ou se não sabe pode saber ...
  6.  # 267

Não fomos enganados pelos Alemães, só podemos pôr culpas em nós mesmos e na porcaria da classe política que temos e que votamos (eu já não voto).
    Estamos é a dever à União Europeia um empréstimo do qual o Banco Central Europeu(BCE) está localizado em Frankfurt na Alemanha.
    Concordam com este comentário: eu, Sergio Rodrigues, Anonimo16062021
  7.  # 268

Colocado por: Sergio Rodriguespera acho que tou a confudir com a Famel Casal!!

Essa não era a V5 da Sis Sachs (também alemã produzida na Bairrada )?
  8.  # 269

Grande confusão, a Famel era uma fábrica portuguesa de Águeda que produzia motorizadas e que eu me lembre tinha motores zundapp que são alemães.
    É como os jipes da UMM, só a carroçaria é que era "nossa". Os motores eram franceses oriundos da Peugeot.
    Concordam com este comentário: branco.valter
  9.  # 270

Colocado por: BricoleiroNão fomos enganados pelos Alemães, só podemos pôr culpas em nós mesmos e na porcaria da classe política que temos e que votamos (eu já não voto).
    Estamos é a dever à União Europeia um empréstimo do qual o Banco Central Europeu(BCE) está localizado em Frankfurt na Alemanha.
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021
    mas isso é porque não repara como foi feito todo esse jogo europeu ... politicos que atravessem a rua na frente do meu carro sem ser na passadeira é para atropelar ... ahahahahhah
  10.  # 271

A Europa não é a Alemanha, são 28 ou 29 países.
  11.  # 272

Colocado por: BricoleiroGrande confusão, a Famel era uma fábrica portuguesa de Águeda que produzia motorizadas e que eu me lembre tinha motores zundapp que são alemães.
    É como os jipes da UMM, só a carroçaria é que era "nossa". Os motores eram franceses oriundos da Peugeot.

pois mas agora vamos ver o governo Português a injectar mais uns bons milhões de €€€€€ na auto - europa (alemã ) que tem uma plataforma de luxo de exportação através de Portugal e com tanta mão de obra e eng. e Dr ... não temos uma marca Portuguesa de raíz ... é triste !!!!!!!!!!! mais uma vez o alemã vai mamar dinheiro dos fundos europeus cedidos pelos proprios e que vamos ter que pagar mais tarde de alguma forma .
  12.  # 273

Colocado por: BricoleiroA Europa não é a Alemanha, são 28 ou 29 países.

Será ?
  13.  # 274

Que é triste não termos uma marca nossa enraizada no mundo automóvel e com Auto Europa e até à bem pouco tempo a PSA no norte em Mangualde também, concordo em absoluto, porque somos usados para o fabrico e nunca é nosso.
    Mas o que é está em cima da mesa. Nós portugueses não tivemos nenhum engenheiro com capacidades criadoras ou aventureiras ou económicas para isso, os que existem pelos vistos até são muito bons e bem vistos no exterior mas é o que temos!
    E não se esqueça que a Auto Europa criou muitos postos de trabalho! Só por aí já compensa.
    Portugal se abrir ou tiver (desconheço) uma fábrica de cortiça em Espanha por ex, só por lá estar também não dá o direito aos Espanhóis da marca ser deles, continua nossa.
  14.  # 275

Nossa é como quem diz!! Era feita cá , mas o modelo não foi projetado cá, limitamo-nos a comprar os direitos de fazer aquela coisa feia!!

Colocado por: BricoleiroGrande confusão, a Famel era uma fábrica portuguesa de Águeda que produzia motorizadas e que eu me lembre tinha motores zundapp que são alemães.
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro, Bricoleiro
    •  
      FD
    • 2 abril 2014 editado

# 276

Países da europa COM fabricantes automóveis nativos de volume (não vale fabricantes de pequeno volume, TVR, Ariel e fabricantes parecidos):
    -> Alemanha
    -> França
    -> Itália

Países da europa SEM fabricantes automóveis nativos de volume:
    -> Portugal
    -> Espanha
    -> Bélgica
    -> Holanda
    -> Suíça
    -> Dinamarca
    -> Suécia
    -> Finlândia
    -> Austria
    -> Grécia
    -> Irlanda
    -> Noruega
    Etc., sem contar com países de leste e países pequenos (Luxemburgo, etc.).
    O Reino Unido é um caso esquisito... tem muitas marcas mas, todas elas em nome de estrangeiros.

Muito antes de Portugal ter qualquer fabricante, há muitos outros países com muito mais probabilidades de o terem.
    Aliás, os que os tiveram, perderam muito rapidamente/recentemente a independência - Saab, Volvo, Seat, Skoda, Rover, Rolls Royce, etc...
    "Recentemente" tivemos a UMM, a Sado, a Portaro e... não resultaram. Porque é que iria resultar agora?
    Ficar triste com isso é o mesmo que ficar triste por não ganharmos o euromilhões...
  15.  # 277

Mas o que é está em cima da mesa. Nós portugueses não tivemos nenhum engenheiro com capacidades criadoras ou aventureiras ou económicas para isso,
    aí é que está errado , criar é com os Portugueses os projectos é que nunca são apoiados pelo governo , mas para dar ao estrangeiro ou empresas estrangeiras temos politicos ... basta perceber que se os milhões que são cedidos pelos politicos a estas empresas verterem a uma empresa no mesmo ramo mas Portuguesa era dinheiro que ficava em casa já para não falar que o apoio dava para colocar todos os funcionarios destas empresas ricos e fechar as portas ás represálias e chantagens destes grandes investidores do dinheiro dos outros ! por isso eu se for eleito Portugal muda e bem !ahahahhah
  16.  # 278

Colocado por: FDPaíses da europa COM fabricantes automóveis nativos de volume (não vale fabricantes de pequeno volume, TVR, Ariel e fabricantes parecidos):
    -> Alemanha
    -> França
    -> Itália

Países da europa SEM fabricantes automóveis nativos de volume:
    -> Portugal
    -> Espanha
    -> Bélgica
    -> Holanda
    -> Suíça
    -> Dinamarca
    -> Suécia
    -> Finlândia
    -> Austria
    -> Grécia
    -> Irlanda
    -> Noruega
    Etc., sem contar com países de leste e países pequenos (Luxemburgo, etc.).
    O Reino Unido é um caso esquisito... tem muitas marcas mas, todas elas em nome de estrangeiros.

Muito antes de Portugal ter qualquer fabricante, há muitos outros países com muito mais probabilidades de o terem.
    Aliás, os que os tiveram, perderam muito rapidamente a independência - Saab, Volvo, Seat, Skoda, Rover, Rolls Royce, etc...
    "Recentemente" tivemos a UMM, a Sado, a Portaro e... não resultaram. Porque é que iria resultar agora?
    Ficar triste com isso é o mesmo que ficar triste por não ganharmos o euromilhões...
    mas o que o leva a pensa desta forma ? eu se tivesse um carro Português para comprar comprava , se nós tivesse-mos uma marca Portuguesa qual seria o problema mesmo?

o problema é uma fraca politica que temos , mas passível de mudança basta alterar alguns numeros e na hora do aperto as coisas mudam , agora não ter alternativa é que é horrivel .
    • eu
    • 2 abril 2014

# 279

Colocado por: BricoleiroÉ como os jipes da UMM, só a carroçaria é que era "nossa"

Nem isso... o UMM era na realidade um cournil: http://en.wikipedia.org/wiki/Cournil
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
    •  
      FD
    • 2 abril 2014 editado

# 280

Colocado por: rafaelisidoroo problema é uma fraca politica que temos

O problema é não termos capacidade para isso.
    Durante os anos 70 e parte dos 80 do século passado tínhamos um mercado protegido, como aquele que subentende que proporcionaria "marcas portuguesas".
    O que é que aconteceu? Nada. Alguns fabricantes vieram para cá e assim que acabou o mercado "protegido", foram-se embora.

A UMM conseguiu algum "sucesso" à base de contratos com o estado, para o exército e para as forças de segurança e pouco mais.
    Algumas empresas ainda se lançaram em aventuras que se vieram mostrar como falhanços. Conhece o Citröen AX do Benjamim Barral?

O mesmo se passa em dezenas de outros países, mesmo aqueles com dimensões consideráveis, com mercados protegidos, não conseguem fabricantes nacionais assim do pé para a mão, como é que nós iríamos conseguir?
    É só ver o caso do Brasil - mercado enorme, protegido, com altas taxas de importação, diversas fábricas nacionais e no entanto, os carros nacionais (de marcas internacionais) são vistos como "carroças" e marcas puramente brasileiras, nada.

Ter um fabricante português de automóveis é pura utopia.
    Temos um de autocarros que também já conheceu melhores dias: CaetanoBus.

0.0618 seg. NEW