Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Para afastar as traças das peças de vestuário, em lã e outros agasalhos, coloque folhas de louro, verdes, dentro de sacos com pequenos furos. Disponha dentro de guarda-fatos e roupeiros, presos por fios, atados nos próprios cabides. De tempos a tempos renove as folhas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paramonte
  2.  # 62

    Na limpeza do chão da cozinha e casa(s) de banho, experimente usar água bem quente, no enxaguamento (quando se está com pressa). Verá que seca rapidamente!
  3.  # 63

    Quando demolhar bacalhau, coloque-o na água com a pele voltada para cima; no verão tente mantê-lo no frigorífico durante a demolha. Caso não lhe seja possível conservá-lo no frigorífico, coloque na água onde aquele está a demolhar, dois, três ou mais blocos congelados (são uns pequenos rectângulos com gel, que depois de congelarem ajudam a manter os alimentos/bebidas frescos em geleiras portáteis), para preservar a temperatura da água o mais fria possível. Renove-a com intervalos de cinco, a seis horas e, conforme a espessura das postas (ou lombos), proceda à demolha durante 24 ou 48 horas. Se forem caras de bacalhau o mínimo é 24 ou até 30 horas.
  4.  # 64

    Em culinária às vezes temos de distinguir qual é a salsa ou quais são os coentros. Um truque simples: basta partir o pé da salsa e sentir o aroma; nos coentros faz-se igual ou parte-se, com a ponta dos dedos, uma folha e reconhece-se pelo cheiro.
  5.  # 65

    Para quem não tem ervas em casa e tem que comprar, para as aproveitar ao máximo sem as deixar estragar, pode cortá-las e colocá-las naqueles couvets de gelo com azeite. Depois é congelar e colocar no tacho quando precisar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  6.  # 66

    Tem o cabelo "gorduroso" e o champô que usa não resolve? Lave a cabeça e deite umas gotas de vinagre de vinho branco no couro cabeludo, deixe actuar e passe por água. Acabou-se a gordura no cabelo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  7.  # 67

    Tem as suas portas de casa sem brilho? Utilize uma mistura de aguarrás (1dcl) com vaselina liquida (2dcl). Agite bem, passe em tudo que seja madeira; limpa, aviva as cores e não mancha. E, muito mais económico do que outros produtos tradicionais de marca. Depois de aplicar passar um pano (flanela) seco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  8.  # 68

    Gosta de beber uma "ginginha" tal como a famosa das Portas de Santo Antão? O fruto começa a aparecer à venda no início de Junho e, por poucos dias, há pouca no mercado.
    Então aqui vai a receita que eu faço há muitos anos e, acreditem, não chega para as "encomendas"... Mas, esta ginja não se encontra à venda!

    Receita de Licor de Ginja

    3 K de ginjas maduras e rijas;
    5 Litros de aguardente caseira;
    3 K de açúcar;
    2,5 Litros de água;
    Sumo de 2 de limões;
    10 Colher (sopa) de caramelo;
    2,5 Litros de vinho tinto;
    2 Pauzinhos de canela;

    Lave bem as ginjas, retire-lhes o pé, deite-as num recipiente com boca larga e junte-lhe a aguardente e o caramelo. Deixe ficar 2 meses.
    Passado esse tempo, escorra as ginjas e separe da aguardente. Deite num tacho o açúcar, o sumo de limão, a água, tape e leve ao lume (lume brando); quando começar a ferver, destape, conte 3 minutos e retire do lume. Fora do lume e longe da chama, deite o vinho, a aguardente das ginjas no açúcar. Em frascos ou garrafas de boca larga deite as ginjas e depois o licor e o pauzinho de canela e feche as garrafas. Passados 3 dias prove o seu Licor de Ginja.

    Fonte: Tele-Culinária de 30-05-83
  9.  # 69

    Outro licor muito bom e bem mais económico: Licor de Laranja.
    Aqui vai a receita:

    150 Gramas de laranja (casca) 1000 ml de aguardente, 1500 gramas de açúcar, 1000 ml de água

    1 - Utilize cascas finas de laranja, que tenham pouca casca interior branca e corte em tiras finas.

    2 - Junte com a aguardente num frasco com tampa e deixe repousar durante 60 dias.

    3 - Após este processo misture a água com o açúcar num tacho e deixe ferver em lume brando (3 minutos) até formar uma calda (ponto pérola). Reserve para arrefecer.

    4 - Quando tiver arrefecido misture com a aguardente e, caso queira, pau de canela. Tendo o cuidado da filtrar com um coador fino ou filtro de papel.

    5 - O licor está pronto, pode engarrafá-lo.
  10.  # 70

    Faço o licor de tangerina pelo mesmo processo do seu (A.Madeira), Licor de Laranja. A minha maior dificuldade é arranjar uma boa aguardente caseira, ou saber se não me estão a vender »gato por lebre«. Quando era o meu pai a produzi-la não tinha nada a objectar!
  11.  # 71

    Colocado por: maria rodriguesVuoi risparmiare sul pre-lavare la lavastoviglie?Pulire i piatti, le posate e le relative con i tovaglioli (di carta), che sono stati utilizzati durante il pasto. E 'molto pratico e riduce il consumo di acqua ed elettricità.

    è il modo giusto per risparmiare energia .. Anche cercherò in questo modo e spero che funziona bene ..
  12.  # 72

    Os licores na minha casa são sempre feitos da mesma forma, coloco 500 gramas de fruta e meio litro de aguardente num recipiente com boca larga (é sempre o mesmo) e guardo durante um mês. Depois escorro a fruta e separo a aguardente. Deito num tacho açúcar (não lembro a quantidade porque é a minha mulher que faz esta parte) e água. Levo ao lume (lume brando) e quando começar a ferver espera-se 3 a 5 minutos e retira-se do lume. Depois é só juntar os dois preparados e dividir pelas garrafas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  13.  # 73

    Esta discussão está um espectáculo, já se bebe qq coisa :)

    Fiquem bem, com moderação.... heheheheh
  14.  # 74

    Colocado por: DaveEastham
    è il giusto per risparmiare mode power .. Anche in questo cercherò so rough and che funziona bene ..
  15.  # 75

    Colocado por: maria rodriguesFaço o licor de tangerina pelo mesmo processo do seu (A.Madeira), Licor de Laranja. A minha maior dificuldade é arranjar uma boa aguardente caseira, ou saber se não me estão a vender »gato por lebre«. Quando era o meu pai a produzi-la não tinha nada a objectar!
    Eu compro a aguardente ao produtor/agricultor. Pago por 5 litros 15€. E, já estou preparado com quantidade suficiente, para fazer a ginja.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  16.  # 76

    Se quiser retirar a pele ao tomate escalde-o, com água fervente, e deixe de molho durante alguns minutos. Se o recipiente onde o colocar, de molho, for de plástico, deite previamente, um pouco de água fria para não »descascar« o próprio recipiente, com a água a ferver.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  17.  # 77

    Se tem por hábito assar carne de porco ou frango, no forno, experimente esta forma de tempero, caso esteja interessado(a): descasque uma ou duas cabeças de alho (a gosto), retire o espigo que tem no meio, e pique miúdo. Coloque os alhos picados em cima da tábua da cozinha e junte um pouco de sal marinho, de preferência. Com moderação para não carregar muito no sal! Com o rolo da massa vai pressionando (rodando), em cima do sal e dos alhos até fazer uma papa viscosa. Retire com uma faca e coloque a papa dentro de um recipiente, que vá ao micro ondas. Acrescente um pouco de azeite virgem (umas cinco colheres de sopa), uma folha de louro, uma colher de sopa de banha, de preferência caseira (há talhos que a fabricam e vendem ao público), uma colher de sopa de margarina de girassol (vende-se no »Aldi«) e uma colher de chá de colorau (pimentão doce). Junte ainda, um copo de vinho branco, de pacote e leve ao micro ondas a derreter as gorduras. Fica um molho de alho, aromatizado, que se pincela directamente na peça de carne ou frango. Pode proceder ao tempero dentro do tabuleiro que vai directo ao forno.
    Claro que é um molho hipercalórico que só se usa de tempos a tempos, mas que dá um óptimo sabor ao assado, lá isso dá!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, Meia Cuca
    • eu
    • 8 maio 2014

     # 78

    Colocado por: maria rodriguesClaro que é um molho hipercalórico que só se usa de tempos a tempos

    Eu uso-o com frequência... Já compreendo de onde vêm os pneus michelin a começarem aparecer na minha barriga...
    Concordam com este comentário: tiagodias88a
  18.  # 79

    eu
    (...) Já compreendo de onde vêm os pneus michelin a começarem aparecer na minha barriga...

    Nada que uma boa caminhada não ajude a »reduzir« (?) os pneus, especialmente pela manhã, ou final da tarde!
  19.  # 80

    Se gosta de um bom lombo de bacalhau e não é grande apreciador(a) das abas ou cabeça, pode pedir, na bancada de atendimento, »os lombos separados«. Quem o(a) atende ao balcão, sabe o que está a pedir. Só tem que dizer qual o tamanho que deseja, quanto às postas. Quer a cabeça, quer as abas pode aproveitá-las para fazer pastéis de bacalhau, bacalhau à Brás, bacalhau espiritual, etc. São refeições onde se pode utilizar o bacalhau mais fino. Os lombos dão para assar no forno, fritar, grelhar, etc. Devem demolhar durante mais tempo: entre 36 a 48 horas, com muda de água de seis em seis horas, ou no máximo de oito em oito. Depende da espessura dos lombos. Quanto a mim, compro sempre no »sítio do costume«, passe a publicidade. São dos mais especializados em peixaria!
 
0.0310 seg. NEW