Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Uma receita simples para quem gosta de bacalhau assado nas brasas. Depois de grelhado (bons lombos), lasque-o em lascas grossas. Descasque uma boa cabeça de alhos, ou mais(retire-lhe sempre os espigos porque são ácidos), e corte-os às rodelas. Pique coentros, a gosto (quem não gosta, fica a perder no paladar, a não ser que arranje umas ervas aromáticas que combinem... poderá não ser a mesma coisa) e espalhe-os por cima das lascas do bacalhau.

    À parte aqueça uma chávena de café ou chá (depende do número de comensais), de bom azeite. Deixe aquecer o azeite, ponha a mão por cima do tacho que levou ao lume, a uma certa distância. Quando sentir o calor na palma da mão (para que não aqueça demais experimente pôr a mão algumas vezes) , deite, de uma só vez, os alhos (com cuidado) e desligue de imediato. Em seguida despeje este molho sobre o bacalhau e os coentros. Acompanhe com batata cozida e (uma salada verde, facultativo). Para quem goste é um "hino" ao paladar.

    Nota: muna-se de boas pegas de cozinha para evitar acidentes, porque o azeite quente oferece algum perigo de queimaduras. E bom apetite!
    Concordam com este comentário: branco.valter
  2.  # 82

    Quando lavar roupa na máquina (vestuário), coloque-a do avesso, se se tratar de roupa mais delicada. Evitam-se riscos nos botões, ou outros acessórios que façam parte dos adornos. Se preferir lavar do direito pode abotoar do avesso e virar a peça.
  3.  # 83

    Com esse tempero, a carne dever ser temperada com que antecedência ?..

    Colocado por: maria rodriguesSe tem por hábito assar carne de porco ou frango, no forno, experimente esta forma de tempero, caso esteja interessado(a): descasque uma ou duas cabeças de alho (a gosto), retire o espigo que tem no meio, e pique miúdo. Coloque os alhos picados em cima da tábua da cozinha e junte um pouco de sal marinho, de preferência. Com moderação para não carregar muito no sal! Com o rolo da massa vai pressionando (rodando), em cima do sal e dos alhos até fazer uma papa viscosa. Retire com uma faca e coloque a papa dentro de um recipiente, que vá ao micro ondas. Acrescente um pouco de azeite virgem (umas cinco colheres de sopa), uma folha de louro, uma colher de sopa de banha, de preferência caseira (há talhos que a fabricam e vendem ao público), uma colher de sopa de margarina de girassol (vende-se no »Aldi«) e uma colher de chá de colorau (pimentão doce). Junte ainda, um copo de vinho branco, de pacote e leve ao micro ondas a derreter as gorduras. Fica um molho de alho, aromatizado, que se pincela directamente na peça de carne ou frango. Pode proceder ao tempero dentro do tabuleiro que vai directo ao forno.
    Claro que é um molho hipercalórico que só se usa de tempos a tempos, mas que dá um óptimo sabor ao assado, lá isso dá!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu,Meia Cuca
  4.  # 84

    Paramonte
    Com esse tempero, a carne dever ser temperada com que antecedência ?..

    Para o almoço tempera-se umas três ou quatro horas antes. E para o jantar idem! Deve virar-se uma a duas vezes enquanto estiver com o tempero. Durante a assadura virar também! Se o forno do fogão for a electricidade, roda-se o botão para o símbolo da ventoinha, aí pelos 200 graus mais ou menos. Se o molho diminuir demasiado pode acrescentar-se um pouco de água quente ou a ferver (com cuidado, para evitar queimaduras...), para não parar a fervura e não correr riscos de rebentar o tabuleiro, caso este seja em vidro temperado, ou em pyrex. Se o molho estiver insosso, pode aproveitar a água quente para colocar um pouco mais de sal, a gosto. Este molho também serve para temperar borrego ou cabrito caso se aprecie. Bons assados!
  5.  # 85

    Se a etiqueta de algum do seu vestuário, de lã, sugerir lavagem à mão, tratando-se de camisolas ou casacos, esfregue suavemente os punhos e o cós (regra geral são canelados) no sentido longitudinal. Se dobrar ao meio os punhos, pode ser mais fácil, quando estes já estão um pouco bambos. (É para evitar que fiquem bambos que se sugere assim, a lavagem). Para o cós é só seguir o prolongamento da peça e usar da mesma técnica. Previne algum »envelhecimento« precoce, das peças de vestuário.
  6.  # 86

    Quando fizer sardinhas assadas (ou outro peixe grelhado) experimente acrescentar às batatas cozidas e cortadas em quartos, alho picado, azeite (uma boa quantidade) e orégãos secos: ficam ótimas (ai este novo acordo ortográfico).
  7.  # 87

    Meia Cuca
    (...) ficam ótimas (ai este novo acordo ortográfico).

    Obrigada pela dica!
    Falando de acordo (é só um desabafo, não vamos desvirtuar o tópico) enquanto puder, jamais aderirei à aberração »linguística« que foi, e é, o acordo ortográfico! Infelizmente, mais cedo ou mais tarde, teremos de ceder por causa das »máquinas« (computadores) e por causa dos filhos ou netos! Lamentavelmente!...
  8.  # 88

    Colocado por: maria rodriguesQuanto a mim, compro sempre no »sítio do costume«, passe a publicidade. São dos mais especializados em peixaria!


    maria rodrigues,

    Só um reparo. Quem compra o que quer que seja no 'sítio do costume', é porque não liga muito à qualidade. E dizer que uma qualquer grande superfície é especializada no que quer que seja... parece-me de quem não dá valor à 'especialização' :)
  9.  # 89

    MikeMelga
    (...) Quem compra o que quer que seja no 'sítio do costume', é porque não liga muito à qualidade. (...).

    Sem ofensa, como é óbvio, não cometo nenhuma heresia quando refiro no "sítio do costume". Primeiro: não se pense que não conheço outros pontos de venda, que não as "grandes superfícies". Nos mercados tradicionais, e não só, se quer que lhe diga, conheço quem venda óptimos espécimes (falando de bacalhau). Pondero o factor preço, qualidade e opto pelo preço mais conveniente à minha carteira, dentro da qualidade. O que lhe posso assegurar (outrora por dever de ofício) é que »são especialistas em peixaria» porque conheço, por dentro, os critérios que subjazem às escolhas de produtos. Já ouviu falar, com certeza, não duvido, em controlo de qualidade! Pois devo dizer-lhe que são muito rigorosos, o que não obsta a que haja problemas de qualidade, acidentais. Diz-se: no melhor pano cai a nódoa, mas fique sabendo que, se for por deficiente fornecimento o Fornecedor é erradicado, sem apelo nem agravo; se for por negligência do(a) profissional pode haver sanção e ou afastamento daquele serviço. Também lhe digo que nem todas as grandes superfícies são tão especialistas. Aí, também lhe asseguro que não!
    E bons petiscos, que o verão está aí!...
  10.  # 90

    Permito-me falar sobre o peixe. Conheço o que vendem nos hipermercados da minha zona e posso garantir que raramente tem a qualidade e frescura que pretendo. Está a léguas do meu sítio do costume: a peixaria, que a tenho aqui e boa. Não só a qualidade deixa muito a desejar como boa parte doo peixe que vendem é de "aviário", o que para mim está longe de ser peixe de qualidade. É mais barato? É, claro, mas não é tão bom - para não falar da pouca variedade que apresentam
  11.  # 91

    mas quando é de aviário dizem que é.... não estão a enganar ninguém!!!
  12.  # 92

    j cardoso
    (...) (falando de bacalhau) (...)

    Quanto ao peixe, estou em absoluta concordância; nada como o mercado tradicional. Em termos comerciais, chama-se »peixaria« à secção, independentemente de vender bacalhau, ou não! Generalizei por força de expressão.
  13.  # 93

    Desculpe, não tinha percebido que se referia ao bacalhau

    mas quando é de aviário dizem que é.... não estão a enganar ninguém!!!

    Nem eu os acuso disso
  14.  # 94

    j cardoso
    Desculpe, não tinha percebido que se referia ao bacalhau

    Não tem que pedir desculpa, gosto bastante de trocar ideias; acho muito interessante a troca de opiniões, mesmo quando são contrárias à nossa. Em português nos entendemos!
    Concordam com este comentário: MikeMelga
    Estas pessoas agradeceram este comentário: j cardoso
  15.  # 95

    maria rodrigues

    Quem tem de agradecer e muito sou eu pelas inúmeras e muito úteis dicas que tem partilhado connosco.
    Dou-lhe os meus parabéns pela excelente ideia de iniciar esta discussão.

    E, a propósito de verão e, como ontem comi sardinhas, aqui vai mais uma dica:

    Para pelar o(s) pimento(s) assado(s) meta-o(s) dentro de um saco de plástico transparente e, debaixo de água corrente, pele-o(s) fazendo pressão com os dedos no(s) pimento(s). Verá que a pele do pimento sai com bastante facilidade, sem se queimar, e não sujará as mãos uma vez que a pele fica dentro do saco de plástico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  16.  # 96

    Quando comprar sardinha (adoro sardinhas assadas), escolha, se puder, aquelas que têm a cabeça (perto dos olhos) com manchas amareladas e o lombo, no sentido longitudinal, mais grosso! Podem ter os tais ácidos gordos (Ómega-3); quanto ao aspecto (aqui é um gosto pessoal), as de »escamas« são mais fáceis de grelhar e a pele solta-se sem dificuldade. Há um pormenor a esclarecer: depende da zona do país (mar) onde é pescada! De Peniche, Nazaré, Figueira da Foz e Espinho, para mim, são óptimas. Quanto mais frias forem as águas mais saborosas elas são. Parece-me é que é muito cedo para comer sardinhas frescas. Aqui vem mais um ditado: P'lo S. João, pingam no pão!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Meia Cuca
  17.  # 97

    Experimente grelhar carapaus (médios a grandes) envolvendo-os em farinha de milho. Na falta desta pode usar farinha de trigo; verá que não cola na grelha e a pele sai quase toda inteira. Claro que não é a mesma coisa do que se grelharmos directo, nas brasas. Agora têm de ser mesmo brasas retiradas das nossas (para quem as tem...) lareiras. Nada de carvão!
  18.  # 98

    Se quer aproveitar as brasas da sua lareira ( evita que compre carvão) aproveite um tacho velho, que já não use, estanque. Pode também utilizar um pote de barro, com tampa, que se vendem nalgumas feiras ou em lojas de artigos de barro. Retire as brasas da lareira (tem de usar uma luva protectora para evitar queimaduras) e coloque-as no tacho, tapado. Para as guardar (depois de apagadas e frias), peça ao seu padeiro (a) um saco de papel vazio, da farinha! Dá trabalho, não muito, mas é um método mais saudável para fazer os seus grelhados. Qualquer um!
  19.  # 99

    A melhor lenha para usar na lareira (trata-se da nossa preferência, evidentemente) é a de oliveira, mas... em verde! Custa um pouco a pegar, porém quando começa a arder, faz uma acolhedora fogueira, por causa do »óleo«. Parece que é feita de "matéria gorda". Não é por acaso que o povo diz: Lenha de figueira, rica de fumo, fraca de madeira (faz muita cinza e não aquece nada); Lenha de pinho é lenha de rico (arde depressa, é preciso um montão dela para dar calor); Lenha de oliveira é lenha de freira (dá um bom calor e dura mais tempo). Não será a melhor altura para se falar em fogueiras, mas fica o registo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Meia Cuca
  20.  # 100

    E agora, um pedido de ajuda:
    tenho duas peças de estanho que estão um pouco feias: escuras e a precisar de limpeza; qual o melhor produto para lhes restituir o aspecto de outros tempos?
 
0.0332 seg. NEW