Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

    Colocado por: ClioIIOlha, eu faço exactamente ao contrário!!! :D

    Parte branca ralada com a base, parte verde cortada em tiras.

    As vezes também me dá para esse lado !!!
  2.  # 142

    Porque razão se iria comprar um alho francês para deitar fora metade do legume?

    Metade da pergunta já está respondida; A outra metade: porque muito boa gente não gosta da parte verde escura, logo rejeita-a, ou não sabe que tem mais aplicações, que não apenas na sopa ou num único prato. Há, inclusive, receitas que sugerem a rejeição da parte mais escura.
  3.  # 143

    Colocado por: ClioIIEu também faço isso com os pêssegos: parto-os mais ou menos ao meio. A parte com casca mais avermelhada deito fora, e parte de casca mais amarela é que como.

    Eu deito a parte de fora para o lixo e como aquela coisa do meio, é um bocado para o rijo mas sabe bem ;)
  4.  # 144

    Os molhos são um bom auxiliar em culinária, regimes de emagrecimento à parte!... Valorizam, muitas vezes, o prato que, aparentemente, é pouco apelativo. Eis uma receita que, quanto a nós, enriquece um prato de carne ou peixe: descasque cinco dentes de alho médios e pique-os; corte miudinho um pé de coentros (ou qualquer erva aromática, a gosto) e misture com os alhos. Coloque a mistura em cima da tábua da cozinha e acrescente uma pitadinha de sal, q.b. (não exagere para não salgar a mistura). Com o rolo da massa esmague os alhos com os coentros e o sal. Insista até fazer uma pasta homogénea; de seguida raspe-a para uma tigela, acrescente uma folha de louro (em metades para dar mais aroma) e junte uma colher de chá (ou mais, caso queira...) de mostarda. Envolva tudo muito bem e adicione azeite [mexendo, até fazer o molho (o segredo está no azeite, de fabrico caseiro)], em quantidade suficiente para temperar no(s) prato(s).
    Tratando-se de carne, por exemplo, numas bifanas grelhadas (febras... fêveras, mais a norte) que às vezes secam de mais. Pode temperar com um pouco deste molho, que deixa a carne mais saborosa (para quem gosta!...); se for prato de peixe, fica bem com peixe espada grelhado, bacalhau assado na brasa, ou outro peixe na grelha, da sua preferência . Claramente, tem tudo a ver com o palato!
  5.  # 145

    Batatas assadas a murro é um prato que acompanha bem com peixes ou com algumas carnes. Para que assem bem (há batatas que têm a casca dura) dê-lhes um corte superficial, a toda a volta, para ajudar na assadura e no tempero.
  6.  # 146

    Para os apreciadores de grão de bico, com bacalhau: demolhe o grão e junte-lhe a ponta da cauda do bacalhau. Melhora o sabor do grão; experimente, ainda, escorrer a água onde aquele demolhou e polvilhe-o com um pequeno punhado de sal marinho. Esfregue-o (com alguma persistência) com esse sal, no alguidar onde foi demolhado. Passe por águas limpas e coza-o na panela de pressão, sem temperar! Melhora a cozedura, o grão fica macio e com sabor a bacalhau.
  7.  # 147

    Na falta de redes para centrifugar a roupa delicada, pode usar um toalhão de banho, seco, onde pode colocar a roupa. Faça uma centrifugação suave: absorve o excesso de água e protege a roupa de uma certa »agressão«.
  8.  # 148

    Quando tiver necessidade de lavar uma peça de roupa delicada, à mão, deixe-a escorrer sem torcer, coloque-a no estendal, na horizontal, com uma toalha seca por baixo, para prevenir possíveis deformações, com a secagem.
  9.  # 149

    Para reduzir, ao máximo, a humidade dentro dos armários coloque, no seu interior, um recipiente com sal grosso. Quando este se apresentar húmido, substitua-o. Também pode optar por colocar paus de giz, outra opção eficaz, para o mesmo problema.
  10.  # 150

    Minha cara maria rodrigues, já que os seus dotes de fada do lar são inexcedíveis, queira-me por favor dizer-me como tirar desodorizante roll-on que "empastela" nas axilas de camisetas de malha de algodão tipo Lacoste. É que tenho algumas a ficar mesmo feias... :(
  11.  # 151

    Também gostava de saber... mas entretanto, compre sempre o desodorizante que tenha na embalagem a palavra invisible em compre em Spray. Normalmente, os desodorizantes em creme mancham a roupa.
  12.  # 152

    Colocado por: ClioIIMinha cara maria rodrigues, já que os seus dotes de fada do lar são inexcedíveis, queira-me por favor dizer-me como tirar desodorizante roll-on que "empastela" nas axilas de camisetas de malha de algodão tipo Lacoste. É que tenho algumas a ficar mesmo feias... :(

    Minha cara Clioll (estou a admitir que se trata de uma senhora) quisera eu ser uma fada do lar. Não imagina como detesto ser dona de casa, a tempo inteiro. Depois de trinta e oito anos de dona de casa, em »part-time«, fico com »os cabelos em pé« com esta nova actividade. Depois do argumento vamos ao que pode interessar:

    muitas vezes, o sabão (azul e branco ou clarim) faz milagres! Demolhe a(s) peça(s), ensaboe (do avesso, nas axilas) e deixe-a ficar em sabão uma meia hora. Esfregue, com alguma persistência, o avesso das axilas sem esgaçar a peça. Enxague bem e repita a operação, desta vez com aplicação de uma (1) a duas (2) colheres de chá de bicarbonato, esfregue e enxague. Se a nódoa é antiga (a ponto de se tornar pastosa) use uma escova de unhas, macia. Este processo de limpeza é para utilizar em peças de roupa, de algodão e brancas. Tratando-se de camisetas de cor lave com sabão pelo mesmo processo; depois aplique uns esguichos de vinagre branco (sempre do avesso) em simultâneo com uma segunda ensaboadela. Esfregue novamente. Se quiser aplicar bicarbonato, ferva uma ou duas colher(es) de chá de bicarbonato, em dois litros de água. Demolhe apenas as zonas com a(s) nódoa(s), as axilas, e esfregue de novo, com a ajuda da escova. Depois da lavagem manual, lave na máquina da roupa no programa habitual.
    Recomendo que este procedimento seja rotineiro com peças novas, a estrear, usando o sabão e o vinagre branco em qualquer peça, branca ou de cor, antes de colocar na máquina de lavar. Talvez, sendo novas, dispensem a aplicação do bicarbonato. Outra recomendação seria utilizar um desodorizante líquido, incolor e deixar secar antes de vestir a peça de roupa. É verdade que há desodorizantes que são incompatíveis com a nossa pele. Não sei se fui útil ao seu pedido, fiz o possível.
    NB: estive arredada do fórum uns dias, pelo que só agora li o seu comentário.
    Cumprimentos
    Concordam com este comentário: ClioII
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  13.  # 153

    Colocado por: maria rodriguesMinha cara Clioll (estou a admitir que se trata de uma senhora)



    Pois não sou uma senhora, mas não faz mal o pequeno engano! :)

    Entretanto vou experimentar o que diz!

    Obrigado!
  14.  # 154

    Hoje em dia, usa-se muito as ervas aromáticas, em culinária. Os coentros são, para os apreciadores, talvez, dos que mais aromatizam a comida. Quem não aprecia, tem outras alternativas, dentro das aromáticas; são bastante perecíveis e uma das soluções é cortá-las, toscamente, e congelar em saquinhos de plástico ou em cuvetes para gelo. Na altura de as usar (dependendo da receita de culinária), retire uma porção, a gosto, coloque num pequeno quadrado de pano, limpíssimo (pode ser um retalho de um velho pano de cozinha) e faça uma pequena "boneca" que coloca no recipiente, onde está a confeccionar a comida. Aromatiza o prato e evita vestígios de pequenas farripas, soltas, dentro da caçarola onde vai (está a) cozinhar. Uma outra solução é usar um pequeno infusor de chá (em inox), com as ervas cortadas e congeladas. Leva ao tacho (ou outro) da comida, enquanto este está no lume. E... bons cozinhados!
  15.  # 155

    Boa tarde,

    já que estamos num tópico de dicas ... não poderia deixar de partilhar algumas dicas muito úteis que tenho "em carteira".

    Para quem costuma sofrer com os cheiros fortes vindo do frigorífico (devido à mistura do cheiro dos queijos, enchidos, etc) sugiro que leiam este artigo: http://comofazeristo.com/eliminar-mau-cheiro-do-frigorifico/

    Muito útil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  16.  # 156

    Boa tarde Maria, mais uma vez recorro aos seus vastos conhecimentos: Sabe como tirar o borboto das camisolas de lã ou de caxemira? Comprei uma camisola com 45% de caxemira e 45% de lã, mas logo no primeiro dia de uso verifiquei que ficava com um borboto muito pequeno mas que dá um mau aspecto à peça. Muito obrigada!
  17.  # 157

    Colocado por: maria rodriguese congelar em saquinhos de plástico ou em cuvetes para gelo

    Costumo congelar as ervas antes delas se estragarem em cuvetes para gelo com azeite e as ervas bem cortadas. Depois é só colocar no tacho o cubo de "azeite gelado com as ervas".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  18.  # 158

    Colocado por: Sabrina (...) Sabe como tirar o borboto das camisolas de lã ou de caxemira? Comprei uma camisola com 45% de caxemira e 45% de lã, mas logo no primeiro dia de uso verifiquei que ficava com um borboto muito pequeno (...)

    Olá Sabrina, boa noite!
    Experimente usar um esfregão verde (tipo scotch- brite) sobre a peça. Faça-o, em primeiro lugar, numa manga da peça de lã, debaixo da "axila" (para evitar alguma surpresa), sobre a tábua de engomar. Se resultar (estou em crer que sim), percorra a peça na totalidade como se a fosse engomar. Outra solução é usar uma gillette da Bic e rapar os borbotos com algum cuidado. Aqui use, também, a tábua de engomar. É óbvio que tem de repetir estas operações, de tempos a tempos. Hoje já não encontra lã virgem praticamente em nenhum lado. E pronto... Espero ter ajudado!
    Bom Ano Novo e melhor 2015 para todos!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: branco.valter, Sabrina
  19.  # 159

    De vez em quando vem-me à ideia uma ou outra dica que não partilhei, ainda(?), por aqui. Se me estou a repetir, que me desculpem os interessados.
    Nem todas(os) temos um vaso com ervas aromáticas à mão e, às vezes, é pouco prático conservá-las, enquanto frescas, no frigorífico. Apodrecem rapidamente quando as conservamos dentro de sacos de plástico. O truque, que considero razoável, para guardar salsa, hortelã, coentros, etc., consiste em forrar o fundo de uma caixa de plástico ou de vidro, com um guardanapo de papel (de preferência de folha dupla) e dispor as ervas, alargadas dentro da caixa, em camada(s), e cobertas com outro(s)guardanapo(s) de papel, antes de a fechar. Se quiser guardar mais do que um aroma (salsa e hortelã no mesmo recipiente) faça-o por camadas sucessivas com o papel a intervalar: uma camada, um guardanapo e por aí fora. No caso dos coentros (são mais sensíveis) devem ser limpos de raízes, dispostos em pequenas camadas e seus guardanapos, para aguentarem um pouco mais. O segredo do papel é porque este absorve a humidade que se forma dentro das caixas (quando fechadas) e mantém as aromáticas mais enxutas. Claro que podem durar até 15 dias no frigorífico (ou mais...), mas é aconselhável substituir o(s) guardanapo(s) uma ou duas vezes, de quando em quando.
    Concordam com este comentário: treker666
    Estas pessoas agradeceram este comentário: branco.valter
  20.  # 160

    Colocado por: maria rodriguesenquanto frescas, no frigorífico

    Pessoalmente prefiro congelar. Não noto muita diferença na utilização durante o cozinhado entre frescas e congeladas.

    Uso caixas pequenas para poder repartir melhor os tipos de ervas e sempre permite utilizar melhor os cantos livres do congelador.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
 
0.0423 seg. NEW