Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Pois, acho que sim zédasilva, mas prefiro calças sem manchas!
  2.  # 122

    Maria.. tem alguma dica para mim??Obrigada!
  3.  # 123

    Colocado por: SabrinaOlá Maria,

    A ver se me ajuda numa situação. Coloquei umas calças brancas de algodão húmidas em cima de uma mesa onde estava uma agenda de capas pretas. As calças ficaram assim a noite toda. Resultado quando fui terá-las de cima da mesa, verifiquei que o sítio que tocavam na agenda estão manchadas com a tinta da capa da agenda. E agora??? Há solução?

    Olá Sabrina, boa noite!
    Foi um acaso que me trouxe até aqui, hoje, porque estive de »vacaciones» por uns dias.
    Não sei se vou ajudar alguma coisa porque já passou algum tempo: tratando-se de calças de algodão brancas, primeiro deverá (deveria) tê-las esfregado (totalmente) com sabão clarim (à venda nas lojas Continente, passe a publicidade) depois de passar por água limpa fazer uma sabonária com detergente ( pode ser em pó, ou em gel, há o OMO, embora recomende algum cuidado por causa dos branqueadores) e uma percentagem de lixívia (tipo neoblanc- nada de marcas próprias, passe a publicidade. Umas duas a três colheres de sopa, em três ou quatro litros de água), mergulhar a peça e deixar de molho. Tem de ficar totalmente mergulhada na sabonária. Virar a peça e logo que a nódoa desapareça, retire e enxague bem. Pode passar por um pouco de amaciador, antes do último enxaguamento, para »eliminar« o cheiro a lixívia.
    Acredito que resulte por ser uma peça de cor branca. Assim espero. Depois passe por aqui para nos contar se conseguiu. Lamento não ter lido o seu apelo mais cedo.

    cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sabrina
  4.  # 124

    Nos tempos que correm, e até por recomendação dos nutricionistas, é cada vez mais importante comer sopa às refeições principais. As sopas de legumes são óptimas, saciam e evitam que comamos maior (quem é de comer...) quantidade de outros alimentos.
    Se quer aliciar os filhos ou netos para o prazer da sopa, experimente aromatizar os ingredientes e tornar a sopa mais saborosa (depende do paladar de cada um, obviamente).
    Coloque na panela um fio de azeite que cubra o fundo (apenas um fio) e comece por juntar-lhe uma cebola média, a grande (depende do número de comensais), cortada às rodelas finas, cenoura(s) (ou abóbora), batatas (se preferir apenas curgetes, ou as duas...), alho francês cortado (se gostar), e outros ingredientes da sua preferência. Tape, leve a panela ao lume (no calor mínimo) e deixe suar os ingredientes; vá mexendo para não agarrar ao fundo e quando começar a sentir um certo odor »perfumado« acrescente um copo pequeno de água, e mexa novamente. Mais duas ou três voltas e cubra os ingredientes com água suficiente para a cozedura. Depois de cozidos, reduza a puré e adicione a água necessária para a sopa; acrescente os legumes a gosto (espinafres, agriões, feijão verde, o que quiser...), tempere (cuidado com o sal) e antes de desligar o fogão acrescente uma colher de pau (pequena) de azeite e termine a sua sopa. Bom apetite!
  5.  # 125

    Peixe cozido não é o prato predilecto de todos os membros da família, particularmente a gente jovem! Se usar uns pequenos truques, pode ser que dê resultado. Na água da cozedura acrescente uma cebola cortada aos gomos, um dente de alho esmagado, uma folha de louro (para quem é apreciador), um golpe de azeite e, quando estiver quase a terminar, adicione uma pernada de coentros, frescos, inteiros (mais uma vez, só para quem gosta) para aromatizar. Deixe ferver e desligue o lume. Pode optar por salsa fresca(inteira), mas não é a mesma coisa.
    Se gostar de massada de peixe, guarde (congele) a água da cozedura e confeccione um saborosíssimo prato (a massada), de peixe.
  6.  # 126

    Olá Maria,

    Acabei por levar as calças para a lavandaria e vieram impecáveis. Obrigada!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  7.  # 127

    Se, por hábito, consome alho francês e rejeita a metade verde escura do legume experimente fazer, por exemplo, um arroz branco aromatizado com a parte mais escura.
    Depois de limpo das folhas mais danificadas, separe as folhas uma a uma (serão mais tenras aquelas que, quando soltas, se »rasgam« ao meio e se partem facilmente, na transversal), lave-as de areias e ciscos e reserve-as. Faça um refogado com azeite (a melhor gordura!... Um truque para que não fique muito gordo, deite pouco azeite no tacho/panela, deixando-o deslizar até molhar totalmente o fundo), cebola e alho seco, picados, uma folha de louro, a gosto. Corte as folhas do alho francês em juliana e acrescente-as quando a cebola estiver macia, refogada (sem »puxar« muito) envolva, tape o tacho e deixe »suar«, a gosto. Junte a água (se quiser um arroz mais cremoso, use do carolino e três medidas de água, para uma de arroz), depois é esperar que coza, como habitualmente! Pode acompanhar com pataniscas de bacalhau, douradinhos, carne assada, bifes, etc. Estas folhas são, ainda, óptimas para rechear a quiche, (de atum, por exemplo) depois de estrugidas (refogadas).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Meia Cuca
  8.  # 128

    Não comemos almôndegas fora de casa, mas é um prato apreciado pela família; escolhemos os nacos de carne (50% de bovino e 50% de suíno, limpas de gorduras, damos preferência a carnes magras) e mandamos picar (no talho habitual), no acto da compra. Não haverá grandes diferenças (dizemos nós) na forma de as confeccionar: para um quilo, aproximado, de carne moída, acrescenta-se um chouriço picado (pequeno), ou uma metade (pode ser da beira baixa/beira alta: Vila de Rei, Fundão, Seia, Fornos de Algodres..., compramo-lo no mercado semanal. É mais barato do que nos supermercados...), junta-se um pão (uma bola média) embebido em leite, espremido, ou moído na picadora (1...2...3), sal a gosto e um ovo inteiro. Envolvem-se muito bem todos os ingredientes até formar uma mistura homogénea. Moldam-se bolinhas, passadas por farinha, fritam-se em azeite (fritura rápida, é só para dourar) e escorrem-se em papel de cozinha. Faz-se um refogado (se quiser retire, do azeite da fritura, duas colheres de sopa, límpidas, para juntar ao refogado) com cebola picada, alho, louro e tomate maduro, de preferência...chucha, e deixe apurar. Acrescente meio copo de vinho branco (ou um copo, depende do tamanho), uma pitada de sal (pouco... o chouriço dá o tempero), água q.b. e deixe ferver um pouco para evaporar o álcool do vinho. Coloque as almôndegas no refogado (devem ficar submersas no molho) e deixe ferver em lume mínimo até o molho ficar, um pouco, espesso. Agite o tacho de vez em quando (evite mexer com colher para não desmanchar as bolinhas), rectifique os temperos. Se o molho ficar demasiado líquido, retire um pouco desse molho, deixe arrefecer, dissolva-lhe uma colher de chá de farinha, junte ao molho e deixe apurar, a gosto. Acompanhe com arroz branco, solto, ou puré de batata caseiro e uma salada verde, a gosto!
  9.  # 129

    Colocado por: maria rodrigues(se quiser um arroz mais cremoso, use do carolino e três medidas de água, para uma de arroz), depois é esperar que coza, como habitualmente!


    maria rodrigues
    Obrigada pela dica: eu punha apenas 2 medidas de água por medida de arroz carolino, mas hoje ao almoço segui a sua sugestão e o arroz ficou ótimo.
    Na próxima vez que cozinhar alho francês irei aproveitar as folhas verdes tal como sugeriu.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  10.  # 130

    Os hambúrgueres são uma especialidade culinária muito apreciada por gente miúda e graúda. É nossa prática confeccioná-los em casa, para consumo familiar. Se gostar use carne de bovino, ou mista, com carne de suíno. Mande picar, no talho, na hora da compra. Faça a seguinte mistura: duas partes de carne de bovino e uma de suíno. Na picadora pique pão, a gosto (uma bola média para cada 400g de carne, mais ou menos) juntamente com uma ou mais cebolas (depende da quantidade de carne), a ponto de fazer uma papa espessa, que se junta à carne picada e sal a gosto. Depois de bem ligada, com as mãos (a cebola e o pão ajudam), retire pequenos pedaços da mistura, que vai achatando a ponto de moldar os hambúrgueres. Envolva-os, ao de leve, por farinha (mergulhe as palmas das mãos na farinha, passe-as pelos hambúrgueres) e grelhe-os na frigideira, com um fio de azeite. Com a ajuda de uma espátula comprima-os para que grelhem, sem queimar. Coloque num recipiente e tape-os para que »suem« e libertem um suco. Caso goste, depois de cozinhados, frite em azeite, sem torrar (o lume deve estar médio), alho às rodelas para juntar no suco dos hambúrgueres.
    Se não forem para consumo imediato, pode congelá-los crus; nesse caso retire do congelador meia hora (ou um pouco mais se for no inverno) antes, pincele-os com um fio de azeite e vá virando, de vez em quando, até ficarem semi-descongelados. Depois é grelhá-los, tendo o cuidado de os virar com uma espátula para que não se desmanchem. De resto proceda de igual modo, como se fossem frescos e bom apetite!
  11.  # 131

    Colocado por: maria rodriguesSe, por hábito, consome alho francês e rejeita a metade verde escura ...


    Porque razão se iria comprar um alho francês para deitar fora metade do legume?
  12.  # 132

    Colocado por: ClioII

    Porque razão se iria comprar um alho francês para deitar fora metade do legume?


    Para aproveitar a outra metade?
  13.  # 133

    Colocado por: ClioII

    Porque razão se iria comprar um alho francês para deitar fora metade do legume?


    Para comer a parte mole e para não andar a cuspir fios?
    Concordam com este comentário: eu
  14.  # 134

    Eu sempre usei a parte branca e a verde...
  15.  # 135

    O alho francês.
    em sopas.
    Parte branca - em rodelas
    Parte verde escura - passada com a base.

    Em salteados, cortar finamente a verde escura e saltear... muito bom!!!
    sobra a parte branca que pode ficar para uma sopa;)
  16.  # 136

    É como eu faço, Pedro :) e a parte verde salteada com ovos mexidos tb é boa.
  17.  # 137

    Também já fiz!!!!... em vez de ovos mexidos com espargos, fiz com o alho francês... muito bom ;)
  18.  # 138

    Colocado por: Pedro BarradasO alho francês.
    em sopas.
    Parte branca - em rodelas
    Parte verde escura - passada com a base.


    Olha, eu faço exactamente ao contrário!!! :D

    Parte branca ralada com a base, parte verde cortada em tiras.
    Concordam com este comentário: braga68
  19.  # 139

    Colocado por: branco.valtermer a parte mole e para não andar a


    Cuspir fios? :D
    Tem a certeza que anda a comprar alho francês? :D
    Às tantas é eucalipto e você anda a deixar-se enganar...
  20.  # 140

    Colocado por: becasaproveitar a outra


    Obviamente.
    Eu também faço isso com os pêssegos: parto-os mais ou menos ao meio. A parte com casca mais avermelhada deito fora, e parte de casca mais amarela é que como.
 
0.0341 seg. NEW