Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Jorge Santos - Faro
    Bem, se não mandou a foto do seu forno é porque possivelmente não leu ou ainda não fez o forno...


    Realmente só agora é que estou a ver a mensagem e o desenvolvimento do tópico, e devo confessar que fico feliz porque, neste bocadinho foi partilhado informação que à muito tempo tinha procurado na net e nunca cheguei a encontrar, e creio que esta partilha de informação irá ajudar muito mais pessoas que queiram ter fornos feitos in situ.

    A ser eficiente está solução, com os isolamentos e tudo mais, creio que isso permitira ter um leque de soluções de acabamento que façam com que os fornos casem com o resto da decoração das cozinhas exteriores, e não tenham somente aquele acabamento em tijolo, que usualmente é colocado.

    Bem Hajam
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  2.  # 22

    Colocado por: chirinoA ser eficiente esta solução,


    Eu dou garantia se fizer como está aí :-)

    Se isolar bem, sem esquecer a parte de baixo vai ter uma surpresa.... O seu forno aquece muito mais depressa e leva muitas horas a arrefecer .

    Encontrei agora aqui uma fotos antigas do 1º forno que fiz, na casa onde morava e onde tinha um antigo "albardado" por um suposto especialista ...

    Fiz aí o 1º forno e um barbecue copiado por italianos , Não tenho a foto com isso acabado mas um dia destes vou tirar ! Talvez ainda esta tarde tire fotos pois vou lá provar os folares feitos no forno :-)

    Na altura as maquinas eram com rolo e não se travam muitas e por vezes ficavam estragadas !

    Forno removido:



    Forno construido :



    Repare na porta



    Nada de copiarem as grelhas do barbecue ; - )) Não há igual à venda e para fazerem igual levam horas !

    Aqui mais duas fotos da colocação de uma conduta inox, desta vez num forno interior ...

    Não tenho as fotos acabado.

    Visto por fora:



    Dentro de casa :



    Este forno é usado todas aí umas duas vezes por semana para fazer pão e não fica fumo dentro de casa ...

    Qualquer pessoa pode fazer igual artesanalmente.

    Ps.

    Agora é que todos os membro do forum ficam espeçialistas em fornos :-)

    E claro que se investigarem na net vêm muita coisa... Este forno que fiz depois em serie levei um ano a fazer o molde em fibra de vidro... ainda fiz muitos,

    mas deixei-me disso porque perdia muito tempo a ensinar a montar como deve ser.

    Podem comprar um desses fornos baratos que se vendem por aí e modifica-los !

    A 1º coisa e fazer é retirarem o pavimento do fundo que tem 2 cm e a areia.... Depois colocam tijolos refráctários com cimento refractário, ficam logo com um fundo decente e com uma boa inercia para manter o calor !
  3.  # 23

    Já fui tirar umas fotos hoje para verem melhor... Ficam aqui para quem precisar :

    Porta entre aberta- permite manter aceso mesmo em dias de vento !



    Porta fechada ... Depois das brasas retiradas !



    Para verem como se faz a porta ...



    Sem porta, tambem pode funcionar assim sem que o fumo saia. mas só depois de aquecer a conduta de fumos, mas se a conduta for muito baixa não garanto que não se tenha que manter a porta desencostada como acima .


    O forno pintado de novo ... Já tem mais de 30 anos ou mais nem sei bem ...

  4.  # 24

    A porta do forno é amovível, não é? E onde é que está a chaminé? À vista o forno é muito interessante, eu gosto! E não farrusca a parede, por fora?
    Jorge, gosto muito da sua decoração à volta do forno, particularmente do alguidar que está de borco, no pequeno muro do lado direito. O meu pai era um exímio artesão a fazer qualquer conserto e muito especialista a »engatear« a loiça rachada, ou partida (não os cacos muito pequenos). »Gatos«, na minha terra, eram os grampos ou arames que uniam a peça ou os cacos que se quebravam! Penso que é o que se me afigura, na imagem; nem todos saberão como se faz: tem a sua ciência! Por casualidade, ou talvez não, ficava muito atenta a estas artes e aprendi com o meu pai. Infelizmente não restou uma única peça, especialmente pratos, alguidares (de barro vidrado), ou xícaras.
  5.  # 25

    existe sempre os segredos das coisas ... é bom saber os segredos das coisas , nunca me esqueço dos velhotes da freguesia que falavam bem de como o meu avô era um artista naquilo que fazia ... muita gente vinha ter com ele apenas para aplicar o segredo das coisas em que ele tambem as fazia como um simples arado de bois em que o que era feito por ele rasgava mais terra sem esforço ... o cabo do saxo em que ficava mais facil manejar na terra , a parede de pedra seca que suportava milhares de kg de carga negativa ... enfim , é bom sempre saber o segredo ... obrigado ao Sr J.Santos.
    Concordam com este comentário: 1976
  6.  # 26

    Colocado por: rafaelisidoronunca me esqueço dos velhotes da freguesia que falavam bem de como o meu avô era um artista naquilo que fazia ...


    Bem, eu não estou assim tão velhote ;-) mas não é por isso que deixo de tentar partilhar o que sei, ou que julgo saber.

    Aprendi muito com velhotes ... o Ultimo foi o latoeiro que me mostrou como fazia arte com bocados de chapa zincada... Já morreu mas ainda me ensinou alguma coisa... Se fosse hoje até filmes dele eu teria mas nada tenho... Só me resta a memoria !

    Antes inventavam muita coisa que só era aproveitada pelos mais próximos... Não é o caso deste forno que embora eu o tenha feito, foi baseado por fornos italianos que apareciam numa feira me Milão onde eu ia desde o 18 anos, por força do meu trabalho na altura !

    Colocado por: maria rodriguesA porta do forno é amovível, não é?


    Sim é tem aí as varias posições da porta , não há peças que possam impedir a porta de abrir... Esse porta tem uns 30 anos e como pode ver nem está muito má !

    O forno foi pintado à dias e nem eu sabia !

    Colocado por: maria rodriguesE onde é que está a chaminé?


    Bom, lá vou mostrar a chaminé que até está feia pois quando sai da casa (1ªs fotos) não tinha acabado a chaminé . Depois como for feito o telheiro apenas com a minha colaboração e sem mexer uma palha... Subiram a chaminé e ficou feia , mas funciona...

    Agora está branca pois tem pintura nova ...

    Aqui vai :



    Colocado por: maria rodriguesO meu pai era um exímio artesão a fazer qualquer conserto e muito especialista a »engatear« a loiça rachada,


    E a avaliar pelo que vejo hoje com "olhos de ver" aquilo não era nada fácil de fazer ... Hoje um destes remendados vale mais que um inteiro !

    Um tio meu era albardeiro e fazia albardas incriveis... Lembro-me de passar tardes a vê-lo trabalhar ... Já morreu mas a minha tia fez à uns meses 100 anos ! E ainda está bem lúcida !

    Colocado por: maria rodriguesInfelizmente não restou uma única peça, especialmente pratos, alguidares (de barro vidrado), ou xícaras.


    Pois são coisa que não damos o devido valor e quando nos lembramos é tarde de mais !
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  7.  # 27

    Se não estiver a especular, penso que o caro Jorge é tradicionalista na construção e, verifico com muito agrado, que é apreciador do que é rústico. Que bom, porque é mais fácil sermos compreendidos quando falamos das mesmas coisas. Acho esse forno, o »máximo«! E pode-se lobrigar, mais ou menos em pormenor, a paisagem que se estende pela vizinhança! E reparei que tem em cima do telhado, do forno, duas frigideiras antigas (parecem de cobre), que combinam com o cenário. Aliás, tudo combina com tudo, no meu ponto de vista. Agradeço por ter dado a oportunidade de conhecer coisas tão interessantes e diferentes!...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Santos - Faro
  8.  # 28

    Colocado por: maria rodriguespenso que o caro Jorge é tradicionalista na construção e, verifico com muito agrado, que é apreciador do que é rústico.


    Na verdade embora goste de casas modernas e minimalistas sinto-me bem melhor num ambiente rústico , e o mais perto da natureza possível... Por isso tinha um lago nessa casa que que fiz ao 15 / 16 anos (Logo mostro fotos !)
    E um na minha casa actual, feito com a ajuda das minhas filhas, pois não lhes devemos dar apenas computadores...
    Na minha loja, tenho outro lago mesmo junto à porta ... Há quem me chame maluco e que diga para plantar relva por todo o lado... Mas não, eu prefiro lagos, pedras e ervas ...

    Mas tem piada porque a nível de negócio ... Tenho muitos clientes estrangeiros reformados que gostam do mesmo que eu e adoram o meu lago na loja (que nem é nada de especial ) ... Essa é uma das razões para cá viverem no meio da calma do campo !
    A maioria deles também tem um lago em casa e nenúfares que eu lhe dou .
  9.  # 29

    Bem, eu não estou assim tão velhote ;-) mas não é por isso que deixo de tentar partilhar o que sei, ou que julgo saber.
    eu não disse que era velho ahahahah apenas dei o exemplo do meu avô para fazer ver que existe pormenores que fazem a diferença assim como os cedeu quando mostrou a rectificação com logica da abobora do forno numa foto mais atrás ...existe pormenores que fazem a diferença .
  10.  # 30

    nenúfares que eu lhe dou .
    por cá temos uma lagoa com este nome e as ditas plantas ...
  11.  # 31

    Se alguém puder comentar agradecia

    Eu pretendo adicionar um forno ao lado da churrasqueia, queria que o forno ficasse à mesma altura que a churrasqueia do lado direito.

    Sei que convém proteger o forno com alguns materiais como la de rocha e até uma camada extra de cimento, ou até fecha-lo dentro de uma "caixa".

    Gostava de saber é em relação à base se há algum cuidado especial, convém ter apoio em toda a superfície da base do forno ou serve se tiver apenas colunas laterais?
    A parte que está em contacto com a base do forno convém ter alguma resistência térmica ou não é importante...?

    Por fim, sendo eu um fã do "faça você mesmo" o trabalho de fazer um forno é assim não complicado que mais vale comprar já feito? E em relação aos custos, fazer fica mais acessível do que comprar feito?

    cumprimentos,
  12.  # 32

    Colocado por: rafaelisidoroeu não disse que era velho ahahahah


    Sinto-me velho e cansado ... só de ver tanto terra aí cavada fico logo com dores de costas :-) Antes não, cavava sem medo .

    Colocado por: rafaelisidoropenas dei o exemplo do meu avô para fazer ver que existe pormenores que fazem a diferença


    No inicio quase todos temos a mania de guardar os segredos nem que sejam copiados... Mas pouco a pouco vamos descobrindo que se não forem divulgado de nada nos serve o que testamos ou o que conhecemos .

    Tem muito mais piada daqui a uns tempos ver aqui umas fotos de um forno feito como deve ser, e saber que contribuímos sem nada em troca ! É para isso que um fórum tem um valor imenso .

    Colocado por: franciscolopesPor fim, sendo eu um fã do "faça você mesmo" o trabalho de fazer um forno é assim não complicado que mais vale comprar já feito?


    Bem se é cá dos meus... E como muitos que por aqui andam, e se não tem medo de ser gozado pelos amigos e família enquanto for fazendo a obra... Acho que deve mesmo fazer o forno voçê mesmo.
    Pois uma coisa eu garanto ... Fica melhor que os de compra , muito melhor . E no fim vai dar-lhe gozo vingar-se de todos os que o vão criticar durante a obra ...

    A melhor maneira de se "vingar" é ir apostando uns cabitos etc em como o seu forno fica melhor que o dos outros

    Se quiser começar já pode fazer uma base normal em betão ... Depois por cima o melhor para colocar é silicato de cálcio pois isola muito mais que a lã de rocha e aguenta com o peso do forno.

    Depois faça uns 5 cm cimento com leca e por cima já cola os tijolos com cimento refractário... Nada de barro!

    Se em vez do silicato quiser colocar lã de rocha porque é mais barato, coloque 2 camadas da lã usada em recuperadores , da compacta .

    Mas neste caso tem que fazer uns furos ( 5 cm) depois de colocar a lã e colocar aí um tijolo para fazer uma espeçe de pés e assim a lã de rocha não abater com o peso do forno...
    Isto já é um segredo :-)

    Depois do forno feito pode dar mais uns 5 cm de massa com leca ( Eu fiz assim) ou colocar mais duas camadas de lã de rocha e por fim tapar com uma casinhas ou com rede de galinheiro e cimento com a forma do forno .

    Mas voçê pode ver muita coisa na Net... Na verdade eu já não valho nada pois na net está tudo :-)

    Gosto deste filme :

    https://www.youtube.com/watch?v=nKCx_h5EnE0

    Vai ver que em dois ou 3 dias de filmes fica a saber mais que eu :-/

    Cuidado que nem tudo são boas ideias. escolha um na base do que eu já lhe disse.

    Feito por si não sai mais barato, mas não fica aldrabado como muitos que se vendem por aí !
  13.  # 33

    Colocado por: rafaelisidoropor cá temos uma lagoa com este nome e as ditas plantas ...


    Olhe que aqui são caros... Eu comprei alguns importadados dos estados unidos mas há muintos anos, hoje todos os anos dou nenufares ... Tenho uns vermelhos que são uma praga .. Comem os brancos ... Mas já tive amarelos e outros.

    Os que aqui se dão bem são os vermelhos . Que côr têm aí ?
  14.  # 34

    Eu pretendo adicionar um forno ao lado da churrasqueia, queria que o forno ficasse à mesma altura que a churrasqueia do lado direito.


    poderá ser algo assim.
      resize_1306168055.gif
  15.  # 35

    Colocado por: matrixpoderá ser algo assim.


    Sim, deve apenas mudar a asa da porta para uma igual à minha e aumentar uns 10 cm a frente da base do forno para poder puxar a porta mais fora, veja nas minhas fotos .
    Porque não avança a bancada do barbecue até à linha do forno ? Faz sempre falta para colocar os molhos e o prato quando se está a tirar a carne .

    O forno tem que ter o comprimento para caber o leitão....

    Dá perfeitamente para colocar a chaminé do forno sem se ver por fora .
  16.  # 36

    O meu problema é que a churrasqueira já tem mais de 10 anos, portanto tudo o que eu faça não ser coerente com a estrutura original...

    Vou questionar alguns fabricantes/vendedores a ver o que propõem.

    Obrigado pelas respostas!
  17.  # 37

    Colocado por: franciscolopesVou questionar alguns fabricantes/vendedores a ver o que propõem.


    Propões um dos deles :-)

    Não lhe vão dizer para ser voçê a fazer ... Aliás até lhe vão dizer que não precisam de isolamento ...
  18.  # 38

    Colocado por: Jorge Santos - FaroO forno tem que ter o comprimento para caber o leitão....


    Por falar nisso, quem è que daqui assa leitão no forno a lenha? Ando tentado a experimentar, mas só apanhei uma receita na net, preciso de mais umas "luzes"..

    O plano è começar com uma galinha para testar o método, mas a verdade è que não estou com grande fé. Suspeito que aínda vou desperdiçar muita comida..
    • 1976
    • 24 abril 2014

     # 39

    jorge, homem, você é um poço de informação, sabedoria e generosidade ao partilhar isso tudo com a malta! os seus fornos parecem criações do raúl lino, são magníficos!
    na minha zona isolam os fornos (e as traseiras da lareiras) com saibro.
    nas lareiras fazem uma segunda parece e entre esta e a original enchem de saibro.
    nos fornos cobrem-nos com saibro.
    isso vale de alguma coisa?
  19.  # 40

    Amigo Jorge preciso de fazer uma caldeirada á moda antiga , não me manda uma das peças de cobre que tem em cima das telhas do forno ?
 
0.0243 seg. NEW