Iniciar sessão ou registar-se
    • alc
    • 25 junho 2014 editado

# 1

Estou agora a começar a construir a minha moradia, no próximo mês começa a parte de pedreiro. Conto em gastar cerca de 130mil€ na construção da casa.

Eu tenho algumas poupanças que me vai dar para a parte de pedreiro e para mais coisas, agora a minha dúvida é se peço agora ao banco a estimativa que tenho do dinheiro que me vai faltar para acabar a casa, ou se vou fazendo com o dinheiro que tenho e depois quando estiver a ficar "liso" peço o que percisar ao banco!!

As opções são:

1- Faço agora o empréstimo (na casa dos 50/60mil€);
    2- Começo a fazer com os €€€ que tenho, e para o ano que vem quando tiver a ficar sem dinheiro peço o que me falta ao bamco.

O que me aconselham a fazer??
  1.  # 2

aconselho a pedir já..... e apenas utilizar quando precisar, isto é quando se acabar o seu dinheiro, basta pedir a libertação da primeira tranche, e apenas paga juros sobre o valor que utilizar....
    Concordam com este comentário: mafgod, Picareta, JPN761
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alc
  2.  # 3

Eu não assentaria um único tijolo sem saber se me aprovavam o empréstimo e quanto é que isso me iria custar.

há...e sem saber quanto é me iria custar a casa, com orçamentos para todos os trabalhos.
    Concordam com este comentário: eu, mafgod, chuck norris, bjsilva, Luis9807
  3.  # 4

2- Começo a fazer com os €€€ que tenho, e para o ano que vem quando tiver a ficar sem dinheiro peço o que me falta ao bamco.

Não faça isso...
    Concordam com este comentário: mafgod, Luis9807
    • alc
    • 25 junho 2014 editado

# 5

Colocado por: PicaretaEu não assentaria um único tijolo sem saber se me aprovavam o empréstimo e quanto é que isso me iria custar.

há...e sem saber quanto é me iria custar a casa, com orçamentos para todos os trabalhos.
    Concordam com este comentário:bjsilva

A questão do Empréstimo ser aprovado ñ me preocupa, uma vez que eu e a minha esposa somos do quadro (Exército e Guarda Prisional).

Quais as vantagens/desvantagens de uma e outra opção??
    Concordam com este comentário: vmduarte
  4.  # 6

só mais um pormenor.... o facto de voce pedir agora o dinheiro ao banco nao quer dizer que seja obrigado a utiliza-lo, isto é...

suponha que trata do emprestimo trata de tudo e inicia a obra...... no decorrer da obra até consegue juntar mais dinheiro e deixa de precisar de utilizar o emprestimo do banco, simplesmente nao usa....é verdade que tem os custos iniciais, despesas de dossier, avaliação, escritura e mais uma ou outra despesa, mas no fim fica com a garantia de que se precisar do dinheiro ele está lá...se nao precisar nao utiliza.
    Concordam com este comentário: mafgod
  5.  # 7

Colocado por: alc

A questão do Empréstimo ser aprovado ñ me preocupa, uma vez que eu e a minha esposa somos do quadro (Exército e Guarda Prisional).

Quais as vantagens/desvantagens de uma e outra opção??

isso nao garante que o mesmo seja aprovado! nao conte com o ovo no [u da galinha.....

as vantagens de iniciar a obra tendo o credito aprovado, estão á vista....nao corre o risco de ter que parar a obra por tempo indeterminado ate arranjar o dinheiro que falta!

mais uma vez lhe digo que nao ha garantias nenhumas que o emprestimo seja aprovado..... corre o risco de iniciar a obra, acabar o dinheiro e quando for ao banco ele nao emprestar....e depois que faz á sua vida?
    Concordam com este comentário: mafgod, JPN761
    • alc
    • 25 junho 2014

# 8

Colocado por: loverscout

isso nao garante que o mesmo seja aprovado! nao conte com o ovo no [u da galinha.....

Garanto-lhe que nós temos todas as "condições" para que o empréstimo seja aprovado!!!!
    • alc
    • 25 junho 2014

# 9

Mas concordo e percebo o vosso ponto de vista!!!
  6.  # 10

Eu só pedia quando precisasse... até lá junta sempre mais qualquer coisa e evita pagar juros disso, e como até tem €'s para avançar um bom bocado, consegue perfeitamente inclusive fechar a casa com caixilharia! E depois já não corre tanto o risco de roubos ou de lhe irem lá estragar ou ocupar a casa... pode pensar em aqlargar um pouco mais o tempo de construção que já vai ser mais longo que o previsto porque há sempre imprevistos... ehheheh depois com calma logo negoceia o empréstimo do restante para aquelas coisas que saem caras, carpintaria, electricidade, cozinha, loiças wc's, pavimentos, painéis solares e aquecimento/arrefecimento, ...

Mesmo quando o país esteve completamente afundado os bancos continuavam a emprestar, simplesmente num processo muito mais rigoroso a pessoas com segurança, pelo que descreve não vai ter qualquer problema em vir a obter empréstimo, nem que seja nessas situações...
    Concordam com este comentário: alc
    • alc
    • 25 junho 2014

# 11

E talvez por ter estas poupanças , seja uma "arma " para poder negociar com os bancos!!
    • alc
    • 25 junho 2014 editado

# 12

Colocado por: GT_racingEu só pedia quando precisasse... até lá junta sempre mais qualquer coisa e evita pagar juros disso, e como até tem €'s para avançar um bom bocado, consegue perfeitamente inclusive fechar a casa com caixilharia! E depois já não corre tanto o risco de roubos ou de lhe irem lá estragar ou ocupar a casa... pode pensar em aqlargar um pouco mais o tempo de construção que já vai ser mais longo que o previsto porque há sempre imprevistos... ehheheh depois com calma logo negoceia o empréstimo do restante para aquelas coisas que saem caras, carpintaria, electricidade, cozinha, loiças wc's, pavimentos, painéis solares e aquecimento/arrefecimento, ...

Mesmo quando o país esteve completamente afundado os bancos continuavam a emprestar, simplesmente num processo muito mais rigoroso a pessoas com segurança, pelo que descreve não vai ter qualquer problema em vir a obter empréstimo, nem que seja nessas situações...
    Concordam com este comentário:alc
    Estas pessoas agradeceram este comentário:alc

A minha intenção era mesmo essa, construir a parte de pedreiro, fechar a casa com caixilharia, portas e portões. à medida que a obra for avançando vou juntando mais algum dinheiro, uma vez que ñ tenho qualquer encargo com nenhum crédito, nem estou a pagar renda, estou neste momento em casa dos meus sogros até ter a minha pronta.

Em relação à aprovação do empréstimo:
    -Sou Militar do Quadro;
    -A minha esposa é Guarda Prisional;
    -Ñ temos nenhum crédito;
    -Em 2003 comprei uma apartamento, vendi-o em 2010, num tive nenhum problema no banco;
    -Se for preciso tenho o meu pai como fiador ( tem um "histórico" bom no banco).
    -Temos 31 e 27 anos

Por isso penso termos condições para um empréstimo de 50/60mil €
    • mog
    • 25 junho 2014

# 13

Bom dia alc,

No seu lugar, trataria do empréstimo agora. Pelas contas que apresentou, eu pediria um crédito de 65000 euros. O crédito ficaria aprovado e apenas utilizava o dinheiro quando fosse necessário.
    Vantagem desta opção? Previsibilidade, segurança: sabe de antemão que tem o assunto "financiamento" resolvido.
    Vantagem da outra opção? Não estou a ver nenhuma.

Boa sorte!
  7.  # 14

Meta-se à estrada... ;) sem renda de apartamento atual então, vai juntar mais dinheiro porque todo o processo vai demorar ainda algum tempo, digo eu, não tenho experiencia em administração a construtor, só administração direta por isso não sei as facilidades deles... mas por exemplo só desde que lhe vão tirar as medidas das janelas até vir a caixilharia, não consegui ninguém que fizesse em menos de 1 mês... portanto, parece-me que vai ter compassos de espera que lhe permitem ir angariando mais algum capital!
    Concordam com este comentário: alc
    • alc
    • 25 junho 2014

# 15

O meu patamar máximo em termos de crédito são os 60.000€, quero continuar a ter qualidade de vida, sair, jantar fora de vez em quando, fazer uma viagem, fazer férias, conseguir dar uma boa qualidade de vida à minha filhota que está para chegar em Dezembro :) :) :)

Por isso a minha intenção ñ é fazer um "casarão" para dar nas vistas, mas sim uma casa agradável sem exageros, para mim e para minha familia ;)
  8.  # 16

Aconselho que se previna contra as possíveis "derrapagens" do orçamento.
    Uma vez que conta ter de fazer empréstimo para parte dos gastos, no seu lugar eu fazia já o empréstimo. Guardava o dinheiro que tem para quando realmente precisar. Fica com a segurança de poder alterar algo mais durante a construção, nem que seja para alterar algo que vá de encontro do vosso gosto.
    Eventualmente com a casa já construida, chave na mão, a sobrar algum dinheiro, liquidava o empréstimo ou parte dele.
    Boa sorte! ;)
    • alc
    • 25 junho 2014

# 17

Mas se algo correr mal, que tudo é possivel, posso contar com a ajuda dos meus pais.

Estou muito inclinado para começar a fazer sem pedir o empréstimo, vou fazendo com o que tenho, todos os meses vou juntando mais algum, o meu pai também me deve "emprestar" uns trocos, e depois na altura de pedir o restante ao banco penso que ñ vá ter problemas em o conseguir.
    • alc
    • 25 junho 2014

# 18

E quem sabe se na altura possa precisar apenas de 40/50mil€, o que era muito bom :)
  9.  # 19

Está a confundir o facto de ter um empréstimo com o facto de receber o dinheiro e pagar juros do mesmo.
    Eu quando comprei o meu apartamento, que estava em construção, pedi um "empréstimo de sinal" de 40.000€. Esse valor correspondia a quatro reforços de sinal que teria de fazer trimestralmente durante um ano (4 x 10.000€). Uma semana antes de fazer o reforço de sinal eu informava o banco que disponibilizava a respectiva tranche. Em nenhum dos reforços pedi a totalidade da tranche e quando efectuei todos os reforços de sinal a que me tinha compromotido a totalidade do dinheiro que o banco me emprestou não chegava a 25.000€.
    No seu caso aconselho-o a de imediato contratar um empréstimo nestes moldes com o seu banco. Poderá até ser um empréstimo intercalar enquanto procede à construção da casa e posteriormente convertido num normal crédito à habitação.
    Fica com tudo garantido, o dinheiro é disponibilizado à medida que precisar e no valor que precisar e apenas paga juros sobre o dinheiro que já recebeu e não sobre o valor total do empréstimo.
    Concordam com este comentário: FD, mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: kocram, alc
  10.  # 20

basta fazer um crédito á construção normalissimo.....o facto de fazer o crédito nao quer dizer que o utilize, parcial ou totalmente!

imagine que pede um emprestimo de 60 mil para a construção:

em primeiro lugar o banco nao disponibiliza a verba na sua totalidade, isto é vai criar pelo menos 2 tranches (dentro destas tranches nao é obrigado a utilizar a totalidade das tranches)

cenário 1:

inicia a obra, durante a obra consegue arranjar o dinheiro que falta sem precisar do banco. Chega ao fim da obra informa o banco que nao necessita do emprestimo, e que nao o vai utilizar

cenário 2:

inicia a obra, durante a obra consegue arranjar algum dinheiro mas nao todo, necessita de 30 mil euros (o emprestimo era de 60) pede libertação de uma tranche de 30 mil euros, começa a pagar juros unicamente sobre 30 mil e nao os 60.

cenário 3:

inicia a obra, durante a obra nao consegue arranjar mais dinheiro seu , necessita de 60 mil euros (o emprestimo era de 60) pede libertação de tranches á medida que vai precisando do dinheiro, ficando apenas a pagar juros sobre o valor que utiliza, quando acabar a obra e apresentar a licença de habitação ou tiver utilizado a totalidade do emprestimo, começa a pagar juros e capital da totalidade do emprestimo.

como ve, nao tem vantagem nenhuma em iniciar sem o crédito aprovado.

0.0339 seg. NEW