Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Todos os conselhos/ dicas estão em vídeos do youtube; catálogos sobre equipamentos de proteção; manuais de proteção; dicas nas revistas, jornais, Internet, policia e empresas de segurança. Logo não estou a inventar nada. Apenas agreguei a informação num único tópico.

    Para quê tanto trabalho para proteger a casa?
    1) Para poder dormir descansado, você e a sua família e amigos (se tiver).
    2) Para que não lhe levem as suas coisas e a dos seus. Para quem não tem problemas que levem as coisas, pode já começar a doar as coisas todas e dormir no chão.
    3) Para evitar que o raptem o a si, familiares ou amigos enquanto está dentro da casa.

    Alguém se lembra de mais motivos?
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro, branco.valter
  2.  # 62

    Colocado por: paulosebinCâmeras de segurança intimidam....


    A quem é que intimida? Só se for a alguma pessoa tímida, que pela quantidade de vídeos na Internet e de outros que vi de sistemas verdadeiros, a malandragem não parece nada intimidada pelas mesmas.

    São úteis para detetar (se estiver a olhar para os monitores, ou tiverem sistemas de aviso com notificação visual), ou para servir de prova à posteriori... de que pelo menos foi alvo de furto/ roubo (útil para as seguradoras ou assim, se começarem a ter dúvidas). Também útil para se aperceber de vulnerabilidades na sua segurança e ter a certeza em situações dúbias, tipo deixou a porta da garagem aberta sem querer ou alguém a abriu? Alguém se aproveitou da garagem aberta? Esse tipo de coisas. Alguns sistemas mais avançados envia as imagens para servidores remotos seguros... útil caso só se apercebam depois que há vídeo-vigilância e levarem o gravador.
    • ceac
    • 4 agosto 2014

     # 63

    Colocado por: josexyPode colocar à volta da casa toda de forma a que façam sempre barulho por onde quer que venham... é barato e dura para sempre. E quem é que diz que os ladrões não são burros? São todos burros... ou não se dedicavam à atividade criminosa... e sei lá, faziam alguma coisa útil à sociedade.


    Acho que aqui esta errado. O facto de ser esperto ou burro nada tem a ver com a dedicacao a actividades criminosas... quanto muito, pode fazer a distincao entre os burros serem apanhados (e soltos, o que deturpa ainda mais as coisas) e os espertos nao serem apanhados. Quanto ao fazer algo util a sociedade, sabe se a sociedade fez algo por eles?
    Nao me leve a mal, nao estou a defender ninguem... como disse, se me vir numa situacao em que um larapio armado me entra em casa e eu tenho a possibilidade de lhe dar um tiro, nao penso duas vezes... mas tambem temos de perceber que alguma gente nao tem outra hipotese.

    Colocado por: josexyOs mesmos sensores de movimento exterior podem ativar de forma retardada o som de um cão feroz do interior da casa.


    O meu vizinho tem isto... nao funciona. Um cao quando pressente algo ladra... uma ou duas vezes... mas logo de seguida faz um chiadinho como que de desespero... esses sistemas nao fazem isso.

    Colocado por: josexyclaramente são burros, porque quando morrerem vão praticamente todos para o inferno


    Esta a assumir que os ladroes partilham as suas crencas religiosas... A unica certeza que tenho acerca de quando morrer e que vou deixar de respirar. Dito isto, muita gente que vai a Igreja faz mal directo a outros... um ladrao roubar um computador ou o que seja duma casa pode ser causado por varios motivos mas raramente atenta a integridade humana. Aqueles padres que gostam de meninos atentam directamente sobre seres humanos... por isso, deixe a religiao de lado se quiser ser levado a serio no que quer que seja.

    Nao se esqueceu dos simuladores de presenca? Imensa gente gasta milhares em domotica para a casa, nomeadamente a brincadeira de acender lampadas com o telemovel, e ninguem pensa em usar o que ja esta instalado para simular presenca... Abrir e fechar persianas a mais ou menos a mesma hora, ligar a televisao... ir mudando os canais aumentar e diminuir o volume... ninguem o faz.

    Quanto a gravilha... dependendo de como e instalada e onde e instalada, podera ter de a remexer para garantir que ainda esta solta e faz barulho... basta ser num sitio onde possa haver areia ou terra a espalhar sobre a gravilha e quando der por ela esta toda presa com ervas.

    Esquece-se tambem que os alarmes tambem sao ultrapassaveis... basta activar o alarme umas quantas vezes e nao ser apanhado e o dono rapidamente o desligara. Se nao estiver ninguem em casa, ainda mais facil e.
    • josexy
    • 5 agosto 2014 editado

     # 64

    Colocado por: ceac

    Acho que aqui esta errado. O facto de ser esperto ou burro nada tem a ver com a dedicacao a actividades criminosas... quanto muito, pode fazer a distincao entre os burros serem apanhados (e soltos, o que deturpa ainda mais as coisas) e os espertos nao serem apanhados. Quanto ao fazer algo util a sociedade, sabe se a sociedade fez algo por eles?
    Nao me leve a mal, nao estou a defender ninguem... como disse, se me vir numa situacao em que um larapio armado me entra em casa e eu tenho a possibilidade de lhe dar um tiro, nao penso duas vezes... mas tambem temos de perceber que alguma gente nao tem outra hipotese.


    == secção "religiosa", de resposta ao comentário. Seguir para baixo se não quiser ler, uma vez que não tem diretamente haver com o tópico em si ==
    A minha opinião é que são burros porque vão praticamente todos para o inferno (a menos que mudem para melhor entretanto e consigam pagar pelos seus erros ainda cá na Terra ou se estejam a esforçar tanto que mereçam ainda mais uma oportunidade). Mas esta é a minha opinião, são: Burros.
    A sociedade é o conjunto de cada um individualmente... e os erros dos outros não desculpam o erro de cada um... cada um paga pelos seus erros não é o dos outros.
    == fim de secção religiosa==

    Eu compreendo que queira dar um balázio no ladrão, mas se e aquilo foi um ato desesperado único que a pessoa até podia recuperar e ser útil à sociedade? E se era um grande amigo seu, ou um filho do qual gosta muito a fazer-lhe uma grande surpresa ou uma brincadeira parva e compreendeu mal a situação? E se for a policia à paisana a responder a um alerta de um vizinho que viu a porta aberta e achou estranho, e na circunstância não percebe logo que são policias ou não acredita? É para isso que servem os tribunais em teoria, para evitar os erros de julgamentos instantâneos onde pode faltar informação necessária a um correto julgamento da situação. O problema é que um humano tem dificuldade em julgar as situações mesmo à posteriori quanto mais no calor do momento... é por isso que a menos que estejam a disparar contra si, é sempre má ideia disparar primeiro... mas compreendo o dilema!

    Colocado por: ceacO meu vizinho tem isto... nao funciona. Um cao quando pressente algo ladra... uma ou duas vezes... mas logo de seguida faz um chiadinho como que de desespero... esses sistemas nao fazem isso.


    É tudo uma questão de gravar o som que quiser. Se não há feito, pode fazê-lo ou pedir a alguém que perceba de eletrónica que faça.

    Colocado por: ceacEsta a assumir que os ladroes partilham as suas crencas religiosas... A unica certeza que tenho acerca de quando morrer e que vou deixar de respirar. Dito isto, muita gente que vai a Igreja faz mal directo a outros... um ladrao roubar um computador ou o que seja duma casa pode ser causado por varios motivos mas raramente atenta a integridade humana. Aqueles padres que gostam de meninos atentam directamente sobre seres humanos... por isso, deixe a religiao de lado se quiser ser levado a serio no que quer que seja.


    == secção "religiosa", de resposta ao comentário. Seguir para baixo se não quiser ler, uma vez que não tem diretamente haver com o tópico em si ==
    Os intrusos (em especial ladrões) não partilham dos meus valores a nível de ligação a Deus e às Sua Leis, e assim como eles não partilham muitos outros também não como é o seu caso, e o dos padres que andam a violar crianças e sacerdotes de outras igrejas e cultos religiosos andam a pregar valores errados como sendo os corretos e o que Deus quer (tipo como se rezar uns avé Marias, dar dinheiro às igrejas ou a outra pessoas, andar a torturar-se a si mesmo com correntes ou cordas até sangrar, ou deixar de comer... pudesse resgatar/ "pagar" os erros anteriores... como se pudesse no fundo comprar o seu lugar no paraíso ou agradar a sua Santa Eminência Deus dessa maneira mesquinha).

    Mas escrevi claramente "padres e similares de todas as religiões e a maior parte dos políticos causam bem mais danos ao planeta e andam por aí à solta" (bem mais danos que os ladrões comuns entenda-se) pelo que não sei porque se está a referir aos padres como malandros e violadores de crianças, quando eu já tinha dito que concordo com essa posição... mas mais grave que andar a violar as crianças (que é um crime abominável) é andar a divulgar valores religiosos errados que já prejudicaram/ condenaram eternamente milhares de milhões de seres humanos que quando chegam ao outro lado e vêm que afinal a vida não acabou, e só largaram uma das suas "capas" do espírito (da mesma maneira que quando descasca um pêssego tira a pele e chega à parte que pode comer que no ser humano é a chamada "alma" e que é a parte maior e depois no núcleo quando tira tudo o que está à volta tem então o caroço que no humano é o espírito e é só o caroço (espírito) que vai para o nível do paraíso destinado aos humanos... se já tiver atingido a maturidade correta segundo os Valores corretos), e não conseguem progredir na vida devido a conceitos errados ou a experiências que não chegaram a viver na Terra e deviam pois precisavam disso para progredir interiormente.
    == fim de secção religiosa==

    Colocado por: ceac
    Nao se esqueceu dos simuladores de presenca? Imensa gente gasta milhares em domotica para a casa, nomeadamente a brincadeira de acender lampadas com o telemovel, e ninguem pensa em usar o que ja esta instalado para simular presenca... Abrir e fechar persianas a mais ou menos a mesma hora, ligar a televisao... ir mudando os canais aumentar e diminuir o volume... ninguem o faz.


    Não me esqueci dos simuladores de presença, porque simplesmente ouço falar de tantos intrusos que assaltam com as pessoas claramente em casa, ou com as pessoas a dormir que me parece pouco importante que pensem que anda alguém de um lado para o outro... é mais importante que não consigam sequer entrar e se entrarem que esteja ou consiga ir para uma zona segura. A maioria da malandragem vai preparada para confrontar pessoas se achar que tem alguma, logo acharem que está alguém só os faz ir mais bem preparados.
    Mas partindo do principio que acreditava na eficácia da presença de pessoas afastar a malandragem, é recomendado que se coloquem os temporizadores para simular em dias diferentes horas diferente como se a pessoa anda-se de uma divisão para a outra e depois fosse à casa de banho, e abra as persianas a níveis diferentes em horários diferentes assim como o fechar. Ter aqueles aparelhos que captam o sinal da televisão mas só emitem uma imagem azul que muda e parece um televisor a funcionar e emitem o som... e talvez algum possa mudar o canal de determinado em determinado tempo (desconheço).
    Mas mais uma vez tenho bastantes dúvidas que funcione na pratica e que não seja mais que gastar dinheiro.

    Colocado por: ceac
    Quanto a gravilha... dependendo de como e instalada e onde e instalada, podera ter de a remexer para garantir que ainda esta solta e faz barulho... basta ser num sitio onde possa haver areia ou terra a espalhar sobre a gravilha e quando der por ela esta toda presa com ervas.


    Não me tinha lembrado desse pormenor, mas sim, pode necessitar de manutenção se em vez de meterem numa zona preparada com cimento, meterem em algum lado com terra ou areia por exemplo... e também pode necessitar de manutenção se começarem a aparecer ervas daninhas.
    As pedras em si duram "para sempre", mas pode realmente necessitar de manter as pedras soltas... bem pensado.

    Colocado por: ceac
    Esquece-se tambem que os alarmes tambem sao ultrapassaveis... basta activar o alarme umas quantas vezes e nao ser apanhado e o dono rapidamente o desligara. Se nao estiver ninguem em casa, ainda mais facil e.

    Não me esqueci, até referi várias vezes esse problema dos falsos alarmes, e de ser conveniente ser por cabo (menos susceptível a falsos alarmes) e a quando for possível ter câmaras de vigilância a cobrir todas as zonas exteriores para determinar qual é a verdadeira causa do alarme.
    Mas é claro, é necessário um bom planeamento e que as condições no local o permitam, e que a pessoa(s) que vão utilizar estejam na disposição de utilizar corretamente e investigar cada alarme e a razão do mesmo.
    Já contei esta história aqui no fórum mas vou repetir, umas pessoas estavam numa casa (não sei se de férias ou não) e a casa tinha alarme... o mesmo disparou duas vezes (sensor magnético da porta de entrada) as pessoas estavam em casa e foram ver e parecia tudo bem à primeira vez... disparou novamente uma segunda vez o mesmo sensor e voltaram a ir ver... e parecia novamente tudo bem... umas horas depois ou no dia seguinte quando foram ver as malas tinha desaparecido todo o tipo de coisas... ou seja alguém entrou, o alarme era verdadeiro, o intruso conseguiu esconder-se, quando se afastaram o intruso furtou o que quis/ conseguiu e como saiu por onde entrou voltou a disparar o alarme, mas como não deram por nada de estranho relaxaram e tinham acabado de deixar entrar e sair um intruso com as suas coisas. O alarme funcionou bem, mas a investigação da causa não, e perderam as suas coisas. Uma câmara de vigilância apontada à entrada e que tivesse gravado o que se tinha passado tirava logo as dúvidas! Talvez o intruso nem tivesse saído visto que penso que estavam várias pessoas incluindo homens que talvez tivessem capacidade (ou não, sabe-se lá) de dominar o intruso.
    • ceac
    • 5 agosto 2014

     # 65

    Colocado por: josexyEu compreendo que queira dar um balázio no ladrão, mas se e aquilo foi um ato desesperado único que a pessoa até podia recuperar e ser útil à sociedade? E se era um grande amigo seu, ou um filho do qual gosta muito a fazer-lhe uma grande surpresa ou uma brincadeira parva e compreendeu mal a situação? E se for a policia à paisana a responder a um alerta de um vizinho que viu a porta aberta e achou estranho, e na circunstância não percebe logo que são policias ou não acredita?


    E porque e que nessas situacoes sou eu o culpado? Um policia que me entre em casa de pistola em punho sem se anunciar pode ser qualquer pessoa com qualquer intencao.
    Existem sempre maneiras de ser ajudado... o grande problema e que muita gente nao quer ser ajudada e muitos mais nem sequer tentam ou procuram ajuda. Em todo o caso, a minha vida e mais importante na incerteza das intencoes de qualquer outra pessoa.

    Um grande amigo meu conhecer-me-ia bem para saber que tinha uma arma e que, como ele, abriria fogo se me sentisse ameacado.

    Brincadeiras parvas tem consequencias... dai serem chamadas de parvas.

    Em todo o caso, como referi antes, provavelmente nao atiraria a matar... mas a minha pontaria nao deve ser fantastica.
  3.  # 66

    Colocado por: josexy

    Em teoria é mesmo isso, o intruso tem de disparar primeiro e só depois é que é justificado como reação proporcional... de outra forma seria como usar a bomba atómica para matar uma formiga... o efeito final era o mesmo, mas talvez não fosse necessário tanto...

    Os polícias em teoria também não podem disparar a menos que disparem para eles primeiro... e mesmo assim tem de provar que não havia absolutamente nenhuma outra forma de conter a ameaça. Claro que dependerá dos juízes decidir à posteriori se decidiram bem ou não, mas é injusto para toda a gente porque o juiz deveria ter de decidir naquele momento em que a situação lhe é apresentada da mesma forma que acontece na realidade no exterior do tribunal, de outra forma é injusto o juiz ter meses, anos se necessário para decidir e o agente/ pessoa ter apenas às vezes frações de segundo.

    Segundo a lei, o valor da vida vem primeiro. Não querem seres humanos a matar outros... aliás nem existe pena de morte! Nem mesmo um juiz pode decretar a pena de morte... e um mero policia ou pessoa podia fazer de policia, juiz e carrasco tudo de uma só vez e no mesmo momento? A lei certamente prevê excepções como a legítima defesa e coisas parecidas, mas só dentro de limites muito estritos para evitar os abusos.
    Lembrem-se os criminosos também não podem disparar... mas disparam porque não querem saber das consequências... mas eles ficarão presos tanto tempo como os proprietários se dispararem sobre eles... é a forma de garantir que ninguém se sente incentivado a andar a matar outros... não resulta muito bem porque a malandragem não parece muito preocupada com as consequências, e quem quer cumprir a lei fica sempre prejudicado perante força desproporcional onde a malandragem até pode aparecer de AK47 e limpara a casa toda do exterior ao tiro e mesmo que tenham caçadeiras legais lá em casa é provável que não se salvem na mesma porque estarão mortos antes de chegar perto delas.


    Portugal é um país de castrados, ou por vontade própria ou por causa da lei, eu sou um grande fã de que a casa de um homem/mulher é o seu castelo e quem entra nos seus dominios... leva!

    Li algures que as pessoas não são feitas para matar outras pessoas porque senão ficam com grande sequelas psicológicas. Isso depende da pessoa e da ocasião. Se por ventura por culpa de incúria eu causa-se a morte a alguém de certeza que ficava mal, agora a defender-me a mim e aos meus... quero acreditar que não ficava com qualquer problema. Tenho a honra e o orgulho de falar com indivíduos que mataram a defender a pátria (segundo o governo de então) e não têm qualquer problema. Têm familia, têm amigos e fazem a sua vida normalmente. Sei perfeitamente de cada caso é um caso e tinha na familia o oposto. Mas só ele sabia o que fez.

    Eu estou a gostar deste tópico e vou a continuar a acompanhar. Pode colocar os testamentos que quiser, que eu vou ler à mesma.
    Concordam com este comentário: treker666, Jorge Santos - Faro
  4.  # 67

    Este tópico é um caso para Duarte & companhia!Quem sabe o inspector Poirot dá uma ajuda. Eu leio coisas surreais neste tópico, entre elas frases com síndromas de medo.
  5.  # 68

    Colocado por: ceac

    E porque e que nessas situacoes sou eu o culpado? Um policia que me entre em casa de pistola em punho sem se anunciar pode ser qualquer pessoa com qualquer intencao.
    Existem sempre maneiras de ser ajudado... o grande problema e que muita gente nao quer ser ajudada e muitos mais nem sequer tentam ou procuram ajuda. Em todo o caso, a minha vida e mais importante na incerteza das intencoes de qualquer outra pessoa.

    Um grande amigo meu conhecer-me-ia bem para saber que tinha uma arma e que, como ele, abriria fogo se me sentisse ameacado.

    Brincadeiras parvas tem consequencias... dai serem chamadas de parvas.

    Em todo o caso, como referi antes, provavelmente nao atiraria a matar... mas a minha pontaria nao deve ser fantastica.


    Já disse que compreendo uma reação dessas se tiver uma arma.. porque se não tivesse (como muita gente não têm!) iria pensar de outra forma e iria para um local seguro, ou manter-se-ia nele (se o tiver), até o perigo acabar. É o problema de ter uma arma, as pessoas tornam-se de repente muito corajosas... mesmo que com isso se estejam a expor a perigos desnecessários... é preciso não esquecer que muitas vezes é apenas um intruso e se forem vários(?) e não der por outro que lhe apareça por trás ou de um ângulo que não veja... podem vê-lo armado e darem-lhe logo um tiro à prevenção... a mesma coisa que alega para atirar sobre eles, mesmo não tendo eles disparado ainda (vão de arma em punho, também pode disparar sobre eles).

    A policia também tem armas, e eles por vezes gostam de disparar sobre a malandragem que vai a fugir deles de carro porque segundo alguns deles é a única maneira de os fazer parar (no estrangeiro usam picos para cortar os pneus ou redes para as rodas bloquearem... mas cá são mais avançados e alguns resolvem ao tiro...)... o problema é que depois, montes de vezes, matam o dono do carro que vai na bagageira porque foi raptado umas horas antes para lhe levarem o carro, ou mata outros ocupantes no carro que nada tem haver com a situação em si ou ainda são inocentes (tipo crianças menores de 5 e 6 anos).

    Isto é tudo muito bonito disparar, mas o problema é se a pessoa avaliou mal a situação.
    Por algum motivo é preciso ter autorização para ter armas pessoais por parte da PSP em Portugal... pelo menos para ver se realmente se justifica e se a pessoa tem o mínimo de condições para a usar em segurança.

    É minha opinião que quem tem arma deveria mesmo ter uma pontaria fantástica, porque se vai usar a arma, é bom que acerte no alvo ou vai ter balas a voar pela casa que podem bem matar outra pessoa da família, amigos, vizinhos ou alguém que vai a passar na rua, naquele momento, e nada tem haver com os intrusos.
  6.  # 69

    Uma arma é apenas um objecto, o que faz a diferença é a pessoa que a impõe. Garanto-lhe que uma pessoa pode morrer ou matar tanto com um caçadeira, como com pau. De nada adianta uma pessoa ter uma arma se depois não tem tintins para a usar, ou pior deixar-se dominar pelos elementos que pretendem enfrentar e depois ficar com uma situação ainda mais complicada.

    O governo e a PSP não fazem o que fazem para evitar que pessoas menos capazes não tenham acesso às armas, eles pura e simplesmente querem desarmar o povo e amealhar o máximo com as licenças, etc. O que não falta para aí são indivíduos muito bem treinados e que tiveram que desistir de terem armas porque não tinham dinheiro para isso. A legislação está feita para os ricos e quem tem dinheiro e gosto pode ter armas sem grandes problemas.

    Em relação ao que a Policia faz ou deixa de fazer, agradeça aos (des)governos que entre proibições e restrições fazem com os agentes de autoridade tenham muito pouca. Um exemplo disso mesmo são as lagartas que mencionou que foram proibidas numa primeira instancia e salvo erro agora estão a ser distribuidas a meia dúzia de unidades. O resto? O resto que se desenrasque.
  7.  # 70

    Colocado por: branco.valter
    Portugal é um país de castrados, ou por vontade própria ou por causa da lei, eu sou um grande fã de que a casa de um homem/mulher é o seu castelo e quem entra nos seus dominios... leva!

    Li algures que as pessoas não são feitas para matar outras pessoas porque senão ficam com grande sequelas psicológicas. Isso depende da pessoa e da ocasião. Se por ventura por culpa de incúria eu causa-se a morte a alguém de certeza que ficava mal, agora a defender-me a mim e aos meus... quero acreditar que não ficava com qualquer problema. Tenho a honra e o orgulho de falar com indivíduos que mataram a defender a pátria (segundo o governo de então) e não têm qualquer problema. Têm familia, têm amigos e fazem a sua vida normalmente. Sei perfeitamente de cada caso é um caso e tinha na familia o oposto. Mas só ele sabia o que fez.

    Eu estou a gostar deste tópico e vou a continuar a acompanhar. Pode colocar os testamentos que quiser, que eu vou ler à mesma.
    Concordam com este comentário:Jorge Santos - Faro


    Também gosto da ideia que a casa de um homem/ mulher é o seu castelo.

    E também acho que entrarem no seu castelo tem de ter consequências... mas essas devem ser determinadas por um juiz verdadeiro que consiga realmente avaliar toda a situação, em toda a sua Verdadeira extensão, e não apenas naquele bocadinho... sabe-se lá se não há uma razão válida que realmente justifique o que aconteceu. Mas se não há, e é um criminoso repetente que já teve oportunidade para se corrigir, talvez seja a hora de o despachar para o outro mundo, para que os que cá estão possam viver em paz sem sobressaltos.

    Mas muita gente gosta de pensar que a sua casa é um castelo... mas não quer fazer nada para proteger o seu castelo... ou pensa que é um alarme e a sua arma que vão proteger o castelo sozinho. Muitas vezes vão mesmo... mas pode fazer um pouco mais, para que nem sequer pensem em atacar o seu castelo... ou desistam por ser demasiado complicado (sim a malandragem também pode ser preguiçosa).
    Aliás se pensarem bem, os castelos que tem aqueles muros super grossos (mais grossos que qualquer parede de uma casa de hoje em dia) e muros onde seria se calhar necessário ter 3 pessoas em cima umas das outras para chegar ao topo... e tinham guardas armados... e mesmo assim atacavam-nos e derrotavam-nos... por isso acho uma piada enorme quando acham que só por terem um alarme, um cão e ou uma arma (ou várias) que é por isso que estão seguros... continuem-se a fiar nisso, milhares todos os dias por todo o mundo descobrem que não só não serviu para nada como muitas vezes ainda levam o cão e as armas todas que têm... enfim.

    As pessoas normais não gostam de matar outra, nem mesmo aqueles condenados à morte que estão anos até ver a sua sentença executada... por algum motivo em muitos dos países onde se usa a morte por electrocussão ou injecção letal existem dois interruptores e só um deles acciona o dispositivo embora os guardas não saibam qual deles é... e isto porque de outra forma eles a maior parte das vezes recusariam activar o mecanismo que levava à morte, por causa da sua consciência lhes dizer que é errado matar outro ser humano... e assim pelo menos ficam a pensar que deve ter sido o outro e não eles a matar a pessoa... e talvez assim consigam dormir mais facilmente.

    Muita gente (que andou a matar outros) realmente não fica com mazelas psicológicas, mas muitos outros ficam... e acabam por se envolver no álcool e drogas por não aguentarem psicologicamente... ou pelo menos quando adormecem tem imensos pesadelos com as vítimas.
  8.  # 71

    Colocado por: BricoleiroEste tópico é um caso para Duarte & companhia!Quem sabe o inspector Poirot dá uma ajuda. Eu leio coisas surreais neste tópico, entre elas frases com síndromas de medo.


    Síndroma do medo, quer dizer que o risco é nulo, ou é tão baixo que não justifica qualquer precaução.

    Contudo qualquer jornal genérico regional ou nacional de à anos para cá, e todas as semanas agora, e nas semanas e anos que vêm ainda, continuam (continuarão) a anunciar todo o tipo de assaltos, raptos e homicídios dentro de casa por parte de intrusos que muitas vezes nada tinham haver com a vítima (não eram familiares, amigos, conhecidos... ou se eram, os proprietários muitas vezes conheciam-nos e ao risco que representavam).

    Continuo a achar que em vez de enterrar a cabeça e fazer de conta que não se passa nada, muitos podem fazer muito mais, se quiserem... e souberem que podem fazer mais do que fazem para se proteger... e sim, se tudo o resto falhar até usar as armas de que tantos falam... como último recurso, porque tirar a vida a outro ser humano deve ser mesmo o último recurso.
  9.  # 72

    Colocado por: branco.valterUma arma é apenas um objecto, o que faz a diferença é a pessoa que a impõe. Garanto-lhe que uma pessoa pode morrer ou matar tanto com um caçadeira, como com pau. De nada adianta uma pessoa ter uma arma se depois não tem tintins para a usar, ou pior deixar-se dominar pelos elementos que pretendem enfrentar e depois ficar com uma situação ainda mais complicada.

    O governo e a PSP não fazem o que fazem para evitar que pessoas menos capazes não tenham acesso às armas, eles pura e simplesmente querem desarmar o povo e amealhar o máximo com as licenças, etc. O que não falta para aí são indivíduos muito bem treinados e que tiveram que desistir de terem armas porque não tinham dinheiro para isso. A legislação está feita para os ricos e quem tem dinheiro e gosto pode ter armas sem grandes problemas.

    Em relação ao que a Policia faz ou deixa de fazer, agradeça aos (des)governos que entre proibições e restrições fazem com os agentes de autoridade tenham muito pouca. Um exemplo disso mesmo são as lagartas que mencionou que foram proibidas numa primeira instancia e salvo erro agora estão a ser distribuidas a meia dúzia de unidades. O resto? O resto que se desenrasque.


    Sim saber usar a arma, qualquer que seja, pode fazer a diferença entre a vida e a morte.

    Claro que eles não se importam que o povo esteja armado, ou não deixariam que houvesse armas de caça... que toda a gente sabe que a maioria usa como arma de defesa pessoal se a ocasião chegar que seja preciso uma arma.

    O que o estado não quer é pessoas com pistolas, porque essas são fáceis de transportar e fáceis de esconder... ao contrário de uma arma de caça que não vai passar tão facilmente despercebida em lado algum.

    Se os policias fossem desde sempre pessoas bem formadas, com princípios corretos, excelentes julgadores das situações em todas elas, e não andassem sei lá a disparar à toa, como faziam e ainda fazem de vez em quando... do género disparar para o ar (mas alguém pensa que uma bala disparada para o ar vai para o espaço? e se cai em cima de alguém e a mata, que nada tem haver com a situação e vai a passar noutra rua, como é que é?) talvez não tivessem os direitos tão restritos.
    Os polícias são pessoas, e como tal, se não tiver tudo muito bem definido muitos deles vão abusar da sua capacidade de atuar para fazer respeitar a lei... desrespeitando os direitos dos outros! Aliás são muitos os casos de desrespeito, e até mostram na televisão... a sorte é isto ser o país da bananeira, e ninguém ter ainda decidido acabar com a parvoeira de vez, porque no dia em que isso acontecer e as pessoas souberem mesmo todos os seus direitos e deveres e exigirem aos juízes e políticos que cumpram a lei... ou se despeçam por serem incompetentes, isto começa a melhorar... mas quando digo pessoas, digo o povo no seu conjunto em todas as situações exigir o cumprimento da lei... as pessoas tem mais capacidade do que pensam... é preciso não esquecer que policias, juízes, políticos em funções são servidores, e o povo o seu amo (pelo menos em Portugal com o seu regime pseudo democrático), logo os servidores obedecem e cumprem o que o seu amo manda, não o contrário!
  10.  # 73

    (...) qualquer jornal genérico regional ou nacional (...) continuam (continuarão) a anunciar todo o tipo de assaltos, raptos e homicídios dentro de casa por parte de intrusos (...)

    É apenas curiosidade e... que mal pergunte: o autor do tópico viveu, ou vive na América do Sul/América Latina? Malandragem é um vocábulo muito usado em terras de Vera Cruz! Será que aqui, neste »cantinho à beira-mar plantado«, já importámos, ou estamos a importar o receio e a insegurança que se vive por ali? Este tópico roça o alarmismo da primeira à última mensagem. Apre, que é de mais!...
    Concordam com este comentário: LuisPereira, Anonimo16062021, jorgealves, Bricoleiro
  11.  # 74

    Colocado por: maria rodrigues
    É apenas curiosidade e... que mal pergunte: o autor do tópico viveu, ou vive na América do Sul/América Latina? Malandragem é um vocábulo muito usado em terras de Vera Cruz! Será que aqui, neste »cantinho à beira-mar plantado«, já importámos, ou estamos a importar o receio e a insegurança que se vive por ali? Este tópico roça o alarmismo da primeira à última mensagem. Apre, que é de mais!...
    Concordam com este comentário:Bricoleiro


    Não saí de Portugal durante mais que uma hora desde que nasci até agora... por isso não tenho experiência vivencial em outros países incluindo Brasil.

    Mas a minha avó que mora na minha rua, que também era muito despreocupada com a segurança... do género só acontece aos outros, por 3 vezes em poucos meses teve a sua casa invadida quer por uma mulher, criança (que tinha um homem mais velho à espera dela no exterior) e penso que outra mulher ou a mesma mulher da primeira vez... isto porque achava que um portão para a rua (destrancando) e a porta para a rua nas traseiras estar apenas fechada (mas destrancada) ou aberta era perfeitamente seguro por ser nas traseiras e nunca tinha acontecido nada... nunca levaram nada porque por sorte foram apanhados as três vezes... mas à terceira vez a minha avó lá se deixou de facilidades e começou a trancar a porta de acesso da rua e a porta das traseiras e não voltou a haver incidentes... e quem quisesse ir a casa dela ou já tinha as chaves (filhas) ou então toca-se à campainha. A mesma mulher da primeira vez também andou a entrar em casa de pessoas que deixavam as portas abertas os destrancadas aqui na rua e outras ruas aqui à volta e pela cidade... e consta que terá sido apanhada várias vezes (daí saber-se que era ela).

    Aqui na rua uma florista também já foi furtada à cerca de 3 anos, entraram no estabelecimento enquanto ela foi a casa (que fica no mesmo local, o estabelecimento é um anexo) e levaram-lhe a carteira em questão de 1 ou 2 minutos durante os quais esteve ausente.

    Na casa de uns conhecidos que moram num apartamento num primeiro andar, a cerca de 2 ruas de distância, tentaram, à cerca de 2 anos, entrar no apartamento pela porta... felizmente meteram uma daquelas fechaduras de segurança com três trancas e aparentemente usam-na e apesar de terem tentado forçar a fechadura felizmente não conseguiram... e não passou do susto de perceber que tinham tentado (a tal fechadura pelos padrões modernos não é bem de alta segurança... mas mesmo assim foi o suficiente para impedir aqueles intrusos, provavelmente uns drogados que moraram durante uns meses num dos sotãos daquele prédio até os vizinhos conseguirem que a polícia os desaloja-se de lá... já que estavam em situação ilegal... os sotãos não tem ali condições para lá morar pessoas).

    Também já furtaram coisas da casa de uma tia minha que mora aqui na cidade num segundo andar afastado desta zona onde moro, à cerca de 5 anos talvez, entraram por uma janela da marquise (penso que estaria aberta ou pelo menos destrancada, porque não partiram o vidro) quando estavam de férias... e levaram ouro, joias e outras coisas fáceis de vender... penso que tiveram de sair por onde entraram porque a porta principal tem uma daquelas fechaduras de 3 locais trancados e nenhuma chave no interior da casa para destrancar a porta... a minha tia na altura só ficou triste por não terem levado o mono da televisão antiga... mas não alterou nada, nem meteu alarme (embora tenha pensando nisso na altura), até tem medo de trancar a porta e janela interior que dá acesso à marquise, porque a podem partir e arranjar mais prejuízo... enfim, tem uma certa razão, mas um alarme bem instalado e película de segurança nos vidros da porta e da janela em questão que separa a varanda (marquise) do interior podia bem evitar um assalto bem sucedido... e como já assaltaram uma vez nada impede de lá voltarem os mesmos ou outros que recebam a dica de que aquela é fácil de assaltar.

    Por isso essa coisa de só acontece nos outros países, ou que cá em Portugal é raro, é coisa da sua imaginação, está acontecer em todo o lado (leia os jornais regionais e nacionais... às vezes até nos locais aparecem notícias dessas), até aqui na minha rua mais que uma vez, e isto é uma cidade +/- considerada segura a nível de furtos (pelo menos a nível de notícias na imprensa)... mas lá porque não aconteceu não quer dizer que não possa alguém vir fazer uma limpeza a qualquer momento, e se já aconteceu pode voltar a acontecer, como aconteceu na casa da minha avó que foi visitada por intrusos 3 vezes em poucos meses. A maior parte é coisas como deixar portas e janelas abertas ou destrancadas... mas não se iluda se for preciso mandar uns encontrões na porta ou partir uns vidros para entrar, muitos vão fazê-lo! Alguns também abrem as fechaduras, mas felizmente não são a maioria... e com fechaduras mais modernas, algumas das técnicas não funcionam (mas outras técnicas funcionam!).

    Seja como for continuo a afirmar que a prevenção é o melhor... e mesmo quando este planeta for de novo um planeta só de pessoas que se esforçam para o bem, irá continuar a ser necessário prevenir, pois não quero que existam tentações para ninguém.
    Quem achar que a prevenção não faz qualquer sentido, provavelmente terá de aprender a mal infelizmente... porque é verdade que as pessoas não devem agir incorretamente, mas já que aqui na Terra estão em formação é preciso considerar eventuais descuidos dos outros e prevenir qualquer tentação desnecessária... mesmo quando isto for só gente que se esforça para o bem... imagine-se agora que agora existem milhares ou mesmo milhões de pessoas a esforçarem-se para o mal assumidamente, sabendo disso, e todos orgulhosos disso... e que não tem problemas em tratar da saúde de quem lhes tentar impedir, ou impedir algum de seus associados.
  12.  # 75

    "Se os policias fossem desde sempre pessoas bem formadas, com princípios corretos, excelentes julgadores das situações em todas elas, e não andassem sei lá a disparar à toa, como faziam e ainda fazem de vez em quando... do género disparar para o ar (mas alguém pensa que uma bala disparada para o ar vai para o espaço? e se cai em cima de alguém e a mata, que nada tem haver com a situação e vai a passar noutra rua, como é que é?) talvez não tivessem os direitos tão restritos.
    Os polícias são pessoas, e como tal, se não tiver tudo muito bem definido muitos deles vão abusar da sua capacidade de atuar para fazer respeitar a lei... desrespeitando os direitos dos outros! Aliás são muitos os casos de desrespeito, e até mostram na televisão... a sorte é isto ser o país da bananeira, e ninguém ter ainda decidido acabar com a parvoeira de vez, porque no dia em que isso acontecer e as pessoas souberem mesmo todos os seus direitos e deveres e exigirem aos juízes e políticos que cumpram a lei... ou se despeçam por serem incompetentes, isto começa a melhorar... mas quando digo pessoas, digo o povo no seu conjunto em todas as situações exigir o cumprimento da lei... as pessoas tem mais capacidade do que pensam...é preciso não esquecer que policias, juízes, políticos em funções são servidores, e o povo o seu amo (pelo menos em Portugal com o seu regime pseudo democrático), logo os servidores obedecem e cumprem o que o seu amo manda, não o contrário!»

    O uso das armas de fogo está previsto na lei, seria interessante conhecer de antemão a mesma para a poder criticar com lógica, o que não é o caso.
    Uma lei que também é muito importante é a lei de Newton, ela concede-lhe protecção total contra os disparos efectuados para a atmosfera, não se preocupe.
    Quanto à questão de abuso autoridade, que na realidade é apenas uma capacidade de demonstrar poder num determinado cenário, é natural que quem a impõe não agrade a quem dela é alvo, independentemente de poder existir abuso ou não desta.
    Este tópico até parecia interessante, porém as criticas generalizadas a quem exerce detreminadas actividades tornam o tópico num destilar de frustrações.
    Não ataque o caráter dos policias ou dos politicos, há bons e maus profissionais em todas as actividades. Meu caro, se faz melhor que os politicos concorra às eleições e faça o que apregoa. Aproveite, quando for eleito, e despeça todos os policias, esses pistoleiros, certamente tem capacidades acima da média para fazer melhor! não se esqueça, quando for eleito, terá capacidade para criar legislação...altere a lei das armas.
    O seu discurso é de café!
    • pom
    • 5 agosto 2014

     # 76

    Colocado por: josexy

    Desconheço a lei lá.


    E não só...
  13.  # 77

    Colocado por: josexyé preciso não esquecer que policias, juízes, políticos em funções são servidores, e o povo o seu amo (pelo menos em Portugal com o seu regime pseudo democrático), logo os servidores obedecem e cumprem o que o seu amo manda, não o contrário!


    LOL, espalhou-se de tal maneira que ficou com a dentição cheia da gravilha que tão bem tinha colocado à volta de casa.

    Fale apenas de questões técnicas (as que sabe ou copiou da internet) e deixe-se de tretas.

    Quer ser levado a sério, seja assertivo no que escreve.
  14.  # 78

    A melhor conclusão deste tópico é a de considerar os ladrões burros pois não percebem que com o seu comportamento vão parar ao inferno ...
  15.  # 79

    Colocado por: marciobastos
    O uso das armas de fogo está previsto na lei, seria interessante conhecer de antemão a mesma para a poder criticar com lógica, o que não é o caso.
    Uma lei que também é muito importante é a lei de Newton, ela concede-lhe protecção total contra os disparos efectuados para a atmosfera, não se preocupe.
    Quanto à questão de abuso autoridade, que na realidade é apenas uma capacidade de demonstrar poder num determinado cenário, é natural que quem a impõe não agrade a quem dela é alvo, independentemente de poder existir abuso ou não desta.
    Este tópico até parecia interessante, porém as criticas generalizadas a quem exerce detreminadas actividades tornam o tópico num destilar de frustrações.
    Não ataque o caráter dos policias ou dos politicos, há bons e maus profissionais em todas as actividades. Meu caro, se faz melhor que os politicos concorra às eleições e faça o que apregoa. Aproveite, quando for eleito, e despeça todos os policias, esses pistoleiros, certamente tem capacidades acima da média para fazer melhor! não se esqueça, quando for eleito, terá capacidade para criar legislação...altere a lei das armas.
    O seu discurso é de café!


    O que está escrito na Lei é uma coisa, o que o pessoal faz é outra.

    Sim... disparar para o ar é mesmo algo muito seguro, sem dúvida... cof cof.

    Muitos polícias reformam-se sem nunca ter disparado uma única vez a sua arma em serviço... claramente não se aplica a todos os polícias, mas que há demasiados a disparar para pessoas e para o ar desnecessariamente lá isso há... mais uma vez vá estando atendo aos jornais nacionais que os casos são mais frequentes do que deviam... claro que eles se podem desculpar com as regras para disparar para o ar (as regras estão erradas), ou para as pessoas (no tais casos de fuga em veículos) como aconteceu à uns anos, e cujo o caso aparece de vez em quando na televisão do GNR que foi para tribunal por causa de ter morto uma criança de 11 anos durante uma perseguição (http://www.jn.pt/PaginaInicial/Interior.aspx?content_id=978543) ou este caso (http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2656101&seccao=Norte) em que mataram alguém dentro de um carro por causa de "comportamentos estranhos" e manobras perigosas durante a perseguição... e também dispararam para o ar... e o artigo também fala de outros casos em que fizeram disparos em perseguições ou na sequência destas.

    Claro que ataco o carácter de policias, mas em especial de políticos que fazem leis mesmo à medida para se safarem a si e aos amigos. Sim, e dos policias, porque os próprios policias falam mal dos colegas que são preguiçosos e não querem fazer nada, ou o mínimo possível. Se me diz que não são todos assim, concordo, mas lá que são muitos são, que eu bem vejo, ou melhor, não os vejo quase nunca, só quando são chamados praticamente, e se lhes cheirar a confrontação, então demoram tipo meia hora, e sei porque trabalhei numa loja e o dono mora numa zona perigosa e sempre que havia tiros e se chamava a polícia eles só apareciam meia hora mais tarde, passavam de carro e desapareciam... a esquadra fica para aí a 2 - 5 minutos de carro... mas demoravam meia hora, sempre, quando havia tiros, e não ficavam pela zona, passavam e desapareciam logo a seguir... se a policia não responde a tempo e horas quem é que o vai fazer? Milícias populares mandam logo a policia de choque se for preciso, mas se for umas certas pessoas a andarem aos tiros todas as noites... nada... e depois digam-me se não são cobardolas... ou são cobardolas ou não tem meios, se não tem meios, exijam-nos ou mudem de profissão, se não andam a defraudar e a gastar o dinheiro do povo.

    == secção "religiosa", de resposta ao comentário. Seguir para baixo se não quiser ler, uma vez que não tem diretamente haver com o tópico em si ==
    Não vou concorrer a eleições nenhumas, quando for reconhecido como o Rei dos reis no planeta Terra, já restarão tão poucos humanos no planeta, depois das doenças, guerras e transformações todas no planeta, que na pratica só ficarão aqueles que se esforçam para o bem... e apesar de nos próximos anos muitas deles estarem contra mim, depois de tudo o que irá acontecer o medo selará suas bocas de medo e de bom grado aceitarão o que eu tiver para lhes dar... e se não aceitarem irão sentir as consequências de imediato com todo o tipo de pragas, secas e outros... e quando forem para o outro lado não voltam mais nem ascendem ao paraíso se não se tiverem corrigido, porque o tempo da parolice, do regabofe, do faço o que me der na real gana e tal está mesmo quase a acabar... foram avisados à pouco mais de 2000 anos e o tempo é chegado... já estão a viver no tempo profetizado à milénios por todo o tipo de civilizações, não dão conta disso porque não querem ver, apesar dos sinais estarem por todo o lado, mas brevemente será tarde de mais para todos quantos não quiseram ver e se corrigir, porque brevemente só ficam mesmo aqueles que se esforçam para o bem. O tempo da crença cega acabou... ou sabem e entendem o porquê das coisas (que os humanos tem de saber) ou não andam cá a fazer nada. Já tiveram tempo de sobra e a informação está acessível aqui na Internet, e não só, a todos os que procuram sinceramente e humildemente a singela Verdade.
    == fim de secção religiosa==
  16.  # 80

    Colocado por: pom

    E não só...

    == secção "religiosa", de resposta ao comentário. Seguir para baixo se não quiser ler, uma vez que não tem diretamente haver com o tópico em si ==
    A verdadeira Lei conheço, agora esta dos seres humanos tanto dá para rir como para chorar... é conforme queira ver a coisa. E não sei se já terá reparado que a lei muda na Terra de país para país e às vezes de terra para terra! Faz algum sentido a lei ser diferente, por vezes oposta até de um lado para o outro? A mim não... e no futuro as pessoas terão vergonha deste sistema atual... mas ainda falta um pouquinho para esse tempo e a maior parte nem estará viva devido ao que vai acontecendo e acontecer em larga escala em breve (poucos anos).
    == fim de secção religiosa==
 
0.0466 seg. NEW