Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    a maior parte nem estará viva devido ao que vai acontecendo e acontecer em larga escala em breve (poucos anos)

    Nesse caso sugiro que aproveite o tempo que lhe resta para gozar a vida sem preocupações com a segurança. Se por acaso for assaltado ria-se do coitado do ladrão que nem sequer imagina o que aí vem.

    Carpe diem
  2.  # 82

    A mania que alguns têm de mandar calar os outros ...

    Colocado por: treker666Fale apenas de questões técnicas (as que sabe ou copiou da internet) e deixe-se de tretas.

    Porquê ? Porque raio tem que dizer o que você quer ?
    E você fala só de que sabe ou o que copia da net ? Olhe que não ! Fala com liberdade o que entende e ninguém o mandou calar pois não ?

    Aliás o fórum é parco em pessoas que por aqui falam falam e não sabem de nada, mas continua a falar e dar opiniões, alguns nem leram as normas mas dão opiniões sobre elas e não leia as normas porque como foi dito ...
    Mais de 10 linhas o pessoal não lei ! As pessoas gostam de falar em nome dos outros !
    E e muitos como eu lemos tudo o que nos interessa !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: josexy
  3.  # 83

    Colocado por: treker666

    LOL, espalhou-se de tal maneira que ficou com a dentição cheia da gravilha que tão bem tinha colocado à volta de casa.

    Fale apenas de questões técnicas (as que sabe ou copiou da internet) e deixe-se de tretas.

    Quer ser levado a sério, seja assertivo no que escreve.


    A verdade custa a ler, não é? Os funcionários públicos trabalham para o povo, e obedecem, não é ao contrário... pelo menos neste sistema pseudo democrático. E o que tem haver com o tópico? Por causa da falha em trabalharem bem, roubam imenso dinheiro à população que podia ir para coisas mais úteis... falo dos ladrões que assaltam as casas e como proteger neste tópico, mas os políticos e funcionários públicos passam a vida a ir ao bolso do povo de todas as maneiras possíveis e imagináveis... outra pouca vergonha que terá de acabar! Nem serviço de policiamento, tribunal e bombeiros o estado presta como deve ser... apesar de quantidade enorme de impostos diretos e indiretos que cobra.

    Darei mais técnicas/ dicas/ sugestões conforme me for apercebendo delas.
  4.  # 84

    - Para aqueles que não conseguem resistir a deixar a chave da casa escondida em sítios seguros como: debaixo do vazo; dentro do vazo; no meio das flores; debaixo de uma pedra; atrás de placards na parede; debaixo do tapete; dentro dos contadores da água, eletricidade ou gás; debaixo de uma mesa; dentro de uma estátua no meio do jardim; dentro da caixa do correio; dentro de uma luminária exterior; debaixo do alpendre; no meio da mangueira de água enrolada; na própria fechadura; e outros locais "seguríssimos" como estes, sugiro que, caso não queira seguir a sugestão de uma fechadura eletrónica dada anteriormente, coloque um mini cofre para guardar a chave num local discreto fora da vista se possível, o fixe à parede usando buchas químicas (para não arrancarem facilmente o cofre da parede com umas marretadas) e coloque lá a chave. Mude o código pré-definido, e se acha que alguém viu colocar o código mude-o imediatamente.

    Escusado será de dizer que estes mini cofres que pode encontrar em algumas lojas de ferramentas, não são propriamente a coisa mais segura do mundo! Mas é sempre melhor que deixar a chave num dos outros locais que indiquei anteriormente. Um alarme de intrusão ligado a uma central de alarmes ou pelo menos ao telemóvel é mais que recomendado... já que tem a chave à mão de semear... se conseguirem deitar-lhe a mão a ver se não ficam o dia todo a esvaziar a casa.
      41J2dtxBznL.jpg
  5.  # 85

    Colocado por: j cardoso
    Nesse caso sugiro que aproveite o tempo que lhe resta para gozar a vida sem preocupações com a segurança. Se por acaso for assaltado ria-se do coitado do ladrão que nem sequer imagina o que aí vem.

    Carpe diem


    Acredite, mesmo quem é bom terá de se proteger, porque quem é do mal não atua pelas Leis corretas, e é preciso que cada um além de agir corretamente se proteja a si mesmo... e não fique à espera de "milagres"... está num mundo físico também terá de fazer a sua parte fisicamente, porque mesmo que seja ajudado(a) do "outro lado" tem de fazer a sua parte... do contrário essa preguiça poderá pagar-se caro. Lembre-se os animais estão sempre alerta, e fazem por se defender conforme as suas espécies... os seres humanos não é diferente... se ficarem preguiçosos e deixarem de ser preventivos nas coisas mais básicas não se poderão queixar-se do mal que lhes acontecer.

    Além do mais era injusto quem tenta agir corretamente estar em desvantagem em relação a quem pratica o mal, a nível de capacidade de se defender.
  6.  # 86

    Colocado por: josexyo fixe à parede usando buchas químicas (para não arrancarem facilmente o cofre da parede com umas marretadas) e coloque lá a chave.
    acha mesmo que esse cofrinho de chapa consegue resistir a uma marretada com uma marreta de 5Kg (pequena)?
  7.  # 87

    - Uma ideia é aplicar o que os militares andam a usar para dispersar multidões em protestos ou manter perímetros seguros, em redor ou mesmo dentro de casa... imagine que é um intruso... entra na propriedade ou mesmo na casa, o alarme dispara, a casa enche-se de uma névoa de segurança (não vê nada) e começa a sentir um calor enorme (feixe electromagnético) de tal forma que se ficar mais que uns segundos fica tostado... quantos intrusos acham que iriam ficar numa casa assim? Deve haver alguns... mas a maioria se calhar dá ao pé dali para fora.
    Numa propriedade a utilidade é mais reduzida porque teria de ter dois perímetros de segurança um onde eram detectados os intrusos e um segundo para aplicar este tipo de sistema de defesa... o segundo perímetro para dificultar a progressão e para dar tempo ao dono para poder reagir e ver se é o filho a saltar o gradeamento porque se esqueceu das chaves ou um intruso indesejado... mas o sistema poderia ser montado de forma a funcionar automaticamente com base nos parâmetros que se julgasse melhor para cada local.
    Como todos os sistemas, teria limitações na sua utilização... e cá em Portugal duvido que deixassem meter algo assim, mas no Brasil, por exemplo, já me parece que deixassem... já que até cercas elétricas podem usar.

    Tal sistema não existe à venda, mas de certeza que engenheiros eletrotécnicos conseguirão reproduzir o que foi feito para ser usado pelo exército norte-americano, mas para uso defensivo por parte da população. Uma coisa é certa, se a instalação de tais sistema fosse feita profissionalmente, certificada, bem mantida e os utilizadores bem treinados de certeza que reduzia e bastante o número de furtos nas propriedades protegida por tais sistemas.
  8.  # 88

    Descreva lá o sistema que tem montado em sua casa e respectiva relação de pós e contras e possíveis upgrades.
  9.  # 89

    Colocado por: jorgealvesacha mesmo que esse cofrinho de chapa consegue resistir a uma marretada com uma marreta de 5Kg (pequena)?


    A ideia é que esteja oculto... mas sim, já vi um ao vivo e acho que pode perfeitamente aguentar uma marreta de 5 Kg ou mais... mas depende claramente de utilizar pelo menos duas buchas químicas e bons parafusos de qualidade, e fortes, fixos na parede. Também pode ser instalado numa posição onde usar uma marreta não seja possível ou prático. A questão é mais saber se a parede aguenta a pancadaria no cofre e não vem abaixo atrás do cofre e das buchas químicas.

    Bem instalado o que me preocupa não é a resistência mas sim o sistema de código, que não sei até que ponto é assim tão difícil de ultrapassar...talvez não muito difícil.
    Mas se tiver dúvidas em relação à resistência do que existe no mercado pode certamente pedir a uma empresa de cofres nacional que faça algo segundo as suas especificações... nada o limita ao que já existe. É tudo uma questão de orçamento.

    Mas tenha em atenção que isto é uma alternativa ao deixar a chave à mão de semear num dos esconderismos do costume! E para os casos que não querem utilizar fechaduras eletrónicas. E disse logo que " não são propriamente a coisa mais segura do mundo!" mas em comparação a deixar a chave debaixo do pote das flores e parecido... prefiro esta solução do "cofre". Não disse... mas posso escrever agora... pode adicionar um sensor de vibração no interior (para detectar pancadas) e magnético entre o "cofre" e a parede para o caso de o conseguirem arrancar sem andar à pancada violenta, e pode ainda ter um sensor de abertura no interior do do "cofre" ligado ao sistema de alarme que o accione sempre ou em certas circunstâncias, para que mal tenham acesso a essa chave saiba logo... ainda antes de terem tempo de utilizar a chave. Nada impede de utilizar uma segunda porta dentro de casa com algo parecido para impedir a rápida progressão pela casa... e o alarme pode ser desativado aí nessa "caixa de contenção" ou não o desativam se não souberem o código e mesmo que consigam acesso ao segundo "cofre" terão perdido tempo e poderão ser mais facilmente apanhados pela polícia, por si, pela família... pelos amigos que gostam de dar umas boas tacadas e não me refiro às bolas de golfe...

    A imaginação é o limite... ter acesso a um "cofre" não tem de significar o fim da macacada.
    • josexy
    • 6 agosto 2014 editado

     # 90

    Colocado por: pedromdfDescreva lá o sistema que tem montado em sua casa e respectiva relação de pós e contras e possíveisupgrades.


    Não vou descrever tudo o que tenho em casa... mas posso dizer que estou em processo de melhorar os parafusos das dobradiças das portas para uns mais seguros de que os atuais, que descobri recentemente terem apenas uns 2cm e vou meter uns mais fortes com pelo menos uns 7 cm de cumprimento (de outra forma qualquer pé de cabra do lado das dobradiças e saltava logo tudo), que vou mudar o alarme existente (que é apenas um sensor de movimentos com um teclado) vai ser substituído por algo que abrange um pouco mais a casa e alerta de forma um pouco melhor que o atual (que só toca no local) e talvez venha a colocar umas barras numa janela de uma casa de banho que realisticamente é impossível de proteger de outra forma (não será bem da maneira que quero, mas a casa não é minha, logo não posso fazer só o que quero da maneira que quero)... e tapar a caixa do correio da porta, uma vez que coloquei uma no exterior da casa... para não andarem a espreitar pela caixa de correio (que já tem uma barreira, mas ainda dá para ver um bocado ao pé da porta).

    Mais uma vez lembro que não é tudo o que tenho, nem tudo o que vou fazer... mas isto é o que não me importe de divulgar aqui na Internet... mas analisando os meus vários tópicos é fácil de imaginar o que já tenho ou posso vir a meter.
  10.  # 91

    Este tópico é surreal!
    Concordam com este comentário: pom, two-rok, jorgealves, pedromdf, Bricoleiro, Rodri12
  11.  # 92

    Colocado por: josexy

    A verdade custa a ler, não é? Os funcionários públicos trabalham para o povo, e obedecem, não é ao contrário... pelo menos neste sistema pseudo democrático. E o que tem haver com o tópico? Por causa da falha em trabalharem bem, roubam imenso dinheiro à população que podia ir para coisas mais úteis... falo dos ladrões que assaltam as casas e como proteger neste tópico, mas os políticos e funcionários públicos passam a vida a ir ao bolso do povo de todas as maneiras possíveis e imagináveis... outra pouca vergonha que terá de acabar! Nem serviço de policiamento, tribunal e bombeiros o estado presta como deve ser... apesar de quantidade enorme de impostos diretos e indiretos que cobra.
    Darei mais técnicas/ dicas/ sugestões conforme me for apercebendo delas.


    Eu roubei-lhe?! Quando? Desde quando é que eu decido que impostos que vai pagar, desde quando eu posso ou não dar dinheiros fundações ou fazer contractos ruinosos com privados? Quando?!

    Garanto-lhe uma coisa, nem os que lá estão, nem os que estiveram foram para lá com o meu avale.
  12.  # 93

    Josexy, por acaso o senhor não é ex militar com a mania da perseguição e ódio a tudo o que é público? Pelo que escreve parece...
  13.  # 94

    Não entendo o seu raciocínio josexy !
    Critica tudo o que é serviço público, inclusive os respectivos funcionários, critica os órgãos de soberania e a sua incapacidade. Certamente não estámos no topo, contudo não estámos assim tão mal como o senhor pinta a paisagem.
    Somos dos países mais seguros do mundo, tendo em conta as estatísticas, o que não se pode alhear da qualidade de quem presta o serviço, Tribunais e forças de segurança. Temos um dos melhores sistemas de saúde do mundo, é verdade! Aqui o amigo é tratado independentemente de ter ou não $$$$$. O sistema de educação, apesar de não ser gratuito, é tendencialmente gratuito. Em comparação com outros países, as propinas que paguei na Universidade são trocos e não tive que fazer empréstimos para pagar as mesmas, como acontece nos USA.
    Podia e devia ser melhor, é certo, devemos trabalhar para isso.
    Discordo completamente da sua visão, apesar de existirem falhas nos serviços públicos, vivo num país em que me sinto seguro, onde a educação pública e a saúde são de qualidade.
    Lamentavelmente, foram feitas algumas más opções e temos PAGO o preço desses erros, contudo ainda não tenho vontade de escavar um bunker lol
  14.  # 95

    Colocado por: branco.valter
    Eu roubei-lhe?! Quando? Desde quando é que eu decido que impostos que vai pagar, desde quando eu posso ou não dar dinheiros fundações ou fazer contractos ruinosos com privados? Quando?!

    Garanto-lhe uma coisa, nem os que lá estão, nem os que estiveram foram para lá com o meu avale.


    == esta resposta não tem haver diretamente com o tópico, podem saltar para baixo se andarem à procura de dicas e sugestões de segurança ==
    Sabe o que é ser cúmplice de um crime? Não tem de cometer o crime em si, basta que saiba dele, ou dele beneficie sem nada fazer para parar o crime ou o criminoso... é nesse sentido que todos os funcionários públicos são criminosos. E sim, muitos são completamente desnecessários, refiro-me por exemplo aos militares... que não tem capacidade de reação real contra qualquer país! Mal tem dinheiro para o dia a dia, pouco equipamento e que não funciona bem (comunicações por exemplo), treinos quando o rei faz anos porque custam dinheiro, enfim, são um poço para atirar dinheiro que se um dia forem precisos pouca ou nenhuma diferença farão na defesa do país se este for fisicamente atacado por outro país e os outros também andarem em guerra e não puderem vir salvar com base na aliança NATO. Os militares em Portugal é só para controlar a população civil, quanto muito, em caso de grande agitação, mas não vão deter nenhum exército moderno. Mas não só os militares, também imensos funcionários públicos como os das finanças... que só são precisos por causa do sistema complexo que inventaram para roubar dinheiro sob ameaça de prisão e ficar sem os bens... o estado devia apenas cobrar um determinado valor por pessoa que não devia ultrapassar em nenhum caso 10% do seu rendimento em impostos diretos (os indiretos é mais difícil de controlar porque cada um pode ter vários carros, casas e outros, mas o valor deveria ser simbólico, já que o estado não presta nenhum serviço de jeito para justificar tanto dinheiro que cobra.. exemplo policiamento é uma miséria e os seus tempos de resposta deixam muito a desejar dependendo da zona, bombeiros é quase tudo voluntários pelo país inteiro e ainda que tenham subsídios a maior parte das vezes tem de chamar voluntários ou as pessoas não são socorridas a tempo).
    Depois porque o estado faz tudo para atacar quem é rico, e todos aqueles que estão dispostos a trabalhar cobrando-lhe tantos impostos quanto possa como se fossem umas vacas a quem se pode espremer o leite todo até a vaca morrer... daí que depois fiquem admirados que os ricos se vão embora ou não invistam mais... e as pessoas não queiram ser produtivas... trabalham mais, passam escalões, tem de pagar mais impostos e chegam a perder mais dinheiro que se tivessem ficado a dormir em casa. E os pobres e da classe média? Esses então já os rouba aos anos e anos à grande... e são sempre os primeiros porque são os que não tem por onde fugir enquanto trabalharem cá.

    O estado também é cúmplice, nomeadamente os membros da assembleia da república e do governo, por não terem proibido o roubo por parte dos bancos em taxas e juros sob os empréstimos que concedem... e continuam a conceder (em menor escala). À muito que a lei devia proibir expressamente taxas variáveis. Uma pessoa compra uma casa a 30 anos e pensa que vai pagar 250€ por mês durante esses 30 anos e passado 5 anos já está a pagar 600€ por mês só porque sim... se isso não é um roubo e um defraudar de expetativas não sei o que será! E depois admiram-se que muitas famílias portuguesas passam dificuldades! Claro o banco anda lhes a ir ao bolso à grande e à "francesa" e ninguém com capacidade para isso, faz nada para parar esta extorsão!
    E depois ainda os banqueiros se admiram de as coisas lhes correrem mal! Não podem andar a roubar as pessoas e as coisas lhes correrem todas de feição. Quem não é justo e correto não pode esperar que as coisas lhe corram todas de feição para sempre.

    Por tanto quem é funcionário público está sempre a roubar-me e a todo o povo de todas as vezes que o seu trabalho não era verdadeiramente necessário, prejudica o povo em geral, ou não é tão eficiente quanto é necessário (essa parte já melhorou bastante, porque andaram a rir-se e a mandar vir com gente ao longo dos anos que ficou furiosa... e chegou a cargos de governação, e começou a tratar dessa parte da prepotência do quero, posso e mando mesmo).

    Se é funcionário público e se acha muito necessário, e é mesmo muito necessário: as minhas desculpas. Há funcionários públicos necessários como: policias, bombeiros, serviços de água e esgotos, serviços de limpeza e recolha de lixo, planeamento de urbanizações e infra-estruturas, reparação de estradas e caminhos (que funcionava melhor quando era a antiga Junta Autónoma de Estradas e tinham uma pessoa responsável para cada parte das estradas e caminhos)... e sim, até dos impostos (porque alguém tem de pagar aos funcionários públicos mesmo necessários) mas não na quantidade que existem atualmente e com a quantidade incrível de impostos que inventaram.
    == fim da resposta que não tem haver diretamente com o tópico ==
  15.  # 96

    Colocado por: BricoleiroJosexy, por acaso o senhor não é ex militar com a mania da perseguição e ódio a tudo o que é público? Pelo que escreve parece...

    == esta resposta não tem haver diretamente com o tópico, podem saltar para baixo se andarem à procura de dicas e sugestões de segurança ==
    Nunca fui militar no ativo. Mas posso bem ver a miséria do serviço prestado para aquilo que roubam/ andam a extorquir nos impostos a que trabalha e a quem compra o que quer que seja.

    Não entenda erradamente, terá de haver sempre impostos, mais mais que 10% do rendimento para quem quer que seja é demasiado! E quem trabalha por conta própria tem de pagar 50% ou mais em impostos diretos e indiretos! E quem trabalha por conta de outro, mesmo que queira trabalhar mais para ser mais produtivo, chega a perder dinheiro porque passa os escalões de IRS e não só não recebe mais como ainda recebe menos... é como se quisessem recompensar a preguiça... e hoje em dia até obrigam as pessoas a fazer horas extra sem receberem a mais ou mesmo nada! (Com as tais dias de folga... que muitos depois nem conseguem beneficiar).
    == fim da resposta que não tem haver diretamente com o tópico ==
  16.  # 97

    Continuo a pensar que se eu na minha vida estivesse sempre a pensar nestas cenas já tinha imigrado para uma ilha deserta!!!

    Já agora acho que deve haver mais assaltos carjacking juntamente com roubo por esticão e carteiristas do que assaltos a casa. Caro Josexy quais as medidas de proteção para isto?

    Andar sempre com 5 guarda-costas mais carro blindado??? Se o caro morasse em Luanda, de certeza que instalava minas no seu terreno!!
  17.  # 98

    Isto está mau é verdade mas ainda assim tal como referiram atrás somos dos países mais seguros e "calmos".

    Assaltos/assassinatos/raptos etc sempre existirão mas preocupa-me muito mais uma saída à noite por ruelas que não conheço, preocupam-me muito mais os "loucos" que andam na estrada, etc... etc...
    Concordam com este comentário: two-rok
  18.  # 99

    Colocado por: josexy

    == esta resposta não tem haver diretamente com o tópico, podem saltar para baixo se andarem à procura de dicas e sugestões de segurança ==
    Sabe o que é ser cúmplice de um crime? Não tem de cometer o crime em si, basta que saiba dele, ou dele beneficie sem nada fazer para parar o crime ou o criminoso... é nesse sentido que todos os funcionários públicos são criminosos. E sim, muitos são completamente desnecessários, refiro-me por exemplo aos militares... que não tem capacidade de reação real contra qualquer país! Mal tem dinheiro para o dia a dia, pouco equipamento e que não funciona bem (comunicações por exemplo), treinos quando o rei faz anos porque custam dinheiro, enfim, são um poço para atirar dinheiro que se um dia forem precisos pouca ou nenhuma diferença farão na defesa do país se este for fisicamente atacado por outro país e os outros também andarem em guerra e não puderem vir salvar com base na aliança NATO. Os militares em Portugal é só para controlar a população civil, quanto muito, em caso de grande agitação, mas não vão deter nenhum exército moderno. Mas não só os militares, também imensos funcionários públicos como os das finanças... que só são precisos por causa do sistema complexo que inventaram para roubar dinheiro sob ameaça de prisão e ficar sem os bens... o estado devia apenas cobrar um determinado valor por pessoa que não devia ultrapassar em nenhum caso 10% do seu rendimento em impostos diretos (os indiretos é mais difícil de controlar porque cada um pode ter vários carros, casas e outros, mas o valor deveria ser simbólico, já que o estado não presta nenhum serviço de jeito para justificar tanto dinheiro que cobra.. exemplo policiamento é uma miséria e os seus tempos de resposta deixam muito a desejar dependendo da zona, bombeiros é quase tudo voluntários pelo país inteiro e ainda que tenham subsídios a maior parte das vezes tem de chamar voluntários ou as pessoas não são socorridas a tempo).
    Depois porque o estado faz tudo para atacar quem é rico, e todos aqueles que estão dispostos a trabalhar cobrando-lhe tantos impostos quanto possa como se fossem umas vacas a quem se pode espremer o leite todo até a vaca morrer... daí que depois fiquem admirados que os ricos se vão embora ou não invistam mais... e as pessoas não queiram ser produtivas... trabalham mais, passam escalões, tem de pagar mais impostos e chegam a perder mais dinheiro que se tivessem ficado a dormir em casa. E os pobres e da classe média? Esses então já os rouba aos anos e anos à grande... e são sempre os primeiros porque são os que não tem por onde fugir enquanto trabalharem cá.


    Desculpe se não se importa indique qual é o crime que eu sei ou que eu tenha beneficiado, é que por muito que puxe pela cabeça não consigo lembrar-me.

    Em relação às Forças Armadas, o carácter territorial que impõe ao mesmo já não existe no continente, apenas nas Regiões Autónomas e segundo parece-me a presença dos Fuzos numa certa ilha na Madeira tem evitado situações menos dignas causadas pelos "nuestros Hermanos". Nós por cá queremos (segundo o governo) de tropa expedicionária e é isso mesmo que temos feito. Se não tivessemos Tropa capaz, não teriamos ido para Timor e acabado com as tentativas das Milicias Pró-Indonésia de continuar o seu reinado de terror. Se não tivessemos Tropa capaz não tinhamos resgatado centenas de Portugueses e de pessoas de outras nacionalidade da Guiné-Bissau. Se não tivessemo Tropa capaz, o governo Norte-Americano não tinha pedido a permanência da GNR no Iraque, já que os mesmos tinham feito um trabalho espectacular e ao mesmo tempo que eles andavam em alta velocidade de um lado para o outro a patrulhar, a Guarda andava calmamente nas ruas. Se nós não tivessemos Tropa capaz, não tinhamos ainda recentemente evacuado toda uma série de cidadãos Portugueses e Espanhóis de um país do norte de áfrica (Primavera Árabe)...

    Olhe quando eu fui militar eles falavam muitas vezes do inimigo ou possiveis inimigos, mas nunca falaram-me nesses termos do povo Português. Muito pelo contrário, o comandante do Batalhão, na única vez que foi discursar acerca das nossas obrigações como militares era que eramos servidores do povo Português e que eramos o garante da soberania Portuguesa.

    Você queixa-se que eles não servem para nada, depois diz que eles não treinam nada e depois queixa-se que são um buraco para atirar dinheiro?! Afinal gastam ou não muito dinheiro? Fazem ou não exercicios?

    Em relação aos impostos, concordo, pagamos muitos, se tem uma solução que acabe com isso avance, eu se calhar até votava em si. Agora diga-me como vai pagar aos desempregados, aos reformados e aos FP e ainda manter TODOS os serviços que o Estado tem que dar à população.
  19.  # 100

    == esta resposta não tem haver diretamente com o tópico, podem saltar para baixo se andarem à procura de dicas e sugestões de segurança ==
    Colocado por: marciobastosNão entendo o seu raciocínio josexy !

    Tenho tentado explicar... ou não me consigo fazer entender, ou não me querem entender.

    Colocado por: marciobastosCritica tudo o que é serviço público, inclusive os respectivos funcionários, critica os órgãos de soberania e a sua incapacidade. Certamente não estámos no topo, contudo não estámos assim tão mal como o senhor pinta a paisagem.

    O facto de ter sido preciso um empréstimo de milhares de milhões, e do país ter chegado ao ponto de só haver 100 ou 200 milhões de Euros na conta do estado e de estar a um mês ou dois de deixar de pagar a toda a gente (incluindo pensionistas que descontaram para receber, o que lhes era exigido na altura)... fala a meu favor. Aliás, hoje em dia o estado continua a extorquir e roubar tanto como pode e o dinheiro do mês a mês nem chega para as contas básicas que tem mesmo de pagar tipo os ordenados. Andam a recorrer aos empréstimos para tapar os buracos.

    Colocado por: marciobastos
    Somos dos países mais seguros do mundo, tendo em conta as estatísticas, o que não se pode alhear da qualidade de quem presta o serviço, Tribunais e forças de segurança.

    Mais seguro só se for mesmo nas estatísticas, porque em todos os casos de intrusão e furtos que referi anteriormente nenhum foi (que eu saiba) denunciado à policia... logo não conta para as estatísticas! E a grande maioria não entra para as estatísticas porque ninguém quer andar a perder horas ou dias de trabalho para andar a caminhar para o tribunal, mais pagar a advogado(a), e ainda correr o risco de ter problemas se não comparecer para uma das diversas notificações do tribunal. Muitos podem perder o emprego se faltarem uma única vez quanto mais se faltarem várias vezes.
    As poucas pessoas que denunciam é porque tem seguro e para o mesmo cobrir os estragos e o que foi furtado têm de apresentar queixa formal, e mesmo assim alguns deverão pensar duas vezes se compensa a trabalheira que vai dar, mais o aumento do seguro.
    Além disso quem faz queixa no tribunal tem de pagar uma taxa! Não sei se é 50€ ou coisa parecida... mais advogados, deslocação, perder tempo no trabalho... e a probabilidade de ser ressarcido é na maior parte dos casos nula... pelo que dificilmente alguém se sente incentivado a fazer queixa, porque depende do estragos e o que foi furtado pode ser melhor utilizar esse dinheiro para reparar e comprar coisas novas.

    Colocado por: marciobastosTemos um dos melhores sistemas de saúde do mundo, é verdade! Aqui o amigo é tratado independentemente de ter ou não $$$$$.

    Sim... tendo em conta a quantidade de vezes que fui ao médico(a) no sistema público (que foi quase sempre) não fiquei nada bem impressionado com a sua eficiência e meios ao dispor. Aos meus familiares mais idosos tentaram sempre sugerir que ir ao seu consultório particular seria bem melhor... e uma das familiares até disse diretamente ao médico que ou a atendia como deve ser ou faria queixa dele à direção do centro de saúde por estar a sugerir ir ao consultório privado onde seria melhor atendida... afinal de conta já estava a pagar em impostos e a consulta em si... aquilo estava para além da pouca vergonha por parte do médico!
    E tendo em conta os jornais e televisão e as filas de espera para os imensos serviços onde se fazem cirurgias e análises acho que falam contra esse cenário idílico. Muito por culpa dos médicos, que lembro-me bem que em 2008 havia mais de 300 pessoas na filas de espera para o especialista de olhos, contrataram um médico espanhol que em menos de uma semana operou mais de 234 delas e não fez mais porque se fizesse mais ultrapassava o limite do orçamento e tinham de abrir um concurso internacional... a ordem dos médicos ainda o criticou (certamente receosos de ter ficado a descoberto a incompetência dos médicos portugueses, já que por ano cada médico faz em média 50 operações... vir um espanhol fazer 234 numa semana... fica bem clara a incompetência dos portugueses a nível de eficiência... e foram 234 numa só semana, não é num ano, e teria feito todas as outras se o orçamento o permitisse... mas como o próprio médico disse, ele cobra 900€ por operação, e os médicos portugueses cobram 2000€ por operação... no privado... acho que fica tudo explicado) e o que é certo é que não constou que alguma das pessoas tratadas tenha tido problemas decorridos dessas operações realizadas por esse médico (tendo em conta as críticas, de certeza que os médicos de cá iam escarrapachar isso nas notícias... mesmo que eles próprios já se tivessem enganado mais que uma vez) (notícia no Diário de Notícias: "Médico espanhol fez 234 cirurgias em seis dias").

    Colocado por: marciobastosO sistema de educação, apesar de não ser gratuito, é tendencialmente gratuito. Em comparação com outros países, as propinas que paguei na Universidade são trocos e não tive que fazer empréstimos para pagar as mesmas, como acontece nos USA.
    Podia e devia ser melhor, é certo, devemos trabalhar para isso.

    Pode ser tendencialmente gratuito, mas só se for no papel que os meus pais gastaram uma fortuna em livros e material escolar, só não se paga é aos professores (isto é se não precisarem de explicações como eu precisei) mas até ao 9.º ano é uma porcaria autêntica. Não posso falar do ensino superior por experiência própria, mas aquilo é preciso marrar muita coisa, que segundo me dizem não serve para nada. Para ter noção passei o 9.º ano sem sequer saber fazer contas de multiplicar e dividir de cabeça, nem saber calcular áreas, alturas e volumes... que deve ser a coisa mais básica que qualquer pessoa realmente precisa de saber fazer no dia a dia! Querem que eu saiba as fórmulas químicas, fórmulas avançadas de matemática, que saiba a história do pais, que saiba toda uma catefrada de coisas que não tem, nem nunca terá utilidade para mim e para a maioria das pessoas, e depois nem as fórmulas matemáticas mais básicas e necessárias para o dia a dia, e saber ler e escrever adequadamente, saí da escola a saber corretamente e sem qualquer dúvida. Já para não falar nos trabalhos para casa que considerava e considero um crime contra as crianças... como se não bastasse já tentarem encher e sobrecarregar a cabeça das crianças com lixo intelectual que não tem qualquer proveito futuro, ainda forçam a fora da escola continuar a ingerir esse mesmo lixo, estragando o ambiente familiar desnecessária e criminosamente. Ah! E nem ensinaram a constituição portuguesa como deve ser, se falaram foi algo rápido e a correr... que se toda a gente a soubesse bem, muitos desses abusos diários que se cometem por todo o lado não se davam.

    Colocado por: marciobastosDiscordo completamente da sua visão, apesar de existirem falhas nos serviços públicos, vivo num país em que me sinto seguro, onde a educação pública e a saúde são de qualidade.

    E eu discordo dessa visão por experiência própria, dos que me rodeiam e das noticias em jornais, tv e Internet... que falam precisamente contra essa visão maravilhosa a que se refere... apesar de algumas falhas... se fossem só umas pequenas falhas... mas as falhas abundam por todo o lado.
    Mas atenção, é um país relativamente seguro... ainda se pode andar na rua sem ter de se andar armado com AK47's... mas eu próprio já fui perseguido por um bando de jovens que se me tivessem apanhado tinham-me dado uma tareia, só porque um deles me viu sozinho numa zona pública, chamou os amigos depois de se meter comigo (não devia ter mais nada para fazer naquele momento, a perguntar o que fazia ali e tal... como se tivesse alguma coisa haver com o que eu fazia numa zona pública, onde nem havia mais ninguém à volta ou por perto), como viu que sozinho não dava conta de mim, foi chamar os amigos. Policia? É que nem vê-la e corri meia cidade a fugir daquela malta.
    == fim da resposta que não tem haver diretamente com o tópico ==

    Colocado por: marciobastosLamentavelmente, foram feitas algumas más opções e temos PAGO o preço desses erros, contudo ainda não tenho vontade de escavar um bunker lol

    O tópico é como proteger melhor a casa para estar mais seguro na mesma. Não falei num bunker... se bem que tendo em conta que há muitos a entrar de pistola e caçadeira, e nem se importam de usar garrafas de gás para provocar explosões (nos terminais multibanco)... acho que transformar as casas em verdadeiros bunkers já não é exagerado para os dias de hoje. Não acreditam? Metam um terminal multibanco na parede da vossa casa, acessível ao público, e daqui por uns anos voltamos a falar.

    Mas os conselhos básicos são: se puder, meta portas blindadas certificadas pelo menos "ENV 1627" classe 5 ou mesmo 6. E de preferência resistente a balas também. E claro janelas blindadas ou pelo menos com uma película de segurança que mesmo que batam contra o mesmo não se parta logo (algumas tem resistência balística, se poder colocar uma dessas ainda melhor). E ao longo do tópico encontra todo o tipo de sugestões para melhorar a segurança da casa.

    Por último não estou a dizer que tem de melhorar a segurança da sua casa, isso é uma decisão de cada um por agora.
    A minha própria avó teve de ver a sua casa invadida por intrusos 3 vezes em poucos meses para se decidir a fazer alguma coisa para acabar com as facilidades de acesso! Outras pessoas precisam de menos vezes, e outras nem que sejam furtadas todas as semanas irão mudar o que quer que seja... é uma decisão de cada um.

    Aqui encontram ao longo do tópico diversas sugestões para melhorar a segurança... mas aplicar depende do local, de quem está autorizado a utilizá-lo, o estilo de vida... o que é bom para uns pode ser inadequado para outros.
    Alguns nem pensam duas vezes em meter grades em todas as janelas e portas com vidros... outros nem querem ouvir falar de grades! Uns metem alarme e usam-nos sempre, outros nem pensar meter um alarme e muito menos utilizá-lo. Uns metem vídeo-vigilância dentro e fora de casa... outros nem querem ouvir falar de tal hipótese. É tudo uma questão da personalidade, prioridades, dos riscos assumidos e do orçamento de que cada um.
 
0.0375 seg. NEW