Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Colocado por: Rodri12Continuo a pensar que se eu na minha vida estivesse sempre a pensar nestas cenas já tinha imigrado para uma ilha deserta!!!

    As ilhas tem sido historicamente ao longo dos séculos alvos de pirataria... por isso não estaria muito seguro numa... a menos que metesse um verdadeiro forte com todo o tipo de protecções e armamento pesado... e mesmo assim não havia garantias... é preciso lembrar que numa ilha isolada não terá ajuda de ninguém que não esteja na própria ilha, por horas ou mesmo dias... e isto se conseguir chamar ajuda.

    Colocado por: Rodri12
    Já agora acho que deve haver mais assaltos carjacking juntamente com roubo por esticão e carteiristas do que assaltos a casa. Caro Josexy quais as medidas de proteção para isto?

    O tópico é sobre proteger a casa, já que é um fórum sobre a casa.
    Mas em relação ao carjacking legalmente pode:
    - Manter as portas e janelas fechadas sempre que entra dentro do carro (use o ar condicionado);
    - Pode colocar um sistema que detecte a posição do carro (por GPS) e possa cortar o fornecimento elétrico e de combustível à distância (via GSM/GPRS/3G/4G ou frequência rádio) para imobilizar o carro à distância.
    - Pode ter um botão de pânico numa zona em baixo perto do acelerador onde possa premir em caso de perigo... e outro botão de pânico dentro da bagageira (onde gostam de meter os proprietários do carro) para que a empresa de segurança saiba que está a precisar de ajuda das autoridades e as conduza até si.
    - Pode blindar todo o carro... ou no mínimo dos mínimos colocar película de segurança nos vidros. Como nos carjackings usam sempre pistolas ou caçadeiras para obrigá-lo a obedecer, ter película de segurança resistente a balas de pistolas e caçadeiras é fulcral, caso contrário não serve para nada.
    - Pode ter um alarme que faça uma xinfrineira quando estão a tentar entrar no carro.
    - Pode meter pneus que mesmo quando os furam podem continuar a andar por várias dezenas ou centenas de quilómetros.
    - Pode ter uma lanterna à mão com luz muito forte para deixar cego por um segundo ou dois o indivíduo(s) e ganhar um ou dois segundo extra para fugir.
    Dentro do muito ilegal (em Portugal)... pode meter um lança chamas que lança chamas para os lados, frente e trás (como fazem na África do Sul), pode meter gerador de fumo que torne o seu carro difícil de ver (por exemplo sai por baixo e expele o fumo para todos os lados), pode eletrificar a carroçaria, e se tentarem tocar em alguma parte da mesma apanham um grande choque, pode ter metralhadoras e lança granadas montadas à frente e atrás (para o caso de bloquearem o veículo), pode lançar picos ou óleo no chão se tentarem segui-lo. Enfim pode fazer muitas coisas... as ilegais são obviamente mais eficazes, mas quando for apanhado apreendem o carro e vai quase de certeza preso.

    roubo por esticão:
    Andar com a mala e sacos com coisas de valor do lado oposto ao da estrada. Na rua normal meter a mala entre o braço e o corpo com a corrente curta para não a puderem agarrar. Se sentir uma comichão na orelha pescoço ou outro verificar primeiro se está alguém à volta porque às vezes provocam uma comichão para a pessoa largar a mala e puxam-na nesse momento.

    carteiristas
    Meta no bolso de trás das calças um envelope branco ou carteira com um maço de papeis a dizer "vai arranjar um trabalho honesto seu calão", "devias ter vergonha na tua cara", "Trabalhar que é bonito já não queres não é meu malandro!", "Vais para o inferno por andares a levar o que é dos outros", enfim... acho que entenderam o tipo de mensagens que lá podem escrever. Depois é só esperar que algum artista faça o seu serviço. Levarem a carteira num dos bolsos da frente, de preferência com correntes para ser mais difícil do que só puxar a carteira ou fazer um corte para ela cair. As senhoras poderão querer ter a sua mala sempre fechada com os fechos... para não meterem a mãozinha com tanta facilidade.

    Colocado por: Rodri12Andar sempre com 5 guarda-costas mais carro blindado??? Se o caro morasse em Luanda, de certeza que instalava minas no seu terreno!!

    Guarda-costas armados e carro blindado é uma excelente ideia. Mas certifique-se de que os guarda-costas tem os valores e princípios corretos, assim como os trata bem e paga-lhes bem... porque já não era a primeira vez que eram os guarda-costas os seus próprios assassinos.
    Minas no terreno pode ser má ideia porque as minas deslocam-se com as chuvas... mas sistemas de metralhadoras automáticas que se levantam do chão, laçadores de granadas, sistemas de calor direccionado, picos que saíssem do chão, dezenas de cães de guarda soltos naquele momento, luzes a toda à volta de tal forma intensas que cegavam (e protegidas contra balas), gás pimenta e mostarda que se soltava pelo terreno todo e até dentro de casa, diversas barreira de fogo alimentadas por gás para travar o avanço tanto direccionados na vertical como na horizontal, e muitas outras coisas. Mas não moro em Luanda.
  2.  # 102

    Colocado por: Rodri12Isto está mau é verdade mas ainda assim tal como referiram atrás somos dos países mais seguros e "calmos".

    Assaltos/assassinatos/raptos etc sempre existirão mas preocupa-me muito mais uma saída à noite por ruelas que não conheço, preocupam-me muito mais os "loucos" que andam na estrada, etc... etc...


    Podemos ser dos mais seguros e calmos... mas é mais a nível estatístico no que se refere aos furtos e assaltos porque a maioria não quer apresentar queixa, se não de certeza que deixava de ser considerado tão seguro. O ser mais calmo, até concordo.

    O tópico é referente a como proteger a casa, mas para todos os perigos é possível reduzir os riscos que corre... de diversas maneiras dependendo da sua personalidade, amigos, costumes, orçamento.
  3.  # 103

    " Estou banzo"
  4.  # 104

    Jesus!!! Fui...
  5.  # 105

    Quero ir para a ilhaaaaaaaaaaaaaaa!!!!
    Concordam com este comentário: two-rok
  6.  # 106

    Colocado por: josexy- Pode colocar um sistema que detecte a posição do carro (por GPS) e possa cortar o fornecimento elétrico e de combustível à distância (via GSM/GPRS/3G/4G ou frequência rádio) para imobilizar o carro à distância.


    olhe que já há "por ai" uns imobilizadores que cortam o sinal de gps
    e também uns que cortam a frequência do telemóvel, logo o sistema não consegue comunicar

    a solçução para o carjacking já existe desde a decada de 80... é o KITT do Knight Rider, o carro andava sozinho, falava e dava saltos, era brutal
  7.  # 107

    apos tantos posts seus.... fico na duvida se devo apostar na segurança da casa.... ou se me devo proteger contra o estado....tal nao é a confusao deste post!
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  8.  # 108

    Colocado por: loverscoutapos tantos posts seus.... fico na duvida se devo apostar na segurança da casa.... ou se me devo proteger contra o estado....tal nao é a confusao deste post!
    Concordam com este comentário:Bricoleiro


    Por via das dúvidas eu resolvi proteger-me antes contra este post
    Concordam com este comentário: treker666
  9.  # 109

    Este post mostra o estado de paranoia em que certas pessoas vivem ou fazem querer parecer que vivem.

    Este estado de paranoia leva por vezes a trajédias que ouvimos todos os dias nas noticias ou leva por vezes a problemas de socialização.

    Viver em sociedade e num país democratico como o nosso obriga a ter uma mentalidade de aceitação, compreensão e tolerância.

    Não tenho qualquer problemas em deixar os portões abertos e as portas abertas de minha casa.
    Tenho CCTV e alarme instalado e é amis que suficiente.
    Não tenho problemas dos meus filhos brincarem na rua até tarde.

    Se já houve assaltos? sim já ocorrreu assaltos a casas, tentaram roubar o meu carro mas essas situações nao nos podem colocar prisioneiros e não nos podem fazer temer toda a sociedade...
    Concordam com este comentário: treker666, jorgealves, fsilva106, Bricoleiro, Zahir
  10.  # 110

    Temos de pensar é num sistema de segurança que nos proteja do nosso maior inimigo - o estado e todos os seus apêndices e ramificações...
  11.  # 111

    Colocado por: ZahirTemos de pensar é num sistema de segurança que nos proteja do nosso maior inimigo - o estado e todos os seus apêndices e ramificações...


    Quer explicar? Sinceramente não percebi...
  12.  # 112

    É facil perceber..

    Impostos e mais impostos, corrupções, compadrios, financiamento dos partidos, rsi, ppp, cunha, etc...

    Chega?
  13.  # 113

    Não, não chega. Não é o suficiente, pelo menos para mim, para considerar o estado como um inimigo. Mas cada um terá o seu ponto de vista.
  14.  # 114

    Colocado por: ZahirÉ facil perceber..

    Impostos e mais impostos, corrupções, compadrios, financiamento dos partidos, rsi, ppp, cunha, etc...

    Chega?


    Creio que confunde Estado com Governo
  15.  # 115

    Colocado por: josexyMuito se tem falado neste fórum (incluindo eu) em alarmes, portas fortes, câmaras de vigilância, vidros blindados ou com película de segurança, iluminação de segurança, etc.

    Agora venho dar a sugestão para o planeamento e reformulações de casas, com o intuito de melhorarem um pouco a vossa casa.

    Criarem um núcleo seguro. Uma área dentro da vossa casa onde se encontram em segurança mesmo em caso de invasão da mesma. Especialmente útil à noite quando dormem.

    Já referi no passado quartos de segurança/ quartos de pânico, como no famoso filme "Panic Room" com a Judie Foster.

    O problema destes quartos de segurança, é que tem de ir para eles, e na maioria das invasões de casas o tempo que a malandragem demora entre o arrombar a porta/ janela e chegar ao quarto principal é 7 a 10 segundos... podem experimentar vós mesmos, entre abrir a porta e estarem dentro do vosso quarto, quanto tempo demoram se forem a correr?

    Mesmo quem tem alarme ativo, se tiver a dormir 7 a 10 segundos ainda estão a acordar e a tentarem perceber o que se passa (falso alarme?) e já têm a malandragem em cima de vós com armas apontadas.

    A ideia do núcleo seguro é uma zona separada do resto da casa (fisicamente com um porta e tudo) onde podem estar o vosso quarto, quarto(s) das crianças, quarto de visitas e um casa de banho por exemplo.

    Numa construção de raiz podem por exemplo colocar na cave: a garagem para os automóveis, divisão de reparações, armazém; no rés-do-chão: a cozinha, sala de refeições, sala de estar, escritório, despensa, biblioteca, WC; no primeiro andar: quartos, WC's, Casas de banho; Sótão: arrumos.

    Onde poderiam colocar uma porta blindada no topo das escadas que dão acesso ao primeiro andar, de forma a impedir o acesso à zona dos quartos. Obviamente que o acesso do sótão ao primeiro andar (se existir) também deve estar bloqueado com uma porta blindada.

    Isto é a ideia básica: os quartos todos no primeiro andar e uma porta blindada que bloqueia o acesso a esse andar todo. Simples.

    E para quem tem/ quer ter uma casa toda de rés-de-chão e sótão? Pode planear a disposição interior de forma que os quartos ficam todos de um lado acessível através de uma única porta blindada. É sempre boa ideia ter um WC/ casa de banho nesse núcleo seguro, porque nessas alturas os nervos podem "pedir" uma ida urgente...

    A ideia básica é esta... mas podem desenvolver muito mais para tornar muito mais seguro!

    Toda a gente sabe que a ajuda da polícia ou outros, pode estar entre poucos minutos, a várias horas de distância, ou mesmo nunca aparecer! A policia muitas vezes só passa com o carro ao pé da porta, nem saem do carro e vão se embora! A menos que algo muito evidentemente errado se passe, eles vão se embora porque mais de 90% dos alarmes são falsos (se tiverem deslocado-se por causa de algum alarme, não confirmado... quando é confirmado a conversa é outra)... ou se tiverem recebido um pedido de ajuda pouco convincente (existe muita gente a ligar ao longo do ano a gozar, tipo a miudagem).
    Por este motivo deve o núcleo seguro ser em primeiro lugar uma zona onde deve esperar ajuda, ou pelo menos permitir ganhar tempo para saber como responder apropriadamente ao que se passa. Evita ser apanhado(a) desprevenido... de pouco serve ter uma arma, como muita gente tem, se lhe derem um tiro na cabeça antes sequer de acordar! Mas se vão arrombar uma porta blindada trancada por dentro, paredes ou janelas especialmente protegidas, armado, ou não, pelo menos vai ter mais hipóteses de se salvar.

    - Podem colocar estores de segurança blindados nas janelas dos quartos;
    - Se não tiverem dinheiro para comprar janelas já blindadas e resistentes a balas e explosões, podem sempre pelo menos colocar películas de segurança nas janelas, muitas são muito resistentes a balas, cocktail molotov e até a explosões de bombas. Por vezes podem aumentar a resistência colocando mais que uma película. Devem pelo menos remover a borracha e substituir por uma massa transparente ou não que uma vez seca não saia de forma a que não consigam remover o vidro em si facilmente;
    - Algumas janelas, em especial de correr, são fáceis de forçar, seja com encontrões, pancadas uma chave de fendas... testem as vossas procurem no youtube as técnicas e vejam se as vossas resistem. Existem imensos acessórios desde fechaduras com chave a pinos e outras coisas que podem colocar para aumentar a segurança;
    - Terem grades de segurança no interior... eventualmente removíveis. Modelos com chave normalmente são facilmente removidas pela malandragem que força a fechadura... mas podem desenhar o gradeamento de forma a por exemplo estar preso por pinos grossos que mantêm o gradeamento solidamente fixo (pinos semelhantes aos usados pelas portas de alta segurança) e que podem ser retraídos para dentro da parede e assim se poder remover o gradeamento em caso de necessidade (exemplo: incêndio)... dependendo dos riscos e do planeamento podem serem sistemas que em caso de quebra de energia elétrica recolhem automaticamente os pinos, ou que os mantêm no sítio;
    - As paredes, chão e tetos podem ser blindados de forma a resistir a incêndio, balas e explosões, com uso de placas de compósitos resistentes como o kevlar, e outros, betão especialmente formulado para ser extra-resistente e outros truques;
    - Podem preparar uma divisão, por exemplo uma casa-de-banho para ser um quarto de segurança para o caso de avaliarem que a segurança do núcleo pode estar comprometida ou quase. Claro que aqui as paredes, teto e chão devem ser extra protegidas assim como a porta que dá acesso a esta divisão deve ser de um nível de proteção muito superior ao resto, ou se já tiverem o nível máximo na outra que protege o núcleo, poderão querer ter por exemplo duas portas: uma normal blindada e outra extra que desliza do interior da parede para dar uma proteção extra;
    - Sistema de respiração separado do resto da casa e com filtros de proteção química, gás e nuclear (pelo menos de gás... que a malandragem usa para meter o pessoal a dormir! Pelo menos tem havido casos desses em Espanha... se tiverem a dormir com o gás não vão poder reagir!);
    - Máscaras de oxigénio individuais para o caso do sistema de ventilação não conseguir mais lidar com o ar ambiente;
    - Extintores e mantas corta-fogo;
    - Caixa de primeiros socorros, com comprimidos para as dores por exemplo;
    - Linha telefónica enterrada e à parte da principal para não a cortarem. Telemóvel para chamar ajuda (seja policia, empresa de segurança, familiares, amigos, vizinhos... o que for mais apropriado). Ter um rádio CB ou algo similar pode ser útil para o caso de cortarem a linha telefónica e interferirem com as redes de telemóvel (ou não houver devido a uma falha prolongada de energia elétrica por exemplo)... mas somente se outras pessoas de sua confiança também tiverem igual equipamento. Se os equipamentos não apanharem sinal dentro do núcleo seguro/ quarto de segurança certifique-se de que as antenas exteriores estão ocultas para que não as danifiquem;
    - Uma das coisas que a malandragem pode fazer é cortar a eletricidade para tentar anular sistemas de defesa que usem eletricidade (no momento do ataque ou até previamente) pelo que pelo menos estes sistemas devem contar com uma fonte de energia elétrica alternativa como por exemplo baterias de carro que alimentem o sistema durante pelo menos 1 semana, eventualmente complementado com alimentação alternativa de um painel solar para que o sistema se possa manter até durante meses dependendo da luminosidade ambiente e consumo dos aparelhos;
    - Câmaras de vídeo-vigilância ocultas dentro e fora da casa... por cabo (ou podem facilmente descobrirem que as têm e bloquear o sinal);
    - Podem ter espalhado pela casa em locais estratégicos e de forma a promover/ incentivar a saída dos intrusos ou pelo menos atrapalhar um pouco a vida aos mesmos: sistemas de névoa de segurança eventualmente complementados com flash luminoso para tornar a névoa ainda mais desorientadora. A maioria dos sistemas permite vários disparos, pelo que podem manter a névoa de segurança durante bastante tempo se for necessário.
    - É possível adicionar sistemas adicionais como por exemplo uma arma menos letal tipo gás pimenta que pode ser integrado no teto, parede ou outro lado e pode ser ativado a partir do quarto seguro por exemplo. Para os casos de intrusos mais perigosos por exemplo. Em Portugal é preciso ter uma autorização especial da PSP e um bom motivo válido para tal!
    - Pode ter sempre armas, preferencialmente em cofres (existem alguns de acesso rápido com leitor de impressão digital) para evitar o seu uso acidental por terceiros ou mesmo crianças. As armas podem ser usadas contra si, por isso é sempre algo a ponderar. Tazers (arma menos letal) também pode ser boa ideia, para tentar evitar matar o intruso. Em Portugal as armas de fogo e tazers também carecem de licença e um bom motivo para a PSP autorizar a sua utilização. Lembrar que a malandragem muitas vezes usam armas e nem pensam duas vezes em descarregar o carregador em si se o(a) virem com alguma arma... daí evitar o confronto ser uma técnica mais proveitosa para todos;
    - Detetores de gases tóxicos pela casa pode ser boa ideia;
    - Detetores de incêndio pode ser boa ideia;
    - Sistemas de extinção automática de incêndios pode ser boa ideia;
    - Pode ter sistemas de contenção, tipo portas que saem da parede e isolam o intruso... ou que promovem a sua saída mais rápida, ou impedem a sua fácil progressão conforme a situação parecer mais adequada;
    - Grupos de baterias que mantenham a energia na casa toda e Geradores de energia elétrica que mantêm a eletricidade mesmo que a cortem no exterior (de propósito ou por outros motivos) e cuidado que os geradores libertam gazes tóxicos mortais, tem de ter respiração à parte e tem de ter detectores de gás tóxico em todas as divisões para garantir que o gás não está a entrar em casa pelo sistema de ventilação, janelas, portas, etc.;
    - Pode ter um sistema táctil que permite confirmar visualmente que todas as áreas estão seguras através de sensores e câmaras de vigilância por exemplo, e até bloquear e desbloquear portas e janelas conforme as necessidades. Terem a capacidade de cortar a eletricidade, água, gás e tudo o mais a partir do quarto de segurança pode ser boa ideia para evitar que usem as facilidades que tem em sua casa para o atacarem.
    - Sistema de som interior e exterior, que siga diversos caminhos (para não o desligarem facilmente) para dizer para a malandragem sair, e para chamar a atenção dos vizinhos por exemplo dando a descrição completa dos intrusos e a morada onde está e pedir para que chamem a polícia, ou caso já a tenha chamado para garantir que eles não terão dúvidas que vão ser reconhecidos se tiverem por ali com aquela mensagem a passar repetidamente nas colunas interiores e exteriores.

    - Ter uma vedação alta e sensores a toda a volta que accionem automaticamente as câmaras indicando onde foi encontrado movimento e ligar os monitores automaticamente pela casa toda (se não estiverem já ligados), poderá ajudar a tomar decisões mais rapidamente... como ir para a zona segura da casa, se não estiverem já lá, e chamar ajuda, se for possível. Se agirem com os intrusos ainda no exterior têm mais hipóteses de se salvarem ou mesmo de repelirem uma intrusão completa, dependente do que tiverem.
    Podem ainda ter sistemas adicionais como um sistema de rega que se ativa automaticamente se alguém entrar de forma não autorizada de forma a molhar a pessoa. Ainda que não vá fazer desistir nenhum criminoso digno desse nome, talvez faça desistir um ou outro menos convicto se começar a ver dificuldades mal entra na propriedade privada. Tal sistema de rega pode estar colocado também junto à porta, janela e paredes de forma a desincentivar a permanência junto da casa... estar a tentar forçar a porta ou janela enquanto se está a levar com jatos de água no mínimo deve ser desagradável. E quem diz sistema de rega, diz luz de alta capacidade de iluminação que transforma a noite em dia de forma a puderem ver de dentro o que se passa lá fora. E tudo o mais de que se possam lembrar.
    - Vídeo-porteiro, para comunicar com desconhecidos... se nem abrirem a porta vai ser mais difícil alguém infiltrar-se.
    - Ter uma alavanca no chão que permite abrir um pouco a porta, mas com a mesma levantada é impossível abrir a porta além daquele ponto. Substitui as correntes que normalmente com qualquer empurrão arrebentam logo, ou que a malandragem pode cortar com qualquer alicate especializado. Algumas portas (de segurança e blindadas) já tem sistemas de limitação de abertura... se for na parte do lado da fechadura o sistema extra no chão continua a ser boa ideia... porque se está visível a malandragem pode meter algo para impedir o fecho e corta o que impede a abertura.
    - Ter uma barra de segurança nas portas de acesso ao exterior colocadas entre o meio da porta e o chão... se tiver bem fixado à porta e ao chão a única maneira de entrar por uma porta assim é destruí-la fisicamente (a menos que tenha vidro... onde então podem partir o vidro e remover a barra). Claro que tem de estar toda a gente em casa... ou estarem disponíveis para remover a mesma quando chegar alguém autorizado a entrar.
    - Ter uma porta de alta-segurança a seguir à do exterior poderá ser uma excelente ideia porque por exemplo se abrir um pouco (com os sistemas de limitação de abertura e começarem logo a forçar a entrada e não conseguir fechar mais a porta, tem uma segunda porta que pode fechar e assim manter os intrusos mais algum tempo entretidos a tentar entrar, em quanto chama a polícia, a malta amiga da pancadaria, enfim quem der mais jeito para a ocasião... e vai para o núcleo seguro ou prepara o "repelente" de intrusos...
    - A divisão onde estão os sistemas computorizados que controlam tudo e que têm as baterias de emergência, geradores, sistema principal de extinção de incêndios, alarmes, vídeo-vigilância, etc. deve estar especialmente reforçada, tanto ou mais que o núcleo... pelo menos tanto como um quarto de segurança deve estar... porque se conseguirem desativar a maquinaria e os sistemas de controlo basicamente é como se estivessem dentro de vossa casa... por isso nada de ter uma casa super sofisticada em segurança e depois a divisão onde está o "cérebro dos sistemas" estar protegido com uma porta que a maladragem arromba em dois tempos... idealmente deve ser inexpugnável... sem usar sequer fechaduras tradicionais que as arrombam entre segundos e poucos minutos. Ser por exemplo necessário um código, impressão digital e dizer uma frase ou algo parecido... e não basta arrancar o leitor e fazer uma ligação direta, mas o aparelho ter mesmo de enviar os códigos até uma caixa de controlo afastada no interior para receber o código e decidir se está certo ou não e se sim ativar a abertura da porta.

    Tudo isto e muito mais pode ser feito para melhorar a segurança, em adição ao já falado em outros tópicos.

    E se for planeado desde o início pode ser de tal forma integrado na casa que a maior parte pode ser invisível... até ser usado pelo menos. Sim, pode ter uma fortaleza toda ela utilizável no dia a dia e em caso de necessidade proporciona uma proteção adicional.

    Vale lembrar que não vai conseguir proteger a sua casa toda no momento da intrusão se não tiver tudo já previamente colocado e pronto a funcionar... por isso o planeamento é o mais importante. Chega a ser a diferença entre ser um alvo ou não.

    Não se gabe das medidas de segurança, quem não precisar mesmo de saber, não deve saber! Muitos assaltos são conduzidos com base em informações de empregados, de comentários que ouvem dos donos ou dos seus filhos ou familiares... se souberem o que vão encontrar é meio caminho para arranjarem o que precisam previamente para fazer uma intrusão bem sucedida.

    Se alguém entrar e o apanhar desprevenido pode ter todo tipo de sistemas espalhados pela casa que pode ativar com a voz ou com o toque da sua mão ou pés para iniciar procedimentos de emergência com vista à distração e chamar ajuda. Dependendo da sofisticação pode até ter reações diferentes exemplo diz: "benfica 20" ou toca num determinado lugar (espalhados por todas as divisões nos locais onde é mais provável que os prendam/ amarrem) durante um determinado tempo ou um determinado numero de vezes e ativa a névoa de segurança e o flash e as sirenes e liga para todos os seus amigos que gostam de dar pancada em intrusos a avisá-los que há festa... e estão todos convidados a aparecer... do género imagino 3 mafiosos a levar com 20 amigos desejosos de dar uma liçãozinha a essa espécie...

    A segurança é tão forte como o elo mais fraco. Ter diversas camadas de segurança aumentam o seu nível de segurança e podem ajudar a eliminar elos mais fracos... mas em última instância depende do ser humano se o sistema funciona corretamente ou não. De pouco serve ter uma porta blindada a proteger a zona dos quartos por exemplo se deixam os estores e janelas dos mesmos abertos e sem grades, onde qualquer um com um escadote entra sem problemas... Contudo sistemas automáticos podem por exemplo baixar estores, fechar janelas, trancar grades, fechar portas, ativar a rega, ligar luzes de segurança, ativar névoa de segurança, ativar sistemas de ventilação/ extração de fumos (em caso de incêndio ou gases tóxicos detetados), ativar sistemas de combate a incêndio, contactar quem quer que esteja previsto ser contactado em caso de deteção de intrusão, e por aí em diante... casos os legítimos proprietários não estejam, estejam a dormir, ou incapacitados por algum motivo. Com a automatização a imaginação é o limite.

    Para muitas pessoas sem dinheiro, até uma barra que custa se calhar uns 15 € numa loja de ferramentas, que colocam na porta, pode evitar um assalto. Colocar película de segurança nos vidros pode evitar assaltos, se demorar demasiado tempo alguns intrusos começam a ficar nervosos e vão se embora. Colocar parafusos com pelo menos 7 centímetros que fixem a dobradiça à porta e à parede pode evitar que forcem a porta pelo lado das dobradiças com um pé de cabra. Uns pernos de segurança do lado das dobradiças poderá aumentar ainda mais a segurança porque mesmo que partam as dobradiças não conseguem empurrar pelo lado das dobradiças por causa do perno que entra pelo ombral da porta. Um ombral (parte em volta da porta) em ferro, aço ou titânio será muito melhor e mais seguro que em madeira ou alumínio! Até uma porta de madeira maciça com dobradiças com os tais parafusos de 7 cm ou mais e uma boa fechadura colocada (e a entrar por uma placa metálica que não permita que a madeira do lado de onde entra o trinco se parta) já pode ajudar... claro que se trouxerem a serra eléctrica ou uma arma, a porta de madeira não vai fazer grande diferença... mas qualquer obstáculo é melhor que nada!

    espero ter ajudado alguém.
    Concordam com este comentário:Jorge Santos - Faro
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Jorge Santos - Faro


    ganda nóia... levada ao exagero.
    como alguns foristas já disseram, há coisas que se podem fazer sem ser preciso muito dinheiro e sem dar tanto nas vistas: um circuito interno de vigilância sempre ligado ao smartphone, um alarme de intrusão, um cão de guarda, uma porta blindada, alarmes de abertura das janelas... e uma despensa cheia de mercearias e enlatados.
    mas sejamos realistas, em Portugal, que tipo de ameaças temos que nos levem a entrar em paranoia? Assaltos? Incêndios? somos um pais pacifico, não vivemos em perigo eminente de ataque nuclear ou de inimigos... isso é coisa de americanos que não têm mais nada de construtivo para fazer.
    por vezes, um bocadinho de terapia e exercício físico resolvem muita coisa :-) :-) :-)
  16.  # 116

    josexy, o seu tópico é interessante e foi criado com as melhores da intenções, eu acredito.
    mas se calhar, devia preocupar-se mesmo era com os "outros" ladrões que por aí andam, a ir à carteira de todos nós e a roubar, à descarada, todo o património e erário público e tudo o que nós portugueses, durante gerações, demoramos tanto a construir.
    esses sim, são os verdadeiros ladrões.
    pense nisto.
    Concordam com este comentário: jpvng
  17.  # 117

    Colocado por: fsilva106

    olhe que já há "por ai" uns imobilizadores que cortam o sinal de gps
    e também uns que cortam a frequência do telemóvel, logo o sistema não consegue comunicar

    a solçução para o carjacking já existe desde a decada de 80... é o KITT do Knight Rider, o carro andava sozinho, falava e dava saltos, era brutal


    Já há bloqueadores de frequência GSM (deve ser o que quer dizer), e sim de sistemas GPS, embora os mais modernos já não sejam tão fáceis de bloquear (GPS).
    Mas pode sempre ativar o bloqueio por frequência rádio que foi uma das sugestões dadas. E depois pode ter um sistema de localização por frequência rádio que se ativa de X em X tempo ou quando é mandado ativar (à distância).

    O Knight Rider também podia ser roubado e atacado pelos ácaros :P
  18.  # 118

    Colocado por: loverscoutapos tantos posts seus.... fico na duvida se devo apostar na segurança da casa.... ou se me devo proteger contra o estado....tal nao é a confusao deste post!
    Concordam com este comentário:Bricoleiro


    Aposte na segurança da casa, que isso pode fazer... se quiser, e se não tiver feito já.

    Quanto a proteger-se do estado, não se preocupe já que não poderá fazer grande coisa provavelmente.
  19.  # 119

    O amigo josexy já falou do acabamento ao nível superior dos muros de vedação feitos com vidro partido encastrado em massa de cimento?
  20.  # 120

    Colocado por: LuisPereiraEste post mostra o estado de paranoia em que certas pessoas vivem ou fazem querer parecer que vivem.

    Este estado de paranoia leva por vezes a trajédias que ouvimos todos os dias nas noticias ou leva por vezes a problemas de socialização.

    Viver em sociedade e num país democratico como o nosso obriga a ter uma mentalidade de aceitação, compreensão e tolerância.

    Não tenho qualquer problemas em deixar os portões abertos e as portas abertas de minha casa.
    Tenho CCTV e alarme instalado e é amis que suficiente.
    Não tenho problemas dos meus filhos brincarem na rua até tarde.

    Se já houve assaltos? sim já ocorrreu assaltos a casas, tentaram roubar o meu carro mas essas situações nao nos podem colocar prisioneiros e não nos podem fazer temer toda a sociedade...
    Concordam com este comentário:treker666,fsilva106,Bricoleiro,Zahir


    Sou pela prevenção.

    O tópico dá várias dicas e sugestões para melhorar a segurança.

    Alguns dizem que se "eles" quiserem entram sempre... pois bem, é uma idiotice... são os fatalistas, os preguiçosos, ou talvez até os intrusos que tentam instituir esse pensamento, porque se forem preguiçoso e nada fizerem para dificultar a vida aos intrusos, então eles poderão realizar a sua atividade criminosa com mais facilidade sem terem de se esforçar tanto.

    É tudo uma questão de oportunidade, dificuldade, risco e recompensa... podem tornar tão difícil que a malandragem desiste... em especial se não souber o que vai obter (Risco Vs. Recompensa).

    Já falei da minha avó, a casa ao lado dela costuma estar desocupada grande parte do ano, apesar do terreno exterior ser utilizado diariamente por outra pessoa para cultivo variado. Ora bem, à cerca de 2 anos foram por trás da casa, terão levantado o estore, penso que partido a janela, mas tinha uma daquelas portas de madeira que se usavam nas casas antigas para proteger as janelas... eles bem tentaram forçar, mas não conseguiram e acabaram por desistir, porque no outro dia quando a pessoa que trata do terreno deu pelo problema chamou a dona, e viram que tinham tentado forçar mas não conseguiram.
    Visto do lado de um derrotista mais valia deixar as janelas abertas... ou as tais portas de madeira seriam inúteis contra intrusos... o certo é que foi o suficiente para aquele(s)...que talvez conseguissem derrubar tal obstáculo, mas fariam tanto barulho que certamente a minha avó e outros vizinhos ouviriam o barulho e chamariam a polícia.
 
0.0419 seg. NEW