Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

Checa.

Sou checa mas tenho sentimentos!!!! hehehehe
    CHECA e com muito orgulho!
    Concordam com este comentário: Paramonte, branco.valter
  2.  # 122

Colocado por: TyrandeEh lá, o número de comentários que distorcem o post de uma pessoa, é de ficar parva...
    vamos lá ver se a gente se entende:
    Eu falei de estereótipos.... ESTEREÓTIPOS! Que, adaptados ou não à realidade, existem na sociedade!
    Nunca, em momento algum, disse que concordava com eles, tanto de um lado, como do outro.
    Tal como disse, no Brasil o meu pai sofria preconceito ás vezes porque o estereótipo é: "português é burro". Concordo com isso? Claro que não! É um conceito parvo e troglodita. Criou-se aquela conceito que toda a gente é como anos 20 que todo o português é agricultor analfabeto e prontos! Só me apetecia mandar pra PKP quando me vinham com essas piadinhas...
    Aqui o estereótipo que todo zuca é traficante/favelado. Corresponde à realidade? Claro que não! e só me apetece distribuir chapada quando vêm com essas insinuações..
    O problema é, que, nos dois casos (e não só, isto acontece no mundo todo), as pessoas são julgadas antes mesmo de se conhecer, pelos ditos estereótipos.
    depois, posteriormente, quando as pessoas têm um bocadinho de convivência uma com as outras, quebram-se os ditos cujos (ou às vezes confirmam-se). É tal como disse o Branco uns posts acima.
    mas que os estereótipos existem... existem! Quer gostemos/concordemos com eles ou não! E porque não gostamos/concordamos? Porque sabemos que são injustos e 99% das vezes não correspondem à realidade da esmagadora maioria da população.

se já houve gente que foi ao Brasil e foi maltratada? Acredito 100%! Eu já fui! O meu pai já foi!
    E aqui a minha mãe também já foi alvo de descriminação várias vezes!
    Isto dá para os dois lados.
    Mas em questões de percentagem, posso dizer que tive muitos mais casos desagradáveis, de forma descarada, aqui do que lá.

Que os tugas lá fora, DEPOIS DE ESTAREM A PRESTAR O TRABALHO, são tidos como trabalhadores competentes, não duvido, mas para isso enfrentaram o estereótipo de serem mão-de-obra barata vindo da periferia da Europa.
    Aqui ninguém está a questionar a competência de ninguém.. irra.

Mais..
    Concordo que o Azeite Pingo Doce é muito bom. É que o compro há mais de 6 anos... :) Dei o exemplo do PD porque é a marca mais barata, e mesmo assim tem qualidade excelente. Para terem noção de como o pessoal no Brasil ficava maravilhado com o raio do azeite, eu costumava levar frascos de azeite como lembrança aos familiares quando ia lá. A minha avó gostava tanto que comia azeite puro com pão...enfim...Agora a marca Gallo já exporta para lá. Um litro de azeite Gallo custa uma pequena fortuna (em reais).

Mais..
    Eu estudei numa escola pública, nomeadamente na escola E.B, 2, 3 Fernando Pessoa, em sta Maria da Feira. Acabei os estudos, se não me falha a memória, em 2003. E olhe que o inglês que tive foi muito bom. Apenas com o inglês da escola, conjugado com assistir cartoons na Cartoon Network, jogar joguinhos na Mega Drive e posteriormente com a vinda da Internet (ou seja, levar uma vida normal para uma criança/adolescente, nada que os jovens de hj não tenham acesso), falo, escrevo e percebo muito bem a língua. Também há, no entanto, pessoas que acabaram o ano lectivo comigo, e mal sabem dizer duas frases completas. Olhe, os livros foram os mesmos, a professora foi a mesma.. Talvez eles devessem ter assistido mais Swat Cats no Cartoon Network.. hehehe

Os japoneses que tive contato, até hj, não posso dizer que sejam nada amigáveis. São HIPER educados, cordiais, mas é sempre à distância de um braço. Eram sempre super-desconfiados. do tipo "diz lá o que queres e põe-te a andar".

Questão dos transportes públicos. Por acaso nunca fui ao Rio. Mas em todos os locais que vivi, sempre estive muito bem servida. Principalmente por autocarros.

Amanhã vou-me divertir a ver como é que de alguma forma estupenda algum ignóbil vai conseguir distorcer estas palavras, citando convenientemente enxertos deste post e afirmar que estou a ser xenófoba...
    Concordam com este comentário:branco.valter

Outraves Brasil?mas para que raio estamos a falar de um pais que não tem nada a ver com o assunto nem com a europa?
    • ceac
    • 13 agosto 2014

# 123

Colocado por: TyrandeEu falei de estereótipos.... ESTEREÓTIPOS! Que, adaptados ou não à realidade, existem na sociedade!
    Nunca, em momento algum, disse que concordava com eles, tanto de um lado, como do outro.

Colocado por: TyrandeEntre um português e um japonês..mil vezes o português.
    Entre um português e um brasileiro... mil vezes o brasileiro.

Eu, como referi, ha muito que estou fora de Portugal e muito provavelmente perdi as faculdades de compreensao da lingua Portuguesa... mas para quem nao concorda com estereotipos, isto e o que?

Note tambem que estou a colocar uma questao tendo por base palavras suas... nao estou a denegrir e muito menos a distorcer, apenas a questionar estes dois excertos.
  3.  # 124

Colocado por: ceac

Eu, como referi, ha muito que estou fora de Portugal e muito provavelmente perdi as faculdades de compreensao da lingua Portuguesa... mas para quem nao concorda com estereotipos, isto e o que?

Note tambem que estou a colocar uma questao tendo por base palavras suas... nao estou a denegrir e muito menos a distorcer, apenas a questionar estes dois excertos.

Está a citar duas questões completamente diferentes dos posts, em que uma trata de estereotipos, e outra a minha visão sobre a hospitalidade de cada povo. Mas já estou acostumada a neste fórum estes "cites" estratégicos...
  4.  # 125

Tyrande,

Ok, diga-me, esqueça essa sua visão sobre hospitalidade, até porque não deixa de ser um ponto (e Portugal tambem tem pontos menos favoraveis),
    no seu ponto de vista acha que Portugal é mau para viver?

Atenção: sem tentar encontrar ponto fracos ou até bons, viver de uma forma geral.
    • ceac
    • 13 agosto 2014

# 126

Colocado por: TyrandeEstá a citar duas questões completamente diferentes dos posts, em que uma trata de estereotipos, e outra a minha visão sobre a hospitalidade de cada povo. Mas já estou acostumada a neste fórum estes "cites" estratégicos...

Nao e estrategico, foram palavras suas e nao foram tiradas fora de contexto ja que continuamos a falar do mesmo.
    Como e que acha que nascem os estereotipos? Juntam-se umas 10 pessoas como voce e pronto... esta feito o estereotipo que os Brasileiros sao melhores que os Portugueses e que por sua vez estes sao melhores que os Japoneses.

Sera que e muito dificil de compreender que o estereotipo nasce e e perpetuado por nos proprios? Afinal de contas, mais ninguem esta a colocar todo um grupo de pessoas (Portugueses, Brasileiros ou Japoneses) em caixinhas baseado apenas na sua experiencia pessoal de pessoas dessa nacionalidade. Pessoas essas que nem tao pouco sao demonstrativas da sociedade de cada um dos paises.

Como eu disse anteriormente... tenho a certeza absoluta que existem pessoas fantasticas em todos os paises do Mundo... bem como tenho igual certeza que existem **** nesses mesmos paises. E para complicar ainda mais as coisas, as atitudes das pessoas nem tao pouco sao uniformes... Alguem que e muito bom nalguma situacao, pode comportar-se como um cabrao noutra. Tudo isto e tao subjectivo que se torna ridiculo (para nao dizer ignorante) catalogar um grupo (bastante grande por sinal) de pessoas com base na nacionalidade das mesmas.

No entanto, foi isso que fez, ou nao?
  5.  # 127

Colocado por: matrixTyrande,

Ok, diga-me, esqueça essa sua visão sobre hospitalidade, até porque não deixa de ser um ponto (e Portugal tambem tem pontos menos favoraveis),
    no seu ponto de vista acha que Portugal é mau para viver?

Atenção: sem tentar encontrar ponto fracos ou até bons, viver de uma forma geral.

Não, eu gosto bastante de viver em Portugal... se não gostasse já tinha emigrado (bem, isto dito da boca pra fora parece fácil..tecnicamente não é possível..por motivos profissionais... ou melhor, até seria possível se me saísse o Euromilhões para pagar indeminização ao Estado)...

Poderia não fazer tanto frio às vezes..mas paciência..hehehe.. 2 semanas de férias em Agosto jogadas fora porque o tempo estava uma me****..hehehe

Se Portugal é um mar de rosas? Todos nós sabemos que não! Tem N defeitos, mas também tem diversas vantagens. Só é pena que na conjuntura actual as desvantagens tenham aumentado consideravelmente...Foi o país onde cresci, onde tive a minha educação, onde tenho meus amigos e parte da minha família. Os meus rendimentos permitem-me ter uma vida minimamente digna, sem que tenha luxos, é certo, mas que consiga proporcionar algum conforto à minha família e honrar as minhas obrigações.

A olhar para o bolo todo, qual país que neste momento não atravessa a sua própria crise? Não há, a meu ver, nenhum país utópico para se ir viver. Pode haver países com uma situação actual mais favorável para prosperar na vida do que Portugal, mas prontos..

Bottom line is: sim, gosto de viver em Portugal. Poderei vir a gostar mais quando passar esta crise que pôs um peso tremendo em cima da classe média..
  6.  # 128

Como e que acha que nascem os estereotipos? Juntam-se umas 10 pessoas como voce e pronto... esta feito o estereotipo que os Brasileiros sao melhores que os Portugueses e que por sua vez estes sao melhores que os Japoneses.

Não, não foi isso que fiz.
    Eu nunca disse que os Brasileiros são melhores que os Portugueses, que por sua vez são melhores que os Japoneses.
    Eu disse que, na minha vivência, os brasileiros são mais HOSPITALEIROS que os portugueses, que por sua vez são mais hospitaleiros que os japoneses. é bem diferente de dizer que A é melhor que B, que por sua vez é melhor que C e alimentar ódios e confusões.

E isto para mim não é criar um estereótipo. é a minha opinião, baseada em experiências pessoais. Éum juízo de valor e não um juízo de facto.
    é quase como dizer que gosto mais de cerveja alemã do que de cerveja portuguesa (mentira, detesto cerveja), porque provei as duas e gostei mais de A do que B, e você dizer que eu estou a criar o estereótipo que a cerveja portuguesa não presta!!!

Não confundir alhos com bugalhos é importante...
  7.  # 129

cerveja portuguesa não presta

Voltamos á cerveja, de facto não é a melhor do mundo, mas bem melhor que a alemã, mas um bocado longe da Belga.
  8.  # 130

Para si pode ser,para mim nao..

Gostos não se discutem.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  9.  # 131

cada um que tire a sua conclusão mas como digo è este o reconhecimento do portugues la fora

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/portugues-que-e-portugues-trabalha-nas-obras-e-usa-bigode-1666511
  10.  # 132

tambem tem o filme gaiola dourada, retrata o Portugues lá fora
    • ceac
    • 15 agosto 2014

# 133

Colocado por: ins.Brunotambem tem o filme gaiola dourada, retrata o Portugues lá fora

Sinceramente, apos ver esse filme, acho que retrata muito bem o Portugues que emigrou ha uns 40 anos atras.
    Eu reconheci tios meus naqueles personagens... No entanto, sendo tambem emigrante nao me revi neles. Mas, ainda sou novo...
  11.  # 134

E sou mais velho tenho 66 anos, e nao me reconheço nesse filme
    Embora isso existisse, mas pergunto eu, e entao? o que é isso tem de mal ha 40 ou 50 anos quando; como o meu pai, e muitos outros como nos, fugiram da ditadura que havia nesse Pais!
  12.  # 135

Meus querido amigos...estou grato pela interação que se desenrolou em volta deste tópico,ainda ninguém se mostrou interessado. Mas no inicio eu disse que "não é o céu mas sempre da para ganhar o dia a dia",eu iniciei este trabalho com o intuito de na primeira opurtunidade conseguir algo melhor e com os respetivos documentos. Não é que hoje o dono da empresa me surpreendeu com a proposta de legalizar tratando do premi,e me ofereceu sociedade numa empresa paralela que quer iniciar, importação e venda de mármores e granitos e parquê portugueses, para colocar no mercado de construção aqui na Suiça, visto que ele conhece bastantes arquitetos que preferem este tipo de materiais.Eu ainda não referi que ele é italiano,logo não conhece o mercado produtivo em Portugal,como eu me apliquei a 100% nas tarefas que me pediram e mostrei o meu profissionalismo, honestidade e conhecimentos na área de trabalhos que desenvolvemos,(que é minha obrigação enquanto empregado na empresa)penso que por isso,viu em mim uma mais valia para seus projetos.No momento mudo o panorama,se esta proposta se desenvolver vou precisar de quem forneça mármore e granito cortado e pronto a aplicar(por projeto medidas e seleção de origem das pedras) assim com parquê de primeirissima qualidade.Se alguém quiser fazer uns negócios, aproveite e diga algo sobre o que apresento.OBS:Agora vou ver se 200 franquitos que me paga vai sofrer um aumentinho,tem lógica de ser...
    Vou dando noticias, entretanto, caros forenses, vão fazendo uns trocadilhos nos temas que tem sido abordados está interessante a prosa.Abraços e agradecido pelo interesse de postagem no tópico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: de jesus mendes

0.0275 seg. NEW