Checa.
Colocado por: TyrandeEh lá, o número de comentários que distorcem o post de uma pessoa, é de ficar parva...
vamos lá ver se a gente se entende:
Eu falei de estereótipos.... ESTEREÓTIPOS! Que, adaptados ou não à realidade, existem na sociedade!
Nunca, em momento algum, disse que concordava com eles, tanto de um lado, como do outro.
Tal como disse, no Brasil o meu pai sofria preconceito ás vezes porque o estereótipo é: "português é burro". Concordo com isso? Claro que não! É um conceito parvo e troglodita. Criou-se aquela conceito que toda a gente é como anos 20 que todo o português é agricultor analfabeto e prontos! Só me apetecia mandar pra PKP quando me vinham com essas piadinhas...
Aqui o estereótipo que todo zuca é traficante/favelado. Corresponde à realidade? Claro que não! e só me apetece distribuir chapada quando vêm com essas insinuações..
O problema é, que, nos dois casos (e não só, isto acontece no mundo todo), as pessoas são julgadas antes mesmo de se conhecer, pelos ditos estereótipos.
depois, posteriormente, quando as pessoas têm um bocadinho de convivência uma com as outras, quebram-se os ditos cujos (ou às vezes confirmam-se). É tal como disse o Branco uns posts acima.
mas que os estereótipos existem... existem! Quer gostemos/concordemos com eles ou não! E porque não gostamos/concordamos? Porque sabemos que são injustos e 99% das vezes não correspondem à realidade da esmagadora maioria da população.
se já houve gente que foi ao Brasil e foi maltratada? Acredito 100%! Eu já fui! O meu pai já foi!
E aqui a minha mãe também já foi alvo de descriminação várias vezes!
Isto dá para os dois lados.
Mas em questões de percentagem, posso dizer que tive muitos mais casos desagradáveis, de forma descarada, aqui do que lá.
Que os tugas lá fora, DEPOIS DE ESTAREM A PRESTAR O TRABALHO, são tidos como trabalhadores competentes, não duvido, mas para isso enfrentaram o estereótipo de serem mão-de-obra barata vindo da periferia da Europa.
Aqui ninguém está a questionar a competência de ninguém.. irra.
Mais..
Concordo que o Azeite Pingo Doce é muito bom. É que o compro há mais de 6 anos... :) Dei o exemplo do PD porque é a marca mais barata, e mesmo assim tem qualidade excelente. Para terem noção de como o pessoal no Brasil ficava maravilhado com o raio do azeite, eu costumava levar frascos de azeite como lembrança aos familiares quando ia lá. A minha avó gostava tanto que comia azeite puro com pão...enfim...Agora a marca Gallo já exporta para lá. Um litro de azeite Gallo custa uma pequena fortuna (em reais).
Mais..
Eu estudei numa escola pública, nomeadamente na escola E.B, 2, 3 Fernando Pessoa, em sta Maria da Feira. Acabei os estudos, se não me falha a memória, em 2003. E olhe que o inglês que tive foi muito bom. Apenas com o inglês da escola, conjugado com assistir cartoons na Cartoon Network, jogar joguinhos na Mega Drive e posteriormente com a vinda da Internet (ou seja, levar uma vida normal para uma criança/adolescente, nada que os jovens de hj não tenham acesso), falo, escrevo e percebo muito bem a língua. Também há, no entanto, pessoas que acabaram o ano lectivo comigo, e mal sabem dizer duas frases completas. Olhe, os livros foram os mesmos, a professora foi a mesma.. Talvez eles devessem ter assistido mais Swat Cats no Cartoon Network.. hehehe
Os japoneses que tive contato, até hj, não posso dizer que sejam nada amigáveis. São HIPER educados, cordiais, mas é sempre à distância de um braço. Eram sempre super-desconfiados. do tipo "diz lá o que queres e põe-te a andar".
Questão dos transportes públicos. Por acaso nunca fui ao Rio. Mas em todos os locais que vivi, sempre estive muito bem servida. Principalmente por autocarros.
Amanhã vou-me divertir a ver como é que de alguma forma estupenda algum ignóbil vai conseguir distorcer estas palavras, citando convenientemente enxertos deste post e afirmar que estou a ser xenófoba...Concordam com este comentário:branco.valter
Colocado por: TyrandeEu falei de estereótipos.... ESTEREÓTIPOS! Que, adaptados ou não à realidade, existem na sociedade!
Nunca, em momento algum, disse que concordava com eles, tanto de um lado, como do outro.
Colocado por: TyrandeEntre um português e um japonês..mil vezes o português.
Entre um português e um brasileiro... mil vezes o brasileiro.
Colocado por: ceac
Eu, como referi, ha muito que estou fora de Portugal e muito provavelmente perdi as faculdades de compreensao da lingua Portuguesa... mas para quem nao concorda com estereotipos, isto e o que?
Note tambem que estou a colocar uma questao tendo por base palavras suas... nao estou a denegrir e muito menos a distorcer, apenas a questionar estes dois excertos.
Colocado por: TyrandeEstá a citar duas questões completamente diferentes dos posts, em que uma trata de estereotipos, e outra a minha visão sobre a hospitalidade de cada povo. Mas já estou acostumada a neste fórum estes "cites" estratégicos...
Colocado por: matrixTyrande,
Ok, diga-me, esqueça essa sua visão sobre hospitalidade, até porque não deixa de ser um ponto (e Portugal tambem tem pontos menos favoraveis),
no seu ponto de vista acha que Portugal é mau para viver?
Atenção: sem tentar encontrar ponto fracos ou até bons, viver de uma forma geral.
Como e que acha que nascem os estereotipos? Juntam-se umas 10 pessoas como voce e pronto... esta feito o estereotipo que os Brasileiros sao melhores que os Portugueses e que por sua vez estes sao melhores que os Japoneses.
cerveja portuguesa não presta
Para si pode ser,para mim nao..
Colocado por: ins.Brunotambem tem o filme gaiola dourada, retrata o Portugues lá fora