Iniciar sessão ou registar-se
    • avf
    • 13 agosto 2014

# 1

Ok, já fiquei mais ou menos orientada que terei ter um bom arquitecto para me definir o prejecto e áreas de construção de acordo com o que quero gastar.
    Já agora recomendam algum arquitecto bom na área de setúbal/montijo/alcochete que me faça este milagre.
    Confesso meus caros que no início comecei a ficar assustada com valores que me indicaram mas agora vejo uma luzinha ao fundo do túnel.
    Tenciono também ser eu a escolher os materiais, se bem que sei que terei ter tempo e paciência para isso, e adjudicar projetos de especialidade a quem mos faça mais barato, tenho alguns amigos que poderão fazer de eletricidade, e afins...penso com isso poder poupar algo. Quanto à piscina não se faz agora, faz-se depois... Do piso radiante é que não abdico, e sei que irei gastar uns trocos, mas prefiro isso a investir em ar condicionado.
    Obrigada a todos pelos contributos.
    • alc
    • 13 agosto 2014

# 2

Mas ñ tenha ilusões e pense que vai fazer uma casa com 600m2 com 250mil€!!

Boa sorte com a construção ;)

Já agora, olhe que milagres só em Fátima, e mesmo aí............
  1.  # 3

Não são os projectos de especialidade que lhe vão dar cabo do orçamento.

Tenha um arquitecto que lhe faça a casa que quer para o orçamento que quer e depois tenha tudo muito bem documentado...
    Tenha especial atenção ás 4 maiores parcelas que serão Pedreiro, trolha carpintaria e caixilharia. Em especial nestas tenha mapas de quantidades e tudo bem definido antes de iniciar a construção. Só assim pode garantir que nao vai ultrapassar o orçamento.
    Guarde uns 10% do orçamento para os imprevistos...
    Se pretende gastar 200 mil peça para fazer uma casa por 180 mil!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: avf
    • avf
    • 13 agosto 2014 editado

# 4

ALC, nunca disse que iria fazer uma casa com 600m2 por esse valor.
    Aliás comecei logo por referir que secalhar áreas estariam exageradas, dado que sou uma leiga nesta matéria, e que para isso preciso orientação de um bom arquitecto... Pois posso muito bem fazer a mesma casa com os mesmo quartos e sala e afins com menos área, percebe?
    Confesso que vim a este fórum para me aperceber da realidade e saio muito desmotivada... pensei sair daqui orientada, mas confesso sair ainda mais desorientada, mas ainda assim agradeço a colaboração.
    Muito obrigada a todos...em especial a quem me chamou a atenção para pequenos pormenores como luis pereira, irei ter atenção a isso, não tenha dúvida, muito obrigada.
    Lanço novamente o repto de indicação de um bom arquitecto na área de setúbal/montijo/alcochete????
    • alc
    • 13 agosto 2014

# 5

Não precisa ficar chateada, só lhe estão a tentar alertar para o facto de se quiser uma casa grande e com boa qualidade, isso poderá ficar muito caro. Apenas isso!!
    Eu também estou a começar a fazer casa, e quando comecei a frequentar o forum também estava como a "avf" está neste momento, percebe?

Só para lhe dar um exemplo, em 2012 quando comecei a pensar em fazer casa, fui ao arquiteto e disse o que queria, então era:
    -Cave com 60m2;
    -Rés do chão com escritorio, lavandaria, cozinha, sala de estar (tudo com dimensões acima da média);
    -1º andar com 4 quartos, o mais pequeno com 15m2.

Projeto de arquitetura feito, para me precaver fui pedir 3 orçamentos a 3 empresas diferentes para ver por alto o valor da construção.
    Resultado, teve de ser feito uma reestruturação na casa toda, passando a ser apenas de dois pisos e com dimensões mais reduzidas.

Não leve a mal quem lhe diz que a construção anda a 800 ou 900€ o metro, quem lhe diz isso está mais à vontade no assunto do que eu e do que a "avf", e tudo o que é dito e aconselhado é para o seu bem ;) para depois ñ ter surpresas como eu tive.

Mais uma vez lhe desejo boa sorte, porque eu também vou precisar muito dela ;)
    • alc
    • 13 agosto 2014 editado

# 6

Outra coisa que lhe aconselho, quando for tratar do projeto (arquitetura e especialidades) fale também na parte da Fiscalização e Plano de segurança, para ñ lhe acontecer o que me aconteceu!!

Para levantar a licença precisava destes termos de responsabilidade, liguei para o gabinete e disseram-me "á e tal isso ñ estava incluido no orçamento". E depois tive de contratar estes serviços à parte, e olhe que ñ fica nada barato!!
    Tenha muita atenção nisso ;)
    • avf
    • 13 agosto 2014

# 7

ALC,
    Não fiquei chateada, apenas desmotivada, e secalhar compreende o que sinto, porque deve ter passado pelo mesmo.
    Quero muito construir a minha casa, e sinto entraves de todos os lados percebe?
    Até porque já fui ver inúmeras moradias na minha zona, que são apenas em condominios fechadas e geminadas e confesso que não me agradam e acho os preços exorbitantes para as áreas e espaços que têm.
    Se não é indiscrição, em que zona está a fazer a sua moradia? e ficou apenas com 2 pisos? abdicou da cave? optou por garagem? e a área total de construção será de quanto e qual o valor que vai despender no total?
    E as surpresas que fala foram ao nível valores?
    Desculpa tanta pergunta, mas por vezes falar com alguém que passa pelo mesmo ajuda.
  2.  # 8

Não desanime...

Construir uma casa é muito caro e vai consumir muito tempo... É preciso ter uma paciência!!!

Pode ter uma ideia da casa que construi... não tem 600m2 mas tem 200m2 e pode ver que as areas são muito boas...
    http://picasaweb.google.com/lmcamoes/CasaLA#

As fotos nao estão actualizadas, a casa está terminada mas pode tambem ver nos meus topicos...

Com algum engenho, paciencia consegue-se!
    Concordam com este comentário: avf
  3.  # 9

Eu conheço alguns arquitectos na zona de setubal (estou a construir lá casa).
    Envie mensagem caso pretenda que eu depois ja respondo com os contactos.
    O meu é de Lisboa e recomendo que não se limite apenas a zona de setubal
  4.  # 10

Cara avf,

Terminámos há pouco tempo o projecto para uma moradia a construir na Verdizela, Seixal, com traço tradicional com as áreas brutas de construção de:

Cave ( arrumos e zona técnica ) - 147.32 m2

Piso 0 - 147.32 m2 ( hall, sala, cozinha, sala, WC, escadas, quarto, escritório )

Piso 1 - 133.27 m2 ( 4 suites, tendo uma closet )

Garagem - 30 m2

O cliente está a receber orçamentos dos empreiteiros a rondar os 260 000 a 290 000 euros + IVA.

[pub]Estamos disponíveis para lhe darmos uma cotação para a elaboração dos vários projectos, arquitectura, especialidades bem como acompanhamento da obra.
    Poderá ver algum do nosso trabalho ao longo de mais de 15 anos de actividade em www.gabineteop.com ou mesmo aqui no tópico https://forumdacasa.com/discussion/26146/1/gabinete-op-arquitectura-e-engenharia/[/pub]

Estamos em Brejos de Azeitão mas projectamos para todo o país.

www.gabineteop.com
    Concordam com este comentário: avf
    • alc
    • 13 agosto 2014

# 11

Colocado por: avfALC,
    Não fiquei chateada, apenas desmotivada, e secalhar compreende o que sinto, porque deve ter passado pelo mesmo.
    Quero muito construir a minha casa, e sinto entraves de todos os lados percebe?
    Até porque já fui ver inúmeras moradias na minha zona, que são apenas em condominios fechadas e geminadas e confesso que não me agradam e acho os preços exorbitantes para as áreas e espaços que têm.
    Se não é indiscrição, em que zona está a fazer a sua moradia? e ficou apenas com 2 pisos? abdicou da cave? optou por garagem? e a área total de construção será de quanto e qual o valor que vai despender no total?
    E as surpresas que fala foram ao nível valores?
    Desculpa tanta pergunta, mas por vezes falar com alguém que passa pelo mesmo ajuda.

Eu antes de pensar em construir tqmbém andei a ver moradias geminadas, e andava tudo na casa do 230/240m€, e como tinha terreno decidi e fazer a minha própria moradia isolada.
    Mas também tinha a ilusão no inicio de fazer uma casa grande, toda XPTO, mas isso passou-me quando comecei a perceber que isso me ía ficar muito caro, e como nesta altura os €€€ ñ abundam, decidimos fazer uma casa mais pequena, e termos na mesma boa qualidade de vida (poder sair, ir jantar fora, ir de férias, dar uma boa educação aos pequenotes....).

Vou construir em Vila do Conde, é certo que o terreno ñ é grande, mas chega bem, e depois quanto maior fora a casa, mais cara fica a construção, mais se gasta depois a mobila-la, há mais para limpar, já nem para falar depois no IMI!!!

Decidimos retirar a cave, abdicar do escritório, e passamos a garagem para o rés do chão.

Para ter um ideia, este era a minha "primeira casa", tinha uns 330m2, e os orçamentos andavam acima dos 200m€, é claro que com derrapagens ia sempre subir
      render02_a86_joao e ana luisa.jpg
    • alc
    • 13 agosto 2014

# 12

+
      render03_a86_joao e ana luisa.jpg
    • alc
    • 13 agosto 2014 editado

# 13

+
      render04_a86_joao e ana luisa.jpg
    • alc
    • 13 agosto 2014 editado

# 14

+
      render05_a86_joao e ana luisa.jpg
    • alc
    • 13 agosto 2014 editado

# 15

Na altura fiquei bastante triste e desiludido em ter que alterar o projeto, porque adora a casa, mas os €€€€€ falaram mais alto.

Então depois as alterações ficou assim (dentro das mesmas linhas, mas bem mais pequena):
      R01_a86_joao e ana luisa_abril 2012_com telheiro.jpg
    • alc
    • 13 agosto 2014

# 16

+
      R06_a86_joao e ana luisa_abril 2012_com telheiro.jpg
    • avf
    • 13 agosto 2014

# 17

ALC,
    A sua casa é girissima... adoro, diz que tem 200m área construção? Em quanto ficou se não é indiscrição?
    Também concordo consigo quando diz que temos continuar a ter qualidade de vida... Não podemos viver para a casa... Vou reformular áreas e fazer algo bem mais pequeno...
    Obrigada pela partilha... ;)
  5.  # 18

Tem ai o gabineteOP Que é dessa zona e vai ficar bem servida de certeza
    Concordam com este comentário: xana, avf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gabinete OP, avf
    • alc
    • 13 agosto 2014

# 19

Colocado por: avfALC,
    A sua casa é girissima... adoro, diz que tem 200m área construção? Em quanto ficou se não é indiscrição?
    Também concordo consigo quando diz que temos continuar a ter qualidade de vida... Não podemos viver para a casa... Vou reformular áreas e fazer algo bem mais pequeno...
    Obrigada pela partilha... ;)

Obrigado pelo elogio :)
    A casa ainda ñ está construída, vou começar agora, já tenho o desaterro feito, a parte de pedreiro começa agora em Setembro.

Área de construção
    -Piso 0: 151,21m2
    -Piso 1: 85,37m2
    -Total: 236,58m2
    -Total c/telheiro: 271,85m2

Área util

-Piso 0: 100,89m2
    -Piso 1: 60,01m2
    -Total: 160,09m2
  6.  # 20

Colocado por: alc

Obrigado pelo elogio :)
    A casa ainda ñ está construída, vou começar agora, já tenho o desaterro feito, a parte de pedreiro começa agora em Setembro.

Área de construção
    -Piso 0: 151,21m2
    -Piso 1: 85,37m2
    -Total: 236,58m2
    -Total c/telheiro: 271,85m2

Área util

-Piso 0: 100,89m2
    -Piso 1: 60,01m2
    -Total: 160,09m2
    Estas pessoas agradeceram este comentário:avf

Por alto quanto espera gastar na moradia e depois na moradia+tudo o resto (licenças, arranjos, alrquitecto, etc)?

0.0273 seg. NEW