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  1.  # 501

    Colocado por: NostradamusAquela hora extra vale bem os 5 ou 10€ de portagens, principalmente quando é para aproveitar o fim de semana em conjunto.
    No meu caso são sensivelmente 40 euros/fim de semana. Não tenho filhos ainda e por isso não consigo avaliar se vale ou não a pena. Mas acho um roubo. Mais facilmente engulo o sapo pela questão da segurança do que por achar que em termos de valor compensa.

    Posso concordar com a poupança dos pneus e do desgaste, mas no combustível, não de todo. A não ser que faça a AE toda a 90km/h, mas já sabemos que não o vamos fazer. Talvez para carros mais potentes compense, não sei.
    Já fiz a média e consumos imensas vezes Barreiro-Cantanhede, por Nacionais e AE, e gasto muito menos pelas nacionais. Mas lá está dependerá muito do carro e da condução.

    O estupido do valor das portagens ser tão alto é que empurra os camiões todos para a IC2, não fora isso e a nacional até seria uma estrada relativamente segura. A idiotice disto tudo, é que o desajuste das portagens é tal que as empresas de transporte consideram que compensa perder 1 h ou 2h a mais na nacional.
    Concordam com este comentário: RCF, pguilherme
    • eu
    • 5 dezembro 2022

     # 502

    Colocado por: HAL_9000Talvez para carros mais potentes compense, não sei.


    Já tive muitos carros diferentes, a gasolina e gasóleo, e em todos eles, a partir de 80 Km/h, o consumo subia de forma quase exponencial com a velocidade.

    Talvez agora existam carros que gastam menos combustível quando maiores forem as forças de atrito aerodinâmicas.
  2.  # 503

    Colocado por: eu

    Já tive muitos carros diferentes, a gasolina e gasóleo, e em todos eles, a partir de 80 Km/h, o consumo subia de forma quase exponencial com a velocidade.

    Talvez agora existam carros que gastam menos combustível quando maiores forem as forças de atrito aerodinâmicas.


    Nada disso... onde se gasta menos é mesmo na banda 70/90 km/h
    • RCF
    • 5 dezembro 2022

     # 504

    Colocado por: HAL_9000Posso concordar com a poupança dos pneus e do desgaste, mas no combustível, não de todo. A não ser que faça a AE toda a 90km/h, mas já sabemos que não o vamos fazer. Talvez para carros mais potentes compense, não sei.
    Já fiz a média e consumos imensas vezes Barreiro-Cantanhede, por Nacionais e AE, e gasto muito menos pelas nacionais. Mas lá está dependerá muito do carro e da condução.

    Também já fiz essa experiência e é mesmo assim. Gasta-se um bocado menos de combustível. E isto mesmo fazendo a AE sem ser a velocidades muito elevadas. Basta fazer a AE a 120/130 Km/H para se gastar mais do que pela IC2.
    E ainda há um outro facto curioso - pela AE, entre Lisboa e Coimbra, fazem-se mais alguns Km do que pelo IC2. Creio que a diferença andará à volta de meia dúzia de Km a mais. A AE faz uma volta significativa para passar por Fátima.
  3.  # 505

    Sobre o consumo dos carros em AE e usar a AE...

    Tenho somente VEs... e quando vou ou venho de Lisboa, raramente uso a AE, só mesmo "obrigado" pela família...
    Ganhar uns meros 10min e menos 1,5km (ok, em hora de ponta um pouco mais devido ao trânsito na Venda do Pinheiro) e pagar 1,20€ (troço Malveira/Loures) para quem tem um VE isso representa 80km em estradas nacionais ou uns 60km em velocidade de AE.
    Ou seja, económicamente para quem tem VE não faz muito sentido e em alguns troços ainda menos.
    Claro que também há que goste de pegar na AE e só parar no destino... eu não, nunca fui assim, e portanto, prefiro gastar o dinheiro da AE e gastas com a familia numa refeição :-)

    Sobre a segurança em AE ser maior do que fora, diria antes que é uma falsa segurança.
    E sim, já apanhei sustos tanto em AE como fora.
  4.  # 506

    Eu quando uso a AE não costumo passar dos 110 / 120 ultimamente, faço uma viagem tranquila e de acordo com o CB o consumo fica-se logo abaixo dos 5l/100, se passar para a faixa dos 130/140 o consumo aumenta em mais de 1 litro. Obviamente que o meu exemplo não será exemplo para muitos pois o meu carro é aerodinamicamente um tijolo sobre rodas com um motor que a 90Km/h vai um pouco acima das 2K rpm. Os truques que uso para poupar combustível, para além da velocidade, são não ultrapassar as 2k rpm antes do motor atingir a temperatura ideal e não ultrapassar as 3k rpm em viagem normal, salvo exceções como para ultrapassar. Os percursos que faço de AE (portajada) se for em modo mais rápido acabo por gastar o dobro do combustível e não é por isso que chego em metade do tempo, ou algo que o valha, depois, já passei essa fase de andar com pressa.
    No principio do ano o meu carro quase gastava mais em portagens que em combustível para o mesmo percurso portajado.
    • RCF
    • 5 dezembro 2022

     # 507

    Colocado por: Vítor MagalhãesNo principio do ano o meu carro quase gastava mais em portagens que em combustível para o mesmo percurso portajado.

    Sim, as portagens em Portugal são estupidamente caras. E não é tanto pelo que se paga por Km, mas pela quantidade de estradas portajadas e sem alternativas.
    Por exemplo, pagar portagem na A1, até me parece aceitável e aos valores que se pagam. O pior é também pagar em todas as outras...
    Até há uns anos, na viagem Lisboa/Guarda pagava-se portagem apenas entre Lisboa e Torres Novas. Depois, na agora A23 não se pagava e, por isso, o que se pagava de portagem entre Lisboa e Guarda era um valor perfeitamente aceitável. Agora, já não é.
    • RCF
    • 5 dezembro 2022

     # 508

    Colocado por: mafgodSobre a segurança em AE ser maior do que fora, diria antes que é uma falsa segurança.

    Isso já não... o risco de colisão frontal é incomparável num AE e fora dela. Tal como o risco de colisão com uma viatura que acede à estrada
    Concordam com este comentário: ruicarlov, IronManSousa, pkasa
  5.  # 509

    Colocado por: HAL_9000A não ser que faça a AE toda a 90km/h, mas já sabemos que não o vamos fazer. Talvez para carros mais potentes compense, não sei.

    Não é tanto pela potência, mas pela aerodinâmica, o rácio de caixa na banda mais eficiente do motor, a própria eficiência do motor, não esquecendo também que a energia aumenta quadraticamente com o aumento de velocidade.

    Ou seja, a velocidade onde o consumo é mais eficiente nunca é muito elevada.
    Posto isto, talvez seja menos notória a diferença entre 100 e 120 km/h em AE, do que em nacionais ou locais, com semáforos, rotundas, transito, etc, que impede circular de forma constante à vel mais eficiente.

    Colocado por: mafgode quando vou ou venho de Lisboa, raramente uso a AE, só mesmo "obrigado" pela família...
    Ganhar uns meros 10min e menos 1,5km (ok, em hora de ponta um pouco mais devido ao trânsito na Venda do Pinheiro) e pagar 1,20€ (troço Malveira/Loures) para quem tem um VE isso representa 80km em estradas nacionais ou uns 60km em velocidade de AE.

    No seu caso, para esse troço, talvez a AE não traga vantagens e tenha uma secundária em bom estado e sem trânsito. Mas não é sempre assim.

    Colocado por: mafgodOu seja, económicamente para quem tem VE não faz muito sentido e em alguns troços ainda menos.
    Claro que também há que goste de pegar na AE e só parar no destino... eu não, nunca fui assim, e portanto, prefiro gastar o dinheiro da AE e gastas com a familia numa refeição :-)

    Depende do objectivo.
    Se tiver tempo e quiser passear, o destino não importa tanto. Aliás, muitos passeios são escolhidos pelas estradas, quer de mota, quer em carro de passeio. Aqui sim, por lazer, o trajecto será uma boa parte da diversão e os restaurantes idem.

    Agora, se tiver me deslocar por necessidade, prefiro um trajecto mais directo e fluido, mesmo que seja um pouco mais longo.
    A economia não é só do combustível, mas também do tempo de cada um.

    Se tiver mau tempo, ou for de noite e a malta está cansada, etc, mesmo em passeio não me choca terminar ou regressar pela AE, até porque exige menor carga cognitiva conduzir em AE do que nas nacionais.

    Colocado por: mafgodSobre a segurança em AE ser maior do que fora, diria antes que é uma falsa segurança.
    E sim, já apanhei sustos tanto em AE como fora.

    Até pode apanhar um susto na cama antes de se levantar :P

    A AE peca, sobretudo a baixa velocidade, pela monotonia que pode induzir em sono.
    Tirando isso, um piso normalmente bastante superior, faixas mais largas, escapatórias, transito num só sentido, e várias faixas de rodagem, iluminação, são aspectos muito importantes para a segurança, que é significativamente superior às estadas nacionais.

    Só as manobras de ultrapassagem nas nacionais (feitas por nós ou pelos outros) são arriscadas.
    Depois há intersecções, falta de sinalização vertical ou no próprio piso, etc, etc, que tornam estas estradas mais perigosas.

    Aliás, pode consultar a seguinte informação: https://www.pordata.pt/portugal/acidentes+de+viacao+com+vitimas+total+e+por+tipo+de+via+++continente-3094

    As estradas nacionais e municipais têm 4.3x mais acidentes do que nas AE.
  6.  # 510

    boa tarde a todos

    afinal já descobri a razão de ser dos tais 11.50 €, é a anuidade do identificador, portanto não se tratou de nenhuma cobrança automática de estacionamento.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, Vítor Magalhães
  7.  # 511

    Colocado por: RCFPor exemplo, pagar portagem na A1, até me parece aceitável
    Acha aceitavel uma viagem de ida e volta Barreiro-Cantanhede custar 38.50 euros em portagens?

    Quando a alternativa é o IC2 e a N109 ambas em péssimas condições. A falta manutenção nestas duas estradas, tendo em conta o transito que têm, devia configurar crime.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
    • RCF
    • 6 dezembro 2022

     # 512

    Colocado por: HAL_9000Acha aceitavel uma viagem de ida e volta Barreiro-Cantanhede custar 38.50 euros em portagens?

    Quando a alternativa é o IC2 e a N109 ambas em péssimas condições.

    Bem melhores do que as alternativas que existem à A23, A 24 e A 25...
    Para além de que a A1 tem muito mais trânsito do que estas que acabei de referir e serve zonas com rendimentos mais elevados
  8.  # 513

    Hum
    Qt pior estiverem as estradas, mais irão facturar as concessionárias das Auto Estradas
    Quando pior estiverem os cuidados de saúde, mais irão facturar os privados, uma boa parte ligados aos bancos e seguradoras.
    Educação idem
    A dúvida que me assombra, é quais são os propositos das circunstâncias....
    • Iko
    • 6 dezembro 2022

     # 514

    E dizem que é suposto os governos de esquerda favorecem a população e as empresas públicas, mas o que PS tem feito parece que é acabar com tudo e privatizar tudo.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  9.  # 515

    Em Coimbra estão a destruir o Hospital dos Covões que serve toda a malta da margem sul do Mondego, ao mesmo tempo que hospitais privados nascem como cogumelos.

    Coincidências.
  10.  # 516

    Colocado por: NostradamusEm Coimbra estão a destruir o Hospital dos Covões que serve toda a malta da margem sul do Mondego, ao mesmo tempo que hospitais privados nascem como cogumelos.
    Totalmente de acordo. Ainda hoje não percebo o propósito da reestruturação que fizeram do CHUC, a não ser que o objetivo seja beneficiar os hospitais privados que começaram a despontar por lá nos últimos anos.
  11.  # 517

    Colocado por: RCFBem melhores do que as alternativas que existem à A23, A 24 e A 25...
    Para além de que a A1 tem muito mais trânsito do que estas que acabei de referir e serve zonas com rendimentos mais elevados
    É um facto, mas ainda assim este preço não deveria ser aceitável, fica a cerca de 8 cent/km. Ainda gostava de saber em quantos países da europa se paga de Portagem 8 cent/km, e qual é o esforço que isso representa tendo em conta a paridade de poder de compra.
    • eu
    • 6 dezembro 2022

     # 518

    Em paridade de poder de compra, devemos ter as portagens mais caras da Europa, de longe !

    E não são só as portagens...

    Somos um País miserável, com custos de País rico.
  12.  # 519

    Colocado por: IkoE dizem que é suposto os governos de esquerda favorecem a população e as empresas públicas, mas o que PS tem feito parece que é acabar com tudo e privatizar tudo.
    Concordam com este comentário:Nostradamus


    Há quanto tempo ando a dizer isso... alguém duvida que os xuxalistas estão a acabar com o que de bom tem este país?
  13.  # 520

    Colocado por: taunus

    Há quanto tempo ando a dizer isso... alguém duvida que os xuxalistas estão a acabar com o que de bom tem este país?


    Colocado por: IkoE dizem que é suposto os governos de esquerda favorecem a população e as empresas públicas, mas o que PS tem feito parece que é acabar com tudo e privatizar tudo.
    Concordam com este comentário:Nostradamus

    Não sou a favor desta maioria PS.. mas também não tenho saudades nenhumas das coligações PSD-CDS


    Em relação à via verde, não percebo o porquê de tanto ódio a algo que é opcional.
    As nossas estradas em Portugal não são as melhores certamente.. mas por essa Europa fora também são miseráveis e em países com mais condições.
 
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