Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 561

Colocado por: SirruperUm gajo vai ao banco e reclama das comissoes de manutencao. E o argumento dele é ter 100k no banco. O bancario responde-lhe. Entao o Senhor pq tem 100k nao deveria pagar nada? E o cliente que vive do salario minimo deve pagar entao porque nao tem dinheiro?

Pode sempre aderir à conta de serviços mínimos como você falou, tendo 100k ou 5.
    • FFAD
    • 8 dezembro 2022

# 562

felizmente há concorrência e eu também mudei o Santander dar uma volta.

Azaruxoo
    • AMG1
    • 8 dezembro 2022

# 563

Colocado por: HAL_9000Claro que compreendo. Sei exatamente porquê que isto funciona assim. Só que estas situações fazem-me pensar que o mundo funciona todo ao contrário:
    - O valor das comissões fariam diferença a alguém com rendimentos baixos, e que por isso não movimenta grandes quantias de dinheiro no banco.
    - O valor das comissões é completamente irrelevante para os ditos clientes "select".

E contudo, as comissões são isentadas a quem? Eu percebo os fundamentos económicos que levam a essa decisão. Mas se pensar em termos da vida em comunidade, em que deveríamos almejar o melhor para todos, e não potenciar apenas o bem de alguns, isto está tudo errado.

Quanto aos 5 maiores bancos " concentram mais de 90% do negócio", não vejo qual a estranheza. Pois se estão estabelecidos há muito mais tempo, estranho era se assim não fosse. Mais uma vez só reforça, que esses bancos cobram as comissões, porque as podem cobrar, e não porque sem elas teriam prejuízo.

Isto das comissões naoe parece que seja assim tão simples como vejo por aqui.

Os bancos tem obrigatoriamente o preçário para cada serviço publicado, inclusive no BdP onde até existe um comparador de comissões onde os clientes podem ver em que banco a operação que querem fazer fica mais barata.
    Nos bancos que conheço nenhum tem descontos publicados para clientes especiais, o que eventualmente aye nem teria cobertura legal. Em regra esses descontos existem para os clientes que tem alguma capacidade negocial decorrente da relação que mantém com o banco e obvimente da rentabilidade que aportam com essa relação. Por estas razões posso garantir-lhe que o numero de clientes particulares que usufrui de descontos são poucos e quase sempre so acontece em operações especificas, ou seja nao há um cliente particular que só porque tem um depositos de 100k ou qualquer outro valor tem automaticamente um desvonto em todas as operações. Apesar de haver mais gente a dizer que tem, o que na verdade nao tem. Mas adiante.

Os clientes particulares têm ainda disponivel as contas de serviços minimos, que ja têm uma dimensao significativa, e que incluem um conjunto de serviços basicos sem qualquer comissão. Nalguns bancos, esse pacote de serviços até vai muito para além do obrigatório, mas não é por caridade ou altruísmo mas porque nalgumas situações e melhor equiparar a precários especificos que os bancos tem (contas pacote) do que estar a criar mais regras.

No segmento de empresas a situação ja é diferente. Aí há mais negociação, porque também há muito mais negocio e mais rentável. Veja um exemplo, se nenhum fornecedor vende bens ou servicos as empresas da grande distribuição a nao ser a preço negociado, porque razão não haveria de ser assim com os serviços bancários. Ainda por cima sao as empresas que mais consomem serviços, nao são os particulares que na maioria das situações se limitam à utilização dos cartoes e algumas transferências, quase sempre das mais simples e baratas.
    Porque razão e que pensa que os bancos que mencionou estão essencialmente presentes no segmentos de particulares?

Claro que os bancos cobram comissoes porque podem. Aliás existem servicos onde estão proibidos de as cobrarem e nouttos casos estão até limitadas por lei.
    Agora o mercado bancário, apesar de ser dos mais regulados (resta saber se bem) que existe, óbviamente que existe margem concorrem uns com os outros, senão bastava haver um. Agora o Hall connhece algum negócio em que os fornecedores dos bens ou dos servicos nao possam ter uma margem de lucro?
    Então porque razão os bancos nao hão-de poder ter esse margem, que naturalmente é tão grande quanto a lei e a concorrencia o permita?
    Depois existem alternativas, o cliente pode sempre ir onde entende que paga menos ou é melhor servido.
    Agora convém termos presente que os clientes dos bancos nao sao todos digitais e os restantes tambem precisam de ser servidos e nao o podem ser pelos bancos de exclusivamente digitais.
    Se só existissem bancos digitais, com custos baixos e consequentemente também comissoes baixas, havia muita gente em Portugal que nao conseguia ter acesso a esses serviços. Sabe que a grande diferença está exatamente nisso, ou seja os bancos digitais são so isso mesmo, mas os tradicionais são também digitais e nalguns casos com uma panóplia de serviços em ambiente digital mais vasta do que os ditos digitais.

Ja agora os 5 maiores tem 90% do negócio nao e por serem os mais antigos (o BCP p.e. é bemais recente do muitos dos outros). A razão e porque tem práticamente 100% do negocio de empresas em que os serviços tem uma dimensão muito superior ao dos particulares.
  2.  # 564

Colocado por: AMG1Por estas razões posso garantir-lhe que o numero de clientes particulares que usufrui de descontos são poucos e quase sempre so acontece em operações especificas,
    Óbvio que tem a ver com capacidade negocial. Posso relatar um caso que conheço das minhas relações particulares. Um casal de docentes Universitários, conseguiu este ano um CH para uma casa de férias com taxa fixa de 0.6 (spread incluido) por um prazo de 20 anos. Não são propriamente magnatas, ainda que tenham património que provavelmente cobriria o valor pedido 2x, contudo conseguiram ter poder negocial para estas condições.
    Se o banco as publicita? Não obviamente. Mas pratica-as para alguns clientes.
    Depois há clientes e clientes. Quem não se lembra por exemplo que a CGD emprestou cerca de 500K ao senhor Ricardo Robles, sendo que o rendimento anual dele eram cerca de 21000 euros. Rebentou a taxa de esforço quantas vezes? Tenho a certeza absoluta que eu não teria acesso a esse valor, com um rendimento anual superior.

Colocado por: AMG1ou seja nao há um cliente particular que só porque tem um depositos de 100k ou qualquer outro valor tem automaticamente um desvonto em todas as operações.
    Todos os bancos têm as condições para os clientes "select", "premium" ou outro nome semelhante. Não sendo automático, uma vez cumpridos os requisitos, também não é preciso grande poder negocial ter acesso a essas vantagens.

Colocado por: AMG1Agora o Hall conhece algum negócio em que os fornecedores dos bens ou dos servicos nao possam ter uma margem de lucro?
    Mais uma vez reforço que não questiono o lucro, que deve existir, apenas a dimensão do mesmo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bondi
    • AMG1
    • 9 dezembro 2022

# 565

Colocado por: HAL_9000Óbvio que tem a ver com capacidade negocial. Posso relatar um caso que conheço das minhas relações particulares. Um casal de docentes Universitários, conseguiu este ano um CH para uma casa de férias com taxa fixa de 0.6 (spread incluido) por um prazo de 20 anos. Não são propriamente magnatas, ainda que tenham património que provavelmente cobriria o valor pedido 2x, contudo conseguiram ter poder negocial para estas condições.
    Se o banco as publicita? Não obviamente. Mas pratica-as para alguns clientes.
    Depois há clientes e clientes. Quem não se lembra por exemplo que a CGD emprestou cerca de 500K ao senhor Ricardo Robles, sendo que o rendimento anual dele eram cerca de 21000 euros. Rebentou a taxa de esforço quantas vezes? Tenho a certeza absoluta que eu não teria acesso a esse valor, com um rendimento anual superior.

Todos os bancos têm as condições para os clientes "select", "premium" ou outro nome semelhante. Não sendo automático, uma vez cumpridos os requisitos, também não é preciso grande poder negocial ter acesso a essas vantagens.

Mais uma vez reforço que não questiono o lucro, que deve existir, apenas a dimensão do mesmo.

Da forma vomo o Hall coloca a questao dos clientes que conseguem.descontos nas comissões, dando-lhes inclusivamente nomes, garanto-lhe que isso nao acontece dessa forma. Mesmo os clientes particulares que conseguem negociar com os bancos as comissões, em regra, isso acontece no âmbito de uma operação em concreto e nao em toda e qualquer operação desse cliente. Com isto nao estou a dizer que numa ou noutra situação muito especifica isso nao possa ocorrer e até lhe podia identificar casos em que isso pode acontecer, mas pouco adianta para aqui e se o Hall estivesse nessas condições o seu banco ja lho tinha feito saber.
    Mais para ter uma ideia, a redução ou isenção de comissões é tema muito regulamentado internamente nos bancos e nao está ao alcance de qualquer comercial aprovar essas isenções ou reduções.

Agora quanto ao lucro. Sinceramente nunca me imaginei a defender os lucros dos bancos, mas enfim, para tudo há uma primeira vez.

Para que nao restem dúvidas, os bancos se bem geridos sao um bom negocio, embora ja tenha sido muito melhor. Aqui há 30 anos, em sistemas financeiros maduros com economias em crescimento robusto. Eram uma mina de ouro. Mesmo aqui, onde aqueles pressupostos nao se verificavam, em pleno, ja eram um negocio fabuloso. Basta olhar para a historia do BCP ou do BPI para perceber isso.

Creio que nao é segredo para ninguém que o negocio bancario está em transformação e, no actual estadio existem tres enormes limitações a rentabilidade: a necessidade de investir massivamente em IT, o processo de reconversao dos recursos humanos e finalmente as novas obrigações regulamentares nascidas na sequência da crise das dividas. Na verdade havia ainda uma quarta que era a quase ausencia de diferencia de diferencial de tx juro entre operações activas e passivas, mas isso esta agora a alterar-se.
    Se o hall for consultar as contas dos bancos nos ultimos 10 anos verá que para a quantidade de capital envolvido, o retorno para os acionistas foi quase nada. Nalguns desses anos foi mesmo nada.
    Se fizer o mesmo exercicio, pe para as seguradoras, para nao sairmos das finanças, verá que os retornos são bastantes melhores e se for para outros setores, entao a diferença pode ser abismal.
    Mas os bancos ficaram com o anátema de terem sido salvos pelos contribuintes e agora vai ser muito dificil verem-se livres dele. E já agora, algumas das decisoes que têm tomado com visibilidade no espaço público, também não tem ajudado a alterar essa ideia.
    Este ano já vão aparecer resultados significativos e para o ano, se o mal parado nao apertar, ainda serão melhores, por isso bem podiam utilizar um pouco desses resultados para melhorar a imagem publica que ainda têm e nesta altura era tão fácil que ate aborrece ver que nao a aproveitam.
  3.  # 566

Recentrando esta discussão, no ano passado também recebi email´s da Via Verde, informando de uma passagem em que o identificador não funcionou correctamente o que não corresponde á verdade.
    Depois de constatar que não poderia ter sido o meu veiculo, fiz uma exposição, solicitando uma foto da situação, dado que poderia estar em causa a utilização fraudulenta da minha matrícula.
    Passado um mês, respondem enviando um comprovativo fotográfico de um veículo com uma matrícula que não é a minha, embora coincidente em cinco dos seis caracteres.
    Fiquei surpreendido, não sabendo o que pensar com a situação, no entanto fiz nova reclamação, focando na péssima qualidade do serviço prestado.
  4.  # 567

Colocado por: jdmosorioRecentrando esta discussão, no ano passado também recebi email´s da Via Verde, informando de uma passagem em que o identificador não funcionou correctamente o que não corresponde á verdade.
    Depois de constatar que não poderia ter sido o meu veiculo, fiz uma exposição, solicitando uma foto da situação, dado que poderia estar em causa a utilização fraudulenta da minha matrícula.
    Passado um mês, respondem enviando um comprovativo fotográfico de um veículo com uma matrícula que não é a minha, embora coincidente em cinco dos seis caracteres.
    Fiquei surpreendido, não sabendo o que pensar com a situação, no entanto fiz nova reclamação, focando na péssima qualidade do serviço prestado.

Atiraram o barro à parede...
    Concordam com este comentário: jdmosorio
  5.  # 568

Tb já me aconteceu o mesmo, pedi foto uma vez que era impossível eu ter passado naquela portagem naquela hora até mais porque estava a trabalhar. Depois de pedir a foto disseram-me afinal era outro veiculo com uma cor igual e que apenas mudava a marca e um digito na matricula.

Por fim acabei de pagar mais do custo chamada/s do que o valor que pediam pela portagem. Enfim
    • RCF
    • 6 janeiro 2023

# 569

Colocado por: bluthunder82Tb já me aconteceu o mesmo, pedi foto uma vez que era impossível eu ter passado naquela portagem naquela hora até mais porque estava a trabalhar. Depois de pedir a foto disseram-me afinal era outro veiculo com uma cor igual e que apenas mudava a marca e um digito na matricula.

Por fim acabei de pagar mais do custo chamada/s do que o valor que pediam pela portagem. Enfim

Também já me aconteceu.
    Nem pedi foto nem liguei. Enviei email, a dizer que tinha a certeza que a minha viatura não tinha passado naquele local e que tal só poderia resultar de um erro da via verde.
    Responderam a dar-me razão
    • eu
    • 6 janeiro 2023

# 570

É ridículo eles enviarem essas mensagens aos clientes antes de confirmarem a situação.

É o que dá termos nesta estrumeira a que chamamos País, empresas monopolistas protegidas pelos políticos corruptos.
  6.  # 571

Ainda bem que vi este tópico, porque no natal fui prendado com luz amarela ao entrar na A11 em Braga. Até pensei "bem lá se foi a pilha...", Mas depois passei por n pórticos na A24 e funcionou sem problema nos dois sentidos (mas depois meti para o ip3 no regresso). Estou a ver quando me contactam a dizer que tenho que adquirir novo identificador...
  7.  # 572

Por falar nisso... esqueci-me de tratar disso no ano passado e os preços do identificador já aumentou de 35 para 36.5€ :/
  8.  # 573

Engraçado... fui agora à minha conta da via verde e "Não identificámos, até ao momento, registos de luz amarela na(s) sua(s) viatura(s)." O certo é que recebi luz amarela na entrada e na saída não apresentou o preço a pagar, apenas "classe 1". Mas também é certo que, talvez entretanto, houve a m*** toda à volta da suposta aldrabice de andarem a enganar os clientes com identificadores antigos (como o meu) para que alugassem um novo (quando os que tinham até estariam sem problema nenhum).
    • RCF
    • 6 janeiro 2023

# 574

Colocado por: euÉ ridículo eles enviarem essas mensagens aos clientes antes de confirmarem a situação.

Essa é a forma de eles confirmarem...
    Fazem isso quando determinado carro passa na via verde e não é ativado qualquer dispositivo via verde. Ora, partindo do princípio que pode ter sido por falta de pilha no identificador ou qualquer outro erro técnico, eles vão ver às imagens a matrícula, marca e caraterísticas do carro. Depois, com base nisso, veem se têm algum dispositivo via verde associado a esse carro. Por isso, estas situações, normalmente, acontecem com carros idênticos - da mesma marca e cor e matrícula aproximada. Ora, a matrícula, por vezes, não é de fácil leitura e um 3 pode ser um 8. Na dúvida, eles associam o carro ao dispositivo via verde que lhes parece ser do carro em questão. Se a pessoa aceitar, feito. Se reclamar, na dúvida, beneficiam o infrator e arquivam.
  9.  # 575

Colocado por: RCF
    Essa é a forma de eles confirmarem...
    Fazem isso quando determinado carro passa na via verde e não é ativado qualquer dispositivo via verde. Ora, partindo do princípio que pode ter sido por falta de pilha no identificador ou qualquer outro erro técnico, eles vão ver às imagens a matrícula, marca e caraterísticas do carro. Depois, com base nisso, veem se têm algum dispositivo via verde associado a esse carro. Por isso, estas situações, normalmente, acontecem com carros idênticos - da mesma marca e cor e matrícula aproximada. Ora, a matrícula, por vezes, não é de fácil leitura e um 3 pode ser um 8. Na dúvida, eles associam o carro ao dispositivo via verde que lhes parece ser do carro em questão. Se a pessoa aceitar, feito. Se reclamar, na dúvida, beneficiam o infrator e arquivam.

No meu caso o carro era comercial e de quem devia pagar salvo erro era de 5 lugares, um era de uma marca e outro de outra
    • eu
    • 6 janeiro 2023

# 576

Colocado por: pcspinheirosuposta aldrabice

Não é suposta aldrabice, é mesmo burla descarada !
  10.  # 577

https://expresso.pt/economia/empresas/2023-05-03-Lucro-do-grupo-Brisa-sobe-para-2408-milhoes-de-euros-em-2022-cc57adf3

Aqui está o resultado da troca e aluguer forçado dos identificadores da Via Verde
  11.  # 578

Olha fui verificar a voltagem da minha VV de 2007 (com a 1a pilha depois da original) estava nos 2.96 nem hesitei. Pilha fresquinha, pistas limpas siga. Continua a verde.
  12.  # 579

Eu é que não troco as baterias dos meus identificadores na viaverde.

Vou a uma casa de baterias em braga (maximinus) e fica o assunto resolvido
    Estas pessoas agradeceram este comentário: smart
  13.  # 580

Eu troquei em casa, na Mauser ou na Amazon manda vir a pilha e troca... Compro com o arame já soldado na pilha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, smart

0.1081 seg. NEW