Iniciar sessão ou registar-se
    • JCC
    • 24 setembro 2014

     # 1

    Boa tarde,

    Para um projeto de instalação de um sistema de climatização de aquecimento e arrefecimento, sendo baseado em piso radiante e Bombas elétricas de produção de quente e frio, que documentos devem compreender o projeto de instalação?

    Para além do “mapa de quantidades” com a descrição e quantidades de trabalho, e identificação dos equipamentos, que serve essencialmente para produzir o orçamento, que mais documentos são essenciais e devem ser apresentados pelo empreiteiro/instalador?

    • Fichas técnicas dos equipamentos
    • Desenho da solução com esquema de ligação dos componentes entre si
    • Plantas com desenho dos diversos circuitos e termostatos
    • Planta com localização dos equipamentos
    • Plano de testes?
    • Outros?

    Seria ainda possível, por favor, disponibilizar ou indicar onde encontrar exemplos dos documentos?

    Obrigado
  1.  # 2

    Colocado por: JCCque mais documentos são essenciais e devem ser apresentados pelo empreiteiro/instalador?

    Apresentados a quem?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • JCC
    • 24 setembro 2014

     # 3

    Colocado por: Picareta
    Apresentados a quem?
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Ao dono da obra.
  2.  # 4

    Colocado por: JCCAo dono da obra

    O dono de obra é que deve fornecer isso ao empreiteiro/instalador !! (Tirando um ou dois pontos)
    Concordam com este comentário: jorgealves
    • JCC
    • 24 setembro 2014

     # 5

    O que me está a dizer é que primeiro tenho que pedir o projeto ao projetista.
    Compreendo, da mesma forma que tenho o projeto de arquitetura e os projetos das diversas especialidades deveria ter um projeto específico de climatização.

    Mas infelizmente não tenho.
    Dai a minha a necessidade da minha questão.
  3.  # 6

    Colocado por: JCC deveria ter um projeto específico de climatização.

    como é que vai pedir cotações para a obra e depois comparar as diversas propostas.
    • JCC
    • 29 setembro 2014

     # 7

    Colocado por: jorgealves
    como é que vai pedir cotações para a obra e depois comparar as diversas propostas.


    Já foram pedidas as propostas com base no pedido seguinte:

    "Fornecimento e instalação de aquecimento por pavimento radiante, incluindo tubagem, painel porta-tubos, fita isolante, termostato, uniões, ligações, sistema de colectores solares conforme projecto, incluindo permutador, canalização, bomba circuladora, caldeira, controladores e todos os acessórios necessários e trabalhos complementares à sua correcta montagem e funcionamento "
  4.  # 8

    Colocado por: JCC

    Já foram pedidas as propostas com base no pedido seguinte:

    "Fornecimento e instalação de aquecimento por pavimento radiante, incluindo tubagem, painel porta-tubos, fita isolante, termostato, uniões, ligações, sistema de colectores solares conforme projecto, incluindo permutador, canalização, bomba circuladora, caldeira, controladores e todos os acessórios necessários e trabalhos complementares à sua correcta montagem e funcionamento "


    Pois mas aqui diz, conforme projecto, qual projecto?
    • JCC
    • 29 setembro 2014

     # 9

    Já sei que cometi um grande erro ( e não há como o redimir…) ter avançado sem o "Projeto do Projetista", e agora não ter uma base de referência para comparar as propostas para além do preço e “marcas” dos equipamentos. A proposta já foi adjudicada.

    Neste momento tenho que tentar avaliar o que me for apresentado pelo instalador antes de se iniciar a instalação, e focar-me numa previsível qualidade na fase de instalação.

    Dai a minha questão.

    Para além do orçamento com mapa de quantidades, que já recebi, que documentos/esquemas /elementos deverão existir, produzidos pelo instalador, para que a fase de instalação corra da melhor forma para mim (dono da obra)?
    Nomeadamente que possa perceber que não haja omissões “graves” em termos de componentes, que a solução e esquema de montagem (poderá haver mais que alternativa) é adequada etc.

    O que é normal adequado existir para a fase de instalação, em termos de documentação/especificação do instalador, do que vai ser feito e como?

    Não sei quais os termos corretos/correntes, se esquemas/desenhos, detalhe de instalação..(peço desculpa se me estou a repetir).

    Se possível exemplos para perceber o que está em causa.

    Naturalmente vou pedir ao instalador, mas quero perceber o que posso receber ou não, e o que posso pedir

    Obrigado
    • JCC
    • 29 setembro 2014

     # 10

    Devia ter colocado no nome deste post "Documentos na fase de instalação", e não "Documentos de Projeto" como coloquei :(
  5.  # 11

    Ja foi adjudicada?
    Na proposta que elementos estão contemplados?
    Qual o sistema?
    • JCC
    • 29 setembro 2014

     # 12

    Colocado por: pc ferreiraJa foi adjudicada?
    Na proposta que elementos estão contemplados?
    Qual o sistema?


    O sistema de climatização já foi adjudicado. Toda a obra da casa está adjudicada, a climatização é apenas um dos artigos.

    Quanto a documentos o que é adequado/corrente existir para a fase de instalação, em termos de documentação/especificação do instalador, do que vai ser feito e como?

    Tenho outro post anterior que tem a descrição dos elementos e sistema:

    https://forumdacasa.com/discussion/32163/proposta-de-sistema-aquecimento-central-solar-e-aqs-opiniao/#pgbottom
  6.  # 13

    Mas no link que enviou não vem o sistema (marca).
    É manta de retalhos?
    Qual o efeito (aquecimento/aquecimento+arrefecimento)?
    Necessidades calorífica (espaçamento do tubo)
    Sistema de gestao
    Sistema de controlo.

    Cada marca tem a sua especificidade e o seu manual de actualização. Antes de entrar em obra, peça ao seu instalador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JCC
  7.  # 14

    Colocado por: JCCQuanto a documentos o que é adequado/corrente existir para a fase de instalação, em termos de documentação/especificação do instalador, do que vai ser feito e como?

    é adequado o instalador propor um sistema de um fabricante, e depois cumprir com o descrito no manual de aplicação, aqui nesta parte poucos seguem o amnual e muitos nunca o abriram ou consultaram.
    • JCC
    • 30 setembro 2014

     # 15

    Colocado por: pc ferreiraMas no link que enviou não vem o sistema (marca).
    É manta de retalhos?


    Há sistemas de uma única marca que forneça os componentes prinicipais? Todos não me parece, do que já procurei.

    No meu caso há 3 marcas para o principal, está registado no post: 1) Bomba Technibel 2) "Tubos" Emmeti 3) Solar/AQS Soldirecto

    Quanto a espaçamentos será 15 para quartos e WC, 22,5 para o restante
    • JCC
    • 30 setembro 2014

     # 16

    A minha expetativa é que exista um documento ou documentos que estabeleça como toda esta manta de retalhos vai integrada e vai ligar (e funcionar entre si) todos os componentes principais.

    O que é normal adequado existir para a fase de instalação, em termos de documentação/especificação do instalador, do que vai ser feito e como? Qual a designação corrente destes documentos? Esquema de montagem? Esboço de instalação?

    Como já referi "Neste momento tenho que tentar avaliar o que me for apresentado pelo instalador antes de se iniciar a instalação, e focar-me numa previsível qualidade na fase de instalação."

    Obrigado
  8.  # 17

    Colocado por: JCCHá sistemas de uma única marca que forneça os componentes prinicipais? Todos não me parece,

    mas existem você não procurou no sitio certo,

    um exemplo a ROTEX tem os colectores solares, tem as bombas de calor, tem as caldeiras e tem o piso radiante,

    todos os fabricantes têm os seus esquemas proprios de aplicação com a lista de compatibilidades e funcionamento,


    mas você desconhecendo em absoluto aquilo quer e aquilo que pode obter escolheu o que lhe fez a manta de retalhos mais barata, enfim opções como outras quais queres.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JCC
    • JCC
    • 1 outubro 2014

     # 18

    Entretanto estive a ver com atenção o catálogo da Technibel e encontrei de facto um esquema incluindo AQS.

    Mas este é geral.

    Não é especíco da casa em questão, e não tem todo o detalhe necessário para perceber o que vai ser feito e como.
  9.  # 19

    vamos por fases,

    os fabricantes fabricam submetendo a certificação de desempenho os produtos que comercializam,

    os projectistas fazem estudos e projectos, e usam os equipamentos ou materiais que têm as características necessárias para satisfazer as condições do espaço,

    os aplicadores\instaladores aplicam o material projectado pelo projectista e fabricado por um fabricante,

    tudo isto tem garantia se forem cumpridos os requisitos do fabricante e se as compatibilidades técnicas entre sistemas foram cumpridas,

    não é obrigatório serem todos do mesmo fabricante mas tudo tem que estar perfeitamente enquadrado e interligado de acordo com os requisitos técnicos,

    Colocado por: JCCA proposta já foi adjudicada.


    isto faz-me uma confusão danada, quem é que avaliou as propostas e com que critérios,


    se foi o JCC o único critério foi exclusivamente o preço (mais baixo, claro) ou conhecimento pessoal, ambos os critérios são altamente discutíveis,


    e se o que pediu é somente aquilo, é somente aquilo que o aplicador tem que fazer, em lado nenhum diz que tem que ter um sistema com garantia e muito menos diz que sequer tem que ter determinado desempenho mínimo,

    estas questões a serem colocadas são ANTES de adjudicar o que quer que seja, todas as propostas devem ter referencias a marcas, modelos e quantidades, com esses elementos é fácil de comparar propostas, por exemplo esta é uma proposta minha,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JCC
      12.jpg
  10.  # 20

    se não tem nada daquilo e nem sabe o que o instalador vai fazer, porque raio é que lhe entregou o trabalho?

    afinal você só saberá que aquilo está bem ou mal feito muito tempo depois de estar acabado e pago,

    veja este exemplo de como as coisas podem correr mal:
    https://forumdacasa.com/discussion/35073/1/procuro-instalador-de-aquecimento-centralbloco-de-inercia/
 
0.0231 seg. NEW