Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 16 outubro 2014

     # 1

    O orçamento de estado afeta-nos a todos e, se há assunto que merece uma discussão aprofundada é mesmo este. Aliás, na minha opinião, um dos maiores problemas cívicos do País é a ignorância geral relativamente às contas gerais do estado. Todos os cidadãos deviam ler, pelo menos as linhas gerais do orçamento.

    Aqui existe muita informação: http://www.publico.pt/orcamento-do-estado

    Estão abertas as hostilidades...
    Concordam com este comentário: thekillerpt
    • eu
    • 16 outubro 2014

     # 2

    Uma das novidades é a inclusão no IRS de um coeficiente familiar de 0,3 por cada filho . É uma medida muito justa que vai reduzir os impostos às famílias com filhos. Completamente de acordo!
    Concordam com este comentário: two-rok, mog, Rodri12
  1.  # 3

    Colocado por: euUma das novidades é a inclusão no IRS de um coeficiente familiar de 0,3 por cada filho . É uma medida muito justa que vai reduzir os impostos às famílias com filhos. Completamente de acordo!
    Concordam com este comentário:mog,Rodri12


    Bonito, bonito vai ser os aumentos do IMI!!! Até vai estalar!!!
  2.  # 4

    Acho que pode dizer-se que vai ajudar a quem tem filhos, mas dizer que é justa não concordo, porque faz uma descriminação negativa a quem não os tem.
    Quem opta por não ter filhos é "penalizado" em sede de IRS.


    Mas agora eu não entendo uma coisa. Este coeficiente familiar de 0.3... algo parecido com isto já não existe nas tabelas de IRS atuais? (o nº de dependentes vem a reduzir, e bastante, a % de IRS na tabela..)
    Isto é o quê? 0.3 adicionais ao que já existe na tabela?
    Concordam com este comentário: master_chief
    • eu
    • 16 outubro 2014 editado

     # 5

    Colocado por: TyrandeAcho que pode dizer-se que vai ajudar a quem tem filhos, mas dizer que é justa não concordo, porque faz uma descriminação negativa a quem não os tem.

    Sempre que se favorece alguém, estamos a discriminar os outros. Existem milhares de outras situações semelhantes.

    Como a economia e a própria sobrevivência do estado social depende da renovação demográfica, faz todo o sentido que as famílias com filhos sejam discriminadas positivamente.
    Concordam com este comentário: becas, nunogouveia, two-rok, mog, Martins_31, pmgdet, Rodri12, rodrigogalvao
  3.  # 6

    Colocado por: eu
    Sempre que se favorece alguém, estamos a discriminar os outros. Existem milhares de outras situações semelhantes.

    Como a economia e a própria sobrevivência do estado social depende da renovação demográfica, faz todo o sentido que as famílias com filhos sejam discriminadas positivamente.
    Concordam com este comentário:Rodri12


    Isso é o mesmo que muitas autarquias darem incentivos a jovens casais que tenham filhos e se fixem nessas localidades, é uma foram de tentar assegurar a sobrevivência das mesmas.
    Concordam com este comentário: pmgdet
  4.  # 7

    Colocado por: eu
    Sempre que se favorece alguém, estamos a discriminar os outros. Existem milhares de outras situações semelhantes.

    Como a economia e a própria sobrevivência do estado social depende da renovação demográfica, faz todo o sentido que as famílias com filhos sejam discriminadas positivamente.


    Já existem diversos apoios sociais para quem tem filhos. Inclusive em sede de IRS. Para mim fazia mais sentido voltarem a incluir mais escalões no abono de família do que fazer isto, porque assim acaba por ser uma espécie de descriminação.
    Isto, para mim, é abusivo no sentido que o Estado está a meter-se na decisão pessoal de cada agregado familiar de serem ou não pais.
    É quase como dizer "ai não queres ter filhos? Pega lá que **** com IRS que até abres a pestana".
    Estamos a passar do reforço positivo para o reforço negativo...
    •  
      FD
    • 16 outubro 2014

     # 8

    Colocado por: Rodri12Bonito, bonito vai ser os aumentos do IMI!!! Até vai estalar!!!

    Na proposta do orçamento do estado nada fala em aumentos do IMI.
    • eu
    • 16 outubro 2014

     # 9

    Colocado por: TyrandeJá existem diversos apoios sociais para quem tem filhos. Inclusive em sede de IRS

    Os apoios que existem a nível de IRS são ridículos. Pouca diferença faz...

    Colocado por: TyrandePara mim fazia mais sentido voltarem a incluir mais escalões no abono de família do que fazer isto, porque assim acaba por ser uma espécie de descriminação.

    Sim, não há qualquer dúvida que é uma medida discriminatória. Mas o abono de família também é discriminatório. E de onde acha que vem o dinheiro dos abonos?

    Colocado por: TyrandeIsto, para mim, é abusivo no sentido que o Estado está a meter-se na decisão pessoal de cada agregado familiar de serem ou não pais.

    Não está a meter-se na decisão, está a ajudar quem tem filhos. Assim, como ajuda quem tem despesas de saúde.

    Colocado por: TyrandeEstamos a passar do reforço positivo para o reforço negativo...

    Você ainda não percebeu que qualquer reforço positivo a um grupo é sempre um reforço negativo a todos os outros?

    Exemplo: todos os anos, o estado injeta milhares de milhões de euros nas empresas de transportes públicos de Lisboa e Porto. Isto é uma discriminação para todos os outros milhões de Portugueses que não usam esses transportes. E é apenas um exemplo entre muitos outros.
  5.  # 10

    Colocado por: FD
    Na proposta do orçamento do estado nada fala em aumentos do IMI.


    Ainda não li, mas na capa do JN tem esta chamada de atenção (entre as restantes medidas) a negrito:

    "Fim da Cláusula de Salvaguarda abre porta a aumento brutal do IMI"
    • mog
    • 16 outubro 2014

     # 11

    Colocado por: FD
    Na proposta do orçamento do estado nada fala em aumentos do IMI.


    Pelo que li (mas confesso que o fiz na diagonal, eheheh), vai haver implicações a três níveis:
    - vai acabar a cláusula de salvaguarda;
    - o VPT abaixo do qual as famílias de baixos recursos ficam isentas vai baixar (creio que dos actuais 66 para 50 mileuros, mais coisa menos coisa);
    - o patamar de rendimento abaixo do qual se considera uma família de baixos recursos vai também baixar.

    Ou seja, mesmo que a taxa de IMI não suba, a incidência será maior. Mas foi o que li na diagonal, por isso...
  6.  # 12

    Colocado por: eu
    Os apoios que existem a nível de IRS são ridículos. Pouca diferença faz...


    Pouca diferença faz? Num salário mediano, retire lá 1 ou 2% do IRS e veja logo a diferença mensal que isso lhe dá.
    Para mim o abono de família é uma medida positiva, no sentido em que quem não tem filhos não é prejudicado nesse abono.
    Quem tem filhos, tem direito ao abono (mediante certos condicionalismos).
    Quem não tem filhos, não tem direito ao abono, mas continua a ganhar o mesmo.

    # de reforço positivo para reforço negativo.
    • mog
    • 16 outubro 2014

     # 13

    Tyrand,

    Acho que você ainda não percebeu que é do interesse do país, é do interesse de todos os portugueses (tenham o não filhos, pretendam ou não ter filhos), tentar contrariar o abismo que estamos a criar com a actual taxa de natalidade.
    Concordam com este comentário: eu
    • mog
    • 16 outubro 2014

     # 14

    Colocado por: Tyrande

    Pouca diferença faz? Num salário mediano, retire lá 1 ou 2% do IRS e veja logo a diferença mensal que isso lhe dá.
    Para mim o abono de família é uma medida positiva, no sentido em que quem não tem filhos não é prejudicado nesse abono.
    Quem tem filhos, tem direito ao abono (mediante certos condicionalismos).
    Quem não tem filhos, não tem direito ao abono, mas continua a ganhar o mesmo.

    # de reforço positivo para reforço negativo.


    Tyrand,

    Você, que não tem filhos, está a ajudar a pagar o abono de família que eu estou a receber porque tenho filhos:) Logo, está a ser prejudicada.
    Concordam com este comentário: eu, Bricoleiro
  7.  # 15

    Colocado por: mogTyrand,

    Acho que você ainda não percebeu que é do interesse do país, é do interesse de todos os portugueses (tenham o não filhos, pretendam ou não ter filhos), tentar contrariar o abismo que estamos a criar com a actual taxa de natalidade.


    É claro que existe o interesse de renovar a população. Mas não me venham com tretas de quem tem filhos tem esse pensamento em mente quando os tem!
    Querem ver que o pessoal pensa: "é pá, deixa cá ter um filho que é para ajudar o país". Não, o pessoal tem filhos para satisfazer os seus desejos e sonhos pessoais.
    E cada um deveria, nesse sentido, ter o direito pessoal de ter ou não filhos, sem ser penalizado por isso.
  8.  # 16

    Colocado por: mog

    Tyrand,

    Você, que não tem filhos, está a ajudar a pagar o abono de família que eu estou a receber porque tenho filhos:) Logo, está a ser prejudicada.


    Ajudo eu e ajudam todos. Quer tenham filhos, quer não os tenham.
    • eu
    • 16 outubro 2014

     # 17

    Colocado por: TyrandePara mim o abono de família é uma medida positiva, no sentido em que quem não tem filhos não é prejudicado nesse abono.

    Ainda não percebeu que o dinheiro dos abonos vem dos seus impostos?

    Colocado por: TyrandeÉ claro que existe o interesse de renovar a população. Mas não me venham com tretas de quem tem filhos tem esse pensamento em mente quando os tem!

    O pensamento das pessoas é irrelevante. Pergunta: também é contra os benefícios fiscais a quem tem despesas de saúde ?
    • mog
    • 16 outubro 2014 editado

     # 18

    Colocado por: Tyrande

    Ajudo eu e ajudam todos. Quer tenham filhos, quer não os tenham.



    Pois, mas se a Tyrand ganhar, p.e.,1000 euros, está já a contribuir mais do que aquele que, tendo filhos, ganha o mesmo.
    • mog
    • 16 outubro 2014

     # 19

    Colocado por: Tyrande

    É claro que existe o interesse de renovar a população. Mas não me venham com tretas de quem tem filhos tem esse pensamento em mente quando os tem!
    Querem ver que o pessoal pensa: "é pá, deixa cá ter um filho que é para ajudar o país". Não, o pessoal tem filhos para satisfazer os seus desejos e sonhos pessoais.
    E cada um deveria, nesse sentido, ter o direitopessoalde ter ou não filhos, sem ser penalizado por isso.


    É evidente que ninguém faz filhos a pensar no superior interesse do país. Veja lá que às vezes até se fazem sem querer:)
    O que importa, neste caso, não é a motivação, mas o resultado.

    O que você acha, é que duas pessoas que ganham o mesmo devem pagar o mesmo de IRS, independentemente de terem ou não filhos. Respeito, mas não concordo de todo.
  9.  # 20

    São de realçar as medidas que permitiram o aumento de milionários em Portugal. Está a desenvolver-se favoravelmente a intenção de tornar 10 milhões de multimilionários, mas demora o seu tempo ...
 
0.0310 seg. NEW