Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Olá jorgferr, sim, já marquei uma reunião com a arquitecta da câmara, vamos ver... Caso não dê para abrir janelas, terei de reconsiderar, uma vez que fico sem grande luz..
  2.  # 82

Flavita,

"Artigo 73.º
    As janelas dos compartimentos das habitações deverão ser sempre dispostas de forma que o seu afastamento de qualquer muro ou fachada fronteiros, medido perpendicularmente ao plano da janela e atendendo ao disposto no artigo 75.°, não seja inferior a metade da altura desse muro ou fachada acima do nível do pavimento do compartimento, com o mínimo de 3 metros. Além disso não deverá haver a um e outro lado do eixo vertical da janela qualquer obstáculo à iluminação a distância inferior a 2 metros, devendo garantir-se, em toda esta largura, o afastamento mínimo de 3 metros acima fixado. "

in RGEU - Regulamento Geral das Edificações Urbanas
  3.  # 83

Colocado por: DIFERAGE"Artigo 73.º

Leia antes o artº 60.
  4.  # 84

DIFERAGE, hum... O que significa que deverá ter sempre 3 metros de distância do meu próprio muro, correto?

Picareta, obrigada! Vou ler!
  5.  # 85

DIFERAGE, hum... O que significa que deverá ter sempre 3 metros de distância do meu próprio muro, correto? 

Sim, é normalmente o que é considerado, apesar do art° 60 e da parte inicial do 73.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 86

Confirma se... Não da para fazer janelas do outro lado, logo fico apenas com 2 frentes... :(
  7.  # 87

Colocado por: FlavitaConfirma se... Não da para fazer janelas do outro lado, logo fico apenas com 2 frentes... :(

Nem mesmo se tiver afastado 3 m do vizinho? disseram qual o motivo de não dar?
  8.  # 88

Não disseram, vi o regulamento do letramento e aquele lote específico tem de ter o lado não geminado cego (ou lá o que é).. A arquitecta diz que é pela proximidade a casa do lado, mas sei que de distância tem 3 metros ou mais.. Diz que posso fazer janelas nas casas de banho.. :P Não sei... Fico com pouco mais que uma moradia em banda..
  9.  # 89

a arquitecta da camara??
  10.  # 90

Sim, a da câmara..
  11.  # 91

Oh flavita, isso não está fácil!
  12.  # 92

Pois não.. Apetece-me dizer asneiras! :P já pra não falar que a frente tem de levar arbustos e não pode ser muro alto.. As vezes penso que o melhor é fazer como os demais e comprar um apartamento, mas o homem embirrou com os apartamentos.. Aiiii
  13.  # 93

estranho essa exigência num loteamento proveniente de uma AUGI, tendo em conta as pré-existências no local. devia ser os 3 metros e não 5 metros, se calhar também ela deve achar que os 5 metros também não é possível e só mesmo a 10 metros, que tolice.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, DIFERAGE
    •  
      GMCQ
    • 3 dezembro 2015

# 94

Colocado por: FlavitaPois não.. Apetece-me dizer asneiras! :P já pra não falar que a frente tem de levar arbustos e não pode ser muro alto.. As vezes penso que o melhor é fazer como os demais e comprar um apartamento, mas o homem embirrou com os apartamentos.. Aiiii

Em moradias a privacidade é outra e não só...
  14.  # 95

Pois é, marco1! Elas ficaram surpreendidas com está exigência.. Mas depois disseram que ter só nascente - poente também era bom! :P
  15.  # 96

Pois, GMCQ... Percebo o ponto de vista, mas é mais simples a compra de apartamento!
    •  
      GMCQ
    • 3 dezembro 2015

# 97

Colocado por: Flavita96citarmensagem

Pense assim: se fosse fácil? Não era para si. ;)
  16.  # 98

Colocado por: FlavitaPois, GMCQ... Percebo o ponto de vista, mas é mais simples a compra de apartamento!

É verdade, mas não há nada melhor que a ter uma moradia. Tem pesquisado outros terrenos na zona?
  17.  # 99

Pois, tenho pesquisado, sim! E encontram-nos alguns um bocadinho maiores mas em zonas piores.. Com localização igualmente boa não encontro nada a este preço..Mas tambem vos digo, se há tanta restrição neste terreno, de certo haverá algumas restrições noutros. A advogada da câmara leu o regulamento e lá diz que a distância entre fachadas, para abertura de janelas, por exemplo é de 10 metros.. Que terreno é que eu precisaria de comprar para respeitar uma coisa destas? :P
  18.  # 100

Flavita

sei de um loteamento de AUGI no concelho de cascais em que só pedem 3 metros para a abertura de janelas, não compreendo esse.
    também lhe digo que apesar disso é bem possível fazer uma casa sem as janelas a sul, basta fazer um recorte de 2 metros ao volume ( paralelepípedo) na fachada sul, como que um pequeno patio e fazer algo interessante e até ter mais privacidade.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas

0.0278 seg. NEW