Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

Colocado por: Sergio RodriguesMas é por ser em braga!

claro, se fosse noutro lado qualquer era muito mais.
  2.  # 182

Colocado por: jorgealves
    esta em Braga fez 5,27 efectivo.
      2014-04-26 16.37.02.jpg

O computador de bordo do meu carro marca um consumo medio 4,7lt/100.
  3.  # 183

Colocado por: alexp

O computador de bordo do meu carro marca um consumo medio 4,7lt/100.

O meu não!
  4.  # 184

Colocado por: alexpO computador de bordo do meu carro marca um consumo medio 4,7lt/100.

isso resolve-se, retire a chave da ignição e mande-a ao rio, baixa drasticamente o consumo,
  5.  # 185

Colocado por: pc ferreira

Coloque foto do armario.

Aqui estão as fotos:
      fotografia 1.JPG
      fotografia 2.JPG
  6.  # 186

Colocado por: miguelg

Aqui estão as fotos:
      fotografia 6.JPG
      fotografia 7.JPG
      fotografia 13.JPG
    • eu
    • 2 novembro 2014

# 187

Colocado por: miguelgAqui estão as fotos:

Acho que não era bem isto...
    Concordam com este comentário: PatSil
  7.  # 188

Colocado por: miguelg

Aqui estão as fotos:
      fotografia 1.JPG
      fotografia 2.JPG

logo na 1ª foto, um erro de bradar aos céus, isolamento inadequado (sem protecção UV e enterrado sem protecção mecânica ou outra) com pouca espessura(parece ser de 13mm quando devia ser no minimo de 19mm e aconselhado de 25mm), não admira que os consumos seja altos,

no acumulador falta isolamento térmico adequado nas tubagens (aquele "isolamento" de térmico tem muito pouco).

fazia falta fotos dos colectores do piso radiante e se tivesse em fase de obra também era bom.
  8.  # 189

Bem, como estou numa fase mesmo final no meu processo de decisao, gostaria de saber a vossa opinião sobre o comportamento de pedra natural (granito) sobre um pavimento radiante.

Obrigado.
  9.  # 190

Esteticamente não me manifesto. Tecnicamente uma excelente opção tanto do ponto de vista de condutibilidade térmica, como de higiene, limpeza, resistência mecânica, etc.
  10.  # 191

Colocado por: electraoA média de consumo deste verão foi de 127,84€. Assumindo este consumo de verão como despesa base, tenho um consumo devido ao aquecimento de (235€-128) = 107€/mês.

Corrigo, faltava-me uma fatura:

A média de consumo deste verão foi de 118€. Assumindo este consumo de verão como despesa base, tenho um consumo devido ao aquecimento de (235€-118) = 117€/mês.

A média de consumo base ainda é alta, mas pode ser que devido à redução de potência contratada, o valor desça no próximo Verão.

cumps
  11.  # 192

Deixa vir os aumentos de 3.3%, que se forem como os 2.8% (que afinal foram de 8%), lá se vai a poupança!
  12.  # 193

Colocado por: jorgealves
    a bomba de calor só é boa solução para quem não queira ter qualquer trabalho ou incomodo com as limpezas das soluções associadas ao pellets que Actualmente é o mais económico de todas as fontes termicas incluindo as geotermicas, ou que precise de arrefecimento,

uma bomba de calor para 150m2 e somente aquecimento nunca deveria ser superior a 10Kw, sendo mais indicada de 8Kw,

exceptuando se a instalação for numa zona com temperaturas medias exteriores abaixo dos 5ºC.
    Concordam com este comentário:PMMA
    Estas pessoas agradeceram este comentário:valtores

Contas feitas 8kw/dia que corresponde a uma bomba de calor de 350w de consumo.
    Mas se tivermos uma fonte de alimentação como painéis solares ou outra como a geotérmica (mais constante), essa vai implicar uma descida no consumo a pagar.

Está este raciocínio correto?
  13.  # 194

Geotermica tem consumos menores pois tem cop,s mais elevados e constantes!
  14.  # 195

Contas feitas 8kw/dia que corresponde a uma bomba de calor de 350w de consumo.

Que contas são estas?!?!?!?!

8 Kw é a potencia debitada da maquina, o consumo desta maquina a trabalhar 10 horas é de 16Kwh (assumindo cop médio de 5), por dia pode consumir um total de 38,4Kwh

Mas se tivermos uma fonte de alimentação como painéis solares

ou qualquer outra solução a bio-massa,
    essa vai implicar uma descida no consumo a pagar.

Colocado por: monicaacomo a geotérmica

feitas bem as contas ainda não arranjei nenhum exemplo em que a geotermica fosse monetariamente compensadora, é sabido que os consumos são ligeiramente menores, mas o investimento inicial é muitissimo superior e o rendimento teria que ser muito superior ao efectivo para compensar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: monicaa
  15.  # 196

Já agora uma questão aos tecnicos deste forum....nao menosprezando os vendedores!

Qual a potencia necessaria por m2 para o arrefecimento?
  16.  # 197

Colocado por: jorgealveso estudo revela que foi altamente tendencioso e sobre o mesmo mais não digo.

o piso radiante é de modas assim como foi noutras alturas outros sistemas de aquecimento, somente pelo facto derivado da evolução natural dos equipamentos e das habitações acabarem por ficar obsoletos, ainda há 1\2 dúzia de anos atrás esta conversa era sobre os aparelhos de ar condicionado nas habitações, e os argumentos eram exactamente os mesmos,

isto é um mito com uma ponta de verdade, pois bombas de calor existem muitas e mal instaladas\configuradas também,
    a mais económica que vi era geotermica e estava agastar 30€\mês de energia, mas custou só a bomba 17.000€,

das dezenas de maquinas que instalei até hoje a também daquelas que já repareiNENHUMA DELAS consome mais do que 100€\mês de energia(confesso que estou a ser muito esbanjador nesta avaliação, pois os números são menores) e nalgumas o isolamento térmico ficou no papel,

mas se preferem acreditar naquilo que ouvem e no "tenho um vizinho que tem um amigo que ouviu alguém dizer" ao invés de evidencias comprovadas na pratica, estejam á vontade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rodrigogalvao

Entendi. As contas foram feitas por uma leiga (mas curiosa) tendo como base uns 40€ aí para trás mencionados.
    Mesmo assim, se as minhas contas pareciam partir de um principio errado, estas não parecem estar a bater certo.

No acima citado trata-se que quê, bomba geotérmica?!
  17.  # 198

Colocado por: pc ferreiraQual a potencia necessaria por m2 para o arrefecimento?
    meia grade de minis?
  18.  # 199

Colocado por: pc ferreiraJá agora uma questão aos tecnicos deste forum....nao menosprezando os vendedores!

Qual a potencia necessaria por m2 para o arrefecimento?

A potência necessário (seja para aquecimento, seja para arrefecimento) é dada por:

P = U x A x (T - T')

U = Coeficiente térmico em W/m2.ºC
    A = área da parede em contacto com o exterior (normalmente fachada) em m2
    T - T' = diferencial de temperatura

Exemplo prático:

Se tiver uma fachada com 15m2 e lá fora estiverem 30ºC e pretender que dentro de casa estejam 23ºC, supondo que o coficiente térmico da parede é de U=0,5 (representando a parede 70% da fachada) e o coeficiente térmico do vidro é de U=1,2 (representando os restantes 30%), vai precisar de:

P = U x A x (T - T')
    P = (0,5x70% + 1,2x30%) x 15 x (30-23) = 75W = 255 BTU

Repete para o pavimento e cobertura e soma os BTUs todos para calcular a potência do AC (ou watts para o PRH).

Este é um exemplo simplista que despreza as perdas térmicas por ventilação e assume que não existem pontes térmicas e que nas divisões que fazem paredes-meias a temperatura está homogénea (daí o valor dar apenas 255 BTU).
    Mas já fica com uma ideia de como calcular a potência.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pc ferreira
  19.  # 200

Colocado por: marcoaraujoEste é um exemplo simplista que despreza as perdas térmicas por ventilação e assume que não existem pontes térmicas e que nas divisões que fazem paredes-meias a temperatura está homogénea (daí o valor dar apenas 255 BTU).
    Mas já fica com uma ideia de como calcular a potência.

Atenção que para o cálculo das necessidades de arrefecimento, os ganhos por condução pela envolvente representam uma percentagem relativamente baixa no total da carga térmica de um espaço (especialmente espaços com isolamento térmico...cada vez mais comum na actualidade).

A carga térmica resultante da radiação que passa pelos vidros, as próprias pessoas que irão estar no espaço, a iluminação, etc... tem uma componente relevante.
    Consegue ter facilmente cargas próximas dos 100W/m², que para o exemplo em questão já daria uma potencia necessária superior a 1,5kW.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pc ferreira

0.0406 seg. NEW