Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

Colocado por: powerenergie

Atenção que para o cálculo das necessidades de arrefecimento, os ganhos por condução pela envolvente representam uma percentagem relativamente baixa no total da carga térmica de um espaço (especialmente espaços com isolamento térmico...cada vez mais comum na actualidade).

A carga térmica resultante da radiação que passa pelos vidros, as próprias pessoas que irão estar no espaço, a iluminação, etc... tem uma componente relevante.
    Consegue ter facilmente cargas próximas dos 100W/m², que para o exemplo em questão já daria uma potencia necessária superior a 1,5kW.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pc ferreira

Sim, como disse é um modelo simplista.
    O que nunca consegui aprender (até porque há pouca informação disponível) é como é que entra nas contas os calores produzidos pelos banhos, vapores dos cozinhados, etc. e como é que os restantes equipamentos (frigorificos, máquinas de lavar ,etc. afectam as necessidades de aquecimento/arrefecimento.
    Como é que se quantifica isto?
  2.  # 202

Boa noite.
    ... neste momento já não sei em que tópico poderei resolver as minhas duvidas... volto aqui :|

Como avaliam a captação de energia aquífera num poço de água já existente?

Grata.
  3.  # 203

Colocado por: monicaaComo avaliam a captação de energia aquífera num poço de água já existente?

um perfeito disparate para o nosso clima,

mesmo na zona mais fria a temp exterior é somente negativa nalguns dias por ano, devido ao elevado custo dos equipamentos não é rentabilizado nunca o diferencial de custo.
    Concordam com este comentário: eu
  4.  # 204

Colocado por: marcoaraujoComo é que se quantifica isto?
    uma das formas é recorrendo a uma carta psicometrica.
  5.  # 205

Li num estudo que a 50m de profundidade a água mantinha uns 19ºC e que seria viável com uma bomba de calor em sistema aberto de caudal variável.
    Não sei se estou a falar muito bem. De qualquer maneira indicavam ser viável especialmente no Norte de Portugal, apesar dos custos da instalação.
  6.  # 206

Jorgealves, qual será a opção menos disparatada?
  7.  # 207

Colocado por: jorgealvesdevido ao elevado custo dos equipamentos não é rentabilizado nunca o diferencial de custo.
    isso depende! alias ja dei por ai um exemplo de uma bc geotermica que o homem aproveitou uma nascentes de agua existente, fez um par de poços, permutadores la para dentro e siga cop's de 6, 6,5 constantes e a maquina nem é por ai alem
  8.  # 208

Colocado por: monicaaseria viável com uma bomba de calor em sistema aberto de caudal variável.

viavél no sentido de funcionar é sem duvida,

se é eficiente e amiga do ambiente é que já não, pois precisa de uma bomba de calor na mesma e mais uma bomba de agua para retirar a agua do furo, tudo somado fica com um investimento muito elevado para fazer quase o mesmo que uma boa solução a aerotermia.
  9.  # 209

Sim, preciso de uma bomba de bombagem, uma bomba de calor e a bomba de circulação necessária a qualquer instalação de piso radiante hidráulico. Não me parece muito diferente das necessidades e equipamentos instalados que tenho visto aqui em outros tópicos, bombas de calor para painéis solares mais uma coisas necessárias ao sistema, caldeiras a biomassa, etc., muita coisa porque uma só não satisfaz as necessidades. É precisamente isso que me faz confusão, e que também se aplica à aerotermia, ou seja, para quando não há sol ou vento... instalamos outras coisas.
    Quanto às preocupações ambientais de acordo com os dados que tenho o sistema que usa aerotermia é o menos poluente, cerca de 491KgCO2/ano, e logo a seguir vem a solução aquífera 537KgCO2/ano, enquanto a caldeira com chiller é considerada a mais poluente com 1505KgCO2 emitidos por ano. Note-se que a diferença entre os sistemas de caudal constante e variável também é relevante, e que todas os valores acerca das emissões de CO2 está correlacionada com o volume energético consumido.
  10.  # 210

Colocado por: monicaaQuanto às preocupações ambientais de acordo com os dados que tenho o sistema que usa aerotermia é o menos poluente, cerca de 491KgCO2/ano, e logo a seguir vem a solução aquífera 537KgCO2/ano, enquanto a caldeira com chiller é considerada a mais poluente com 1505KgCO2 emitidos por ano

eu estava-me somente a referir ao consumo de agua, pois é um sistema aberto, sei que nalguns paises é proibido o seu uso em circuito ABERTO,no nosso de certeza que existe algum regulamento qualquer a proibir esta situação,

as emissões de poluentes são outra coisa e nas bombas de calor de qualquer tipo estão somente dependentes da energia primaria, neste caso electricidade.
  11.  # 211

Colocado por: monicaapreciso de uma bomba de bombagem, uma bomba de calor e a bomba de circulação necessária a qualquer instalação de piso radiante hidráulico
    habitualmente uma bomba de calor com modulo hidráulico já tem circulador integrado,
  12.  # 212

De facto eu não percebo como é que isso funciona e não tinha noção que o sistema aberto significava consumo/desperdício de litros e litros de água. Quase pensei que isso podia ser conseguido em qualquer "depósito" que tivesse um volume de água suficiente para as necessidades da bomba.

De qualquer maneira, a ser assim, fico sem uma solução que não me exija sistemas "suplentes" e sem uma sala de máquinas... ou duas :)
  13.  # 213

Colocado por: monicaafico sem uma solução que não me exija sistemas "suplentes" e sem uma sala de máquinas

não percebi esta parte, pois é possível fazer uma solução integrada com uma bomba aerotermica que ocupa um quadrado de 0,9x0,9m, ou com um pouco de engenho e arte fazer uma coisa sobreposta como por exemplo assim em que esta dentro de um armario de 60cm de largura numa cozinha:
      2014-11-07 14.29.26.jpg
  14.  # 214

0,90x0,90m mesmo que tenha ainda aqueles depósitos, bombas e motores todos, não me parece muito mal.
    Mas o Jorgealves está a ignorar a imprevisibilidade da aerotermia, ou será que eu não estou a entender!!
  15.  # 215

Colocado por: monicaa0,90x0,90m mesmo que tenha ainda aqueles depósitos, bombas e motores todos, não me parece muito mal.
    Mas o Jorgealves está a ignorar a imprevisibilidade da aerotermia, ou será que eu não estou a entender!!

Acho que está a confundir eólica com aerotermia.
  16.  # 216

Colocado por: monicaaimprevisibilidade da aerotermia

não existe imprevisibilidade numa solução aerotermica, só esta dependente dos calculos do projectista instalador,

uma bomba de calor aerotermica versão split é constituída por uma unidade interior como a que coloquei em cima sendo que esta tem associado um deposito para as AQS com ligação solar, e uma unidade exterior que pode ser como esta:
      2014-09-09 19.54.28.jpg
  17.  # 217

ou uma monobloco tipo esta:
      2014-09-09 19.55.18.jpg
  18.  # 218

e claro que ainda existem estas mais grandinhas (bons velhos tempos)
      2014-09-19 16.54.14.jpg
  19.  # 219

Tem razão estava a confundir mesmo. Obrigada.
    Vou pesquisar para que servem todos estes dispositivos e como funcionam entre si... em suma, para que servem. Preciso de entender isso.

Entretanto esclareça-me mais uma coisa, quando falou no suporte solar particularizou-o para o AQS (aquecimento sanitário a julgar pelo que tenho por cá lido), quererá isto dizer que os painéis solares não são uma mais valia para sustentar o aquecimento do piso radiante hidráulico? Ou seja cada tipo de energia (renovável) captada serve apenas para o seu propósito podendo os painéis solares serem dispensados se prescindirmos do AQS?
  20.  # 220

Ahh mais uma coisa... e os painéis solares também têm umas maquinarias associadas, correto?

0.0498 seg. NEW