Colocado por: powerenergie
Atenção que para o cálculo das necessidades de arrefecimento, os ganhos por condução pela envolvente representam uma percentagem relativamente baixa no total da carga térmica de um espaço (especialmente espaços com isolamento térmico...cada vez mais comum na actualidade).
A carga térmica resultante da radiação que passa pelos vidros, as próprias pessoas que irão estar no espaço, a iluminação, etc... tem uma componente relevante.
Consegue ter facilmente cargas próximas dos 100W/m², que para o exemplo em questão já daria uma potencia necessária superior a 1,5kW.Estas pessoas agradeceram este comentário:pc ferreira
Colocado por: monicaaComo avaliam a captação de energia aquífera num poço de água já existente?
Colocado por: marcoaraujoComo é que se quantifica isto?uma das formas é recorrendo a uma carta psicometrica.
Colocado por: jorgealvesdevido ao elevado custo dos equipamentos não é rentabilizado nunca o diferencial de custo.isso depende! alias ja dei por ai um exemplo de uma bc geotermica que o homem aproveitou uma nascentes de agua existente, fez um par de poços, permutadores la para dentro e siga cop's de 6, 6,5 constantes e a maquina nem é por ai alem
Colocado por: monicaaseria viável com uma bomba de calor em sistema aberto de caudal variável.
Colocado por: monicaaQuanto às preocupações ambientais de acordo com os dados que tenho o sistema que usa aerotermia é o menos poluente, cerca de 491KgCO2/ano, e logo a seguir vem a solução aquífera 537KgCO2/ano, enquanto a caldeira com chiller é considerada a mais poluente com 1505KgCO2 emitidos por ano
Colocado por: monicaapreciso de uma bomba de bombagem, uma bomba de calor e a bomba de circulação necessária a qualquer instalação de piso radiante hidráulicohabitualmente uma bomba de calor com modulo hidráulico já tem circulador integrado,
Colocado por: monicaafico sem uma solução que não me exija sistemas "suplentes" e sem uma sala de máquinas
Colocado por: monicaa0,90x0,90m mesmo que tenha ainda aqueles depósitos, bombas e motores todos, não me parece muito mal.
Mas o Jorgealves está a ignorar a imprevisibilidade da aerotermia, ou será que eu não estou a entender!!
Colocado por: monicaaimprevisibilidade da aerotermia