Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 3 novembro 2014

     # 1

    Caros colegas de fórum,

    Tenho um sistema solar CF com apoio por resistência elétrica. Nos últimos dias, a temperatura da água dos banhos tem tido um comportamento que me leva a pensar que a válvula termostática de saída do acumulador (Calefi) deve estar avariada ou cheia de calcário.

    É assim: no passado, quando abria a água quente, a água começava por vir fria (como é normal) e passado uns 10 a 15 segundos aquecia para a temperatura definida na válvula (cerca de 45 graus). A temperatura ficava sempre estabilizada sem variações.

    Contudo, nos últimos dias, quando abrimos a água quente, ela vem fria, depois durante uns 5 segundos vem a escaldar (uns 55 a 60 graus) e depois estabiliza, mas numa temperatura baixa (uns 35 graus). O acumulador tem a água quente, a pelo menos 65 graus.

    Isto demonstra claramente que a válvula entregou a alma ao criador, certo? Há alguma limpeza que possa ser feita, ou o melhor é comprar uma nova?
  1.  # 2

    pode tentar limpar, ou ate mudar o cartuxo da valvula termostactica!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  2.  # 3

    senão puxa da carteira e uns cento e tal euritos deve chegar!
    PS: mudar de cartuxo depende do modelo da valvula termostactica!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  3.  # 4

    eu

    Tem alguma foto do seu sistema? E consegue dizer-me os valores envolvidos? Na minha casa, apesar de ser cético, vou colocar. Mas segundo o empreiteiro tem que ser um sistema termossifão. o seu é destes?
    • eu
    • 3 novembro 2014 editado

     # 5

    Colocado por: Rodri12Tem alguma foto do seu sistema?

    Não aconselho o meu, porque teve imensos problemas com os vidros dos painéis (partem). Eu tenho sido um sortudo (os meus estão ok) mas há imensos casos reportados. Ver o tópico: "partidinhos".

    Não faltam aqui técnicos que o podem aconselhar relativamente a esse assunto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rodri12
  4.  # 6

    Colocado por: eu
    Não aconselho o meu, porque teve imensos problemas com os vidros dos painéis (partem). Eu tenho sido um sortudo (os meus estão ok) mas há imensos casos reportados. Ver o tópico: "partidinhos".

    Não faltam aqui técnicos que o podem aconselhar relativamente a esse assunto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rodri12


    Obrigado pela sinceridade ;) mas e em termos de consumos poupam mesmo, ou só fazem de conta que poupam? ;)
    • eu
    • 3 novembro 2014

     # 7

    Colocado por: Rodri12mas e em termos de consumos poupam mesmo, ou só fazem de conta que poupam? ;)

    A única resposta certa a essa pergunta é: depende.

    Depende dos seus gastos com água quente (se gastar pouca água quente, raramente compensa), depende da alternativa (tem gás natural ou tem que ser butano/propano?), depende do custo do sistema e respetivas manutenções, depende da quantidade de dias com sol, depende da durabilidade do sistema, enfim, depende de tanta coisa...

    No meu caso compensa facilmente, porque gasto imensa água quente: pelas minhas contas, se usasse gás natural, gastaria cerca de 350 euros por ano. Com o painel solar, ando a gastar entre 50 a 100 euros de eletricidade de apoio (depende da quantidade de dias com sol).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rodri12
  5.  # 8

    Colocado por: Rodri12eu

    Tem alguma foto do seu sistema? E consegue dizer-me os valores envolvidos? Na minha casa, apesar de ser cético, vou colocar. Mas segundo o empreiteiro tem que ser um sistema termossifão. o seu é destes?


    E porquê um sistema termossifão se está cético estamos aqui para o esclarecer!

    Por outro lado o empreiteiro assumir que tem que ser um sistema de termossifão naturalmente refere-se a valores porque se quer ter melhores rendimentos e vantagens o sistema em circulação forçada ultrapassa o termossifão.
  6.  # 9

    Colocado por: euCaros colegas de fórum,

    Tenho um sistema solar CF com apoio por resistência elétrica. Nos últimos dias, a temperatura da água dos banhos tem tido um comportamento que me leva a pensar que a válvula termostática de saída do acumulador (Calefi) deve estar avariada ou cheia de calcário.

    É assim: no passado, quando abria a água quente, a água começava por vir fria (como é normal) e passado uns 10 a 15 segundos aquecia para a temperatura definida na válvula (cerca de 45 graus). A temperatura ficava sempre estabilizada sem variações.

    Contudo, nos últimos dias, quando abrimos a água quente, ela vem fria, depois durante uns 5 segundos vem a escaldar (uns 55 a 60 graus) e depois estabiliza, mas numa temperatura baixa (uns 35 graus). O acumulador tem a água quente, a pelo menos 65 graus.

    Isto demonstra claramente que a válvula entregou a alma ao criador, certo? Há alguma limpeza que possa ser feita, ou o melhor é comprar uma nova?


    Amigo eu,

    Tenho em stock algumas válvulas da Norquente se precisar de alguma diga!

    Será esta ou de manipulo verde:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  7.  # 10

    Agora sim:
      válvula termostatica Caleffi.jpg
  8.  # 11

    Tem também esta eles funcionavam com este modelo também;
      valvula termostatica.jpg
  9.  # 12

    Essas válvulas termoestáticas quando tem problemas por norma são devidas ao calcário e/ou o´ring, nada melhor que experimentar/testar.
    Pode testar colocando a válvula num banho descalcificante e verificar os o´rings pode ser passar por adquirir cartucho caso esse modelo permita e ficará resolvido.

    Isso não tem muito por onde avariar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  10.  # 13

    .
    Concordam com este comentário: PatSil
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
      12.jpg
  11.  # 14

    Colocado por: Sergio Rodrigues.
      12.jpg


    A minha do chão radiante é igual a esse, pasmou a mola, tive de a desmontar, limpar e voltar a montar, ficou a trabalhar bem.
  12.  # 15

    igual a esta nao deve ser se é para o piso!!
  13.  # 16

    Colocado por: muscibanho descalcificante.

    Como se faz esse banho?
  14.  # 17

    Colocado por: Sergio Rodriguesigual a esta nao deve ser se é para o piso!!


    como essa não mostra o modelo, posso afirmar que é igual a essa, se meter uma foto do outro lado já lhe posso dizer se é ou não é igual. :)
  15.  # 18

    esta é para agua sanitaria! VTS522
  16.  # 19

    Colocado por: albertino
    Como se faz esse banho?


    qualquer descalcificador liquido, qualquer detergente desincrustaste de calcário serve para o efeito.
    O que faço é meter a válvula embebida num recipiente (balde) com detergente e deixar actuar durante algum tempo, 30m ou 45m é suficiente. Pode ajudar a limpar com um pequeno escovilhão para facilitar a remoção.
  17.  # 20

    Colocado por: Costa53

    E porquê um sistema termossifão se está cético estamos aqui para o esclarecer!

    Por outro lado o empreiteiro assumir que tem que ser um sistema de termossifão naturalmente refere-se a valores porque se quer ter melhores rendimentos e vantagens o sistema em circulação forçada ultrapassa o termossifão.


    Sim o orçamento conta muito... E o facto de ter que acrescentar tubagens também
 
0.0290 seg. NEW