Iniciar sessão ou registar-se

1. Bricoleiro, o que o amigo disse é o maior entrave da consciencialização de classe.
    Patrão é aquele que tem alguém a trabalhar para ele.
    Trabalhador é aquele que não trabalha para um patrão, ou seja, o inverso do patrão.

Um patrão pode trabalhar ? Claro ! Ser patrão não invalida que trabalhe. A questão é, tem alguém a trabalhar para ele. Há uma relação: O trabalhador vende o seu trabalho, o patrão paga. Se trabalha por conta própria, não tem ninguém a trabalhar para si, logo, não é patrão.

E o que diz o cla de um trabalhador que seja simultaneamente accionista de outra empresa? É trabalhador ou patrão?
    • Neon
    • 20 janeiro 2015 editado
    Colocado por: luisvvE o que diz o cla de um trabalhador que seja simultaneamente accionista de outra empresa? É trabalhador ou patrão?

Ambos

Num lado grita que é explorado pelo patrão

No outro grita que os empregados são uma cambada de malandros que não merecem aquilo que ganham

EDITADO
    Outros exemplos podem ser dados

Quando vamos atrasados para uma reunião, todo o gajo que circula á nossa frente é um pastel que não sabe conduzir
    por outro lado
    Quando vamos no passeio domingueiro, qualquer gajo que passe por nós à pressa é um "fia da **** de um loko barrido"
  2. Colocado por: luisvv
    E o que diz o cla de um trabalhador que seja simultaneamente accionista de outra empresa? É trabalhador ou patrão?

O próprio luisvv sabe e respondeu na sua pergunta.
    O trabalhador não define o seu próprio salário.

Pergunto eu, alguém que pode despedir, é trabalhador ou patrão ?
  3. Sei muito bem o que tenho ou deixo de ter. Não sou mais pessoa por ser dono disto ou daquilo
    Tenho tudo? Onde é que eu disse que tenho tudo?
    A outra parte é minha irmã, não trabalha cá ela mas trabalha cá o marido, ou seja, rumamos todos para o mesmo lado, senão vamos todos para charco, isto é uma empresa unida, percebe?
    Não percebo qual foi a parte em que fui injusto, mas pode-me elucidar.

estava simplesmente a teclar no mesmo sitio e como já lhe disse passei para outro patamar , o que continuo a dizer é que meias é para as pernas ... e repare com é facil isto tudo ir por agua abaixo , coisas familiares ou são super boas e eu tenho exemplos disso na minha familia e concordo com a tua confiança , mas ... !!!!! se fosse outro caso as familias em dinheiro poderiam ser o pior pesadelo , percebe ? espero que tudo lhe continue a correr bem ou pelo menos pelo mesmo caminho que diz que já vai dando em tempos dificeis ...
  4. Colocado por: two-rokDepende do negócio, do salário que se quiser pagar e de outras variantes.

Mais ou menos:
    Claro que depende do negócio, por isso disse "esquecendo tudo o resto", apesar de dever ter dito "esquecendo todos os outras despesas".
    Mas sabemos quanto fica mais ou menos um funcionário a ganhar o SMN para uma empresa, logo ...
  5. Colocado por: cla_pereiraO trabalhador não define o seu próprio salário.

Não percebo que você ainda ande aqui às voltas com estas questões. Como é óbvio o patrão define o seu próprio salário , ou é o que resultar do acordo entre os accionistas, e o salário do trabalhador é definido pelo valor que resultar da negociação entre as duas partes e que cumpra a legislação, qual a dúvida? Queria que fossem os empregados a definir o seu salário? Você aceitaria que outros fossem mandar na sua casa?
    Concordam com este comentário: two-rok
  6. Colocado por: rafaelisidoromas repare tudo muda desde que cheguei ao post em que diz ser socio , qualquer forista daqui pode dizer que é diferente e se não o fizer é porque gosta de ver a casa dos segredos ... por exemplo
    eu recebo o meu ordenado , quem me paga é a entidade Patronal ... não vem lá o nome dos 40 socios ou investidores ou donos , percebe , ou seja o meu patrão é a empresa e eu devo á minha empresa ...
    quem gere a empresa é gerente por acaso pode não ser um dono nem um patrão logo não é isso que faz um patrão .
    Um patrão é o cabeça aonde é o unico dono ou não de uma empresa e é ele o unico cabeça que existe entre a pessoa trabalhadora e o ordenado ... e estes costumam ser carrascos ( não na totalidade) não há lucros , não há despesas , não ha nada , você trabalhador trabalha e recebe , é em notas , em cheque pessoal ou em garrafas de bebida ... isso é um patrão

Ok, fiquei elucidado quanto à sua definição de patrão, muito obrigado.
  7. E o que diz o cla de umtrabalhadorque seja simultaneamente accionista de outra empresa? É trabalhador ou patrão?

Eu próprio, há uns anos atrás fundei uma empresa quando ainda trabalhava por conta de outrem, nessa altura eu era trabalhador e patrão, como é que o cla me definiria?
  8. Colocado por: rafaelisidoroestava simplesmente a teclar no mesmo sitio e como já lhe disse passei para outro patamar , o que continuo a dizer é que meias é para as pernas ... e repare com é facil isto tudo ir por agua abaixo , coisas familiares ou são super boas e eu tenho exemplos disso na minha familia e concordo com a tua confiança , mas ... !!!!! se fosse outro caso as familias em dinheiro poderiam ser o pior pesadelo , percebe ? espero que tudo lhe continue a correr bem ou pelo menos pelo mesmo caminho que diz que já vai dando em tempos dificeis ...

Não será por falta de união que isto correrá mal. E por saber das dificuldades de hoje em dia das PME é que me arrelia certos rótulos que metem nos "patrões", empresários ou similares.

Colocado por: PeSilvaMais ou menos:
    Claro que depende do negócio, por isso disse "esquecendo tudo o resto", apesar de dever ter dito "esquecendo todos os outras despesas".
    Mas sabemos quanto fica mais ou menos um funcionário a ganhar o SMN para uma empresa, logo ...

Julgo não precisar colocar mais ninguém, e mesmo que precise, não seria pelo SMN.

9. O patrão irá definir um salário para o trabalhador para que não sobre nada ou o objectivo é render ?
    O trabalhador produz 100 cadeiras e com a venda delas, menos o gasto, menos o salários de todos, dá 1000€. Paga um salário de 1000€ ao trabalhador ? Não vamos inventar a roda !

O "patrão" (juro que já me sinto num livro de Dickens, de tanto escrever isto..) busca a remuneração do capital que investe.
    A mesma quantidade de trabalho, em empresas diferentes, gera valores diferentes.

É como disse, o Soares dos Santos deverá ter um salário igual o lucro, ou seja, um salário de uns milhões.

A informação sobre a remuneração dos gestores da JM (e das empresas cotadas) é de acesso fácil (embora não individualizada).
    • eu
    • 20 janeiro 2015
    Colocado por: J.FernandesEu próprio, há uns anos atrás fundei uma empresa quando ainda trabalhava por conta de outrem, nessa altura eu era trabalhador e patrão, como é que o cla me definiria?

https://www.youtube.com/watch?v=Y9Z8K_No-Kc
  10. Colocado por: J.Fernandes
    Não percebo que você ainda ande aqui às voltas com estas questões. Como é óbvio o patrão define o seu próprio salário , ou é o que resultar do acordo entre os accionistas, e o salário do trabalhador é definido pelo valor que resultar da negociação entre as duas partes e que cumpra a legislação, qual a dúvida? Queria que fossem os empregados a definir o seu salário? Você aceitaria que outros fossem mandar na sua casa?

J. Fernandes, não fui eu que voltei à questão foi o luisvv ...

O patrão define o salário do trabalhador, com o intuito de o que restar seja lucro.

Outros mandar na sua casa ? Não, trabalhadores a mandarem nas suas casas.
    Portanto, patrões a mandar na casa dos trabalhadores, já está bem. Estou a ver...e eu é que só vejo de um lado.
  11. Colocado por: cla_pereiraPortanto, patrões a mandar na casa dos trabalhadores, já está bem

Mas alguém o obriga a aceitar a remuneração que o patrão lhe quer dar?

12. O próprio luisvv sabe e respondeu na sua pergunta.
    O trabalhador não define o seu próprio salário.

Repito: alguém que apesar de trabalhar por conta de outrem, é accionista de outra empresa, é trabalhador ou patrão?
  13. Colocado por: André Barros

Mas alguém o obriga a aceitar a remuneração que o patrão lhe quer dar?

André, claro que sim. O que definiu o abaixamento dos salários actualmente ? O desemprego.
    Os trabalhadores têm algum poder negocial ? Mínimo. Ou quando propõe um salário de 500€ e o trabalhador torce o nariz, não lhe acaba por dizer: Se você não aceitar, tenho mais 10 para entrevistar e algum há-de aceitar. Até parece que um patrão não sabe disso perfeitamente.
  14. Colocado por: luisvv

Repito: alguém que apesar de trabalhar por conta de outrem, é accionista de outra empresa, é trabalhador ou patrão?

Respondi-lhe, com o "bold". Até lhe disse que tinha acabado de responder na sua pergunta. Pronto, eu escrevo a palavra: É trabalhador.

E em relação à minha pergunta ?
    "Pergunto eu, alguém que pode despedir, é trabalhador ou patrão ?"
  15. Colocado por: cla_pereiraAndré, claro que sim. O que definiu o abaixamento dos salários actualmente ? O desemprego.
    Os trabalhadores têm algum poder negocial ? Mínimo. Ou quando propõe um salário de 500€ e o trabalhador torce o nariz, não lhe acaba por dizer: Se você não aceitar, tenho mais 10 para entrevistar e algum há-de aceitar. Até parece que um patrão não sabe disso perfeitamente.

Certo, mas a questão não é essa. O patrão não manda na casa do trabalhador como você disse. Objetivamente, o trabalhador aceita se quiser, é um acordo entre partes.

Mas já agora, no modelo que defende, caso não exista um patrão, quem irá definir o quanto cada um ganha?
  16. Colocado por: André Barros
    Certo, mas a questão não é essa. O patrão não manda na casa do trabalhador como você disse. Objetivamente, o trabalhador aceita se quiser, é um acordo entre partes.

Mas já agora, no modelo que defende, caso não exista um patrão, quem irá definir o quanto cada um ganha?

Eu não disse que o patrão não manda na casa do trabalhador.
    André, alguém sem nenhuma fonte de rendimento, precisa do quê na sociedade capitalista ? Dinheiro. Como obtém o dinheiro ? Através do trabalho.
    Então...se é através do trabalho que sobrevive, e se é o patrão que lhe paga o salário, não é o patrão que "manda" na casa do trabalhador ?

Colocado por: André Barros

Se os patrões definem quanto cada sócio gerente ganha, porque razão os trabalhadores não o podem fazer ?
    Não vou voltar novamente às primeiras páginas.

17. Os trabalhadores têm algum poder negocial ? Mínimo. Ou quando propõe um salário de 500€ e o trabalhador torce o nariz, não lhe acaba por dizer: Se você não aceitar, tenho mais 10 para entrevistar e algum há-de aceitar. Até parece que um patrão não sabe disso perfeitamente.

Isso só significaria que há um excesso de oferta de mão-de-obra disponível para determinada função, o que constitui um bom sinal de que outra função será melhor aposta.

Da mesma forma que o cla vai ao supermercado e perante dois produtos que cumprem a mesma função, opta pelo que melhor satisfaz a sua necessidade.

18. Respondi-lhe, com o "bold". Até lhe disse que tinha acabado de responder na sua pergunta. Pronto, eu escrevo a palavra: É trabalhador.

Então, um detentor de capital e de meios de produção, reunidos numa empresa, e que beneficia dos lucros dessa empresa, é trabalhador? Já não explora os trabalhadores?

E em relação à minha pergunta ?
    "Pergunto eu, alguém que pode despedir, é trabalhador ou patrão ?"

É a prova da inadequação da sua terminologia ao mundo real.

0.9045 seg. NEW