Bricoleiro, o que o amigo disse é o maior entrave da consciencialização de classe.
Patrão é aquele que tem alguém a trabalhar para ele.
Trabalhador é aquele que não trabalha para um patrão, ou seja, o inverso do patrão.
Um patrão pode trabalhar ? Claro ! Ser patrão não invalida que trabalhe. A questão é, tem alguém a trabalhar para ele. Há uma relação: O trabalhador vende o seu trabalho, o patrão paga. Se trabalha por conta própria, não tem ninguém a trabalhar para si, logo, não é patrão.
Colocado por: luisvvE o que diz o cla de um trabalhador que seja simultaneamente accionista de outra empresa? É trabalhador ou patrão?
Colocado por: luisvv
E o que diz o cla de um trabalhador que seja simultaneamente accionista de outra empresa? É trabalhador ou patrão?
Sei muito bem o que tenho ou deixo de ter. Não sou mais pessoa por ser dono disto ou daquilo
Tenho tudo? Onde é que eu disse que tenho tudo?
A outra parte é minha irmã, não trabalha cá ela mas trabalha cá o marido, ou seja, rumamos todos para o mesmo lado, senão vamos todos para charco, isto é uma empresa unida, percebe?
Não percebo qual foi a parte em que fui injusto, mas pode-me elucidar.
Colocado por: two-rokDepende do negócio, do salário que se quiser pagar e de outras variantes.
Colocado por: cla_pereiraO trabalhador não define o seu próprio salário.
Pergunto eu, alguém que pode despedir, é trabalhador ou patrão ?
Colocado por: rafaelisidoromas repare tudo muda desde que cheguei ao post em que diz ser socio , qualquer forista daqui pode dizer que é diferente e se não o fizer é porque gosta de ver a casa dos segredos ... por exemplo
eu recebo o meu ordenado , quem me paga é a entidade Patronal ... não vem lá o nome dos 40 socios ou investidores ou donos , percebe , ou seja o meu patrão é a empresa e eu devo á minha empresa ...
quem gere a empresa é gerente por acaso pode não ser um dono nem um patrão logo não é isso que faz um patrão .
Um patrão é o cabeça aonde é o unico dono ou não de uma empresa e é ele o unico cabeça que existe entre a pessoa trabalhadora e o ordenado ... e estes costumam ser carrascos ( não na totalidade) não há lucros , não há despesas , não ha nada , você trabalhador trabalha e recebe , é em notas , em cheque pessoal ou em garrafas de bebida ... isso é um patrão
E o que diz o cla de umtrabalhadorque seja simultaneamente accionista de outra empresa? É trabalhador ou patrão?
Colocado por: rafaelisidoroestava simplesmente a teclar no mesmo sitio e como já lhe disse passei para outro patamar , o que continuo a dizer é que meias é para as pernas ... e repare com é facil isto tudo ir por agua abaixo , coisas familiares ou são super boas e eu tenho exemplos disso na minha familia e concordo com a tua confiança , mas ... !!!!! se fosse outro caso as familias em dinheiro poderiam ser o pior pesadelo , percebe ? espero que tudo lhe continue a correr bem ou pelo menos pelo mesmo caminho que diz que já vai dando em tempos dificeis ...
Colocado por: PeSilvaMais ou menos:
Claro que depende do negócio, por isso disse "esquecendo tudo o resto", apesar de dever ter dito "esquecendo todos os outras despesas".
Mas sabemos quanto fica mais ou menos um funcionário a ganhar o SMN para uma empresa, logo ...
O patrão irá definir um salário para o trabalhador para que não sobre nada ou o objectivo é render ?
O trabalhador produz 100 cadeiras e com a venda delas, menos o gasto, menos o salários de todos, dá 1000€. Paga um salário de 1000€ ao trabalhador ? Não vamos inventar a roda !
É como disse, o Soares dos Santos deverá ter um salário igual o lucro, ou seja, um salário de uns milhões.
Colocado por: J.FernandesEu próprio, há uns anos atrás fundei uma empresa quando ainda trabalhava por conta de outrem, nessa altura eu era trabalhador e patrão, como é que o cla me definiria?
Colocado por: J.Fernandes
Não percebo que você ainda ande aqui às voltas com estas questões. Como é óbvio o patrão define o seu próprio salário , ou é o que resultar do acordo entre os accionistas, e o salário do trabalhador é definido pelo valor que resultar da negociação entre as duas partes e que cumpra a legislação, qual a dúvida? Queria que fossem os empregados a definir o seu salário? Você aceitaria que outros fossem mandar na sua casa?
Colocado por: cla_pereiraPortanto, patrões a mandar na casa dos trabalhadores, já está bem
O próprio luisvv sabe e respondeu na sua pergunta.
O trabalhador não define o seu próprio salário.
Pergunto eu, alguém que pode despedir, é trabalhador ou patrão ?
Colocado por: André Barros
Mas alguém o obriga a aceitar a remuneração que o patrão lhe quer dar?
Colocado por: luisvv
Repito: alguém que apesar de trabalhar por conta de outrem, é accionista de outra empresa, é trabalhador ou patrão?
Colocado por: cla_pereiraAndré, claro que sim. O que definiu o abaixamento dos salários actualmente ? O desemprego.
Os trabalhadores têm algum poder negocial ? Mínimo. Ou quando propõe um salário de 500€ e o trabalhador torce o nariz, não lhe acaba por dizer: Se você não aceitar, tenho mais 10 para entrevistar e algum há-de aceitar. Até parece que um patrão não sabe disso perfeitamente.
Certo, mas a questão não é essa. O patrão não manda na casa do trabalhador como você disse. Objetivamente, o trabalhador aceita se quiser, é um acordo entre partes.
Mas já agora, no modelo que defende, caso não exista um patrão, quem irá definir o quanto cada um ganha?
Mas já agora, no modelo que defende, caso não exista um patrão, quem irá definir o quanto cada um ganha?
Os trabalhadores têm algum poder negocial ? Mínimo. Ou quando propõe um salário de 500€ e o trabalhador torce o nariz, não lhe acaba por dizer: Se você não aceitar, tenho mais 10 para entrevistar e algum há-de aceitar. Até parece que um patrão não sabe disso perfeitamente.
Respondi-lhe, com o "bold". Até lhe disse que tinha acabado de responder na sua pergunta. Pronto, eu escrevo a palavra: É trabalhador.
E em relação à minha pergunta ?
"Pergunto eu, alguém que pode despedir, é trabalhador ou patrão ?"