Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

a minha teve D, avaliada em Out de 2013, parede simples, caixilharia simples, construção da década de 60..
  2.  # 162

O novo certificado dá muita importancia ao isolamento. 5cm (o mais comum) dá para B- ou C. A partir de 8cm de isolamento (coisa que ninguém usa em Portugal) nas paredes, pavimento e tecto pode aspirar a A (e mesmo assim não é certo). O sistema de AQS também é valorizado, sendo que bombas de calor para AQS com COP acima de 4 ajudam imenso. Para aquecimento, bombas de calor com COP inferior a 3,5 é para esquecer. Acima de 4,5 já começam a ajudar alguma coisinha.
  3.  # 163

Eh eh estou mesmo curioso para ver então qual será a avaliação da minha...
    Tenho um painel para AQS de termossifao, tenho EPS de 6 cms e o único sistema de aquecimento é um recuperador de calor. Vai ser praí D! Era para ter recebido hoje o resultado mas atrasaram pelo que só devo de o ter amanhã...
    • 1255
    • 20 janeiro 2015

# 164

Eh eh eh, hoje recebi dois com A+
    continuo a achar que isto é tudo uma treta para fazer uma pessoa gastar dinheiro . . .
  4.  # 165

Colocado por: 1255Eh eh eh, hoje recebi dois com A+
    continuo a achar que isto é tudo uma treta para fazer uma pessoa gastar dinheiro . . .

Tendo o isolamento standard das remodelações actuais ou da construção nova (5cm em todo o lado), tendo muita área envidraçada, AC com COP=5 e um par de paineis solares, é perfeitamente possivel chegar ao A+ (dificil, mas possivel).
    Uma coisa que se dá muita importância é o vidro (diria que no actual regulamento é o que mais importa). Se houver muitas áreas envidraçadas, tipo 50% das fachadas de casa serem de vidro, ter A+ é facilimo no actual regulamento. Poucas áreas envidraçadas é extremamente dificil chegar ao A+.

A partir de 2016 vão mudar as regras (as novas regras de 2016 estão publicadas já no actual regulamento), vai ficar bem mais apertado, e aí nem com AC topo de gama e isolamento XPTO se vai conseguir o A+. A partir de 2016 o A+ vai ser exclusivo para quem tiver muito vidro nas fachadas.
  5.  # 166

Colocado por: marcoaraujoA partir de 2016 vão mudar as regras (as novas regras de 2016 estão publicadas já no actual regulamento), vai ficar bem mais apertado, e aí nem com AC topo de gama e isolamento XPTO se vai conseguir o A+. A partir de 2016 o A+ vai ser exclusivo para quem tiver muito vidro nas fachadas.

?!!??? Como foi desencantar esta afirmação!?
    Concordam com este comentário: electrao, fernandoFerreira
  6.  # 167

Colocado por: Pedro Barradas

Pois...não é suposto as grandes fachadas de vidro serem prejeduciais para a "pontuação" do certificado energético??
  7.  # 168

eu tenho boas areas de vidro e com vidro bom... na gama media/alta e olhe que não valeu de muito!!! entenda-se por vidro na gama media/alta tendo em conta o que se costuma colocar em portugal... :)
  8.  # 169

ja agora... em que influencia a nível fiscal a boa ou má nota na certificação energética?
  9.  # 170

Colocado por: sergyioja agora... em que influencia a nível fiscal a boa ou má nota na certificação energética?

Nada.
  10.  # 171

Para o A+, não havia redução do IMI!?
  11.  # 172

Colocado por: Pedro BarradasPara o A+, não havia redução do IMI!?

tinha a ideia que havia uma coisa qualquer... mas não encontrei nada de muito esclarecedor!
  12.  # 173

Colocado por: Pedro Barradas

Concordam com este comentário:electrao

Basta ler o regulamento do REH. Está lá escarrapachado.
    Qualquer vidro duplo com qualidade hoje em dia tem valor de Ug iguais ou inferior a 1. No REH o valor de referencia para o vidro é de Ug=2,6. Tendo em conta que a eficiencia energética de uma casa é dada pela relação:

O_que_temos_instalado_em_nossa_casa
    -----------------------------------------------
    Valor de referencia do REH

Sendo que para A+ este rácio tem de ser igual ou inferior a 0,25.
    Ora vamos supor que o senhor tem muitooooo vidro na sua fachada, sendo que escolheu um excelente vidro triplo com Ug = 0,5. Nesse caso o valor da eficiencia energética da componente da fachada ocupada pelo vidro será:

0,5
    ---- = 0,19
    2,6

Como a sua fachada é quase toda de vidro, já praticamente o A+ assegurado.

É justo que assim seja? Não me cabe a mim decidir, mas é o que está escrito no regulamento.
  13.  # 174

Colocado por: sergyioeu tenho boas areas de vidro e com vidro bom... na gama media/alta e olhe que não valeu de muito!!! entenda-se por vidro na gama media/alta tendo em conta o que se costuma colocar em portugal... :)

O que é vidro bom para si? Qual o valor de Ug do seu vidro? A maior parte do vidro colocado em Portugal até meados de 2013 era uma bela porcaria com valores de Ug superiores a 2,0.
    Só nos ultimos 2 anos é que a qualidade das janelas melhorou substancialmente (inclusivamente ao nível dos caixilhos).
  14.  # 175

15.  # 176

A nível nacional não. É possível que haja câmaras que o fazem, mas é uma liberalidade de cada uma.
  16.  # 177

Ahaha espetáculo já recebi o meu e é B (66%)

Aquecimento ambiente:
    Referencia 65kWh/m².ano
    Edifício: 71kWh/m²
    Renovável 41%
    36% mais eficiente que a referência

Arrefecimento ambiente:
    Referência: 3.9kWh/m².ano
    Edifício: - kWh/m².ano
    Renovável -%
    100% mais eficiente que a referência

AQS
    Referência: 15kWh/m².ano
    Edifício: 15kWh/m².ano
    Renovável 71%
    71% mais eficiente que a referência

energia renovável
    Contributo de energia renovável no consumo de energia deste edifício 46%

emissões CO2
    Emissões CO2 estimadas devido ao consumo de energia 2,84Ton/ano
  17.  # 178

boa....
  18.  # 179

antigamente havia o benefício fiscal em sede de IRS.... antigamente.... :(
  19.  # 180

O meu certificado tem uma proposta de melhoria:

Aplicação de isolamento térmico pelo interior com revestimento leve em paredes interiores
    500€ custo do investimento
    90€ redução anual na fatura energética
    Classe energética após medida B na mesma

Em que é que eles se baseiam no custo de investimento de 500€??? Parece qi ficaria muito mais caro que isso isolar todas as paredes da casa com pladur e EPS ou lã de Rocha...

0.0424 seg. NEW